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O que é e-mail marketing? Veja definição e práticas recomendadas

Giovanna Torreão

O trabalho de envolver e estabelecer uma relação com os clientes requer consistência e persistência. Neste sentido, o e-mail marketing tem um papel fundamental na aproximação do cliente com a marca e na conversão de leads. 

Dados divulgados pela Campaign Monitor revelam que, por dez anos consecutivos, o e-mail é o canal que gera o maior ROI para os profissionais de marketing. Para cada US$ 1 gasto, o e-mail marketing gera US$ 38 em ROI.

No entanto, é preciso ter em mente que o mundo e o comportamento do consumidor mudaram bastante nos últimos 10 anos. Sendo assim, as empresas e profissionais do marketing precisam estar atentos para o que faz os clientes se engajarem e aquilo pode fazer com que eles se diferenciem da concorrência 

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Os números deixam clara a importância do e-mail marketing e, aqui, você vai descobrir tudo sobre essa estratégia. Confira!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing consiste em toda e qualquer comunicação de uma empresa com seus clientes ou potenciais clientes, para além de confirmações de pedidos e respostas diretas às perguntas dos clientes.

No e-mail marketing, nós podemos falar em boletins informativos com atualizações sobre a empresa e produtos ou serviços oferecidos, promoções, ofertas e marketing de conteúdo. Também é através do e-mail marketing que a empresa pode se posicionar para o seu público.

A ideia por trás do e-mail marketing é incentivar a conversão, construir relacionamentos, envolver e manter seus clientes informados sobre oportunidades. As possibilidades são mudas e os caminhos a serem trilhados nesta estratégia vai depender da sua criatividade e necessidade.

10 estratégias para o sucesso do e-mail marketing

Agora que você já sabe o que é uma campanha de e-mail marketing, é hora de entender as estratégias e práticas recomendadas para atingir o sucesso. Confira!

1. Segmente sua lista de e-mails

Conforme sua lista de contatos cresce, mais perfis de compradores aparecem. Assim, para manter a assertividade da comunicação, é necessário trabalhar na segmentação da sua lista de e-mails. 

A segmentação nada mais é que a separação dos contatos em sublistas com base em características. Para isso, você deverá estudar seu público e identificar as particularidades das suas buyer personas, a fim de envolvê-los com conteúdos  mais relevantes e bem direcionados.

As listas para e-mail marketing podem ser segmentadas levando em conta diversos fatores, desde informações demográficas, a exemplo de idade e localização, até dados dos clientes, como preferências e histórico de compras. Tudo deve ser feito levando em conta o perfil do seu cliente e da sua empresa.

Um levantamento da norte-americana ClickZ revelou que “a segmentação em um programa de e-mail é uma tática eficaz que muitos profissionais de marketing não percebem”. A empresa identificou que as mensagens de e-mail direcionadas corretamente geram três vezes a receita por e-mail das mensagens transmitidas. Segundo a ClickZ, é importante destacar que a segmentação vai além das compras anteriores, sendo necessário também considerar os seguintes fatores de segmentação:

  • Comportamento
  • Nível de engajamento atual
  • Tipos de conteúdo em que um assinante está clicando
  • Tipos de conteúdo que eles estão navegando em seu site

Conforme o estudo, uma vez que você começa a se concentrar no comportamento de seus assinantes ativos, poderá determinar para que eles estão especificamente no mercado e enviar mensagens de acompanhamento para impulsionar a conversão. 

Para saber mais sobre segmentação de clientes, acesse - Segmentação de clientes: o que é e como ela ajuda sua empresa.

2. Aposte na personalização da sua campanha de e-mail marketing

Na era da tecnologia, a personalização tem um papel muito importante em toda a jornada do cliente. Os clientes esperam que as marcas saibam quem eles são do que eles gostam. É preciso enviar a mensagem certa na hora certa para o cliente certo. Esta é a chave para o sucesso da campanha de e-mail marketing. 

Assim, todos os pontos de contato devem oferecer o máximo de personalização possível, e a máxima não é diferente para o e-mail marketing.

Seus clientes e potenciais clientes querem se sentir especiais e apreciam a empresa agrega toques pessoais à comunicação. É a atenção aos pequenos detalhes que faz a diferença, ajudando na construção de um relacionamento baseado na satisfação de confiança, podendo chegar à tão desejada fidelização.

