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Três fatores principais que contribuem para a satisfação do cliente

O sucesso ou o fracasso da sua empresa depende de uma série de aspectos, e um dos mais cruciais é a satisfação do cliente. Afinal, este é um fator determinante para que ele volte a fazer uma nova compra. Neste cenário, é importante lembrar também que, com a proliferação das redes sociais, as opiniões dos […]

Giovanna Torreão

30/01/2023

satisfação

O sucesso ou o fracasso da sua empresa depende de uma série de aspectos, e um dos mais cruciais é a satisfação do cliente. Afinal, este é um fator determinante para que ele volte a fazer uma nova compra. Neste cenário, é importante lembrar também que, com a proliferação das redes sociais, as opiniões dos consumidores satisfeitos agora são ainda mais influentes do que nunca.

Existem muitos pontos que devem ser monitorados para garantir a satisfação do cliente.  Mas o primeiro passo para aumentar a felicidade dos consumidores é obter informações sobre o que causa influência.

A qualidade, o valor e o serviço que um consumidor percebe ter recebido de uma empresa são os três aspectos mais importantes na determinação de seu nível de satisfação nos dias de hoje. Use-os a seu favor para sempre impressionar seus clientes e conquistar sua lealdade. Na publicação de hoje, vamos examinar as causas mais universais de clientes satisfeitos e como melhorá-las.

Fatores que contribuem para a satisfação do cliente

Qualidade percebida

Se um consumidor comprar da sua empresa com frequência e esperar uma alta qualidade consistente, qualquer desvio será imediatamente perceptível. A satisfação cai entre os clientes quando isso acontece.

Se você estiver ciente de problemas com seus produtos ou serviços, pode tomar a iniciativa de entrar em contato com os consumidores afetados e informá-los sobre o que está sendo feito para corrigir o problema.

Valor percebido

Existem diferentes mercados e produtos que visam suprir diferentes necessidades. Se sua empresa oferece um produto de luxo, é mais provável que seus clientes sejam mais criteriosos. Por outro lado, se a proposta for ser mais acessível, eles vão esperar outro tipo de entrega.

Sendo assim, quando sua empresa consegue identificar quando as necessidades de um cliente não foram satisfeitas por seu produto ou serviço, fica mais fácil tomar medidas corretivas antes que eles entrem em contato.

As pesquisas de satisfação têm um papel importante neste quesito. Se um consumidor reclama que o produto não correspondeu às suas expectativas, é importante avaliar a situação.

Serviço Percebido

O atendimento ao cliente é um ponto que faz toda a diferença na satisfação. Eles tiveram uma recepção calorosa? Com que rapidez eles foram atendidos?? Será que eles perceberam uma disposição negativa da parte dos atendentes?

É fácil supor que compensar uma experiência decepcionante – como ser relapso na hora da venda – com outra boa – como entregar o pedido rapidamente – seria suficiente. A chave para aumentar a satisfação do cliente com sua empresa, no entanto, é perceber que mesmo uma única etapa insatisfatória do processo pode ter um impacto significativo na retenção.

A gestão eficaz da empresa exige avaliar e corrigir regularmente quaisquer pontos fracos. As pesquisas de satisfação do cliente são a chave para desbloquear essas informações. Você pode aprender como refinar seu processo, fornecer melhor treinamento para a equipe, apresentar uma frente unificada ou se debruçar sobre o feedback dos clientes que tiveram experiências negativas.

Como tomar medidas para garantir a satisfação do cliente

É crucial que cada empresa se familiarize com os fundamentos da satisfação dos seus clientes e os métodos para aumentá-la. Saber onde sua empresa falha na perspectiva de seus clientes pode permitir que você implemente métodos eficazes para aumentar a satisfação.

A empresa precisa tomar a iniciativa depois de identificar os elementos que influenciam a satisfação do cliente com sua empresa. Se você deseja evitar que os clientes fiquem insatisfeitos com seus produtos ou serviços, uma etapa proativa é criar um “manual” para lidar com reclamações comuns. 

O índice de satisfação do cliente e, portanto, o valor da vida útil do cliente, pode ser aumentado usando as táticas mencionadas. Agora, confira nossas recomendações para tomar a iniciativa de garantir a satisfação dos clientes:

Faça pesquisas de opinião com seus clientes

Clientes insatisfeitos reclamam rapidamente. Pessoalmente com seus colegas, no Google, nas redes sociais ou em pesquisas de satisfação do cliente. Os clientes que estão decepcionados com uma experiência podem ser persuadidos a participar de pesquisas em troca de uma chance de ganhar produtos ou serviços em condições especiais, fornecendo informações valiosas para a melhoria da empresa.

Treine sua equipe para lidar com reclamações

É crucial fornecer a um cliente insatisfeito a chance de expressar suas preocupações diretamente a um gerente, se seu time perceber que ele está fazendo isso enquanto ainda acontece o atendimento. Todo mundo gosta de ter suas opiniões ouvidas.

Ofereça incentivos para os funcionários

Os vendedores e atendentes devem dedicar toda a sua atenção a cada cliente com o qual interagem. Mas não é assim que as coisas costumam funcionar. Sendo assim, fornecer incentivos para que os funcionários satisfaçam os clientes aumenta a probabilidade de que eles o façam em todos os setores.

O uso de bônus financeiros vinculados a um certo número de pesquisas de feedback positivo do cliente tem se mostrado um motivador eficaz tanto para as empresas quanto para seus funcionários.

Forneça ferramentas à sua equipe

É crucial fornecer à sua equipe as ferramentas necessárias para satisfazer um cliente. Os recursos podem incluir respostas pré-escritas e descontos para seus consumidores.

Com a plataforma ChatGuru, empresas e clientes podem ter trocas de informações mais proveitosas. A nossa tecnologia permite que sua empresa crie e mantenha seu próprio chatbot. Ao simplificar os processos internos usando o ChatGuru, sua empresa pode fornecer um serviço mais exclusivo e interessante para seus clientes, aumentando a satisfação deles.

Na prática, a plataforma de software ChatGuru examina as consultas de atendimento ao cliente recebidas e as encaminha para as equipes relevantes para uma investigação mais aprofundada. Não haverá necessidade de reter transações enquanto os clientes esperam para serem atendidos. Você pode ter uma comunicação constante e ininterrupta com sua clientela com nosso serviço.

Marketing, vendas e suporte ao cliente são apenas algumas das tarefas relacionadas à comunicação que podem ser automatizadas de maneira fácil e flexível com a ajuda do ChatGuru para WhatsApp.

Ao mesmo tempo, a partir da automatização de etapas da comunicação da sua marca, sua equipe estará livre para se concentrar em tarefas mais importantes, como encontrar respostas sofisticadas para problemas, criar novas ideias inovadoras e implementar estratégias de longo prazo. A moral da equipe aumentará, levando a uma maior produção.

A utilização da nossa plataforma proporcionará várias vantagens à sua equipe. Eles economizarão tempo graças às ferramentas de respostas rápidas, rodízio automático de atendimento, funil inteligente e campanhas direcionadas. 

Tudo isso dentro do WhatsApp, que é de longe o aplicativo mais utilizado no Brasil. 

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