Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como Construir Uma Base de Assinantes - Leads no WhatsApp

Aprenda dicas básicas mas fundamentais para quem deseja construir uma base de leads ou clientes através do aplicativo WhatsApp e assim decolar seu negócio.

Fernando Cavalcanti

Construindo uma base de assinantes e leads no WhatsApp

Você sabia que apenas uma fração do que você posta nas redes sociais é exibida para seus seguidores?

Pois é, o alcance das redes sociais está cada dia caindo mais.

Por isso é imprescindível poder se comunicar diretamente com seus seguidores, clientes ou leads!

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Então, é imprescindível que sua empresa comece a captar leads no WhatsApp também, como em qualquer outro canal de contato entre vocês e seus clientes.

Eu sei, é muito frustrante ter que começar do zero a construir uma lista de assinantes. Principalmente se você já tem uma base de clientes totalmente engajada através de email ou até mesmo dentro das suas redes sociais como Instagram e Facebook.

Porém é justamente por isso que vale muito a pena investir seu tempo (e dinheiro) no WhatsApp, e digo mais, investir em uma ferramenta de automação para WhatsApp como a ChatGuru.

Vou te enumerar alguns fatos para te explicar melhor:

Você sabia que apenas uma pequena fração do seus seguidores veem o que você publica nas redes sociais?

Pois é, infelizmente é a mais pura verdade! A grande maioria do que você publica nas redes sociais nem aparece para seus seguidores.

Então, A única forma de sempre impactar é ativando a notificação para sempre serem alertados no caso de você publicar algo.

O Facebook é uma empresa capitalista, meu amigo, e eles TEM QUE GANHAR DINHEIRO. Para isso é importante que você impulsione suas publicações. Por isso hoje em dia menos de 5% das pessoas visualizam o que você ou sua empresa postam nas suas páginas nestas redes sociais.

Assista ao vídeo com uma breve demonstração da ferramenta de captura de leads no WhatsApp (emails) pelo ChatGuru:

A cada dia menos pessoa estão verificando emails

Acredite em mim quando falo isso, eu sou um cara que vive de emails (literalmente falando). Fundei uma empresa de Email Marketing a mais de 10 anos, nesse tempo já enviei mais de 2 bilhões de emails.

Os números do email marketing só caem faz tempo.

O email vai morrer?

Claro que não!

Mas cada dia que passa ele vai ser menos utilizado, me responda do fundo do seu coração, você acessa seu email pessoal com que frequência?

Eu tenho algumas contas de email e percebi recentemente que a maioria delas eu raramente acessava.

Inclusive desisti de várias pois não lembrava mais a senha e nem as dicas de senha.

Então, pensa comigo, do que adianta você preparar aquele lindo email para o seu cliente, se provavelmente ele nem vai abrir?

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Qual o melhor Canal de comunicação atualmente?

Não tem pra onde correr meu amigo, é o WhatsApp!

Tenho ouvido relatos constantemente de todo tipo de pessoas.

Desde minha avó (que tem 90 anos) e manda WhatsApp me chamando de neto ingrato, até empresa de cobrança que envia lembrete de pagamento.

Por exemplo:

  • Tem clínicas marcando consultas e exames pelo WhatsApp
  • Tem imobiliárias e construtoras recebendo muitos leads pelo seu Whatsapp
  • Tem mercados de bairro recebendo a lista de feira dos clientes pelo WhatsApp e entregando na casa deles
  • Tem empresas recrutando gente pelo WhatsApp e demitindo também
  • Até assembleias de condomínio já estão sendo feitas por WhatsApp

No começo, eu mesmo tinha um preconceito de migrar do email para o Whatsapp. Dava muito trabalho responder todo mundo com o teclado do celular, mas depois veio o WhatsApp Web e tudo mudou!

Painel ChatGuru para captação de leads no WhatsApp
Painel ChatGuru - Ferramenta para captação de leads no WhatsApp

Afinal de contas não é isso que estamos sempre tentando fazer? otimizar tudo que está ao nosso redor? Certamente é isso que o WhatsApp está fazendo, facilitando e muito a comunicação entre as pessoas.

Também tem criado uma super dependência, você lembra do que aconteceu no Brasil quando a justiça arbitrariamente?

Foi um caos no Brasil inteiro, só para lembrar.

Por causa desse tipo de acontecimento, existem até sites que seu único objetivo é informar se o WhatsApp está online!

Já ficou claro que para fazer um bom atendimento e vendas atualmente, é obrigatório a utilização do WhatsApp, principalmente pela automação WhatsApp!

