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Crie um melhor relacionamento com clientes no WhatsApp por meio de emojis

Em uma época em que as pessoas se comunicam constantemente por redes sociais, os emojis são representações gráficas que demonstram o sentimento dos indivíduos que os estão enviando

 

 

Bruna Oliveira

Em uma época em que as pessoas se comunicam constantemente por redes sociais, os emojis são representações gráficas que demonstram o sentimento dos indivíduos que os estão enviando.

Os pictogramas ajudam a manter uma comunicação assertiva com quem está do outro lado da tela, já que nem sempre é fácil interpretar o “tom de voz” de uma pessoa que manda uma mensagem por uma determinada plataforma.

Dessa forma, os emojis são representações que possibilitam uma aproximação entre as pessoas e marcas e clientes. Utilizar emojis durante atendimentos online faz com que uma empresa crie vínculos com os clientes.

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Uma vez que esses vínculos são formados, a marca se aproxima e entrega uma experiência personalizada para as pessoas que estão comprando e, assim, fortalece sua reputação no competitivo mercado comercial. 

Atendimento ao cliente no WhatsApp

O WhatsApp está presente no bolso de mais de 2 bilhões de pessoas. O acesso frequente de tantas pessoas a esta plataforma faz com que ela se configure como uma excelente ferramenta para estratégias de atendimento aos clientes.

Abrir um canal fácil e acessível para a comunicação com os clientes, é uma forma de se aproximar e criar conexões, incentivando o vínculo entre consumidores e marcas, a fidelidade e a satisfação. 

Entretanto, é preciso ficar atento pois o atendimento ao cliente online deve seguir o ritmo das plataforma, ou seja, deve ser feito de forma rápida, já que o consumidor já está acostumado com a praticidade oferecida por esses meios de comunicação.

Além disso, é importante que as empresas não esqueçam que a eficácia é um dos principais fatores que ajudam a satisfazer o cliente.

Esses dois pontos, em conjunto com um bom atendimento, são capazes de proporcionar ao negócio o que toda empresa quer: fidelizar consumidores.

Dessa forma, utilizar emojis e outras ferramentas digitais práticas na hora de conversar com o cliente no WhatsApp, é uma maneira da marca se mostrar atualizada à era digital e demonstrar gentileza e empatia para com quem está sendo atendido. 

Essa atitude, por sua vez, proporciona conforto ao consumidor, que passa a se sentir mais próximo da marca.

Como utilizar emojis?

Emojis são encantadores e, independente do tamanho do negócio, os consumidores querem que sua experiência seja pessoal. 

Para isso, a empresa deve se comportar como uma pessoa e ser amigável e informal em seu estilo de comunicação. É aí que um empreendimento pode fazer uso dos emojis.

Os emojis podem ser usados por atendimentos já na mensagem de saudação e durante toda a conversa, de acordo com a necessidade do consumidor e motivo pelo qual ele entrou em contato com a marca.

Por isso, é preciso ter cuidado na hora utilizá-los com eficácia. Um dos maiores erros é fazer o uso em momentos inapropriados.

Quando não usar emojis?

Você precisa saber quando é apropriado usar emojis e quando não é. Por terem as características de amigáveis ​​e informais, os pictogramas também podem parecer pouco sérios. 

Isso significa que, em uma situação séria e delicada, você não deve se arriscar a usar emojis. Entenda que, ao usar um emoji, você estará sugerindo que o problema não é muito sério.

Outro momento inapropriado para usar emojis é com clientes muito irritados, que desejam resolver um problema. Ao fazer o uso da ferramenta, eles podem pensar que a sua marca não está levando a sério a experiência deles. 

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A ChatGuru é uma empresa que garante que o seu negócio preste um bom atendimento ao cliente pelo WhatsApp.

A nossa plataforma facilita o gerenciamento do atendimento e suporte ao cliente, mapeando os chamados dos clientes e permitindo um atendimento híbrido - com agentes humanos - quando assim for necessário. 

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Além de simular a tela do WhatsApp, o nosso sistema dispõe de ferramentas da plataforma como envio de emojis e mensagens de voz, que facilitam a conversação da sua empresa.

Pelo ChatGuru também é possível criar etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento ao cliente, por exemplo, com base no seu funil de vendas. Como resultado, você economiza tempo e energia para sua equipe.

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