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Funil de marketing: o que é e como ajuda a aumentar as vendas

Giovanna Torreão

Chamar a atenção de potenciais clientes, convencê-los das vantagens da sua marca e incentivar a fidelização. Os desafios são muitos, mas as empresas contam com uma ajuda na hora de pensar em estratégias de vendas. O funil de marketing permite que você consiga entender propriamente o que deve fazer para envolver seu público e aumentar as conversões.

O que é um funil de marketing?

Os clientes potenciais passam por diferentes momentos durante a sua interação com uma empresa até se tornarem clientes propriamente dito. O funil de marketing é responsável por descrever essas fases, ajudando as marcas a entenderem de que forma é possível melhorar a comunicação para incentivar a conversão.

O Conceito AIDA

O Conceito de AIDA descreve a jornada do cliente no funil de marketing. Veja as fases do Conceito de AIDA:

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  • Conscientização: A primeira fase do Conceito de AIDA representa o momento em que o cliente conhece a marca ao se deparar com sua campanha de marketing pela primeira vez.
  • Interesse: Aqui, a ideia é chamar a atenção do público a fim de despertar o interesse dele pela sua marca.
  • Desejo: Esta etapa é onde você mostrará uma conexão específica com seu público para instigar o desejo deles de se tornarem seus clientes.
  • Ação: Por fim, a etapa da ação tem por objetivo a conversão, incentivando seu público a agir imediatamente.

O funil de marketing moderno

Apesar do Conceito de AIDA ainda ser bastante aceito, muitos fazem uso de um modelo mais completo, cujas fases são:

  • Conscientização: Na primeira fase, você vai apresentar aos clientes o valor da sua marca a fim de capturar a atenção. 
  • Consideração: Neste ponto, o seu cliente está considerando comprar da sua marca e você vai trabalhar para fazer com que ele avance no funil. Aqui, pode-se fazer uso de conteúdo educacional para ajudar os clientes em potencial a entenderem as soluções oferecidas pela sua empresa.
  • Conversão: Na fase da conversão, o cliente está bem próximo de fechar negócio. Você pode usar suas últimas cartas, mostrando os recursos e benefícios do seu produto para incentivar seus clientes em potencial.
  • Fidelização: Após a efetivação da compra, é hora de manter o contato com o cliente e fazer o possível para reter essas pessoas. É possível investir em um melhor atendimento ao cliente, um pós-venda robusto ou oferecer ofertas especiais.
  • Advocacia: Por fim, oferecendo um atendimento e uma experiência excepcional, você tentará converter seu cliente em um embaixador da sua marca. Ele estará tão encantando e terá uma relação de confiança com a sua marca, que vai começar a compartilhar sua experiência com outras pessoas.

O novo funil vai além da conversão. Ele tem por objetivo reter os clientes já conquistados.

6 maneiras de aumentar as vendas através do funil de marketing

1. Transmita a mensagem da sua marca

Primeiramente, o objetivo do seu funil de vendas é possibilitar que potenciais clientes tenham ciência da sua marca. Sendo assim, é necessário desenvolver um conteúdo que represente perfeitamente seu negócio e comunique seus valores de forma relevante.

Para isso, é importante estar atento a um ponto. O sucesso da campanha depende muito de você conhecer seu público. Sua comunicação só será devidamente assertiva e convencerá seus potenciais clientes a avançarem pelo funil de marketing se souber a forma correta de transmitir sua mensagem, da linguagem até a estratégia de dispersão da campanha. Para saber mais sobre como conhecer seu público e desenvolver perfis de buyer personas, acesse AQUI.

Além disso, lembre-se de que a campanha de introdução do seu funil de marketing nunca deve ser muito promocional. Afinal, a intenção aqui é fazer com que os potenciais clientes conheçam sua empresa e tenham alguma ideia do que você faz.

2. Mostre sua marca para se destacar na multidão

Em um mercado acirrado, com tantas marcas competindo pela atenção do público, seu funil de marketing precisa mirar no desenvolvimento de conteúdos que tenham uma identidade. Você quer que o público consiga consumir suas peças de marketing e consigam rapidamente conhecer sua marca.

Por isso, simplifique as instruções e mostre de forma clara e objetiva de que forma a sua marca poderá ajudar a vida dos seus clientes em potencial. 

3. Converta seus leads com um plano de marketing estratégico

Chegamos ao nosso terceiro tópico. Neste ponto, você já conseguiu entender o que é preciso para capturar a atenção do seu público e os aspectos necessários para uma campanha de sucesso. Então, é hora de elaborar um plano de marketing.

Ao desenvolver um funil de marketing, você será capaz de criar uma estratégia para atingir seu público mais facilmente, vendo pontos onde precisa dar mais atenção. Para isso, primeiramente, pense nos quatro estágios do funil - Conscientização, Interesse, Decisão e Ação - e quais as abordagens que devem ser usadas em cada um deles.

Pense nas formas de atrair a atenção, como publicidade, posts nas redes sociais, e-mails. Depois, maneiras de fisgar o interesse dele, apresentando as vantagens do seu produto, por exemplo. Em seguida, ofereça algumas vantagens, como frete grátis, código de desconto ou um produto de bônus. Tudo isso para levar o cliente até a ação quando ele vai propriamente efetuar a compra.

