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Feedback: Como usá-lo na sua equipe

Pesquisas revelam que 65% dos funcionários desejam mais feedback. Uma crítica construtiva é uma ótima maneira de promover um ambiente em que os funcionários se sintam valorizados e motivados a produzir seu melhor trabalho em prol de um objetivo coletivo. Quando fornecido adequadamente, o feedback pode ajudar os empregadores a treinar a equipe para aumentar […]

Giovanna Torreão

10/12/2022

feedback

Pesquisas revelam que 65% dos funcionários desejam mais feedback. Uma crítica construtiva é uma ótima maneira de promover um ambiente em que os funcionários se sintam valorizados e motivados a produzir seu melhor trabalho em prol de um objetivo coletivo. Quando fornecido adequadamente, o feedback pode ajudar os empregadores a treinar a equipe para aumentar a produção, expandir sua base de conhecimento e supervisionar melhor os subordinados e os projetos. As empresas que investem no feedback regular dos funcionários têm taxas de rotatividade 14,9% menores do que as organizações em que os funcionários não recebem avaliações.

O que é o feedback?

Avaliação de desempenho do funcionário, organização e planejamento são todos componentes do processo de feedback. É um método de fazer comentários úteis a um colega ou subordinado. Dar e receber avaliações promove a transparência na relação de trabalho entre líder e membro da equipe e ilumina o caminho percorrido para alcançar um objetivo comum.

A melhoria contínua pode ser alcançada através do recebimento e processamento de feedback. É uma ferramenta para moldar o comportamento de membros de um time para melhor atender aos requisitos de um gerente ou líder de equipe. Fazer críticas construtivas é simplesmente uma das muitas funções esperadas de um gerente ou supervisor que deseja motivar sua equipe a atingir seus objetivos e aderir às políticas estabelecidas.

Abaixo estão listadas algumas características compartilhadas nas críticas construtivas dos feedbacks:

Oportunidade: Para que a avaliação tenha efeito, é fundamental não perder a janela de oportunidade. Compartilhe seus pensamentos quando o membro da equipe puder usá-los para crescer, como logo após um incidente ou antes de algum evento importante.

Comunicativo: O feedback comunicativo fornece uma atmosfera colaborativa. Em comparação com o feedback textual, o feedback verbal permite que os membros da equipe levantem dúvidas ou obtenham maiores esclarecimentos.

Construtivo: A avaliação eficaz é aquele construtivo, que sugere boas soluções. Faça críticas construtivas apenas sobre coisas que poderiam ser feitas melhor.

Detalhado: Para que os membros da equipe tenham uma visão de suas próprias áreas de força e melhoria, é crucial que o feedback seja fornecido com o máximo de detalhes possível. Isso os ajuda a aprimorar certos talentos.

Especificado: Quando os membros da equipe recebem comentários específicos, isso os ajuda a entender melhor onde podem fazer melhorias. Seja o mais específico possível ao descrever as próximas atividades e seus requisitos.

Por que e como o feedback ajuda a equipe a alcançar melhores resultados

Uma das maneiras mais importantes pelas quais uma equipe pode ter um desempenho melhor é através do método de receber e processar a avaliação. Em um contexto de grupo, a avaliação pode ajudar nas seguintes áreas:

Fornece direção

O feedback fornece orientação ao definir indicadores de desempenho e ajudar os membros da equipe a entender seu progresso em direção a uma meta.

Motiva os membros

Times com altos níveis de motivação tendem a ser os mais eficientes. Os funcionários têm mais chances de alcançar os objetivos de sua equipe quando recebem incentivo de seus colegas. Obter informações sobre os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de sua equipe por meio de feedback é uma ótima maneira de manter seus funcionários motivados.

Aprimore o desempenho individual

Cada membro do seu time pode se beneficiar de críticas construtivas. As equipes são mais produtivas quando todos sabem pelo que são responsáveis e como podem contribuir.

Promove a Participação

A comunicação bidirecional é essencial para uma avaliação eficaz. Os participantes investem mais no sucesso da equipe quando recebem oportunidades regulares de contribuir. É provável que o desempenho de uma equipe como um todo melhore se seus membros estiverem entusiasmados com seu trabalho.

Tipos de feedback

Ao lidar com sua equipe, o objetivo da avaliação ditará o tipo de feedback que você usará. Algumas das formas mais comuns de comentários feitos por empresários são as seguintes:

1. Avaliação 360 graus (360-degree feedback)

O 360 graus permite que todos os membros e líderes da equipe sejam incluídos no processo de feedback. Todos na equipe, não apenas os supervisores, podem fornecer esse tipo de contribuição privada.

