Índice
Introdução
A inovação aberta vem se tornando uma prioridade para as empresas, principalmente após a pandemia. Apesar do assunto ser novidade, este não é um conceito novo. Ele existe há pelo menos 20 anos.
Os CEOs demoraram a dar atenção a uma tese inicialmente proposta por um professor universitário até que, recentemente, a transformação digital e a era das startups passaram a vigorar.
No artigo de hoje, vamos explorar o que é inovação aberta e por que ela é mais importante do que nunca. Examinaremos modelos que você pode experimentar para impulsionar o crescimento e a mudança em sua empresa e discutiremos suas principais vantagens, tipos e instâncias de uso.
O que é Inovação Aberta?
A inovação aberta é uma abordagem que envolve a colaboração e o compartilhamento de ideias, recursos e conhecimento entre diferentes organizações, como empresas, universidades, instituições de pesquisa e indivíduos.
Ela se baseia na premissa de que as melhores ideias e soluções podem surgir de fontes externas e que a cooperação e a troca de informações podem impulsionar a inovação de forma mais eficaz do que a busca isolada por soluções internas.
A inovação aberta pode ocorrer por meio de parcerias, programas de aceleração, hackathons, competições e outras iniciativas que visam a integração de conhecimentos e a geração de novas oportunidades.
Como Funciona?
Por meio da inovação aberta, as empresas convidam membros do público ou outras divisões da empresa a contribuir com seus esforços de Pesquisa e Desenvolvimento.
Henry Chesbrough, que é professor pesquisador da Universidade da Califórnia, Berkeley, propôs pela primeira vez a ideia de inovação aberta, ainda em 2003. No mundo globalizado de hoje, nenhuma organização consegue aproveitar todo o potencial da inovação por conta própria.
De acordo com Chesbrough, a estrutura da inovação aberta permite que as empresas adotem uma abordagem de inovação mais distribuída e promotora do crescimento.
Inovação Aberta X Inovação Fechada
A diferença fundamental entre inovação aberta e inovação fechada está na abertura para colaboração e compartilhamento de ideias e recursos com fontes externas, em contraste com a abordagem interna e auto suficiente da inovação fechada. Entenda melhor abaixo:
- Inovação fechada: Quando se trata de criar, gerenciar e manter ideias inovadoras de empresas, o paradigma convencional de “inovação fechada” enfatiza recursos e conhecimentos internos. Nenhuma parte externa tem acesso ao conhecimento que está sendo mantido em sigilo dentro da corporação, geralmente, na divisão de pesquisa e desenvolvimento.
- Inovação aberta: Ao convidar criativos externos, pesquisadores e especialistas no assunto, a inovação aberta contraria o método tradicional. A ideia por trás da inovação aberta é que, quando as pessoas trabalham mais juntas e compartilham mais informações, isso inevitavelmente levará a soluções mais criativas.
Tipos de inovação aberta
Na prática, a inovação aberta pode assumir diversas formas, permitindo assim que empresas adaptem a ideologia às suas próprias necessidades. Por isso, com base em níveis de participação, podemos categorizar a inovação aberta em quatro tipos:
- Intracompany: No primeiro tipo, estão as iniciativas internas de inovação aberta da empresa. Embora possa parecer um desacordo com os princípios básicos da inovação aberta, a inovação do tipo Intracompany reúne recursos de várias divisões dentro da empresa.
- Intercompany: Esta é a colaboração entre empresas. Um acelerador corporativo, por exemplo, é uma instância principal desta categoria.
- Experts: A inovação aberta experts é aquela que solicita ajuda de pessoas de fora da empresa que possuem o conhecimento e a experiência necessários para fornecê-la.
- Aberta ao público: Este tipo de inovação aberta é aquela que é visível ao público e recebe contribuições de qualquer pessoa de fora da empresa, independentemente de sua experiência ou posição.
Compreendendo o Propósito
Após definir o escopo de aplicação, podemos classificá-lo como sendo usado para um dos seguintes propósitos:
- Marketing: Esforços de mercado voltados para a divulgação das mensagens da marca e para levar informações essenciais ao público-alvo.
- Coletando insights: Recolha de informação destinada a analisar a evolução atual do mercado e as preferências dos consumidores.
- Encontrando talentos: Contratar novas pessoas que possam melhorar o quadro de funcionários da empresa como um todo e aumentar sua eficiência.
- Pesquisa e desenvolvimento: Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de Bens e Serviços Futuros.
Benefícios da Inovação Aberta
Pensando se a sua empresa deveria pensar em implementar esse tipo de inovação? Então aqui estão cinco maneiras pelas quais a inovação aberta pode ajudar as empresas que buscam trazer ajuda externa com sua pesquisa e desenvolvimento:
1. Acesse Talentos
A demanda por desenvolvedores e especialistas em TI em domínios em desenvolvimento, incluindo finanças, segurança cibernética, healthtech, blockchain e tecnologias de realidade mista superam em muito a oferta, apesar dos esforços para ensinar mais pessoas nessas áreas.
Colocar os ovos da sua empresa na cesta da inovação fechada reduz a probabilidade dela criar algo novo.
Com a inovação aberta, as empresas podem reunir os recursos do maior número possível de cérebros criativos para garantir que permaneçam competitivas.
2. Use Recursos e Ferramentas Necessárias
Novos negócios conseguem crescer juntando seus fundos, enquanto muitos outros falham totalmente por falta de fundos. É difícil fazer um negócio decolar se você não tiver recursos para investir, seja dinheiro ou tecnologia.
Com a ajuda da inovação aberta, pequenas empresas podem formar alianças estratégicas com universidades e outras instituições de pesquisa, bem como com grandes corporações que possuem mão de obra e capital para colocar seus produtos no mercado.
3. Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)
A criação de conteúdo gerado pelo usuário é um meio poderoso pelo qual as empresas podem obter prova social e publicidade, apresentando as opiniões e sugestões de seus clientes e consumidores.
No entanto, você pode utilizar a cocriação para mais do que apenas marketing, já que esta também pode ser uma poderosa ferramenta para inovação.
O envolvimento precoce do consumidor na criação do produto permite que você crie um relacionamento com as pessoas que espera ajudar e inclua seus comentários no processo de design, aumentando a probabilidade de que o produto final atenda às suas principais preocupações e desejos.
4. Economize Tempo e Dinheiro em Novos Projetos
Empresas maiores têm uma tendência maior a ter problemas com a burocracia e retardar o progresso devido aos seus procedimentos rígidos. Já empresas menores podem ser brilhantes, mas geralmente falham devido à falta de financiamento e apoio.
Uma cooperação pode encurtar os ciclos de desenvolvimento de produtos de grandes e pequenas empresas. A união reduz as exposições individuais das firmas ao risco.
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A importância do WhatsApp como meio de comunicação comercial é mostrada por esses resultados. Por isso, a ideia por trás do ChatGuru é facilitar conversas entre empresas e seus clientes.
Isso é feito com a intenção de melhorar a qualidade da experiência de atendimento ao cliente e elevar o nível de produtividade dentro da empresa.
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Além disso, você tem a opção de receber relatórios mensais no formato que desejar. Você pode escolher os critérios que são mais relevantes para você, e os resultados do seu monitoramento serão enviados diretamente para sua caixa de entrada de e-mail ou pelo WhatsApp.
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