Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Dicas de como construir um chatbot

Não é segredo que os chatbots revolucionaram o mundo do marketing e comunicação empresarial. Usando a tecnologia, eles são capazes de oferecer um atendimento ao cliente mais sofisticado e otimizar seus esforços, promovendo negócios e ofertas sob demanda e de forma personalizada para seus clientes. Se você deseja começar a construir um chatbot para sua […]

Giovanna Torreão

14/08/2022

chatbot

Não é segredo que os chatbots revolucionaram o mundo do marketing e comunicação empresarial. Usando a tecnologia, eles são capazes de oferecer um atendimento ao cliente mais sofisticado e otimizar seus esforços, promovendo negócios e ofertas sob demanda e de forma personalizada para seus clientes. Se você deseja começar a construir um chatbot para sua empresa, confira aqui dicas de como construir um bot com o ChatGuru para torná-lo um sucesso.

1. Defina o objetivo do seu chatbot

Na hora de criar um chatbot, a primeira etapa a se pensar é o problema que você deseja solucionar. Então, elenque todas as suas preocupações, as divida em categorias e classifique as questões por urgência. Com essas informações em mãos, será mais fácil criar uma estratégia de solução de problemas que se concentre nos pontos que mais importam para você.

2. Decida o meio de comunicação que você usará

Agora, é hora de escolher onde seu chatbot será hospedado. Aqui, precisamos destacar alguns dados importantes. Primeiramente, de acordo com a pesquisa Business Messaging Research Study (2020), da Meta, antiga Facebook, 75% dos entrevistados desejam se comunicar com as empresas através de mensagens, da mesma forma como fazem com amigos e familiares.

Outro fator que deve ser levado em conta é a popularidade da plataforma. O relatório Managing customer conversations at scale with the WhatsApp Business API, do Sanuker, apontou que 68% dos usuários consideraram o WhatsApp o método mais fácil de entrar em contato com uma empresa e 64% dos consumidores disseram que era improvável ou muito improvável fazer o download do aplicativo de uma marca.

Neste sentido, o WhatsApp é o aplicativo ideal para a integração de um chatbot para atendimento ao cliente. O mensageiro é o APP mais aberto durante o dia (54%), o que mais se gasta tempo (27%) e está presente em 54% das telas iniciais dos smartphones, de acordo com a pesquisa “Panorama”, conduzida pela Mobile Time and Opinion Box. 

A API do ChatGuru para o WhatsApp Business permite a integração do seu número em uma plataforma repleta de recursos poderosos que vão ajudar a otimizar o trabalho dos seus agentes humanos. Além dos chatbots, que são capazes de automatizar diversas etapas da comunicação empresarial, a nossa solução conta com o funil inteligente automático, as campanhas personalizadas, as resposta rápida, anotações internas, entre outras ferramentas. 

Para conhecer todas as ferramentas do ChatGuru, acesse AQUI.

3. Crie KPIs para seu chatbot

Depois de selecionar o objetivo e a plataforma ideal para o seu chatbot, é hora de definir as metas do seu ajudante virtual. O seu bot pode visar a geração e nutrição de leads, a resolução de dúvidas e a satisfação do cliente, por exemplo.

A eficácia do seu chatbot pode ser avaliada usando uma variedade de indicadores. Sessões abertas, bate-papos concluídos ou leads coletados são alguns exemplos do que constitui uma métrica. Não há limite para o que pode ser alcançado. 

No ChatGuru, a sua empresa pode monitorar de perto a performance do chatbot. A nossa tecnologia encaminha todos os dados de consumo, comportamento e avaliações para um ambiente que possibilita a geração periódica de relatórios.

Com todas essas informações em apenas um só lugar e em um formato de fácil compreensão, sua marca poderá ter vários insights cruciais sobre como aprimorar a experiência do consumidor e procurar incentivar comportamentos específicos do público, o que resultará em estratégias mais assertivas.