Começando a construir sua base

O grande segredo de construir uma base sólida de leads no WhatsApp é utilizar as diversas mídias para trazer o seu lead para o seu principal canal de atendimento, nesse caso, você pode utilizar:

  • Facebook
  • Instagram
  • Envio de SMS para uma base que já possui.
  • Email Marketing para seus clientes – MailChimp
  • Chamada direta no site para seu atendimento de WhatsApp (recomendo essa ferramenta da UmZap)

Crie suas mensagens personalizadas

Lembrando que você criar mensagens iniciais personalizadas pelo próprio link encurtado do WhatsApp (wa.me), eu particularmente acho o UmZap mais interativo, fica mais fácil de configurar.

Assim você pode criar mensagens iniciais onde você conseguirá mensurar de onde o seu resultado está vindo.

“Olá gostei do seu conteúdo. Vim do Instagram“

SEMPRE peça para o seu lead “Salvar” o seu número em sua agenda, isso ajuda a mostrar para a empresa de Zuck que você tem de fato um relacionamento com aqueles leads.

Mantenha seus leads sempre organizados!

Não tem coisa mais chata do que quando alguém te coloca dentro de um grupo de WhatsApp de um assunto que você nem quer ouvir! Ou recebe tanta notificação que você cansa só de apagar.

Pois, por isso manter seus contatos organizados é importante. É organizando os leads que você vai saber informações realmente importantes, a com esses dados você poderá entregar apenas conteúdo úteis!

Para isso, é necessário sempre questionar seus contatos, interagir mesmo! Muita gente esquece o quanto é importante manter um diálogo legal com seus potenciais clientes.

Sempre pergunte que tipo de conteúdo ele gostaria de receber, se as mensagens que você está enviando estão sendo relevante.

Crie TAGS (etiquetas) para facilitar essa organização (a versão WhatsApp Business possuí essa funcionalidade).

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Para isso

  • Abra o WhatsApp Business
  • Toque no Botão Menu > Etiquetas
  • Selecione a etiqueta com a qual deseja criar uma Lista de Transmissão
  • Toque no Botão Menu > Enviar mensagem aos clientes
  • Toque na marca de tique verde no canto inferior direito da tela para escrever sua mensagem

Assim você começa a conhecer melhor seus leads, e pode enviar mensagens cada vez mais personalizadas!

Escreva mensagens de leitura agradável

Não tem nada pior do que receber aqueles textões dentro do WhatsApp que a leitura fica complicada, é muito texto junto.

Utilize mais emojis! parece bobagem, mas “amenizam” a conversa quando nossa resposta não é bem o que gostariam de ler, Além disso o seu texto fica muito mais simpático!

Assista ao vídeo com demonstração da criação de gatilhos de mensagens no ChatGuru:

Transcrição do vídeo:

"Olá pessoal, eu sou Fernando Cavalcanti e esse é um vídeo de treinamento do ZapGuru mostrando como a gente faz para criar uma mensagem de boas-vindas, uma mensagem inicial, automática aqui no ZapGuru.

Então o primeiro passo é, eu tô aqui já dentro logado no ZapGuru e eu vou clicar em diálogos. Clicando em diálogos, nesse caso eu tenho dois chatbox aqui, então eu vou escolher é esse aqui de Portugal, clicar em ver diálogos, e eu vou clicar nesse símbolo de mais onde  eu posso criar um novo diálogo.

No título eu vou escrever o título de boas vindas e o grupo eu já tinha até criado um grupo aqui, olha tem um grupo de campanhas, um grupo sem nome. Eu vou criar um novo grupo aqui chamado inicial, e salvar e continuar.

O segredo está aqu, gente basicamente no gatilho onde eu vou desmarcar essa opção de não usar gatilho tá, e vou copiar aqui o texto que executa esse diálogo, ou seja, quando uma pessoa inicia um diálogo com você no WhatsApp, ele vai identificar esse diálogo inicial e vai executar essa ação, essa mensagem inicial vai ser o gatilho para executar o nosso diálogo.

Então vou ficar aqui olha, colar, pronto eu já tenho essa mensagem aqui ‘olá, estava navegando no site de vocês e gostaria de receber novidades’, pronto é só isso. Isso aqui é um gatilho, então quando tiver exatamente essa mensagem, ele vai executar o diálogo que a gente está criando agora.

Vamos lá, adicionar ação, eu posso clicar em responder e aí eu crio uma mensagem do zero, pode ser anexar, ou seja enviar uma foto, um pdf, um vídeo até.

Eu posso encaminhar, ou seja, no momento que ele executar o gatilho ele pode encaminhar uma mensagem pra mim avisando ‘olha, chegou um novo contato’, também um email ou pode colocar um tag na pessoa, integrar com crm também ou até executar um outro diálogo que eu já tenho aqui.

