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Como o Social Commerce está alterando a experiência do cliente

As redes sociais se consolidaram como parte importante da vida das pessoas. Neste contexto, as empresas precisaram revolucionar a forma como se relacionam com os clientes a fim de atender às expectativas dos consumidores. Mais do que expandir sua presença online e promover o relacionamento com os clientes, as redes sociais amadureceram em um novo […]

Giovanna Torreão

31/10/2022

social commerce

As redes sociais se consolidaram como parte importante da vida das pessoas. Neste contexto, as empresas precisaram revolucionar a forma como se relacionam com os clientes a fim de atender às expectativas dos consumidores. Mais do que expandir sua presença online e promover o relacionamento com os clientes, as redes sociais amadureceram em um novo canal para o comércio eletrônico. Isso é o fenômeno Social Commerce!

Na publicação de hoje, nós vamos tratar do que é o Social Commerce e a sua importância para as marcas. Acompanhe

O que é o Social Commerce?

Quando as etapas da jornada de um consumidor, que vão desde o conhecimento de um produto até a compra, ocorrem em redes sociais, dizemos que ele está engajado no Social Commerce, ou comércio social, em tradução livre para o português.

As possibilidades para as marcas são vastas: mais de 1 bilhão de pessoas usam os serviços de mensagens da Meta –  Instagram, Messenger, WhatsApp – a cada semana para interagir com contas comerciais, conforme relatado pela empresa recentemente. As visualizações mensais do catálogo de produtos de uma empresa apenas no WhatsApp ultrapassam 150 milhões. É encorajador ver tantos consumidores interessados.

A Accenture estima que, até 2025, o negócio mundial de comércio social deve valer US$ 1,2 trilhão. Ainda até 2025, estima-se que os Millennials e os membros da geração seguinte sejam responsáveis ​​por mais de 60% de todas as despesas de  Social Commerce em todo o mundo, impulsionando um crescimento significativo neste setor.

Como resultado da pandemia, consumidores de todas as idades estão mais à vontade para usar as tecnologias digitais e estão passando mais tempo nas redes sociais, inclusive para fazer compras. Isso fornece fortes ventos a favor do crescimento do Social Commerce na economia pós-pandemia.

No início, as redes sociais eram consideradas simplesmente como ferramentas promocionais. Mas agora, graças aos avanços no desenvolvimento de aplicativos, eles podem servir como um balcão único para pesquisa de produtos, vendas e atendimento ao cliente. Portanto, a rede social evoluiu para uma plataforma onde os consumidores podem descobrir, interagir e seguir empresas, tudo a partir da conveniência de seus dispositivos móveis.

O novo papel das redes sociais

As redes sociais substituíram as vitrines tradicionais na economia de hoje. O crescimento do Social Commerce apresenta às empresas um novo desafio e oportunidade: replicar a experiência na loja online, onde os consumidores passam a maior parte do tempo.

Os aplicativos de troca de mensagens móveis são importantes para tornar isso realidade. Se Facebook, Twitter e Instagram são as novas vitrines, entrar em contato com uma marca usando aplicativos de mensagens como Messenger, WhatsApp e Instagram Direct Messages é a contrapartida digital de visitar fisicamente a loja e fazer uma pergunta.

A jornada do cliente torna-se consideravelmente mais desarticulada e descentralizada à medida que mudamos de uma experiência centrada na web para uma experiência social. As marcas devem se esforçar para desenvolver uma experiência perfeita para o cliente, que leve em conta todas as plataformas pelas quais o consumidor se conecta. Tudo isso para simplificar a jornada do cliente em pontos de contato sociais e de mensagens.

Para viabilizar que sua empresa esteja disponível a qualquer hora em grande escala por um aplicativo de troca de mensagens para atacar esses compradores altamente intencionados, as empresas podem se equipar com recursos de tecnologia de conversação, como os chatbots do ChatGuru.

As vantagens do Social Commerce

Em vez de apenas visitar uma loja digital física, os clientes de empresas com presença digital podem ter diálogos individuais com os representantes da marca em várias plataformas de rede social. Agora que as marcas podem interagir com seus clientes quase que em tempo real em várias plataformas, os diálogos impulsionam o Social Commerce e ajudam a manter a fidelidade do cliente.

Através dessa estratégia, a qualquer momento durante o processo de compra, as empresas podem conversar com os consumidores, sejam consultas pré-compra sobre o status e tamanho do estoque, dúvidas durante a transação sobre devoluções ou atualizações pós-compra sobre o status da remessa de um item. 

As empresas estão recorrendo cada vez mais ao Social Commerce para manter contato com os consumidores em um mundo digital amplo e em constante mudança. Confira algumas das vantagens da estratégia:

A conveniência e a oportunidade de interação que a rede social oferece são valiosas tanto para consumidores quanto para empresas. Alguns benefícios adicionais são os seguintes:

1. Ao tornar as coisas mais fáceis para o usuário, as conversões são impulsionadas

Os clientes podem fazer compras sem sair de suas casas, escritórios ou deslocamentos, ou sem se envolver em longas conversas com vários vendedores. Eles podem permanecer na rede social que já estão usando. Os clientes podem ir desde a visualização da página de um produto até a compra em questão de cliques.

2. O uso de prova social em campanhas de marketing está se tornando cada vez mais comum

As opiniões de outros clientes são um fator importante na realização de compras. Os consumidores podem obter o que desejam e fornecer feedback honesto em um local conveniente, graças ao Social Commerce. Melhor ainda, a empresa pode usar este depoimento em seus futuros esforços de publicidade para reforçar sua reputação.

3. As informações sobre o que funciona serão melhoradas

Quanto mais tempo as pessoas passam nas redes sociais e fazem compras lá, mais se pode aprender sobre o comportamento e preferências dos consumidores. A obtenção de insights úteis para melhorar o atendimento ao cliente pode ser realizada rapidamente com a ferramenta correta. 

ChatGuru

Como resultado da proliferação do Social Commerce, estamos entrando em uma nova era nas conexões com os clientes. Os profissionais de marketing hoje precisam desenvolver fidelidade e gerar valor para os consumidores para ser capaz de ganhar a confiança – e os dados – dos clientes.

Nos dias de hoje do Social Commerce, a tecnologia conversacional é muito necessária para lidar com milhares de discussões individuais na rede social. Com o ChatGuru, sua empresa pode integrar um chatbot no contexto da experiência de compra social.

O ChatGuru consolida o atendimento ao cliente das marcas e a identificação das formas mais eficazes de comunicação através do WhatsApp, rede social checada ao menos uma vez ao dia por 99% dos usuários brasileiros.

Através da plataforma ChatGuru, é possível centralizar e gerenciar todas as conversas com clientes em escala no WhatsApp. Assim, sua empresa poderá obter os maiores benefícios possíveis dos projetos de comércio social que sua empresa realiza.

O ChatGuru vai interagir com seus clientes e transformar conversas de rede social em vendas.

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