Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Como os QR Codes podem ser usados na jornada de compra

Um progresso significativo está sendo feito em direção a um futuro em que os elementos digitais e físicos são perfeitamente fundidos. O uso de QR Codes, tecnologia desenvolvida na década de 1990, tem se mostrado fundamental para a jornada de compra da atualidade. Desde a sua criação pela empresa japonesa Denso Wave, em 1994, os […]

Giovanna Torreão

10/01/2023

QR Codes

Um progresso significativo está sendo feito em direção a um futuro em que os elementos digitais e físicos são perfeitamente fundidos. O uso de QR Codes, tecnologia desenvolvida na década de 1990, tem se mostrado fundamental para a jornada de compra da atualidade.

Desde a sua criação pela empresa japonesa Denso Wave, em 1994, os códigos de resposta rápida têm sido usados para uma variedade de propósitos. Apesar do ceticismo generalizado sobre sua utilidade no passado, essas estratégias agora são comumente usadas e consideradas fundamentais por muitas empresas. Uma prática comum no meio de pagamentos digitais é usar a câmera do telefone para decifrar os códigos.

Na realidade, a maioria dos brasileiros utiliza QR Codes para transações financeiras, segundo a Pesquisa QR Code 2022 – CMI realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo.

Você está curioso? Saiba mais sobre o potencial dos QR Codes no texto a seguir!

O uso de códigos de resposta rápida (QR) pelos brasileiros

Segundo a pesquisa, nove em cada dez internautas brasileiros conhecem os QR Codes. Ainda mais surpreendente é o fato de que 92% dessa população com experiência em tecnologia já usou seu dispositivo móvel para escanear um código deste antes.

zIe32muV E12qG15F7PWFuJZHSjFDB7vlxam0cekeCrM72oYuedjLvkObuayCkbd8YMDPCEvXsSLIMjjPCHXgxUATHkGWDgvjxKn 82R4632n32DyoywTmp7omVMwqO N1NP7LjIzrB0lmQRfX9q9DNPKVtnYSRSfASljcDOF9SUGazbKEkn59I9WvIXw ChatGuru

Fonte: Pesquisa QR Code 2022 – CMI – IM Globo / ¹Amostra: 1.544 pessoas 18+ com acesso à internet – campo on-line

O uso generalizado de tecnologias digitais em resposta à pandemia de covid-19 tem sido um fator importante na influência e disseminação da solução. Entre 2020 e 2022, mais da metade de todos os usuários (47%) viram QR Codes pela primeira vez. Além disso, 64% dos indivíduos que já haviam usado o código passaram a usá-lo com mais frequência.

As taxas de adoção permanecem fortemente correlacionadas com o status socioeconômico de um indivíduo, como é o caso de quase toda inovação tecnológica. Mais precisamente, 75% dos indivíduos da classe A, por exemplo, leem QR Codes rotineiramente. Enquanto isso, a pontuação cai para 59% quando avaliados os níveis D e E. No conjunto, a média nacional é de 63%.

No entanto, a tendência mostra que QR Code está cada vez mais integrado ao cotidiano dos brasileiros. Ao menos é o que a grande maioria das pessoas (9 a cada 10 brasileiros) acredita.

Transações baseadas em QR Code

Os QR Codes ganharam uma “nova vida” nos últimos anos. Sua função principal antes era fornecer um canal entre o usuário e uma fonte de dados. À isso foi adicionado um extenso envolvimento no processo de compra de híbridos.

Esse envolvimento é percebido ao considerar as respostas mais comuns à pergunta de por que os brasileiros usam QR Codes. As duas principais respostas têm a ver com dinheiro.

As razões mais populares de uso dos códigos QR:

  • 54% – Transação financeira para pagamento
  • 44% – Iniciar uma compra
  • 37% – Ter mais informações de produto ou serviço
  • 34% – Autenticar login em site
  • 32% – Acessar cardápio
  • 26% – Se cadastrar em promoção
  • 23% – Por curiosidade
  • 20% – Pegar recompensa exclusiva
  • 17% – Ler conteúdo extra

O fato de que 90% das vendas iniciadas por QR Code são concluídas é intrigante do ponto de vista comercial e é o segundo benefício mais citado. De fato, 23% o fazem pelo menos uma vez por semana e outros 4% todos os dias.

