Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Ferramentas do WhatsApp Business que mudarão seu atendimento

Aumentar a participação, fortalecer laços e prolongar a longevidade do relacionamento. Embora as empresas enfrentem muitos obstáculos para criar confiança com os clientes, uma maneira de facilitar essa jornada é saber onde seu público se reúne. Instalado em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp Business é o canal ideal para sua empresa atender clientes de […]

Giovanna Torreão

09/09/2022

whatsapp business

Aumentar a participação, fortalecer laços e prolongar a longevidade do relacionamento. Embora as empresas enfrentem muitos obstáculos para criar confiança com os clientes, uma maneira de facilitar essa jornada é saber onde seu público se reúne. Instalado em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp Business é o canal ideal para sua empresa atender clientes de onde quer que eles estejam de forma rápida e simples.

O alcance global, a eficiência e o potencial de redução de custos do WhatsApp o tornam uma opção atraente como ferramenta de comunicação e vendas para as empresas. Usando mensagens corporativas, os clientes podem dialogar com seus negócios preferidos sem ter que esperar que um agente atenda o telefone ou responda a um e-mail.

Como as expectativas dos consumidores aumentaram e a rapidez é uma das principais demandas, precisamos ser honestos, desprezar o potencial do aplicativo de mensagens pode resultar em perda de dinheiro e consumidores. 

Neste sentido, 75% dos que participaram do Business Messaging Research Study (2020), do Facebook, atual Meta, afirmaram que desejam entrar em contato com empresas usando aplicativos de mensagens da mesma forma como fazem com amigos e familiares.

Com tudo isso em mente, neste artigo, falaremos sobre as ferramentas do WhatsApp que vão mudar a forma como você atende seus clientes. Confira!

Por que sua empresa deve adotar o WhatsApp Business?

Gratuito e disponível para Android e iOS, o WhatsApp Business foi desenvolvido pensando nos requisitos dos pequenos negócios. Além dos recursos padrão de envio e recebimento de mensagens de texto, vídeos, fotos e arquivos, essa ferramenta lançada em 2018 oferece uma série de recursos exclusivos projetados para agilizar sua comunicação com os consumidores, o que faz dele uma excelente ferramenta de negócios. 

Quais tipos de contas comerciais do WhatsApp existem para escolher?

  • Conta regular

Toda conta padrão do WhatsApp tem a opção de, a qualquer momento, ser atualizada para um nível de conta comercial. No instante em que você estabelece um perfil para sua empresa dentro do aplicativo WhatsApp Business, você tem acesso a todas as funções e recursos incluídos na versão comercial.

No entanto, neste momento, sua conta do WhatsApp Business não foi validada ou verificada. Dito de outra forma, o programa não oferece nenhum tipo de garantia sobre a verdadeira propriedade da conta pela empresa. Como consequência disso, um ponto de interrogação cinza aparecerá no perfil da conta comercial comum para o indivíduo que interage com a sua empresa.

  • Conta verificada

Na instância da conta confirmada, o WhatsApp Business informa que já confirmou o fato de que o número de telefone vinculado à conta é, de fato, um número de telefone comercial. Se uma conta se enquadrar nessa categoria, ela terá um ícone cinza de seleção de marca no perfil. Eles têm os mesmos recursos de uma conta padrão em todos os aspectos.

  • Conta oficial

Já as contas oficiais ou verificadas são indicadas pela presença de uma marca de seleção verde em seus perfis. Nesses casos específicos, o WhatsApp validou a conta em questão como uma conta comercial, fornecendo evidências de que o proprietário da conta é genuíno.

Como consequência disso, mesmo os usuários que não tiverem o contato da empresa armazenado em seu dispositivo móvel verão o nome verificado em vez do número de telefone no perfil. Os usuários das versões regular e confirmada do WhatsApp Business têm acesso aos mesmos recursos desta conta.

Quais as ferramentas do WhatsApp Business que mudarão seu atendimento?

Agora, aprofundaremos os recursos do aplicativo WhatsApp Business que você pode usar, caso ainda não esteja familiarizado com eles. Dar uma olhada!

Perfil comercial

A versão comercial do WhatsApp difere da versão do consumidor de várias maneiras, uma das quais é a capacidade de configurar um perfil para sua empresa, que ficará visível para todos os seus contatos. Portanto, você pode inserir informações detalhadas da sua marca.

Inclua o logotipo ou imagem de sua empresa, endereço físico, tipo de empresa, uma descrição completa da atividade principal de sua empresa, horário de atendimento, um catálogo de seus produtos, endereço de e-mail de sua empresa e muito mais nas configurações do perfil.

Além de servir como recurso para os consumidores, as contas comerciais aumentam a credibilidade e o profissionalismo da marca. Um perfil corporativo serve como um “rosto” ou “cartão de identificação” para o negócio. Notavelmente, o WhatsApp deve verificar se sua conta comercial é legítima antes de exibir o rótulo “Verificado”.

Catálogos de produtos

Catálogos é um dos recursos oferecidos pelo WhatsApp Business. Com ele, sua organização pode exibir seus produtos de forma a facilitar a leitura de potenciais compradores. Você pode personalizar o catálogo adicionando detalhes como código do produto, descrição e preço de cada item. Promovendo produtos e serviços, seu catálogo serve como uma vitrine virtual.

Essa função economiza seu tempo eliminando a necessidade de enviar mensagens individualmente aos clientes sobre cada produto, preço e detalhes. Tudo agora está em um só lugar na sua página do WhatsApp, onde todos os seus clientes atuais e potenciais podem acessá-lo facilmente.

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Integre anúncios com sua conta no WhatsApp

Os anúncios do Facebook e do Instagram também podem ser usados ​​para promover sua conta comercial do WhatsApp. Anúncios postados nas redes sociais vizinhas podem ter links clicáveis ​​que iniciam bate-papos instantâneos entre clientes em potencial e a conta do WhatsApp da sua empresa. Usando esta função, as empresas podem coletar mais dados sobre seus clientes.

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Métricas

Para as empresas, o WhatsApp fornece acesso a informações importantes. Um detalhamento do alcance e interação da comunicação do empreendedor com o cliente está disponível para análise. Você pode usá-lo para rastrear pontos como quantas mensagens você enviou, quantos foram recebidas e quantos foram lidas.

Assim, o sucesso de uma campanha de marketing pode ser verificado, o tráfego de conversação pode ser gerenciado e os métodos de comunicação podem ser avaliados com o uso deste aplicativo.

Adicione suporte para chatbots

Com a ajuda da API do WhatsApp Business (Application Programming Interface), um chatbot pode ser conectado a uma conta comercial do WhatsApp. As empresas que estão se expandindo e buscando métodos para agilizar suas operações podem recorrer à tecnologia.

Com a ajuda do software de mensagens automatizadas, as empresas podem responder a todos os consumidores de forma instantânea 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Conheça os benefícios e o potencial do chatbot do ChatGuru

Os chatbots são programas de processamento de dados que imitam a conversa humana para fornecer informações e assistência aos clientes. Ao automatizar com o ChatGuru o atendimento ao cliente, as vendas e o engajamento, o chatbot permite que as empresas forneçam suporte a qualquer hora do dia ou da noite. Dessa forma, seus funcionários terão seu tempo otimizado, podendo dedicar sua atenção a projetos que precisam de consideração cuidadosa e execução estratégica.

O ChatGuru disponibiliza uma plataforma para o desenvolvimento de chatbots personalizados, mas que mantêm o atendimento humanizado, além de uma série de outras ferramentas capazes de tornar o seu atendimento ainda mais eficiente.

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