Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Mad Men: 3 lições que vão ajudar você a compreender melhor o mundo do marketing

Mad Men, que foi ar entre os anos de  2007 e 2015, conta a história de Don Draper, o diretor de criação de uma agência publicitária

Bruna Oliveira

Presente na vida das pessoas diariamente, o marketing é uma estratégia que abrange processos maiores do que apenas o ato de vender um produto ou serviço.

Isso porque para conseguir chegar até o público-alvo e atrair a sua atenção, uma empresa tem que desenvolver um trabalho que envolve planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado.

Todo esse universo, somado à  publicidade, é apresentado ao público por meio da série norte-americana Mad Men, que foi ar entre os anos de  2007 e 2015 e conta a história de Don Draper, o diretor de criação de uma agência publicitária.

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Veja também: Desvende os mistérios do Marketing Digital com o podcast Marketing Digital do Zero

Lições de marketing aprendidas com Mad Men

Criada por Matthew Weiner, a série Mad Men: Inventando Verdades (título no Brasil), conta com 7 temporadas em que retrata o elegante e milionário mundo da publicidade dos anos 60 e acompanha a vida pessoal e profissional do protagonista, um dos mais brilhantes nomes da área.

Na trama, que mostra o dia a dia dos trabalhadores de agências publicitárias, é possível detectar algumas lições sobre marketing e publicidade que devem ser utilizadas pelas empresas até hoje. Conheça 3 delas:

1. Faça pesquisa de campo

Observar fatos e fenômenos que corroboram para o consumo de algum produto ou contrato de um serviço é importante para compreender melhor o comportamento de consumo do cliente. Para que isso ocorra, contar com uma pesquisa de campo é essencial.

Em Mad Men, Peggy - uma das personagens que possui mais destaque na série - aplicou a técnica entrevista semiestruturada para fazer uma pesquisa de campo com os clientes do Burguer Chef.

Leia mais: Aprenda a usar estratégias de venda na internet com o livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital

2.  Converse com as pessoas

Conversar com as pessoas é essencial para que você possa entender o que as motivou a fazer a compra de um produto ou a contratar um serviço. Além disso, por meio da ação, também é possível entender o que elas desejam e utilizar essas informações para criar estratégias de marketing.

Já em sua primeira cena, a série mostra Don em um restaurante, onde ele começa a perguntar ao garçom que faz o seu atendimento, informações sobre o cigarro que ele fuma e por qual motivo opta por aquela marca.

3. Pense fora da caixa

Explorar ideias criativas e incomuns é de suma importância para se diferenciar dos seus concorrentes e atrair o olhar do público com soluções inovadoras.

Uma das campanhas de sucesso desenvolvidas em Mad Men é para a marca Kodak, na qual Don opta por explorar as boas memórias que podem ser resgatadas com a fotografia, usando, assim, a nostalgia a seu favor.

Onde assistir Mad Men?

Se você ficou interessado em assistir Mad Men, saiba que há duas formas de assistir uma das séries mais aclamadas pela crítica. Atualmente, a série está disponível no HBO Max e no Globo Play. 

Gostou do conteúdo? Navegue mais pelo Blog Guru e encontre mais dicas de marketing e ferramentas!

Conheça o melhor sistema de Automação Para WhatsApp, o ChatGuru!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Número do seu celular com DDD

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.
Faça o que mais de 2.500 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.
Quero uma proposta do ChatGuru
Natura
Sococo
Volks Alemanha
J.Simões
Mundo Pet
Big
MaxMilhas
Ibmec
PUC Rio