4. Planeje o roteiro da sua narrativa de chatbot

Quando se trata de criar um conto de chatbot consistente e assertivo, é preciso ter atenção no roteiro. Com seus objetivos em mãos, esboce uma narrativa do contato de um chatbot com os clientes.

Ao projetar uma experiência do usuário, pense em todas as etapas que eles terão que seguir para chegar até o objetivo final. Tenha sempre em mente a importância dos clientes resolverem suas preocupações rapidamente.

Neste ponto, não importa se você usa o chatbot para coletar e-mails de consumidores ou fornecer serviço de suporte fora do horário comercial, ele deve explicar constantemente e desde o início como ele pode ajudar seus usuários.

As mensagens que são muito longas para uma saudação devem ser planejadas para seguir a mensagem de boas-vindas. Seu chatbot deve ser capaz de dizer ao seu cliente o que ele pode e o que não pode fazer.

Evite também fazer muitas perguntas de qualificação. Elas têm o potencial de fazer seu consumidor perder o interesse de conversar mais com você. Em vez disso, você deve usar uma quantidade objetiva de conteúdo e imagens atraentes para seduzi-los a permanecer.

Para manter seu chatbot engajando e aumentar o fluxo de conversação, aqui estão algumas dicas e táticas que ajudarão você a tirar o máximo proveito:

Use emoticons: as respostas do seu chatbot não devem ser apenas gramaticalmente corretas, elas precisam passar emoção. Uma forma de passar personalidade e humanização está nos emojis. Dessa forma, o bot consegue reagir às mensagens enviadas com emoticons, para além do texto.

Navegação deve ser simplificada: o chatbot é um recurso que visa deixar o atendimento mais ágil, fácil e eficiente. Por isso, é necessário que ele seja capaz de responder e solucionar de forma rápida às demandas do consumidor. Para garantir isso, certifique-se de reduzir ao menor número possível as interações – do momento em que a comunicação é iniciada até a sua resolução -, estruture o atendimento de forma objetiva e proativa, mas que não pareça automático ou frio.

Botão menu: o botão de menu deve sempre permitir que os consumidores retornem ao início da discussão. É inevitável que os clientes mudem de ideia, solicitem mais informações ou alterem sua compra. Os usuários devem poder percorrer a história rapidamente, independentemente de suas respostas anteriores através do botão de menu que precisa aparecer em cada etapa da narrativa.

5. Tenha um suporte híbrido

O estudo “Digital Customer Care in the Age of AI”, da IBM, identificou que 80% das tarefas de rotina e consultas de clientes podem ser tratadas por chatbots.

Usando a plataforma ChatGuru, a sua empresa pode aproveitar de todos os benefícios de um modelo de atendimento híbrido. Assim, um grande volume de chamadas rotineiras pode ser filtrado e gerenciado com eficiência através dos chatbots, como estágio inicial da comunicação com o cliente.

Enquanto isso, seu time humano será acionado, com fluidez e rapidez, para resolver as situações mais difíceis, que precisam de pensamento estratégico.

Como resultado disso, a satisfação do cliente aumenta, o que, por sua vez, leva a uma melhoria na eficiência organizacional. Você poderá reorganizar a agenda de sua equipe humana e atribuir os recursos conforme necessário, graças à economia de tempo alcançada pelos trabalhadores.

Em outras palavras, a estratégia de atendimento híbrido proporciona o escalamento do serviço e, ao mesmo tempo, a redução de despesas.

ChatGuru

O ChatGuru é a plataforma ideal para automatizar a comunicação da sua empresa. Com a nossa tecnologia, você será capaz de desenvolver e gerir de forma simples um chatbot personalizado para as necessidades da sua empresa e do seu público.

Interessado em saber mais sobre os chatbots do ChatGuru e como eles podem ajudá-lo a gerenciar o relacionamento com os clientes? Visite nossa página de recursos para ver como é fácil implementar uma solução de automação em sua empresa e peça um orçamento!

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