Neste ponto, vale destacar que apenas usar o nome dos clientes no e-mail não basta. Investir em um e-mail marketing personalizado vai além. A personalização também está relacionada com o tipo de conteúdo que você vai enviar. 

Para garantir que sua mensagem será lida, certifique-se que você vai enviar o e-mail no horário correto, envie conteúdos com base no comportamento do seu cliente, com informações que eles desejam consumir, leve em conta a forma como ele se comunica e aposte numa linguagem que aproxime seu público da sua marca. 

Segundo uma pesquisa feita com compradores online dos EUA pela Harris Interactive, e-mails que contam com personalização baseada em comportamentos e preferências de compras anteriores têm maior probabilidade de aumentar suas compras como resultado. Para ser mais exato, 81% dos entrevistados afirmaram que eram pelo menos um pouco propensos a realizar compras adicionais, online ou na loja, como resultado de e-mails direcionados.

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Se você deseja saber mais sobre personalização, temos uma publicação que fala tudo sobre esta estratégia. Confira - Atendimento personalizado: entenda o que é e veja 5 técnicas para colocar em prática na sua empresa.

3. Otimize sua campanha de e-mail marketing para celular

Quando falamos em mandar a mensagem certa na hora certa, um aspecto que deve ser pensado é a plataforma que seu cliente vai receber a sua campanha de e-mail marketing. Dessa forma, devemos lembrar que do espaço dos celulares na vida das pessoas.

De acordo com o Campaign Monitor, as aberturas de e-mail em dispositivos móveis cresceram 30% de 2010 a 2015. Já conforme dados do TechCrunch, a maioria dos usuários do Gmail, mais precisamente 75%, preferem a comodidade dos smartphones na hora de acessar suas contas de e-mail.

Sendo assim, esteja atento à forma como sua campanha de e-mail marketing fica nos dispositivos móveis. Garanta a responsividade e design necessários para atrair seu público.

4. Limpe sua lista de e-mail regularmente

Você deseja realmente se comunicar com seus clientes através da sua campanha de e-mail marketing. Por isso, mantenha sempre seu banco de dados atualizado. Isso fará com que suas métricas e taxas de engajamento se mantenham altas.

Se algum lead não está interagindo com seus e-mails, uma alternativa é mandar um e-mail de reativação ou busque um segundo opt-in, tente abordagens mais interativas. 

A ClickZ orienta ainda que os assinantes inativos, aqueles sem aberturas ou cliques, devem ter sua frequência reduzida em pelo menos 20%.

5. Realize testes A/B sobre o assunto e conteúdo do seu e-mail marketing

Se você não está tão certo sobre o caminho que deve tomar na sua campanha de e-mail marketing, uma boa saída é fazer testes A/B.

Para otimizar seu trabalho, envie duas variantes de assunto, formatos e conteúdo para dois grupos separados de clientes. Assim, você conseguirá comparar os resultados das campanhas, saber qual obteve melhores resultados e aprimorar a percentagem de aprovação, achando o que funciona mais para o seu público.

ChatGuru

Com o avanço da tecnologia, os clientes se tornam ainda mais exigentes, buscando sempre comodidade na hora de fazer negócios. As soluções de autoatendimento surgiram como uma forma de oferecer praticidade e agilidade para clientes e empresas. Os chatbots vieram para revolucionar o relacionamento com o cliente. Com eles, os consumidores têm a liberdade de tirar suas dúvidas rapidamente e por conta própria.

Esse software de mensagem pode simular a fala humana em uma conversa com os usuários, facilitando a resolução de problemas e a busca por informações. Facilitando a vida do cliente e reduzindo o volume de casos para as equipes de atendimento das empresas

Os chatbots da ChatGuru fazem com que sua empresa esteja disponível a qualquer hora do dia ou da noite. Integrados à sua conta comercial do WhatsApp, eles oferecem a familiaridade de um dos mais populares aplicativos de mensagem, enquanto garantem a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário e no menor tempo. Ou seja, com a nossa tecnologia, você será capaz de fomentar a satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da equipe de atendimento.

A tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Ficou interessado? Peça um orçamento agora!

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