Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa: Como Usar a seu Favor

Introdução A pesquisa qualitativa e quantitativa são abordagens bastante utilizadas quando o assunto é pesquisa de mercado. Cada uma dessas metodologias proporciona uma perspectiva única para compreender fenômenos, seja explorando nuances subjetivas ou quantificando padrões objetivos.  Nesta jornada de pesquisa, adentramos nas características distintas dessas abordagens, revelando as particularidades que influenciam a obtenção de conhecimento […]

Giovanna Torreão

21/12/2023

pesquisa qualitativa e quantitativa

Introdução

A pesquisa qualitativa e quantitativa são abordagens bastante utilizadas quando o assunto é pesquisa de mercado. Cada uma dessas metodologias proporciona uma perspectiva única para compreender fenômenos, seja explorando nuances subjetivas ou quantificando padrões objetivos. 

Nesta jornada de pesquisa, adentramos nas características distintas dessas abordagens, revelando as particularidades que influenciam a obtenção de conhecimento em cada uma delas. Boa leitura!

O que é Pesquisa Quantitativa?

pesquisa qualitativa e quantitativa o que é

A estatística é a espinha dorsal do estudo quantitativo. Por isso, o objetivo da pesquisa quantitativa é fornecer evidências empíricas para apoiar suas hipóteses, determinando a frequência com que certos eventos ocorrem e o valor médio gasto em vários produtos, serviços e atividades.

O que é Pesquisa Qualitativa?

Já os estudos qualitativos investigam frequentemente as motivações, atitudes e comportamento dos indivíduos. Como não é numérica, a sua compreensão virá de formas verbais e narrativas, como indivíduos discutindo suas experiências e dando seus pensamentos.

No caso das pesquisas qualitativas, você acaba trabalhando com um tamanho de amostra um tanto pequeno. Entrevistas individuais, grupos focais e fóruns de discussão online são lugares comuns para obter dados brutos para este tipo de estudo.

Este é um método fantástico para obter conhecimento em primeira mão, por exemplo, como um consumidor vê sua oferta de valor ou como suas opiniões estão mudando.

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa: Vantagens e Desvantagens

Existem vantagens e desvantagens na pesquisa qualitativa e quantitativa. Nesse sentido, a melhor escolha dependerá da natureza da informação que você deseja descobrir.

Vantagens de Conduzir Estudos Qualitativos

Aprender os Pontos Mais Profundos

Pensar, sentir e fazer podem ser dissecados com o uso de uma estratégia de pesquisa qualitativa. Isso permite que você investigue o “porquê” das coisas. Esta é uma informação inestimável para descobrir o que move os clientes e a sua motivação.

Iniciar a Conversa

pesquisa qualitativa e quantitativa conversa

A beleza da informação qualitativa é que ela dá aos entrevistados o espaço de que precisam para elaborar as nuances de sua experiência. Conversas como essa podem lançar luz sobre ângulos de investigação anteriormente negligenciados.

Capacidade de Adaptação

Se estiver empregando uma abordagem qualitativa, você pode ajustar suas perguntas rapidamente em resposta aos dados que está coletando. Se você explora um tópico intrigante, ainda há muito espaço para explorar mais. Agora se sua pergunta ainda não está levando você a lugar nenhum, tente reformulá-la.

Desvantagens dos Estudos Qualitativos

Amostragem Menor

A profundidade da análise qualitativa é desejável, mas aumenta o tempo necessário para concluir a investigação. Como requer muito tempo e esforço, é natural que você só possa ter um número limitado de conversas. Inclusive, há uma boa chance de não conseguir pesquisar quantos indivíduos gostaria.

É Mais Desafiador Extrapolar os Resultados

Devido ao tamanho limitado da amostra na pesquisa qualitativa, é mais difícil generalizar os resultados para a comunidade em geral.

Pesquisador Qualitativo Qualificado

As respostas em uma pesquisa qualitativa podem ser distorcidas pelo tom de voz do entrevistador, sua familiaridade com o assunto e até mesmo a sequência em que as perguntas são feitas. 

A qualidade da informação obtida por meio de entrevistas e grupos focais é altamente dependente da competência dos pesquisadores que as conduzem.

Não Existe Privacidade

Nem todo mundo fica completamente à vontade para revelar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos a qualquer um e a todos em um determinado momento. Alguns assuntos são tabus, principalmente, em um ambiente desconhecido, como um bate-papo individual ou um debate em grupo.

Nesse caso, os resultados de sua pesquisa serão distorcidos porque aqueles que não se sentem à vontade podem optar por reter certas informações, por medo de serem criticados ou ridicularizados. Para que os indivíduos participem de uma pesquisa quantitativa, o anonimato pode ser essencial.

Vantagens dos Estudos Quantitativos

Amostras Maiores

pesquisa qualitativa e quantitativa amostras

Uma amostra maior e mais representativa de indivíduos pode ser estudada e suas opiniões analisadas com o uso de uma pesquisa quantitativa. Você pode extrapolar suas descobertas para uma população maior com maior confiança.

