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8 Ps do marketing: veja como aplicar na sua estratégia

Uma pesquisa da PWC constatou que 86% dos consumidores pagariam mais por um serviço superior. Ao mesmo tempo, 73% dos clientes citam a qualidade da experiência de compra como o motivo pelo qual permanecem fiéis a uma determinada marca. Assim, no mercado concorrido de hoje, mais do que apenas vender, as empresas hoje em dia […]

Giovanna Torreão

21/01/2023

8 ps

Uma pesquisa da PWC constatou que 86% dos consumidores pagariam mais por um serviço superior. Ao mesmo tempo, 73% dos clientes citam a qualidade da experiência de compra como o motivo pelo qual permanecem fiéis a uma determinada marca. Assim, no mercado concorrido de hoje, mais do que apenas vender, as empresas hoje em dia precisam oferecer uma jornada diferenciada. Os 8 Ps do marketing tratam justamente sobre isso. 

O que são os 8 Ps do marketing?

Criada pelo professor Jerome McCarthy, a ideal, inicialmente, era constituída por apenas 4 Ps, Produto, Preço, Praça e Promoção. Foi o especialista em marketing Philip Kotler que popularizou a lista expandida dos 8 Ps, formada por: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Os outros pilares foram adicionados ao mix original como resultado da digitalização das conexões e do desenvolvimento da tecnologia para tornar o marketing mais forte. Por conta disso, os 8 Ps do marketing puderam ser empregados em seu maior potencial, com ênfase no comprador e em sua experiência do início ao fim.

Por que os 8 Ps do marketing são tão importantes?

Ao utilizar os 8 Ps do marketing, a empresa estará sempre se baseando em informações a fim de potencializar seus resultados e mapear os meios mais eficientes para alcançar seus objetivos.

Através desta ideia, podem ser desenvolvidas estratégias eficazes que colocam os consumidores no centro do negócio e impulsionam a inovação com o objetivo de fornecer o melhor serviço possível.

Como usar os 8 Ps do marketing na prática?

O próximo passo é aprender as vantagens de colocar os 8 Ps do marketing em prática e como eles contribuem para o sucesso das vendas e do relacionamento de uma empresa com sua clientela.

1. Produto

O primeiro dos 8 Ps do marketing diz respeito ao produto. Entre os muitos pontos que precisam ser definidos antes que um produto possa ser oferecido a um consumidor estão seu nome, ideia, funções e as expectativas de seu mercado-alvo. A assertividade dessa definição terá um impacto significativo nas perspectivas da empresa.

Na verdade, a corporação tem que convencer o cliente de que o produto é essencial e superior à concorrência para poder ter sucesso.

O uso de redes sociais, anúncios e produção de conteúdo durante o lançamento do produto que descreva o item e de que forma ele aliviará o sofrimento do consumidor são boas maneiras de atingir esse objetivo.

2. Preço

O segundo P é o preço. Este diz respeito não apenas ao preço pedido, mas também ao valor que o cliente percebe. Determinar o preço de um produto requer estudar o mercado, aprender qual é a taxa atual para os concorrentes e saber quanto os clientes estão dispostos a pagar. Também é importante analisar vários outros fatores, incluindo custos fixos, lucros e cadeia de suprimentos, permitindo que a empresa recupere suas despesas e obtenha lucro.

3. Praça

O terceiro dos 8 Ps é de Praça, os pontos de comercialização da sua produção, sejam eles reais ou virtuais. Uma análise demográfica e comportamental do mercado-alvo, dos concorrentes e do produto é necessária para encontrar os locais de vendas ideais. A ideia é se instalar em áreas onde já existe uma demanda para um produto como o seu e onde podem ser encontradas empresas comparáveis.

Com uma ideia clara de quem são seus clientes e do que fazem, as empresas podem se estabelecer em áreas de alto tráfego de consumidores. Os varejistas digitais, por exemplo, devem fazer o mesmo ao decidir sobre a melhor plataforma de lançamento possível.

4. Promoção

A promoção nada mais é que a campanha publicitária. É a estratégia por trás da apresentação do produto ao público-alvo, seja por boca a boca, publicidade paga, orgânica ou algum outro método.

