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Gatilhos Mentais Para Vender Mais Com WhatsApp

Para vender mais e melhor é conveniente ter uma estratégia que integre o trabalho de vendas em si com a psicologia do seu cliente final. Justamente por isso decidimos colocar neste artigo alguns gatilhos mentais para vender mais, principalmente pelo Whatsapp. Não vou convencê-lo do peso que as emoções têm em um processo de compra, suponho […]

Fernando Cavalcanti

14/04/2021

Gatilhos mentais para vender mais pelo WhatsApp

Para vender mais e melhor é conveniente ter uma estratégia que integre o trabalho de vendas em si com a psicologia do seu cliente final. Justamente por isso decidimos colocar neste artigo alguns gatilhos mentais para vender mais, principalmente pelo Whatsapp.

Não vou convencê-lo do peso que as emoções têm em um processo de compra, suponho que você tenha entendido isso muito bem: a emoção nos move primeiro, depois a lógica nos move, e um processo de compra não está isento dessa equação.

Neste artigo você tem um conjunto de ações que pode implementar para conseguir vender online com melhores resultados usando a ativação de gatilhos mentais/psicológicos para vender pelo WhatsApp.

Essas ações são destinadas a você implementar em sua página de destino de vendas, página de geração de leads, mensagens de e-mail, apresentações online, página da web, etc.

São ações destinadas a ativar comportamentos em seus clientes ou audiência, fazendo uso de poderosos fenômenos psicológicos que persuadem e motivam a ação, se você souber como usá-los.

Então, vamos aprofundar um pouco mais em alguns gatilhos mentais para vender mais e assim extrair o máximo do seu processo de vendas pelo WhatsApp.

Venda pelo WhatsApp usando a psicologia

Antes de passar às ações concretas, faremos um breve resumo de um grupo de gatilhos psicológicos ou mobilizadores comportamentais que “justificam” esses comportamentos.

Continue lendo para entender por que certas ações (aquelas listadas neste artigo) irão desencadear certos comportamentos em seus clientes.

Com os avanços tecnológicos e a constante evolução do marketing, devemos sempre buscar as técnicas ideais para influenciar os usuários que possam ou tenham interesse em adquirir os produtos e serviços de uma empresa.

Uma boa opção é usar gatilhos mentais que auxiliem no processo de venda e que aproximem cada vez mais o cliente da decisão de compra.

Desde o momento da prospecção até as técnicas que nos permitem ter um cliente fiel, muitas das estratégias devem ser planejadas levando-se em consideração que o problema deve ser visualizado e compreendido – Daí a importância da informação chegar ao consumidor.

A seguir mostraremos algumas maneiras de usar gatilhos mentais para vender pelo WhatsApp ou em qualquer local da Internet e como eles podem nos ajudar a mostrar que nossa empresa é a mais adequada para atender a uma necessidade específica.

O que são gatilhos mentais?

Por mais diferentes que sejamos, usamos as mesmas conexões mentais; os “gatilhos mentais” são aquelas pequenas chaves ou princípios que empurrarão o equilíbrio da decisão de compra a seu favor.

Todos nós temos uma parte racional e uma não racional, ou seja, um piloto automático que atua como mecanismo de defesa e sobrevivência e que também nos permite economizar muita energia.

Se você perceber, a grande maioria de nossas decisões diárias vêm do subconsciente.

Quando você caminha, dirige ou pega um copo, não pensa em colocar um pé na frente do outro, olhar no espelho do retrovisor antes de frear ou acenar com a mão, você apenas faz. 

O mesmo acontece muitas vezes com as decisões de compra, mas, por que não usar esses mesmos mecanismos mentais em sua comunicação empresarial?

Os gatilhos psicológicos são ferramentas que bem utilizadas podem ter um grande impacto quando se trata de ajudá-lo a aumentar as vendas e expandir o seu negócio, seja ele grande ou uma pequena empresa.

Além disso, são simples de implementar na sua estratégia, na sua redação ou na estrutura do seu site. 

Gatilhos mentais para vender
Gatilhos mentais para vender são poderosas ferramentas na persuasão do cliente

O poder dos gatilhos mentais no processo de venda

Há muito tempo as empresas desejam entender o comportamento do consumidor e descobriram que gatilhos mentais para vender é uma ótima maneira de fazer isso.

Em meio a uma competição cada vez mais acirrada, torna-se imprescindível conhecer os meios que aproximam sua marca do consumidor, além de garantir o engajamento.

Os gatilhos mentais são estímulos que influenciam nosso cérebro quando valorizamos ou estamos prestes a decidir algo.