Precisão

Os estudos quantitativos geralmente incorporam menos fatores. Na maioria dos casos, os entrevistados fornecem o que chamamos de respostas “fechadas”, como: sim/não ou múltipla escolha. 

É Mais Rápido

Para entrar no domínio da automação, a coleta de dados quantitativos é um primeiro passo necessário. Ao realizar pesquisas online ou em dispositivos móveis, você pode evitar a contratação de um pesquisador humano. Estes podem entrevistar simultaneamente milhares de pessoas em diferentes países.

Redução de custos

As abordagens quantitativas são bem conhecidas por sua eficiência e baixo custo de operação. Em vez de realmente guiar a pesquisa, tudo o que você precisa é de uma equipe hábil para escrever as perguntas.

Problemas com Estudos Quantitativos

Sua Compreensão é Simplificada

Uma vez que esta estratégia de pesquisa depende de respostas quantitativas, você deve esperar aprender relativamente menos sobre os indivíduos que participaram do estudo. Há um elemento crucial que você está negligenciando: o contexto.

Esse problema pode ser contornado com a inclusão de perguntas “abertas”, para as quais os respondentes podem fornecer respostas escritas de forma livre, em vez de apenas marcar uma caixa. 

No entanto, isso pressupõe que os respondentes terão tempo para ler e compreender toda a pergunta. E que você também precisará de mais tempo para ler e analisar as respostas.

Restrito

Ao usar uma abordagem quantitativa, é necessário ter uma lista de opções predeterminadas para respostas, e os pensamentos, sentimentos ou ações de um participante nem sempre estarão incluídos nas respostas.

Com tão poucas opções, os entrevistados podem se sentir pressionados a dar uma resposta que não represente exatamente como elas realmente se sentem.

Beneficie-se da Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

pesquisa qualitativa e quantitativa benefícios

Existem vantagens e desvantagens na pesquisa qualitativa e quantitativa. Mas, ao combinar os dois, um processo conhecido como pesquisa de método misto, você pode melhorar significativamente a confiabilidade e a validade de seus resultados.

Confira os benefícios de usar diferentes abordagens em um estudo:

Impulsiona sua Narrativa

As descobertas de sua pesquisa quantitativa podem ser enriquecidas por dados qualitativos.

Novas Hipóteses

Opiniões reveladas por meio de pesquisa qualitativa podem ser usadas para produzir hipóteses que podem ser testadas usando uma técnica quantitativa em uma amostra maior.

Justifique o inesperado

Se você encontrar números surpreendentes, poderá utilizar dados qualitativos para descobrir o motivo.

Combinando a Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

É necessária uma estratégia bem pensada para combinar a pesquisa qualitativa e quantitativa para produzir resultados notáveis. 

Como em qualquer estudo de dados, fazer as perguntas apropriadas é crucial para obter resultados úteis. Para poder fazer as perguntas adequadas, você deve primeiro definir seus objetivos mais importantes.

Google Analytics, Data Studio e Power BI são apenas alguns exemplos das ferramentas de monitoramento quantitativo disponíveis para empresas que desejam executar estudos com foco no ROI. As principais métricas de desempenho, incluindo visitas ao site, tempo na página, tráfego de mídia social, número de leads e receita, podem ser facilmente descobertas com a infraestrutura certa instalada.

Isso deve ser complementado por dados qualitativos coletados de entrevistas com clientes, pesquisas, estudos de caso e afins para obter uma imagem mais completa de como as pessoas realmente se sentem em relação à sua marca.

Conte com o ChatGuru!

Presente em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp vem se destacando como a plataforma ideal para a realização de pesquisa qualitativa e quantitativa. Isso porque, essa plataforma é aberta várias vezes durante o dia, além de já ser amplamente utilizada como forma de interação e atendimento pelas empresas.

Para facilitar ainda mais a sua estratégia de pesquisa, a ChatGuru pode facilitar o desenvolvimento de métodos eficazes para medir a satisfação dos usuários através do WhatsApp. O nosso chatbot pode ser configurado para enviar e coletar questionários no momento certo da jornada do seu cliente.

ENn18ozuM2mN fVlgJnbssh GLuUWKX82DBc04mJC0M00IhKWKbYKxCMO5BfsChQg3k jO9tVPAZUguUGfb3z32FsmKIn4FGCvXN4gQn0VPDeiMHTQ3q5WMKJnhn4Y ChatGuru

O ChatGuru possui uma tecnologia que permite à sua empresa apresentar um sistema de feedback de última geração, eficaz e personalizado para seu público e marca, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Mas vale destacar que o envio de pesquisas é apenas uma das inúmeras tarefas que podem ser automatizadas com nosso sistema. Mesmo que haja centenas de tópicos ativos ao mesmo tempo, o ChatGuru fornece suporte oportuno 24 horas por dia.

Solicite já um orçamento ChatGuru!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.

Faça o que mais de 3.000 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.

Quero uma proposta do ChatGuru