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3 motivos para utilizar o WhatsApp para vender

Ao longo dos últimos anos, os métodos de comunicação preferidos das pessoas mudaram significativamente e a transformação digital desempenhou um papel fundamental neste contexto. Dos telefones fixos e desktops, avançamos para os dispositivos móveis. E através deles, experimentamos as infinitas possibilidades dos aplicativos. Os mensageiros, então, vieram para acelerar e baratear consideravelmente a comunicação. No […]

Giovanna Torreão

03/03/2023

whatsapp

Ao longo dos últimos anos, os métodos de comunicação preferidos das pessoas mudaram significativamente e a transformação digital desempenhou um papel fundamental neste contexto. Dos telefones fixos e desktops, avançamos para os dispositivos móveis. E através deles, experimentamos as infinitas possibilidades dos aplicativos. Os mensageiros, então, vieram para acelerar e baratear consideravelmente a comunicação. No Brasil, o destaque do setor fica por conta do WhatsApp. A fácil usabilidade e praticidade fizeram com que este app se espalhasse rapidamente para muitas áreas da vida das pessoas.

Na publicação de hoje, você confere 3 motivos para usar o WhatsApp na sua empresa para vender. Confira!

1. 80% das organizações de atendimento ao cliente trocarão aplicativos próprios em favor dos APPs de mensagens até 2025

Apesar do fato de muitos provedores de serviços investirem recursos consideráveis no marketing de suas plataformas de serviços, os clientes têm se mostrado resistentes em adotar esse tipo de serviço de forma mais ampla. É por isso que as empresas estão mudando sua atenção das experiências de aplicativos móveis próprios para aqueles de mensagens de texto. Como notou uma das mais prestigiadas empresas de pesquisa e consultoria de TI, a Gartner, este é o futuro.

O software de troca de mensagens, de SMS a aplicativos como Facebook Messenger, WeChat e WhatsApp, teve aceitação massiva na comunidade empresarial internacional. O analista principal sênior do Gartner para a prática de atendimento e suporte ao cliente, Philip Jenkins, acrescenta que, ao mudar para uma plataforma de mensagens, os executivos da área podem aumentar a produtividade, reduzir custos, promover o autoatendimento e a eficácia digital, bem como fornecer uma experiência de usuário mais uniforme .

De acordo com o Gartner, até 2025, 80% das organizações que oferecem suporte ao cliente farão a transferência de um aplicativo próprio para outro de troca de mensagens a fim de oferecer uma melhor experiência para seus clientes. E até 2025, um total de 40% das empresas no setor de atendimento ao cliente terão lucro graças aos seus esforços para se tornarem os verdadeiros impulsionadores do envolvimento do consumidor digital do setor.

A pandemia do coronavírus teve um grande impacto nos hábitos dos clientes. Eles passaram a desejar ainda mais a facilidade de usar os aplicativos de mensagens que já conhecem e adoram. Um terço de todos os clientes prefere não interagir com um vendedor, de acordo com o relatório Future of Sales, do Gartner. Para os consumidores millennials, no entanto, o número sobe para 44%. 

O atendimento se transformará de um centro de custos para um gerador de receita como consequência da ênfase crescente no relacionamento e na experiência completa do cliente. O Gartner aponta em sua análise que é mais provável que o departamento de atendimento ao cliente forneça novos resultados de negócios graças ao suporte de objetivos revisados, KPIs e estruturas organizacionais.

2. 99,2% dos smartphones brasileiros têm WhatsApp

Nos últimos sete anos, semestralmente, a Mobile Time e Opinion Box realizam um estudo chamado Panorama para saber mais sobre como os brasileiros usam os aplicativos de mensagens mais populares. Os dados da pesquisa confirmaram o status do WhatsApp como o aplicativo de mensagens preferido do Brasil. A grande maioria dos dispositivos móveis (99,2%) no país já possui o aplicativo carregado.

A popularidade dos principais mensageiros

  • 99% WhatsApp
  • 86% Instagram
  • 70% Facebook Messenger
  • 65% Telegram
  • 12% Signal

(% da base de smartphones que tem cada app instalado)

Além disso, a proporção de usuários do WhatsApp que usam o aplicativo com mais regularidade aumentou três pontos percentuais apenas nos últimos seis meses. Quando comparado com outras plataformas, o mensageiro é utilizado pela maior porcentagem de usuários (88%) de forma diária. O Instagram vem em um distante segundo lugar com  67%, seguido pelo Telegram com 28%, e depois pelo Signal com 17% e Facebook Messenger com 16%.