Vou clicar aqui e responder porque já tenho uma mensagem pronta aqui que eu criei tá, deixa eu copiar, vou colar.

Então essa primeira mensagem ‘olá, ficamos felizes pelo seu interesse em WhatsApp’ e não posso esquecer de ligar se não, se fica desligado ele não vai executar isso aqui a gente.

Tem a questão do atraso também, ou seja, no momento que o gatilho é acionado quanto tempo ele tem que esperar para executar essa mensagem. Escolha que em segundos, posso botar, por exemplo, cinco segundos, ou se eu quisesse eu poderia colocar um minuto tanto faz, sessenta segundos no caso.

Então eu posso escolher o tempo que o bem quiser aqui. Vou criar mais uma resposta, que a gente sempre, eu gosto sempre de quebrar a mensagem várias partes para não ficar um textão, aquela mensagem gigante eu não gosto muito não.

Colar aqui novamente, ‘para garantir o recebimento nossas mensagens diretamente Whatsapp, não esqueça adicionar esse número em sua agenda e depois escreva salvei’ botei entre aspas, mas vou colocar um asteriscozinho aqui também pra botar negrito também. Então pronto e depois escreva ‘salvei’ para chamar bem atenção aqui em negrito também.

Por que eu faço isso? Porque se as pessoas tiverem o nosso número na agenda e a gente tiver o número delas também na agenda isso é bom, porque a gente tem um contato direto das pessoas e o Whats App verifica isso.

Então também não posso esquecer aqui de ligar e o tempo sempre essa aqui vai estar segunda mensagem, vou reordenar ela aqui, e eu não posso deixar de sempre coloca o atraso.

Então se essa aqui tem cinco segundos essa vai ter que ser maior do que cinco então botar aqui, por exemplo, vinte segundos, vai esperar vinte segundos para executar essa segunda parte.

E eu posso também colocar uma tag, botar uma tagzinha aqui, isso aqui são algumas tags que a gente já tem criado, vou botar aqui ‘salvou’ tá bom. Pronto, ah não posso esquecer de ligado e esse é uma tag, não é mensagem nem nada, eu não preciso colocar atraso, botar aqui olha, pronto, perfeito.

Então clico em salvar alterações e agora vamos pra os chats para fazer esse teste. Vamos ver como é que tá, já está aqui, já tinha feito um teste antes comigo, então vocês já vão ver o resultado e vou enviar aqui do meu WhatsApp essa mensagem inicial para a gente ver executado em tempo real aqui, ao vivo.

Pronto, entrou e na mesma hora ele já agendou, já colocou a mensagem agendada e já enviou essa mensagem e 20 segundos depois né, já está enviando a segunda mensagem aqui.

Então a gente está fazendo isso para mostrar que é apenas a mensagem de boas vindas, mas você poderia utilizar, por exemplo, uma mensagem de uma pessoa que está com interesse em uma determinada página do seu site, quando clica a gente pode direcionar ela aqui para o WhatsApp já com a mensagem relacionada aquela página do site e a resposta vai ser automática sobre aquela página.

Por exemplo, num site de turismo está a gente poderia colocar um botãozinho de ‘mais informações agora no seu WhatsApp’, quando a pessoa clicar aqui naquele link, ele já abriria a mensagem pronta non WhatsApp, um ‘olá estava na página tal do seu site e a gente já responde mais informações aqui’ dessa forma que eu ensinei.

Bom é isso pessoal espero que tenham gostado e em breve vamos ter mais vídeos também."

Aproveite o WhatsApp para mostrar o seu produto ou serviço de forma inovadora!

É isso mesmo! permita-se usar sua criatividade para mudar um pouco a forma como tradicionalmente as pessoas enviavam propostas/apresentações/orçamentos!

Vou mostrar alguns exemplos de como podemos inovar e elevar a experiência dos seus leads!

Veja abaixo algumas dicas deixar o seu conteúdo matador no WhatsApp:

  • Não aborreça seu contato, envie no máximo 2 ou 3 mensagens por dia. Mantendo sempre o conteúdo relevante, lembre-se “Menos é Mais”.
  • Tente abordar apenas um tema e enviar no máximo um link, o contrário causa confusão, não é isso que nós queremos, não é mesmo?
  • Personalize suas mensagens! O ser humano sempre gosta de saber que recebeu algo personalizado!
  • Estimule o engajamento fazendo perguntas aos seus contatos
  • Utilize sempre imagens aliadas a legendas bem escritas e curtas, é a melhor forma de chamar a atenção de seus contatos!

Agora, que tal colocar em prática e aumentar suas vendas com a melhor plataforma de automação WhatsApp do mercado, a ChatGuru?

Vamos lá que a hora pra começar é agora!

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