O feedback pode incluir colegas, subordinados diretos e chefes. Uma abordagem de escala de classificação é empregada e abrange questões pré-concebidas. Os indivíduos são então capazes de fazer observações por escrito. A pessoa que receber a avaliação também deverá preencher o mesmo formulário, classificando-se.

Um dos benefícios do feedback de 360 graus é que ele permite:

  • Identificar áreas de desempenho dos membros da equipe que podem precisar de melhorias
  • Ajudar os membros da equipe a compreender as opiniões de seus colegas
  • Que o time desenvolva os pontos fortes atuais
  • Ajudar os membros da equipe a entender melhor suas responsabilidades e os objetivos da equipe

2. Crítica construtiva

Na crítica construtiva, o feedback incorpora palavras positivas e negativas. As pessoas em uma equipe que costumam sempre ouvir que estão fazendo algo errado podem começar a duvidar de suas próprias habilidades. Ao fornecer feedback que enfatiza tanto o bom quanto o ruim, o líder pode inspirar e encorajar ao mesmo tempo.

Alguns benefícios de fornecer e receber críticas construtivas incluem:

  • Dar aos membros da equipe uma nova perspectiva sobre os sucessos e as áreas de desenvolvimento
  • Criar uma conexão confiável entre você e o membro da equipe
  • Dar aos membros da equipe áreas claras e quantificáveis nas quais eles podem crescer
  • Identificar respostas reais para desafios

3. Coaching

O modelo de coaching é outro tipo popular de feedback. Neste método, os membros da equipe são solicitados a fornecer feedback a si mesmos. Então, em sua posição de treinador, você pode fornecer seus pensamentos depois de discutir a autoavaliação do desempenho do membro da equipe.

Entre os benefícios, do coaching, podemos incluir:

  • Motiva os membros da equipe a melhorar sua capacidade de receber e responder às críticas
  • Facilita a apreciação das preocupações de cada membro da equipe
  • Estabelece uma parceria de trabalho

4. Avaliação

O feedback da avaliação exige que você e os membros de sua equipe avaliem o desempenho usando um método de pontuação. Em seguida, todos olham para suas pontuações e conversam sobre os resultados. Se o seu local de trabalho permite avaliações numéricas objetivas do desempenho do funcionário, essa abordagem de feedback pode ser a sua escolha.

As vantagens que podem ser obtidas ao receber informações durante uma avaliação incluem:

  • Permite que os membros da equipe se sintam à vontade para discutir o desempenho livremente
  • Incentiva os membros da equipe a pensar sobre o desempenho em termos de um número quantificável
  • Fornece um meio mensurável de aprimoramento

Guia para um feedback construtivo

Em todas as funções de liderança, a capacidade de receber e agir de acordo com o feedback é crucial. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar suas habilidades de liderança e feedback:

1. Entenda seu objetivo ao oferecer feedback

O primeiro passo para dar um bom feedback é pensar por que você está dando esse feedback. Pode ser para ajudar a equipe a se mover mais rapidamente em direção a uma meta compartilhada ou para fortalecer os pontos fortes da equipe e abordar suas deficiências. Se você deseja fornecer um feedback eficaz, ajuda saber o que deseja realizar.

2. Escreva os comentários antes do feedback

Você pode melhorar a especificidade, honestidade e pontualidade de sua crítica escrevendo-a de antemão. Qualquer crítica que você fizer deve ter um propósito, e reservar um tempo para colocá-la no papel ajuda a garantir que você compreenda totalmente esse propósito. Assim, é possível verificar se sua opinião está clara, se é útil e se preparar para a palestra com antecedência.

3. Faça um cronograma

O feedback regular é vital. Dias ocupados ou inúmeras atividades de trabalho podem dificultar o feedback regular. A criação de um plano de avaliações semanais ou mensais pode permitir que você cumpra esse dever vital, garantindo que os membros de sua equipe saibam quando esperar informações. Um cronograma também ajuda você a ser pontual, fornecendo feedback o mais rápido possível após uma ocorrência importante.

4. Ouça as críticas

Aprender a aceitar as críticas o ajudará a desenvolver suas habilidades não apenas para fornecer um bom feedback, mas também como líder de equipe. Você pode desenvolver uma conexão mais confiável com os membros de sua equipe quando for receptivo aos comentários deles. Se o cronograma atual para coletar informações dos membros da equipe não estiver funcionando, você sempre pode tentar uma abordagem diferente, como as técnicas abordadas hoje.

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