Esse hábito entre os brasileiros também foi confirmado por outra pesquisa. Conforme relatado no relatório “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil”, entre julho e agosto de 2022, 51% dos usuários de smartphones no Brasil usaram um QR Code para fazer uma compra. No geral, 73% usaram esse método para pagar algo, o que representa um aumento significativo em relação aos 35% de março de 2020.

Mais vendas através de comerciais de televisão com QR Code

Dada a sua importância, os QR Codes surgiram recentemente como uma grande tendência da mídia. Os anunciantes no Brasil podem usar a televisão como uma ferramenta de vendas eficaz, combinando a enorme audiência do canal com estratégias de compras diretas.

O estudo feito para a Globo também reforça as possibilidades atuais e futuras de compra na TV. Incríveis 91% dos telespectadores detectaram QR Codes em anúncios de TV, com 43% realmente escaneando-os.

Ao mesmo tempo, os resultados da Pesquisa QR Code 2022 – CMI são bastante intrigantes. Os brasileiros são mais propensos a digitalizar códigos durante seu tempo livre em casa. E 72% dos telespectadores gostam de relaxar em frente à TV, segundo Kantar IBOPE Media.

Melhores momentos para utilizar QR Codes:

  • 35% – Durante momentos de lazer em casa
  • 35% – Durante momentos de lazer fora de casa
  • 31% – Durante tarefas do dia a dia em casa
  • 31% – Durante tarefas do dia a dia fora de casa
  • 29% – Enquanto se desloca pela rua
  • 24% – Durante o horário de trabalho

ChatGuru

A utilização de plataformas de novas tecnologias é uma estratégia eficaz para se comunicar com os clientes e aprimorar seu envolvimento com sua marca ao longo do tempo. Se você deseja estabelecer uma estratégia no WhatsApp, que é a plataforma mais popular do Brasil, considere usar a tecnologia ChatGuru para melhorar suas interações com seus clientes.

Ao usar a solução oferecida pelo ChatGuru, as empresas têm a chance de aprimorar de maneira fácil e eficaz as interações que seus clientes têm com sua marca.

Se você deseja se comunicar com os consumidores em um nível mais pessoal, conquistar sua confiança e se diferenciar das outras empresas do seu setor, confira um de nossos chatbots do WhatsApp.

Devido à flexibilidade do conjunto de tecnologia que sustenta nossa plataforma, sua empresa será capaz de atender às necessidades exclusivas de cada um de seus clientes e, ao mesmo tempo, aumentar a eficácia das operações diárias. Usando o ChatGuru, você pode criar um bot capaz de agir e se comunicar com todos os seus clientes da mesma maneira que uma pessoa real faria.

A etapa inicial do processo de obtenção do atendimento incluirá a interação dos usuários com os chatbots para tirar dúvidas, agendar atendimentos e até mesmo efetuar compras.

Enquanto isso, os agentes são capazes de lidar efetivamente até mesmo com as conversas mais desafiadoras ou estratégicas com rapidez e agilidade, graças à rotação automática de respostas e ao uso de uma ampla gama de tecnologias.

A capacidade do ChatGuru de gravar todas as conversas de um usuário com o serviço, independentemente de essas conversas terem sido realizadas com um bot ou uma pessoa, é o que o diferencia de outras soluções que desempenham uma função semelhante. 

Com isso, você é capaz de entender melhor as pessoas que compõem seu público-alvo e descobrir como sua equipe e seu bot podem atender melhor essas pessoas.

Sua empresa pode se diferenciar da concorrência no mercado de várias maneiras, uma delas é fornecer um serviço superior ao oferecido pelos concorrentes. E, ao utilizar a plataforma ChatGuru, sua marca tem a oportunidade de usufruir das vantagens oferecidas pelo atendimento híbrido.

Comece a obter conhecimento sobre como expandir seus negócios imediatamente, enviando uma solicitação de orçamento com o ChatGuru!

É rápido e fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.

Faça o que mais de 5.000 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.

Quero uma proposta do ChatGuru