4. Fortaleça sua presença nas redes sociais

As redes sociais valem um ponto separado. O poder destas plataformas são inegáveis, elas fazem parte do dia a dia de diferentes públicos, possibilitando um canal de comunicação mais próximo entre cliente e marca. 

Sendo assim, aproveite as redes sociais no seu funil de marketing para estabelecer um vínculo com seu público e fazer com que eles sigam pelo funil de marketing. Você pode investir em postagens orgânicas e anúncios chamativos para capturar a atenção dos clientes e potenciais clientes, como também apostar em campanhas pagas, com uma segmentação bem feita do público a ser atingido.

Conforme levantamento feito pela Sprout Social, entre as ações que os consumidores realizam quando seguem marcas nas redes sociais, 91% visitam o site ou aplicativo da marca, 90% compram da marca e 86% escolhem essa marca em vez de um concorrente. A pesquisa destaca a importância dessas plataformas e o poder de engajamento com os seguidores.

Certifique-se de que você também pesquisou por palavras-chave em potencial que as pessoas procuram. Projetar uma palavra-chave específica com campanhas pagas tornará sua descoberta muito maior.

5. Não esqueça do marketing de conteúdo

Quando estiver elaborando a sua estratégia de funil de marketing, é importante lembrar do marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo nada mais é que o processo de criação e publicação consistente de conteúdos relevantes no qual o público que você deseja alcançar está interessado em consumir. É uma maneira de envolver para converter potenciais clientes em novos clientes.

Tendo como diretriz o foco nos consumidores e com o objetivo de responder suas dúvidas e atender suas necessidades, o marketing de conteúdo faz com que sua empresa desenvolva relacionamentos com os clientes e aumente a confiança da marca, incentivando que ele percorra o caminho do funil de marketing.

Esta estratégia é bastante valiosa em um mercado tão concorrido quanto o atual, onde os clientes são impactados a todo momento por uma infinidade de propagandas e anúncios comerciais, nas mais diversas plataformas. Através do marketing de conteúdo, sua empresa estará fornecendo valor, conquistando relevância e se destacando da concorrência.

Quando bem utilizado, o marketing de conteúdo vai trabalhar para que clientes em potencial encontrem a sua empresa e entrem em contato já em um estágio mais avançado no funil de vendas.

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Em dúvida sobre de que forma sua empresa pode entrar no marketing de conteúdo? É simples, consulte seus clientes. Faça uma pesquisa e pergunte sobre o tipo de material que seria útil se você produzisse no seu funil de marketing, pergunte tanto sobre o formato e o conteúdo quanto sobre a plataforma de distribuição.

Se deseja saber mais sobre o marketing de conteúdo e as melhores maneiras de colocá-lo em prática, acesse o post: Marketing de conteúdo: o que é, vantagens e táticas mais eficientes.

6. Fidelize o cliente

Aumentando as taxas de retenção de clientes em 5%, você aumenta os lucros de 25% a 95%. Ou seja, a fidelização de clientes impacta diretamente o faturamento das empresas. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Harvard Business Review e mostram que investir na fidelização é uma necessidade econômica. Além de comprar mais, os consumidores leais viram caminham pelo funil de marketing se tornando promotores da sua marca e são responsáveis por indicar novos clientes para as empresas, o que os torna ainda mais valiosos. 

Para incentivar a fidelização dos clientes, você pode investir em programas de recompensa, preços com desconto ou serviços prioritários para seus clientes leais. No entanto, o atendimento e a experiência oferecida são fatores cruciais para a fidelização. 

Segundo a pesquisa “Experiência é tudo”, da PWC Brasil, a qualidade do atendimento ao cliente é fundamental para que um consumidor volte a fazer negócios com uma empresa. Os dados apontam que quase metade dos consumidores brasileiros dizem deixar de comprar um produto ou serviço de uma marca após uma única experiência ruim.

ChatGuru

A tecnologia pode ajudar a sua empresa a envolver o público através do atendimento e conduzi-lo pelo funil de marketing e vendas. A ChatGuru fornece a plataforma perfeita para o desenvolvimento e gestão de um chatbot personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa e dos seus clientes. Possível graças a uma Interface de Programação de Aplicação (Inglês Application Programming Interface, API), o chatbot de atendimento ao cliente da ChatGuru pode ser integrado a conta comercial da sua empresa no WhatsApp, possibilitando serviços interativos em um canal com o qual seu público já está familiarizado, a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. 

Com a tecnologia ChatGuru, seu chatbot conseguirá identificar intenções e usar recursos existentes para responder e resolver as dúvidas dos clientes. Durante todo o processo de contato que é estabelecido, o bot vai conseguir entender o estágio em que o seu consumidor se encontra e, assim, pode estabelecer o tipo de comunicação que ele precisa receber para avançar no funil de vendas. Assim, você conseguirá concentrar mais atenção nos leads qualificados durante o funil de marketing. 

É importante destacar ainda que os chatbots podem atuar em várias estratégias e abrangem uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. A intenção é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, fidelizar o público e alcançar um crescimento mais rápido. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato com o nosso time para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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