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5 gatilhos mentais que vão ajudar seu negócio a vender mais

Não há como negar o fato de que o cérebro humano é um órgão bastante complexo. Mesmo que sejamos indivíduos singulares e vivamos de acordo com nossas próprias convicções, nos assemelhamos em determinados comportamentos. É aí que entram os gatilhos mentais. Com ajuda de dados científicos, podemos entender mais sobre as reações inconscientes e de […]

Giovanna Torreão

09/07/2022

gatilhos mentais

Não há como negar o fato de que o cérebro humano é um órgão bastante complexo. Mesmo que sejamos indivíduos singulares e vivamos de acordo com nossas próprias convicções, nos assemelhamos em determinados comportamentos. É aí que entram os gatilhos mentais. Com ajuda de dados científicos, podemos entender mais sobre as reações inconscientes e de que forma é possível usá-las para ser mais assertivo na hora de atrair clientes para a nossa empresa.

Na publicação de hoje, nós explicaremos o que são os gatilhos mentais e mostraremos 5 estratégias que podem ser aproveitadas para transformar visitantes em leads e leads em compradores.

Tenha uma boa leitura!

Quais são exatamente os gatilhos mentais?

O primeiro passo para compreender os gatilhos mentais é entender o processo de tomada de decisão pelo qual seu cérebro passa regularmente.

Podemos começar dizendo que nem todas as escolhas que você faz são feitas com sua mente consciente. A realidade é que, mesmo antes de você fazer uma escolha conscientemente, sua mente inconsciente costuma já saber o que você vai fazer. 

Funciona da seguinte forma: uma vez que seu cérebro obtém novas informações, ele imediatamente começa a analisar e filtrar os dados. O ponto é que a informação contém uma variedade de agentes e estímulos externos, cada um dos quais pode provocar uma resposta emocional única de uma pessoa.

Dessa forma, uma ampla gama de sensações positivas e negativas, desde o prazer até a tristeza, são acionadas a partir destes estímulos.

É como um piloto automático, uma forma de conservar energia enquanto se toma decisões de acordo com suas experiências anteriores e preferências pessoais.

Cruzar os braços ou fazer notas enquanto estuda são alguns exemplos comuns de tomadas de decisão automáticas. 

Dessa forma, os gatilhos mentais consistem em recursos naturais do cérebro que permitem que algumas tomadas de decisão possam ser feitas automaticamente no dia a dia.

De que forma os gatilhos mentais ajudam no marketing digital e nas vendas?

Como vimos aqui, os gatilhos mentais são quaisquer pistas externas que são captadas e compreendidas pela sua mente inconsciente. Eles não foram usados ​​apenas como tática no marketing digital, mas também investigados na psicologia, e sua validade foi demonstrada por pesquisas científicas.

A utilização de gatilhos mentais fornece informações sobre os processos de pensamento de clientes em potencial e, portanto, ajuda você a se conectar melhor com eles.

Na prática, a ideia de usar os gatilhos mentais dentro do marketing digital têm como objetivo influenciar os clientes a tomar uma determinada decisão, guiar um comportamento. É a pista inicial que transmite um alerta de que uma oferta vale a pena, por exemplo.

Algumas pesquisas científicas apontam que certos processos – gatilhos mentais – podem desencadear o processo de persuasão, trazendo os clientes em potencial um passo mais perto de uma conversão.

Fazer uma compra, assinar um boletim informativo, colocar seu nome em uma lista de espera para um curso e checar o próximo episódio de uma série.

Apesar de eficaz, essa estratégia precisa ser usada corretamente para ser realmente bem-sucedida e cativar os clientes em longo prazo.

Gatilhos mentais mais usados em estratégias de marketing

Agora, vamos abordar alguns dos gatilhos mais usados nas estratégias de marketing e trazer exemplos práticos para a sua melhor compreensão.

1. Razão

Apesar dos sentimentos terem grande influência nas nossas tomadas de decisão, é comum que nós busquemos razões para justificar o porquê de estarmos agimos de uma determinada maneira e queremos saber quais benefícios resultarão de nossos comportamentos.

Sendo assim, um dos gatilhos mentais mais usados em estratégias de marketing é a Razão.

Através do gatilho mental da razão, você vai procurar apresentar para o consumidor por que ele deve comprar este determinado produto, bem como as vantagens que obteria como resultado da compra. É uma forma de guiar o indivíduo da necessidade que ele têm para a solução do problema.

Por exemplo:

Está cansado de perder oportunidades de emprego por não saber inglês? Através das nossas aulas online você pode se tornar fluente a qualquer hora do dia, sem sair de casa.

2. Autoridade

É normal que nós tenhamos um certo respeito e consideração por aquelas pessoas que consideramos superiores de alguma forma. Seja por hierarquia social ou apenas pela percepção de que esse indivíduo em questão tem mais conhecimento sobre um determinado tema.

