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Chatbots: Veja como engajar com seus clientes com ajuda da tecnologia

Deixar os clientes confortáveis para interagir, entender suas necessidades e inovar nas soluções. Os desafios das empresas são grandes no contexto atual, mas a tecnologia está aqui para possibilitar um engajamento mais assertivo e na construção de relacionamentos. Aposte nos chatbots para interagir melhor com seus clientes e veja o relacionamento com os clientes avançar. […]

Giovanna Torreão

23/02/2022

chatbots

Deixar os clientes confortáveis para interagir, entender suas necessidades e inovar nas soluções. Os desafios das empresas são grandes no contexto atual, mas a tecnologia está aqui para possibilitar um engajamento mais assertivo e na construção de relacionamentos. Aposte nos chatbots para interagir melhor com seus clientes e veja o relacionamento com os clientes avançar.

Essa tecnologia está mudando completamente a forma como as empresas se comunicam com os clientes. Aqui você vai entender melhor do que se tratam os chatbots e de que forma essa tecnologia pode ajudar a sua empresa:

O que são chatbots?

O chatbot nada mais é que um software de mensagens que simula a fala humana e é capaz de engajar os clientes e manter uma conversa executando as boas práticas de atendimento, suprindo as necessidades do seu público de forma rápida e assertiva.

De forma prática, os usuários se comunicam com um chatbot da mesma forma que fariam com uma pessoa real.  Por meio do processamento de dados, o software interpreta e decodifica as palavras ou frases do usuário, consulta um banco de dados e leva de volta sugestões para ajudar na solução do problema ou questionamento apontado pelo consumidor.

O avanço da tecnologia fez com que os bots ficassem ainda mais aperfeiçoados e oferecendo soluções mais sofisticadas e estão cada vez mais versáteis, sendo capazes de atuar em diferentes etapas do processo de comunicação e marketing da empresa. Os chatbots conseguem, por exemplo, nutrir contatos, gerenciar etapas do funil de vendas, captar e qualificar leads, interagir com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre outras tantas possibilidades. 

Com isso, cada vez mais empresas estão vendo os benefícios de ter um chatbot para ajudá-los a lidar com o atendimento ao cliente. De acordo com a Insider Intelligence, empresa especializada em pesquisa de mercado, até 73% das tarefas administrativas de saúde podem ser automatizadas por IA, e a adoção de chatbots pode economizar US $ 11 bilhões anuais para os setores de varejo, saúde e bancos até 2023.

Como engajar com seus clientes com ajuda da tecnologia:

1. Entendendo melhor seu cliente

A tecnologia é uma grande aliada para entender melhor seu público. Através dos chatbots, é possível coletar as informações sobre seus clientes, ter sempre em mãos as solicitações e preferências feitas por eles anteriormente.

Uma pesquisa da HubSpot revelou que 33% dos clientes disseram que não querem repetir informações que já compartilharam. Assim, integrar um software de comunicação na sua comunicação ajudará a acelerar sua taxa de resposta, gerando uma melhor experiência e aumentando a satisfação do cliente. Ao mesmo tempo, os chatbots também podem ser configurados para enviar pesquisas de satisfação e pedidos de feedbacks.

A partir dos dados extraídos a partir da interação do cliente com o bot, sua empresa conseguem tomar decisões mais informadas e relevantes, bem como entender o que decepciona seus clientes, o que os faz voltar, além de melhorar o diálogo e aumentar as taxas de engajamento. Ou seja, fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

2. Fornecendo respostas mais rápida, disponibilidade 24 horas por dia, nos 7 dias por semana

Ainda segundo a pesquisa da HubSpot, 82% de seus clientes desejam uma resposta mais rápida. Sendo assim, os chatbots são uma grande vantagem pois eles são capazes de fornecer uma resolução rápida e correta que pode melhorar a percepção do seu suporte ao cliente. 

O software de comunicação consegue simular a fala humana e responder de forma rápida às dúvidas e necessidades dos clientes, dando conta de um grande volume das questões de rotina trazidas pelos clientes. Eles consultam um banco de dados e trazem a melhor resposta no menor tempo possível a uma infinidade de clientes, instantaneamente e simultaneamente. Assim, certifique-se de desenvolver seus chatbots automatizados com respostas pré-preenchidas das perguntas mais frequentes e uma compreensão de várias intenções. 

