Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

WhatsApp Business - Como Funciona e Como Usar na Sua Empresa

Muitas empresas começaram a usar o WhatsApp Business e estão se beneficiando do app. Neste artigo contamos o que é o WhatsApp para empresas e como você pode se beneficiar com o seu uso no dia a dia da sua empresa.

Fernando Cavalcanti

O que é WhatsApp Business e como usar

Ferramenta desenvolvida para ser usada exclusivamente para negócios, o WhatsApp Business teve seu lançamento no primeiro semestre de 2018.

O Whatsapp foi desenvolvido para promover a comunicação interpessoal e no mundo empresarial é uma maneira de ter os clientes em contato direto com a empresa.

Aliás, encher os clientes de mensagens, sem uma estratégia definida, não leva à lugar algum e pode não acabar bem para a relação empresa / cliente.

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Temos um artigo inteiro sobre Whatsapp Marketing que vai te ajudar bastante.

Ter essa estratégia definida constrói uma identificação com a marca, aumenta a confiança e fidelização do cliente, principalmente quando se trata de capitalização.

No artigo de hoje, veremos como funciona o WhatsApp Business e como podemos usá-lo, com dicas para melhor aproveitamento da ferramenta.

Vamos lá?

Whatsapp Business e os seus clientes

Sendo uma opção excelente para empresas, o Whatsapp Business leva a relação com os clientes a um nível maior, de forma simples.

O app pode ser baixado e instalado de forma gratuita no sistema IOS e no sistema Android.

Além dos recursos que já são conhecidos no Whatsapp, a versão WhatsApp Business libera que os usuários interajam através das ferramentas de automação de mensagens, tornando possível a interação rápida.

Whatsapp Business para empresas
Whatsapp Business - Ótima opção para comunicação empresa/cliente

Permite também que sejam classificadas as mensagens, sejam elas cobranças, agradecimentos, informações, também a criação de um perfil comercial.

Conforme o tempo foi passando, o aumento do uso das redes ficou desenfreado. Estima-se que 95% dos smartphones possuem o WhatsApp instalado e em pleno funcionamento, pois ainda é o meio mais rápido de comunicação.

No ano do lançamento do WhatsApp, uma pesquisa foi feira, e revelou que 5 em cada 6 empresas estavam utilizando o aplicativo para interagir com seus clientes, desde a resolução de duvidas até captação de clientes.

Dessa forma, a versão para empresas foi apresentada, numa tentativa de expandir o mercado de comunicação empresarial. Essa versão foi desenvolvida para pequenos negócios, pessoas que necessitavam se comunicar com eficiência.

Receber e enviar textos, vídeos, imagens, GIF’s e PDF, permite que a interação seja aprimorada, com a ajuda de ferramentas de automação de mensagens. Colaborando para o desenvolvimento mais consistente da empresa.

Funcionamento do Whatsapp Business

Nesse tópico veremos como funciona o WhatsApp Business e seus tipos.

Com a melhora para ter uma interação e comunicação com os clientes, o Whatsapp business forneceu algumas funcionalidades que o torna diferente dos demais. E algumas delas são:

  • Perfil comercial;
  • Automação de mensagens;
  • Etiquetas;
  • Estatísticas;

Perfil comercial

A mudança de um perfil pessoal pra o comercial permite que o usuário disponibilize informações como site, outras redes sociais, e-mail ou endereço.

É possível manter os contatos e até mesmo o histórico de conversas, porém caso queira voltar para a conta pessoal, não será possível recuperar novamente o histórico de conversas.

Automação de mensagens

A automação de mensagens permite que seja criada mensagens automáticas, tornando mais rápida a comunicação sem a necessidade de produzir novos textos todas as vezes.

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Um ótimo exemplo são as mensagens de saudação, ou as que carregam informações básicas para o início do atendimento.

Etiquetas

As etiquetas permitem que crie categorias, conversas e grupos, deixando o aplicativo organizado e consequentemente melhorando a experiência de usuário.

Dessa forma, torna possível separar clientes por pendências ou captações, demonstrativo e projetos.

Estatísticas

Nessa versão comercial, é fornecida uma série de estatísticas e análises sobre o engajamento e o alcance na comunicação entre a empresa e o cliente. 

Dessa forma é possível visualizar quantas mensagens foram recebidas, lidas e enviadas.

Dados esses que estão disponíveis para serem vistos apenas através do smartphone, não podendo ser feita pelo Whatsapp Web, pois esse formato não disponibiliza essas informações.

O que é whatsapp API?

Para empresas de grande e médio porte, é necessário usar a automação para deixar os processos cada vez mais eficientes, e trazer melhorias para os negócios.

Grandes empresas usam chatbots, que são programas que representa o atendimento humano numa conversa e são comumente usados em:

  • Engajamento de clientes;
  • Automatizar o processo de venda;
  • Automatizar o atendimento;

Graças ao desenvolvimento de chatbots que o WhatsApp business API oferece velocidade e eficiência na comunicação com os clientes.