Ao entender como funcionam, fica mais fácil criar estratégias que impactem positivamente a parte emocional dos clientes, desencadeando a motivação necessária para comprar um item ou adquirir um serviço que você oferece.

Podemos dizer que os gatilhos mentais precedem o marketing de permissão, pois o objetivo é levar o usuário a realizar uma ação que atenda a um objetivo específico.

A tomada de decisão de uma pessoa é sempre marcada por suas emoções e pelas experiências que já teve no passado com a sua marca, portanto, é interessante se manter atualizado sobre novas estratégias assertivas.

Vejamos as mais importantes e como podem ser aplicadas na rotina do seu procedimento de venda.

Gatilhos mentais para vender online

O uso de técnicas de marketing e comerciais que aplicam a psicologia não é exclusivo de grandes marcas; se você for um empreendedor solo, também poderá fazê-lo em sua própria escala e necessidades.

Aqui estão alguns gatilhos psicológicos que, via de regra, estão presentes nas decisões de compra de seus potenciais clientes.

Recomendo que você pegue um lápis e papel e abra sua mente para aproveitar ao máximo os benefícios de conhecer e usar esses gatilhos comportamentais para que possa vender online com melhores resultados.

Preparado?

Escassez

Saber que uma empresa tem pouco estoque ou que tem um serviço que vai acabar em poucos dias, é um dos gatilhos mentais que influenciam o consumidor a querer aproveitar a oportunidade enquanto ela estiver disponível.

São caracterizadas como ofertas relâmpago utilizadas para a disponibilidade de certas mercadorias.

O medo é a emoção que predomina numa situação, pelo simples fato de que perder a oportunidade de adquirir determinados produtos normalmente com descontos graças ao desconto promocional, pode gerar muita frustração.

O vendedor pode agir para evitar que isso aconteça se perceber que o item da oferta é igual ao da lista de desejos ou esquecido no carrinho do cliente.

A escassez causa um sentimento de exclusividade ou evoca o proibido, quanto menos acesso tivermos a algo, mais provável é que aumente o nosso desejo de tê-lo.

Enfim, pensar que quanto mais difícil é conseguir algo, pensamos que tem mais valor ou damos mais importância.

Urgência na venda

Este é um dos gatilhos mentais em que o medo é a emoção predominante, está intimamente relacionado ao anterior, ao contrário do fato de atuar diretamente com o tempo como forma de estimular o usuário a fechar um pedido.

É uma versão da Escassez, mas não se refere à limitação das quantidades de algo; mas em termos de prazos.

O uso do tempo para limitar o acesso a algo provoca certa pressão na tomada de decisão que estimula não só a decidir o que fazer, mas também a pensar na possibilidade de perder algo.

Um exemplo desse gatilho é o típico relógio que aparece na plataforma e até no e-mail informando o tempo que falta para a compra ser finalizada.

Exemplo: Use nosso cupom de desconto até às 21h e pague mais barato nas suas compras.

Reciprocidade

Se a sua empresa já baseia sua estratégia de marketing no marketing de conteúdo, este ponto será muito fácil de entender.

Ao investir na criação de conteúdos relevantes capazes de educar e nutrir o conhecimento dos consumidores, é gerado um sentimento de gratidão que eles tentam “voltar” compensando a ajuda oferecida pela marca.

Esse é um dos gatilhos que mais sensibiliza as pessoas, com isso claro, é necessário que os analistas do departamento tenham pensamento estratégico na hora de distribuir artigos, imagens e postagens no canal adequado para engajar o consumidor.

O fluxo de nutrição feito por WhatsApp pode estimular o desejo do cliente e facilitar um melhor entendimento do que cada um precisa.

Vender com gatilhos mentais aumenta as vendas
Vender com gatilhos mentais pode aumentar as vendas

Facilidade e rapidez

Quando você compra algo, você não quer complicações.

Vamos ver, se eu te disser que fazer um curso vai demorar três anos para atingir metas…

O mais normal é que você não compra – Queremos o lucro rápido, e se você conseguir apresentar assim, você tem muito a ganhar.

Portanto, existem frases clássicas que sempre funcionam: pegue agora, economize tempo com, até uma criança de cinco anos poderia fazer …

Acima de tudo, torne o processo de compra sem perdas: se o seu cliente quer comprar, mas não entende, não encontra o botão para clicar, perde-se ao seguir as instruções… vai te deixar pelo caminho.

E não é fácil para ele voltar depois de uma experiência ruim, então você tem que ter muito cuidado.

Autoridade

Este é um exemplo dos gatilhos mentais usados ​​por profissionais da indústria ou celebridades para construir a confiança do consumidor.