Entre os gatilhos mentais também podemos destacar o da Autoridade. Nele, seu objetivo é usar uma figura de autoridade no segmento específico do mercado em que atua para atrair a atenção dos clientes e criar valor para seu público.

Existem duas possibilidades aqui, a primeira é estabelecer a sua própria marca como uma figura de autoridade. Isto pode ser feito através de um trabalho contínuo e consistente, com criação de campanhas e blogs que oferecem conteúdos relevantes e fundamentados a respeito do seu nicho.

Dessa forma, você estará desenvolvendo uma conexão confiável com seus potenciais consumidores, demonstrando um vasto conhecimento sobre o tópico em questão e deixando claro que a sua empresa está interessada em oferecer o melhor. 

Quando bem feita, a estratégia de construir autoridade pode gerar um grande lucro para sua empresa, no entanto, requer tempo.

A segunda alternativa é buscar uma figura de autoridade no setor que já seja conhecida do seu público, podendo ser uma instituição, um grupo de profissionais ou uma pessoa que tenha um trabalho notável na área.

Nos dias de hoje, um bom exemplo disto é o marketing de influência, que consiste em usar de indivíduos que realmente detêm uma posição de autoridade para um determinado grupo de clientes em potencial nas redes sociais.

Por causa da confiança que foi construída entre o influenciador e seu público, a sugestão que eles fazem funciona como um selo de aprovação da qualidade do produto que está sendo comercializado.

Se você conseguir identificar o influenciador ideal para sua empresa, poderá ter acesso a um grande número de clientes em potencial que, de outra forma, seriam muito mais difíceis de entrar em contato.

Por exemplo: 9 entre 10 dentistas indicam este enxaguante bucal.

3. Escassez

A escassez também está dentro da gama de gatinhos mentais e é responsável pela criação de valor no item em função de sua disponibilidade limitada. É o caso das pedras preciosas, por exemplo.

No marketing, o gatilho mental da escassez é usado de forma a fazer com que o cliente em potencial se sinta compelido a agir por acreditar que não terá outra chance de fazê-lo.

Os e-commerce utilizam bastante dessa estratégia mostrando, por exemplo, a quantidade restante de unidades disponíveis daquele item ou o número de pessoas que também estão visitando aquele produto.

No entanto, para que esse gatilho mental tenha algum efeito, primeiro deve haver uma escassez genuína. Quando utilizamos demais este artifício, mesmo quando não há escassez, o público logo percebe a situação e pode se voltar contra a empresa.

Por exemplo:

Apenas um quarto restante neste hotel.

4. Urgência

Quando falamos em gatilhos mentais no marketing, o componente da urgência visa estimular os clientes a efetuarem aquela compra naquele exato instante, sem muito tempo para pensar.

Mas neste ponto precisamos distinguir os gatilhos mentais da escassez e da urgência. Enquanto a escassez vincula o valor com a restrição, a urgência fala em prazo para acabar a oportunidade.

Por exemplo:

Cupom de desconto de 15% nas compras realizadas na madrugada de hoje.

5. Novidade

Pesquisas neurológicas apontam que as pessoas ficam mais propensas a agir quando querem ser as primeiras a conferir um novo produto.

O gatilho mental de novidade torna o produto mais interessante. Podemos notar que as notícias de lançamentos de novos produtos geralmente criam uma grande reação nas redes sociais.

Exemplo: Aproveite as novas funções do novo iPhone.

ChatGuru

Se você deseja desenvolver uma estratégia de marketing e comunicação assertiva e ágil, precisa conhecer o ChatGuru. A plataforma ChatGuru conta com uma série de soluções para aprimorar a sua experiência do cliente e otimizar o tempo de trabalho dos seus funcionários.

Fácil de usar, a nossa tecnologia permite que você coloque em prática campanhas de marketing personalizadas – e com gatilhos mentais, se assim desejar – forneça suporte individualizado e superior aos seus clientes.

Além de todos os recursos disponíveis para tornar mais eficiente o dia a dia dos seus atendentes, o ChatGuru possibilita o desenvolvimento e gerenciamento de um chatbot adaptado às necessidades do seu negócio e dos seus clientes.

Através desse recurso, sua empresa aumentará a disponibilidade e acessibilidade do suporte ao cliente, estando acessível a qualquer hora do dia ou da noite para fazer negócios.

Importante destacar que o chatbot do ChatGuru permite que várias fases de comunicação e atendimento ao cliente sejam tratadas automaticamente, gerando escalabilidade para a sua comunicação. Além de muitas outras funções potenciais, ele pode participar da captação e qualificação de leads, prestação de assistência, acompanhamento das vendas e promoção de produtos.

Nossos atendentes virtuais são simples de usar e são integrados ao WhatsApp, que é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Com o ChatGuru, os seus clientes podem se comunicar com sua empresa da mesma maneira que fariam com um agente humano no aplicativo preferido dele, recebendo respostas imediatas para quaisquer dúvidas que possam ter e sendo guiados pelo funil de vendas.

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