Projetada para liberar que as empresas respondam rapidamente os clientes, a API fornece também outras informações pedidas, dentre elas:

  • Confirmação de registro, ou de presença;
  • Envio de recibos, comprovantes e recados;

Empresas grandes, já utilizam a API do WhatsApp, sendo uma solução perfeita para a conectividade com os clientes, nos momentos mais importantes da compra e venda.

Utilizar para acompanhamento de pedidos tem gerado resultados satisfatórios. Também pode ser usado para conectar membros de uma equipe com clientes, ou o envio de mensagem com sugestões para os clientes.

Empresas usando Whatsapp

O principal interesse em ter uma conta oficial, é a capacidade de fazer o atendimento de forma automática, usando os chatbots. Sendo maior ainda a necessidade caso a empresa tenha uma quantidade grande de funcionários.

Como instalar Whatsapp Business para empresas
Como instalar Whatsapp Business para empresas

Apesar de o principal interesse ser a automação de mensagens, muitos dos clientes desejam que o atendimento também seja humano, ou então, migrando do SMS para os chatbots.

Os níveis de verificação para as contas são dois: a conta comercial padrão e a conta comercial oficial. A conta comercial oficial, é conhecida popularmente como conta verificada.

Essa conta permite que o verificado fique disponível para ser visto na lista de transmissão, no grupo, no privado, no nome dos contatos, onde tem o número de telefone.

O símbolo do verificado é um selo verde, exibido em todos os locais ditos anteriormente.

Já na conta comercial padrão, o verificado fica visível apenas na visualização de contatos, com letra menor.

Sem contar que também é possível adicionar todas as informações básicas como endereço, horário de funcionamento ou atendimento.

Em tese a conta comercial libera a utilização de todas as funcionabilidades do Whatsapp business API. Exatamente igual a conta comercial oficial.

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Verificação de conta

Os critérios para verificação do WhatsApp é um mistério. Mantido em sigilo pela empresa, a liberação das regras não é aceita, pois ela é voltada exclusivamente para empresas que chamam atenção da marca.

Mesmo com suas regras mantidas em sigilo, uma coisa que é possível notar: ter o Facebook ou o Instagram verificado, não colabora para que a empresa verifique também a sua conta do WhatsApp.

Outra coisa importante é que o nome só pode ser utilizado uma única vez. Ou seja, se o nome da sua empresa for aceito, significa que nenhuma outra conta pode ter o mesmo nome.

Bem como se seu nome não for aceito, é porque já existe uma conta comercial com esse mesmo nome.

Obtendo a conta WhatsApp Business

O WhatsApp Business sendo uma ótima ferramenta de engajamento, com conteúdos importantes, e que despertem interesse, aumenta as vendas por meio de promoções e demonstrativos que melhora o relacionamento com os clientes.

Ser uma rede social com foco na comunicação interpessoal faz com que seja necessário um cuidado maior, pois deverá saber como agir com os clientes, para fidelização, e não para afastar.

Baixando o app, inserindo todas as informações da empresa, como redes sociais descrição do negócio, do produto ou do serviço que forem sendo pedidas, dessa forma garantindo a veracidade do que pretende ser oferecido.

Conhecer o público, é o principal foco quando se trata de criar uma forma de relação por meio do WhatsApp business ou API. Não adianta limitar e simplesmente enviar mensagens para os contatos sem que aja um filtro.

Identificar o cliente certo, entender seus gostos, a forma que se comunica com um todo, ajuda a falar diretamente com ela.

Entender o momento, é crucial, para que instigue ao invés de afastar, por isso o melhor é usar a versão business apenas com pessoas que já conhecem ou são consumidoras do que está sendo oferecido.

Personalizando

Entender quais são os gostos do cliente, e talvez até seus hábitos, deixa um diferencial quando o uso do WhatsApp business é feito.

Saber qual produto ou serviço o cliente já adquiriu, dessa forma é possível sugerir novos produtos que vão agradar os clientes.

Acompanhar os pedidos ou enviar notícias sobre o produto, de forma que o cliente permaneça atualizado, e consequentemente mais confiante quando se tratar da empresa.

O pós-venda é de suma importância, pois saber se o cliente se sentiu satisfeito com o que foi adquirido, perguntar como foi, ou se teve algum problema, demonstra ser prestativo também caso algo dê errado.

O WhatsApp Business é realmente necessário?

No artigo de hoje pudemos aprender como o WhatsApp Business funciona e compreender a quantidade de valor que a introdução dessa ferramenta gera para seu negócio.

Principalmente sendo uma empresa de pequeno porte, é capaz de alavancar as vendas e fidelizar mais os clientes.

Rapidez e agilidade também são pontos notáveis quando utilizado o WhatsApp business, garantindo uma interação mais animada, instigando e atendendo o cliente com a intenção de conquistar para sua empresa.

Ter a mesma linguagem do cliente faz com que as mensagens sejam trocadas com mais facilidade, interagindo com mais leveza. Por isso personalizar as mensagens de acordo com seu público torna ainda melhor a experiência.

E ai, curtiu? Caso tenha alguma sugestão, ou dúvida, comenta aqui embaixo!

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