É essencial gastar com a promoção correta, que faça com que o produto pareça a solução perfeita para o problema imediato do cliente.

Neste caso, especificamente, pense sobre quais métodos de distribuição funcionam melhor, argumentos de venda, canais que o consumidor utiliza com mais frequência e melhor momento para anunciar a promoção. Assim, as empresas podem recorrer a postagens em mídias sociais, mensagens do WhatsApp, comerciais, marketing por e-mail, marketing de conteúdo e uma série de outras táticas de campanha.

5. Pessoas

Conhecer aqueles que interagem com a empresa, sejam seus clientes ou mesmo funcionários, é a essência do quinto dos 8 Ps.

A chave do tópico Pessoas é se colocar no lugar do cliente e estabelecer um relacionamento com ele. Para atingir esse objetivo, as empresas devem atender aos desejos de seus clientes, oferecendo um serviço excelente e trabalhando para aliviar seu sofrimento de todas as maneiras possíveis.

É importante lembrar que cada serviço exige um conjunto único de habilidades interpessoais. Para conseguir o efeito desejado com o produto ou serviço, é necessário ter a persona da empresa definida.

Sendo assim, certifique-se que você têm uma familiaridade íntima com seu público-alvo. Aprenda sobre seus dados demográficos, mas também suas esperanças, medos, preocupações e metas subjacentes.

Para atingir este objetivo e estabelecer conexões pessoais, as empresas podem usar uma variedade de táticas. Usar as mídias sociais, desenvolver um assistente virtual de marca, escrever material útil e fornecer canais de atendimento eficientes, por exemplo, são alguns exemplos fantásticos.

Aqui, também precisamos pensar em como recrutar, treinar e incentivar a equipe para atender o público, oferecendo a experiência ideal.

6. Processos

Os processos da empresa incluem aspectos dos procedimentos operacionais padrão, operações e metodologia. Eles contribuem para a satisfação geral do cliente com o produto e a empresa, além de incentivar a experiência do usuário mais positiva possível.

Além disso, esses são os procedimentos que ditam o que cada trabalhador deve realizar para a organização. Como resultado, podemos atingir nossos objetivos e padronizar o atendimento.

Neste tópico, a dica é pensar em maneiras de simplificar a vida do cliente, como tornar o site da empresa mais amigável e direto, por exemplo.

7. Posicionamento

O P de posicionamento está associado a como você é visto. A comunicação de uma empresa, desde o tom que utiliza em memorandos internos até seus esforços de marketing, deve representar o posicionamento da marca. Ele deve ser claro e consistente.

A questão é: como o negócio deve se apresentar ao mercado e como deve se comunicar com seu público-alvo? O que torna sua organização especial? Sendo assim, identificar os pontos fortes da empresa ajuda a elaborar uma abordagem centrada no produto para aumentar a conscientização.

8. Performance

A produção e qualidade do produto, bem como o valor que os clientes obtêm de suas ofertas, dizem respeito ao oitavo P. O principal ensinamento deste tópico é que os principais indicadores de desempenho (KPI), que serão usados para avaliar o sucesso das estratégias, devem ser claramente definidos. Será através dele que você poderá ver se sua empresa está conseguindo atingir suas metas e produzir os resultados desejados.

O primeiro passo para colocar o P de Performance em uso é decidir quais métricas serão rastreadas. O processo inclui ficar de olho em indicadores de desempenho amplos, como lucro e tamanho do ticket, bem como métricas de marketing mais específicas, como taxa de cliques e número de leads produzidos.

Quando você deve usar os 8 Ps do marketing?

Os 8 Ps devem ser incluídos na estratégia de marketing (e, por extensão, no plano da empresa) para ajudar a identificar as formas mais produtivas de atingir as metas estabelecidas. Esse método permite que as empresas façam escolhas mais informadas desde o início e também servem para verificar a viabilidade do conceito de negócio.

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O ChatGuru também é capaz de tornar sua equipe de suporte mais produtiva, o que, por sua vez, aumentará a qualidade do atendimento ao cliente e a probabilidade de fechar novas transações.

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