Geralmente ocorre quando um influenciador ou blogueiro ajuda a promover um produto de sua empresa, logo, a opinião de uma autoridade é um fator muito relevante na hora de decidir fazer uma compra – Sempre tenha isso em mente.

Teste

Este gatilho mental usa pesquisas científicas e experimentos para testar a precisão dos dados que você argumenta para promover seus serviços.

Portanto, com os dados do seu lado, é muito mais provável que o usuário acabe escolhendo sua empresa quando tiver que escolher entre o seu produto e o da concorrência.

É interessante saber que atitudes como essa também aumentam a credibilidade da sua marca.

Prova social

Enquanto em Autoridade falamos sobre como a presença de uma pessoa conhecida nas redes sociais pode ajudar a tomar uma decisão de compra, a prova social é um dos gatilhos mentais que usa avaliações, estimativas e depoimentos de clientes para testar os benefícios de seu produto ou serviço.

É sobre o peso de ter algo que demonstra o valor de algo, como reconhecimentos, depoimentos de clientes, opiniões de influenciadores, etc.

Se sua empresa é valorizada e conta com o apoio do público, o público se sente mais seguro na hora de fazer a compra.

Exemplo: Conheça o método que já ajudou mais de 20 mil pessoas a desenvolver seu próprio site.

Sentido de comunidade

Os humanos são naturalmente sociáveis; desde o início de nossa espécie, nos organizamos coletivamente e desenvolvemos nossas personalidades a partir da percepção dos outros e da necessidade de ingressar em um grupo.

Se seus clientes em potencial acham que seu produto pode ajudá-los a se tornar parte da comunidade, é mais provável que cliquem no botão de compra.

Ao vender um produto a um cliente, certifique-se de que ele se sinta parte da comunidade – Essa atitude não só fortalece a proposta de valor do produto, mas também ajuda a formar apoiadores incondicionais da marca.

Exemplo: Junte-se a milhares de pessoas em todo o mundo que aprenderam a falar Inglês em apenas X meses.

Interesse

Os gatilhos e a reciprocidade que estamos discutindo agora andam de mãos dadas.

Todos gostam de valorizar quem são ou o que fazem e, mostrar que você está interessado nas opiniões do comprador e na experiência do produto é uma das melhores maneiras de construir a fidelidade do cliente.

Simplificar o processo de compra, fornecer páginas de design intuitivas e responsivas e manter canais de comunicação abertos com seu público são apenas alguns exemplos de ações que você pode realizar para mostrar a seus clientes que estão interessado em suas opiniões.

Exemplo: Em caso de dúvidas sobre a nossa promoção, entre em contato conosco a qualquer hora do dia.

Compromisso

O comprometimento é uma boa forma de orientar o ser humano e ajuda a superar metas e desafios.

Esse é um dos gatilhos mentais que ajudam o consumidor a enxergar no seu produto ou serviço a forma ideal de fazer uma mudança positiva em sua vida.

Sabendo disso, é bom que sua marca sempre o incentive a buscar melhorias e se comprometa com o que você se propôs a evoluir.

Gratificação instantânea

Não gostamos de esperar, preferimos resultados rápidos.

Dito isso, a tendência de preferir ou optar por opções que resolvem as coisas rapidamente costuma ser muito mais atraente.

Você já pensou em tomar comprimidos que prometem perder peso em 5 dias em vez de considerar uma mudança no estilo de vida? Se trata disso…

Prazer e dor

Os seres humanos são influenciados por duas forças psicológicas que nos dão estados emocionais, visto que nos referimos às duas forças gêmeas de motivação que são.

O primeiro, a dor; o que acontece quando uma pessoa sente dor emocional ou física? Não gostamos disso, certo? Esta é a única razão pela qual vendedores de sucesso ganham muito dinheiro.

Eles se concentram em querer resolver e acabar com esses obstáculos que as pessoas estão passando neste momento de suas vidas – É por isso que você deve aprender.

O segundo, o prazer: o ser humano busca sempre se sentir bem, importante, reconhecido.

E desta forma é que podemos fazer nossos clientes conhecerem, de forma persuasiva, a importância de adquirir o produto que estamos vendendo, pois podemos avisar que isso pode lhe trazer mais valor e mais prazer em sua vida.

Gatilhos mentais para vender realmente funcionam?

Como você viu ao longo deste artigo, o conhecimento em relação aos gatilhos mentais para vender mais, ajuda a construir um relacionamento duradouro com os clientes e, por meio da persuasão, é possível levá-los a sempre se lembrarem de sua marca quando precisarem, comprar um produto ou serviço.

Claro, sempre use o com bom senso na hora e no lugar certo.

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