Outra grande vantagem dos chatbots é que eles também conseguem envolver os clientes a qualquer hora do dia ou da noite. Ter uma equipe de agentes humanos disponível após o horário comercial pode ser caro e nem sempre a demanda compensa. Neste cenário, os recursos de autoatendimento podem assumir esse trabalho perfeitamente e ajudar seus clientes quando eles precisarem.

Ser capaz de dar uma resposta para uma dúvida de um cliente no horário de melhor para ele, é um diferencial para a empresa e pode ser o que vai decidir uma compra ou não, além de aumentar os níveis de satisfação e lealdade com a marca. Por isso, fornecer um serviço de autoatendimento, que atue como um canal ininterrupto de relacionamento com o cliente, sem restrições de horário e nem demora, é fundamental para as empresas alcançarem um atendimento ao cliente de qualidade.

3. A personalização é fundamental

Os consumidores apreciam experiências personalizadas, que levam em conta suas preferências e necessidades. É o que mostra um estudo da Salesforce, que identificou que 52% dos clientes esperam personalização. O mesmo revela a pesquisa “O meu poder: o impacto da personalização no desempenho de marketing”, da Epsilon, realizada com 1.000 consumidores de 18 a 64 anos, que indicou que o apelo pela personalização é alto. Dos entrevistados, 80% apontaram que são mais propensos a fazer negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas e 90% indicando que encontram personalização atraente. 

Para atingir as expectativas dos clientes, as empresas podem fazer uso dos chatbots de conversação para engajar-se com os clientes e obter uma melhor compreensão do que eles precisam, gostam ou mesmo do que não gostam. As marcas devem focar em possibilitar experiências envolventes e relevantes, lembrando nomes, preferências dos clientes, datas importantes e oferecendo ofertas e soluções personalizadas. Isso fará com que seus clientes e clientes potenciais se sintam vistos e compreendidos.

4. Oferecendo soluções de autoatendimento

Os clientes desejam facilidade. E os chatbots são uma forma da empresa engajar ao mesmo tempo em que oferece praticidade e conveniência. Os clientes não querem mais ter que fazer um telefonema para entrar em contato com uma equipe de suporte.

O autoatendimento possibilitado pelos chatbots permite que a empresa ofereça um suporte aos clientes e potenciais clientes sem a necessidade de interação com um funcionário. A ideia é dar a chance aos consumidores para que encontrem sozinhos as respostas para suas dúvidas ou orientações. Quando intuitivo e rápido, o autoatendimento auxilia a empresa na tarefa de manter os clientes engajados.

Benefícios dos chatbots

Eficiência de custos: como dito anteriormente, os chatbots reduzem a necessidade de contato humano, além de fornecerem uma resolução mais eficiente e mais ágil. Assim, você consegue realocar seus custos de pessoal para otimizar o trabalho.

Melhores insights: a interação dos clientes com chatbots possibilita a coleta de dados valiosos que podem gerar insights, além de serem utilizados na melhor compreensão de melhor seus clientes e daquilo que os envolve mais, aumentando a satisfação e incentivando a lealdade.

ChatGuru

Quando bem desenvolvidos, os chatbots podem construir experiências de conversação envolventes e engajantes, atendendo e até excedendo as expectativas dos exigentes clientes.

Os chatbots da ChatGuru fazem com que sua empresa esteja disponível a qualquer hora do dia ou da noite. Integrados à sua conta comercial do WhatsApp, eles oferecem a familiaridade de um dos mais populares aplicativos de mensagem, enquanto garantem a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário e no menor tempo. Ou seja, com a nossa tecnologia, você será capaz de fomentar a satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da equipe de atendimento.

A tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa.

Se ficou interessado em automatizar processos, conte com a plataforma da ChatGuru. Nós adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Através da nossa tecnologia, você consegue desenvolver e gerir um chatbot personalizado, que vai suprir as necessidades da sua empresa e do seu público. Peça um orçamento agora!

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