Vivemos em uma era em que quase qualquer informação pode ser acessada com o clique no celular e desenvolvemos a expectativa de receber satisfação imediata. Se não conseguirmos encontrar uma solução rapidamente, é nossa tendência a perder o interesse pela situação.
Inclusive, de acordo com uma nova pesquisa publicada no HubSpot, 82% dos consumidores procuram uma resposta imediata das marcas em questões de marketing ou vendas. E esse grupo classifica a resposta imediata como importante ou muito importante nos negócios com os quais lida.
Na era digital de hoje, com tudo se movendo a uma velocidade tão vertiginosa, os chatbots estão se tornando uma ferramenta poderosa e eficiente para aprimorar a experiência e aumentar a satisfação dos clientes, estando disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Uma vez que o diálogo bidirecional que ocorre entre consumidores e marcas tem um peso significativo no marketing conversacional, na publicação de hoje, vamos explicar o que é um chatbot, como ele funciona e as possíveis vantagens que um bot do ChatGuru pode trazer para sua empresa.
Confira!
Como exatamente um chatbot funciona e o que exatamente é?
Um chatbot é um software que simula o diálogo humano com outros usuários em um ambiente de bate-papo online. Os usuários podem interagir com o chatbot do ChatGuru utilizando linguagem natural para fazer e responder perguntas de forma instantânea.
A nossa tecnologia pode ser usada para uma ampla variedade de tarefas automatizadas, desde captar, segmentar e qualificar leads, reservar demonstrações de produtos, atuar no marketing, guiar os consumidores através do funil de vendas, tirar dúvidas dos visitantes e até encaminhá-los para a equipe certa, quando necessário.
Quais são os benefícios de usar chatbots do ChatGuru?
Com uma quantidade limitada de agentes humanos, é um desafio para as empresas manter a qualidade do atendimento e aprimorar a experiência quando o tamanho do negócio continua a crescer. O chatbot do ChatGuru é a solução para esse problema.
Segundo dados da Pesquisa da Intercom com 500 líderes de negócios, divulgados pela Forbes, os chatbots aumentaram as vendas em média 67%, com 26% de todas as vendas começando por uma interação de chatbots. Outro ponto de destaque é que os chatbots aceleram os tempos de resposta em média 3x e aumentam as pontuações de satisfação do suporte ao cliente em 24%.
Esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana
Os chatbots proporcionam ao seu negócio e aos seus clientes um canal de comunicação confiável e sempre disponível. Mesmo quando sua equipe de atendimento ao cliente não está disponível, você ainda pode vender para clientes em todo o mundo. Sua empresa também pode aproveitar esse tempo para orientar os clientes pela sua loja online e ajudá-los a fazer compras.
Os chatbots do ChatGuru são um canal de comunicação ininterrupto com seu público-alvo nos 365 dias do ano.
Quando os consumidores podem entrar em contato com as empresas quando e onde for mais conveniente para eles, não apenas se sentem mais satisfeitos, mas também confiam e permanecem fiéis à marca, o que, por sua vez, tem um efeito favorável nas taxas de conversão.
Conecte-se com os clientes de forma prática
Facilite o acesso à informação e esteja na plataforma de preferência dos consumidores. A pesquisa Business Messaging Research Study (2020), do Facebook, atual Meta, revelou que 75% dos entrevistados desejam se envolver com empresas por meio de mensagens da mesma maneira que se comunicam com amigos e familiares.
Juntando essa informação ao dado de que o WhatsApp é o aplicativo mais popular entre os brasileiros, o que eles passam mais tempo e o mais aberto durante o dia, não há dúvidas de que o mensageiro é a melhor alternativa para a comunicação da sua empresa.
Por isso, o ChatGuru proporciona a integração de um chatbot na conta comercial da sua empresa no WhatsApp, através de uma API.
Economia de tempo
Com ajuda da nossa tecnologia, é possível reduzir o tempo necessário para responder as perguntas ou dúvidas frequentes levantadas por seus clientes, a fim de melhorar o status de sua empresa.
Além disso, através da tecnologia ChatGuru, é possível planejar campanhas com antecedência, o que economiza tempo que poderá ser usado para outras responsabilidades.
Aumento da produtividade
Uma vez que os bots dão conta de uma série de deveres, a tecnologia da automação também permite que suas equipes se concentrem em outras tarefas mais complexas, sensíveis e de valor agregado, como responder dúvidas mais específicas, criar novas estratégias e colocar esses planos em ação.
Além disso, a plataforma do ChatGuru conta com uma série de ferramentas que facilitam e agilizam o trabalho dos agentes humanos. Entre elas, podemos destacar o cadastro de respostas rápidas e os filtros de conversas. Saiba mais AQUI.
Tudo isso, por sua vez, melhora a produtividade.
Personalização
Os dados declarados são muito importantes quando se trata de atender às necessidades específicas de cada consumidor. E devido ao fato de que o sistema de automação de marketing do ChatGuru é orientado por dados, você pode direcionar suas mensagens com um grau maior de precisão ao utilizar o nosso sistema.
O uso de chatbots permite um maior grau de personalização em geral, o que é benéfico para a qualidade da experiência que o representante de atendimento ao cliente tem. Com a tecnologia ChatGuru, as empresas são capazes de proporcionar a cada cliente uma experiência única devido à personalização, o que aumenta a fidelidade de seus clientes à marca e sua receita.
Monitoramento
A cada interação, o chatbot para WhatsApp do ChatGuru, que segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reúne e armazena uma riqueza de informações valiosas sobre seus usuários, comportamento e avaliação. Os bots do ChatGuru são capazes, inclusive, de enviar pesquisas de satisfação.
Como resultado de ter tudo em um único local e em um formato simples de entender, o gerenciamento de campanhas é facilitado pelo monitoramento e a análise de suas atividades na plataforma do ChatGuru.
Tom de voz consistente
A automação com ajuda dos chatbots do ChatGuru ajuda a sua empresa a manter a mensagem da marca consistente em todos os encontros com os clientes.
ROI (Retorno sobre o investimento) aprimorado
O comportamento dos consumidores mudou e eles agora esperam respostas rápidas e personalizadas por meio de bate-papo. Fazer isso em escala é exatamente a grande vantagem dos chatbots.
Assim, seu retorno sobre o investimento melhora com o uso dos chatbots, como resultado do fato de que seus gastos estão sendo feitos de forma inteligente e eficiente para os clientes apropriados.
Ainda segundo a pesquisa do Intercom, 35% dos líderes empresariais disseram que os chatbots os ajudaram a fechar negócios de vendas, sendo os três principais casos de uso de vendas: “coleta de informações e qualificação de leads, reserva de demonstrações de produtos e engajamento de visitantes do site.”
Reconhecimento dos clientes
Os consumidores reconhecem as vantagens distintas dos agentes automatizados. As três principais maneiras pelas quais os consumidores pensam que os chatbots superam os humanos, segundo o Intercom, são:
- Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Redução do tempo de espera
- Encaminhamento rápido para a equipe certa
ChatGuru
Automatize suas mensagens do WhatsApp usando a plataforma do ChatGuru. A nossa tecnologia permite a construção de chatbots personalizados mantendo o serviço com um toque humanizado.
O ChatGuru pode aumentar ainda mais a eficiência das operações de sua empresa, permitindo a integração a um sistema de CRM e agregando todos os dados do cliente em um único local.
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