O relatório 2020 Consumer Preferences for Conversational Commerce, da Liveperson, aponta que 85% dos consumidores gostariam de entrar em contato diretamente com as marcas. Além disso, os clientes não querem perder tempo baixando o aplicativo da sua empresa para obter o serviço de que precisam. Eles querem utilizar um aplicativo com o qual já estão familiarizados. Os dados mostram como utilizar um canal de comunicação popular como o WhatsApp pode facilitar o caminho até os seus objetivos de vendas e marketing.
A acessibilidade de atender seus clientes onde eles estão exerce um papel fundamental no envolvimento e satisfação dos consumidores. Uma estimativa do Gartner de 2021 revela que, até 2025, 40% das empresas de atendimento ao cliente terão se transformado em centros de lucro ao se tornarem líderes de engajamento digital do cliente.
Por que você deve usar o WhatsApp na sua empresa?
O WhatsApp é uma plataforma que conta com 2 bilhões de usuários no mundo, sendo 108 apenas no Brasil. O tamanho de sua base de usuários, no entanto, é apenas uma das muitas razões pelas quais as empresas devem considerar seriamente a criação de uma conta comercial na plataforma.
Entre as principais vantagens do uso empresarial do aplicativo WhatsApp podemos destacar a sua eficiência como canal de atendimento ao cliente e vendas. Nele, é possível que os consumidores interajam de forma rápida e simples – em uma plataforma familiar para eles – com a empresa. Este tipo de interação direta, 1:1, pode aumentar os níveis de fidelidade à marca, além de criar conexões mais profundas entre empresa e consumidor.
Outro ponto é em relação às possibilidades de uso. Bastante versátil, a plataforma suporta a utilização de várias técnicas e recursos a fim maximizar a receita e as conversões. Pode-se fazer entrega de ofertas personalizadas, tirar dúvidas, atuar no suporte e em estratégias de pós-vendas, a criatividade é o limite.
WhatsApp X WhatsApp Business X WhatsApp API
Tradicional, comercial e API. Essas são as três versões do WhatsApp. Entenda a diferença entre elas para saber qual deve usar na sua empresa:
WhatsApp: A grande maioria dos usuários utiliza a versão mais popular do programa de mensagens. Ela é mais limitada nos recursos.
WhatsApp Business: Esta é uma edição do aplicativo voltada especificamente para as empresas. Nela, é possível acessar uma grande variedade de recursos exclusivos para ajudar as empresas a atenderem mais e melhor os clientes.
WhatsApp Business API: A API do WhatsApp Business adiciona funcionalidades extras às contas comerciais do WhatsApp das empresas, como a possibilidade de vários agentes em uma única conta, comunicação automatizada da empresa e a inclusão de um chatbot.
As empresas pequenas se beneficiam bastante da versão WhatsApp Business. O aplicativo torna as informações da empresa mais acessíveis aos clientes e conta com recursos interessantes para negócios com uma base de clientes menor.
Empresas de médio e grande porte, por outro lado, precisam de uma ferramenta mais robusta. É aí que entra o WhatsApp Business API.
Quais os recursos do WhatsApp Business?
Gratuito e disponível para Android e iOS, o WhatsApp Business é um aplicativo criado especificamente para atender as demandas das empresas. Além das funcionalidades acessíveis na versão original do app, como envio e recebimento de mensagens de texto, vídeo, foto e documentos, essa ferramenta lançada em 2018 permite agilizar as interações com os clientes através de uma série de recursos especiais.
Confira o que o WhatsApp Business tem a oferecer!
Perfil empresarial
Você pode criar um perfil publicamente visível para sua empresa que inclua informações importantes para os clientes, a exemplo do seu site, endereço de e-mail, localização, descrição, horário de funcionamento, logotipo e mais.
Métricas das mensagens
Estão disponíveis para os usuários do WhatsApp Business alguns dados analíticos básicos sobre as atividades da sua conta. É possível acompanhar a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Respostas rápidas
Esta ferramenta foi criada para facilitar o trabalho de responder às perguntas usuais. Com as respostas rápidas, é possível armazenar e reutilizar as mensagens que mais envia. Assim, você poderá responder rapidamente as consultas solicitadas com frequência. Basta pressionar a tecla “/” no teclado, escolher uma resposta curta e enviar.
Mensagens automáticas
É possível configurar mensagens automáticas para saudação e ausência. A primeira é enviada assim que os clientes iniciam uma conversa com sua empresa. A segunda é programada para quando sua empresa está fora do horário de atendimento.
