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Google Analytics 4: Entenda Tudo Sobre Essa Novidade

Introdução A plataforma está de cara nova! No ar desde junho de 2023, o Google Analytics 4 veio para substituir sua versão antiga, trazendo uma série de novidades. Além da interface redesenhada, ele também conta com análises atualizadas e um método de coleta de dados que depende de aprendizado de máquina. A coleta de dados […]

Giovanna Torreão

14/02/2023

google analytics 4

Introdução

A plataforma está de cara nova! No ar desde junho de 2023, o Google Analytics 4 veio para substituir sua versão antiga, trazendo uma série de novidades. Além da interface redesenhada, ele também conta com análises atualizadas e um método de coleta de dados que depende de aprendizado de máquina.

A coleta de dados e relatórios também foram priorizadas nesta atualização, além da experiência e privacidade do cliente. Os novos recursos foram projetados para fornecer aos usuários análises mais abrangentes.

Quer saber quais outros recursos você pode aproveitar com o Google Analytics 4? Então continue a leitura. Vamos explicar vários detalhes que contemplam a nova versão da ferramenta de análise de dados. 

Benefícios do Google Analytics 4

google analytics 4 benefícios

O Google Analytics 4 veio para substituir o Analytics Universal, um produto que estava disponível para uso desde 2006. Com a atualização, foi possível ajustar-se às mudanças recentes no cenário online, como o desaparecimento de cookies de terceiros e mais ênfase na proteção das informações pessoais dos usuários.

Com isso, a versão atualizada da ferramenta gratuita de análise de dados e monitoramento de sites do Google possui uma nova interface e funcionalidades revisadas, como a coleta de dados e a geração de relatórios.

Explicando o Funcionamento do GA4

google analytics 4 funcionamento

Uma das grandes novidades do Google Analytics 4 é a sua possibilidade de oferecer análises em múltiplas plataformas. Para isso, a ferramenta passou a atender três sistemas diferentes: online, aplicativos e a integração desses dois modelos.

Nesse sentido, o GA4 passou a empregar um método de coleta de dados baseado em eventos. Esses eventos englobam tudo o que acontece quando um usuário está em um site ou aplicativo. Cada ação realizada na página – clicar, pesquisar, etc. – é um evento, e essas informações formam a base para os relatórios gerados.

Essa coleta é realizada a partir de machine learning. Com a ajuda da IA, a ferramenta pode se adaptar às preferências individuais de seus usuários enquanto eles exploram o site ou usam o aplicativo. 

Principais Mudanças no Google Analytics 4

A principal diferença entre o GA4 e o Analytics Universal (sua versão anterior), está na fusão de dados coletados em sites e aplicativos. No entanto, esta não é a única novidade. Há também modificações adicionais incluídas na atualização. Conheça os mais importantes na lista abaixo:

Layout do Sistema

Anteriormente, o Analytics tinha uma estrutura que era dividida em três partes distintas: Conta, Propriedade e Vista. Com o Google Analytics 4, a coluna “Vista” foi substituída por “Fluxo de dados”. 

Na seção Fluxo de Dados, você pode conferir as métricas do site e do aplicativo ou escolher “Todos” para ver os dados de ambas as plataformas. É importante lembrar, no entanto, que as métricas do aplicativo não são ativadas automaticamente. 

O Firebase é um serviço de análise do Google especificamente para aplicativos, e você precisará de uma conta por lá para visualizar os dados. Uma vez que a aba Vista foi descontinuada, os usuários precisam criar suas visões no Google Data Studios.

Eventos

google analytics 4 eventos

A novidade é que o Google Analytics 4 faz análises baseadas em eventos. Isso fez com que a plataforma já viesse com algumas configurações padronizadas para ajudar os usuários. No entanto, você deve ativá-las antes de poder acessar as informações.

Nesse sentido, o GA4 não configura automaticamente todos os eventos, ao contrário do antigo sistema, que exibia a maioria das informações assim que o usuário colocava a tag de pageviews. O software inclui 85 eventos pré-configurados para aplicativos e 12 para sites, incluindo:

  •  Visualizações de página
  • Downloads de arquivos
  • Pesquisa no site
  • Rolagem
  • Cliques de saída

Após fazer alterações na tag do Google, alguns eventos podem ser coletados automaticamente. Ainda assim, alguns dos eventos recomendados e personalizados precisam de configuração.

Tagueamento das URLs

O tagueamento de URL também está incluído no hall de aspectos que sofreram alterações no Google Analytics 4. Antigamente, a ferramenta exigia que cinco informações diferentes fossem fornecidas na URL personalizada para fazer análises especializadas no relatório de Aquisição.

  • Content
  • Campaign
  • Source
  • Medium
  • Term

No GA4, é possível observar a adição de parâmetros adicionais para análises mais abrangentes. Mais três parâmetros de UTM foram adicionados a este conjunto:

  • Source Platform
  • Marketing Tactic
  • Creative Format

Mais Privacidade

Embora as versões anteriores já fornecessem algum tipo de segurança para as informações dos usuários, os recursos de controle e privacidade do GA4 apresentam uma melhoria significativa. 

O Google Analytics 4 não registra endereços de IP e nem depende dos cookies. Em vez disso, ele usa aprendizado de máquina para modelagem de dados. 

A adição de funções relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também é outra novidade da plataforma. Todos esses recursos foram pensados para ajudar as empresas a cumprir os requisitos da legislação de proteção de dados.

Integrado ao Google Ads

O Google Ads, plataforma de publicidade desenvolvida pelo Google, também está inclusa no sistema GA4 para fornecer um rastreamento abrangente do caminho do usuário. 

Os dados do Google Ads agora podem ser importados para o Google Analytics 4, permitindo um monitoramento detalhado do sucesso da campanha patrocinada em termos de tráfego e conversões.

Dessa forma, você pode acompanhar seu progresso em relação às suas metas, aprender mais sobre as experiências de seus clientes e ajustar suas campanhas para maximizar o ROI.

Novas Métricas

google analytics 4 métricas

Além das que já estavam disponíveis no Analytics Universal, o Google Analytics 4 oferece quatro métricas adicionais para rastrear usuários. Com essas atualizações, a análise da taxa de rejeição deve ser mais precisa.

Na versão anterior, a taxa de rejeição era medida conforme a interação do usuário com a página. Sendo assim, era preciso que o usuário navegasse de uma página para outra. As métricas adicionais disponíveis modificam essa análise ao incluir KPIs de marketing. 

Agora, os usuários podem ser considerados “engajados” quando mantêm o aplicativo ou site ativo em primeiro plano por pelo menos 10 segundos. Confira as 4 novas métricas do GA4:

  • Sessões engajadas
  • Tempo médio de engajamento
  • Sessões engajadas por usuário
  • Taxa de engajamento

Seguindo um Alvo em Diferentes Domínios

O acompanhamento de vários domínios é simplificado no Google Analytics 4 graças a melhorias na análise de plataforma cruzada. Na versão anterior, era necessário configurar a plataforma para seguir um usuário conforme ele percorria os domínios.

Com o GA4, esse processo foi simplificado. Tudo o que você precisa fazer para obter as estatísticas é inserir os domínios ou subdomínios que deseja monitorar no programa. Ao incorporar, os indivíduos que gerenciam mais de um site, vários domínios ou subdomínios podem rastrear pessoas à medida que se movem entre eles.

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