A frequência de uso dos aplicativos estudados para leitura e envio de mensagens foi utilizada como parâmetro de lealdade. Da mesma forma, 95% dos entrevistados acessam o WhatsApp diariamente ou quase diariamente, colocando-o na liderança.

Por outro lado, há 4% de chance dos usuários deletarem o WhatsApp de seus telefones. Entre os usuários de smartphones, o Instagram também apareceu com 4%, o Telegram registrou 17%, o Facebook Messenger somou 29% e o Signal, 39%.

A importância das empresas usarem aplicativos de mensagens para se conectar com seus clientes também está aumentando. A grande maioria dos clientes opta por entrar em contato pelo WhatsApp (81%). Quando comparado ao Instagram, que atingiu apenas 66%, a plataforma está bem à frente.

A grande maioria dos clientes confia nesses meios para obter informações sobre produtos, atualizações de vendas e suporte técnico. Assim, 80% dos entrevistados indicaram que usam a plataforma para tirar dúvidas/pedir informações.

Além disso, daqueles que fazem negócios com uma empresa pelo WhatsApp, 72% conseguem algum tipo de assistência ou suporte técnico, e 56% chegam a concluir a transação.

3. Aumento do uso de chatbots

Seguindo o exemplo do sucesso dos sites, as empresas estão começando a usar chatbots e outras interfaces de conversação dentro de aplicativos de mensagens para estabelecer sua marca e interagir com os consumidores.

A pesquisa Panorama também mostrou que os chatbots são amplamente utilizados no Brasil e que os clientes brasileiros estão satisfeitos com essa forma de atendimento automatizado. Depois de lançar sua API, o WhatsApp imediatamente se tornou um dos canais mais populares para oferecer suporte automatizado baseado em chatbot.

Como esperado, os resultados da pesquisa seguiram a tendência de popularidade do app: 89% dos usuários brasileiros do WhatsApp relataram ter sido atendidos por um robô em uma conversa comercial dentro da rede.

Ao olhar para diferentes faixas etárias, fica claro que as gerações mais jovens estão mais familiarizadas com a função bot do WhatsApp.

Usuários entre 16 e 29 anos representam 92% de todos os usuários de aplicativos que já conversaram com um chatbot. Praticamente empatados, 91% dos indivíduos entre 30 e 49 anos também responderam afirmativamente. A partir dos 50 anos, há um declínio para 81%. Além disso, os entrevistados das classes A e B foram os que mais se comunicaram com um robô no WhatsApp, com 91%, seguidos pelas classes C, D e E, com 88%.

Quando comparado com seus concorrentes, a adoção comercial de chatbots pelo WhatsApp é muito maior. Menos da metade dos entrevistados relataram interagir com um bot através do Messenger. A rede social, membro da família de serviços Meta, foi a primeira a fornecer uma API com suporte a bots em 2016.

Em terceiro, 33% dos usuários do Telegram podem se relacionar com isso como um problema anterior. Em comparação com outras plataformas populares de rede social, o Instagram Direct tem a menor penetração de serviços automatizados, com apenas 29% dos usuários envolvidos com bots.

ChatGuru

Os números deixam claro que o WhatsApp é uma ferramenta vital para fazer vendas e fechar negócios. O ChatGuru foi criado com o objetivo de aprimorar a experiência de atendimento ao cliente e otimizar a saída comercial, conectando empresas com seu público-alvo no Brasil por meio do aplicativo de mensagens mais popular, o WhatsApp.

O software de conversação do ChatGuru pode ser o primeiro ponto de contato com o consumidor, tirando suas dúvidas e orientando-o no processo de compra sem que ele tenha que esperar na fila, o que pode levá-lo a desistir da compra. Como resultado de nossa tecnologia, sua empresa agora pode se comunicar com seus clientes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Conectar sua conta comercial do WhatsApp ao ChatGuru permite que você aproveite todos os recursos poderosos de nossa plataforma, incluindo chatbots, respostas rápidas, rotação de atendimento ao cliente, funil inteligente automatizado e campanhas personalizadas. Tudo o que sua empresa precisa para dimensionar seu serviço de suporte sem comprometer a qualidade.

Nosso software também gera relatórios mensais em qualquer formato que você desejar. É possível obter as informações de rastreamento em seu e-mail ou WhatsApp, definindo os critérios ideais para suas necessidades. Com isso, sua empresa pode se beneficiar do uso do ChatGuru para aprimorar suas estratégias de marketing e vendas.

A integração entre o ChatGuru e seu software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) existente pode ajudar sua empresa a economizar ainda mais tempo e esforço.

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