Etiquetas
Se organizar em meio a tantas conversas pode ficar mais fácil com o WhatsApp Business. A plataforma permite que você categorize seus contatos e organize-os com tags para facilitar o acesso, facilitando os planos de marketing e comunicação.
O que é o WhatsApp API?
O WhatsApp Business API nada mais é que uma versão do aplicativo permite que as empresas acessem o código da plataforma a fim de criar seus próprios recursos e integrações.
No entanto, a API do WhatsApp Business ainda é restrita. Então, se você deseja aproveitar todas as possibilidades da ferramenta, use a ChatGuru.
Nós somos um provedor de soluções com acesso à API do WhatsApp Business que conta com uma plataforma para o desenvolvimento e gestão de chatbots.
Com a nossa tecnologia, é possível automatizar diversas etapas da comunicação da sua empresa, desde o atendimento ao cliente até as vendas, passando pelo marketing.
Como melhorar a performance da sua empresa no WhatsApp?
O WhatsApp é um canal prático e ágil, que pode ser utilizado em uma grande variedade de casos de uso. Aqui, vamos destacar estão alguns pontos de atenção para as empresas que desejam fornecer um excelente atendimento ao cliente e aumentar as vendas pelo WhatsApp:
1. Responda o mais rápido possível
Um tempo de resposta curto é a qualidade mais importante de uma experiência bem-sucedida para 75% dos consumidores, de acordo com o relatório The Customer in Context, do do CMO Council.
Se você deseja saber exatamente o tempo adequado para uma resposta, as pesquisas apontam. Quando usam aplicativos de mensagens, 53% dos consumidores desejam ser atendidos em 10 minutos. Aqueles que esperaram até uma hora são 25% e apenas 4% dos clientes aceitam esperar até 24 horas. Os dados são da CX Trends 2021.
A agilidade é um dos aspectos principais do WhatsApp e é algo esperado pelos consumidores. Responder rapidamente pode garantir as vendas. Por isso, esteja atento ao tempo de resposta.
2. Utilize os vários formatos de comunicação a seu favor
O WhatsApp permite o envio de diversos formatos de conteúdo. Seus times de vendas, atendimento e suporte podem compartilhar fotos, vídeos, coordenadas GPS, GIFs, PDFs e até mesmo gravações de voz.
Esses recursos geram uma infinidade de possibilidades que vão tornar a comunicação mais eficiente. É possível, por exemplo, enviar vídeos explicativos sobre os recursos do produto para convencer o cliente em uma venda.
Ou mesmo receber imagens do seu cliente que vão ilustrar o problema que ele está enfrentando e responder com um vídeo ou PDF detalhando as instruções de solução.
Também é possível tornar a comunicação mais leve com emoticons e figurinhas. Tudo vai depender da criatividade do seu time e do perfil dos seus clientes.
3. Promova seu número de vendas e atendimento ao cliente do WhatsApp
Para colocar em prática as suas técnicas de vendas pelo WhatsApp, é preciso, antes de qualquer passo, que os clientes tenham seu número. Portanto, trabalhe na divulgação do seu contato.
Espalhe o seu número ou mesmo um link Click to Chat nas suas redes sociais, sites, e-mail e usado também em anúncios do Facebook, Instagram e Google Ads.
Com o Click to Chat WhatsApp, qualquer usuário da plataforma é capaz de iniciar uma conversa de forma rápida e fácil com o seu número de telefone, sem precisar adicioná-lo antes na sua agenda. O objetivo aqui é alcançar o maior número de pessoas possível.
Descubr como configurar anúncios de Click to Chat WhatsApp AQUI.
4. Use a tecnologia dos chatbots para WhatsApp
Graças ao WhatsApp Business API, é possível adicionar um chatbot à sua conta comercial no aplicativo.
Com este recursos, sua empresa se torna capaz de responder automaticamente a centenas de contatos simultaneamente. Isso pode economizar tempo e esforço, além de sempre garantir aos seus clientes a melhor resposta no melhor tempo.
Esse software de mensagens que simula a fala humana é capaz de engajar os clientes de forma rápida e assertiva 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Executando boas práticas de atendimento, os chatbots são capazes de encaminhar os consumidores pelo funil de vendas, suprindo as necessidades do seu público e até mesmo levar até a conversão. Isso tudo mesmo quando seu time humano de atendimento estiver offline.
ChatGuru
Os chatbots da ChatGuru proporcionam experiências de conversação envolventes e que podem superar as expectativas dos consumidores mais exigentes.
Com a nossa tecnologia, sua empresa poderá fazer negócios a qualquer hora do dia ou da noite, aumentando a eficiência de sua equipe e os níveis de satisfação e fidelidade do cliente.
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