Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Dicas para atender melhor com chatbots nesta época de festas

O cenário para os negócios está positivo neste final de ano e a resposta para o aumento na demanda pode estar na tecnologia – mais especificamente nos chatbots. Com o avanço da vacinação e a redução dos números da covid-19, as expectativas em torno do Natal de 2021 estão grandes, com projeções indicando que 77% […]

Giovanna Torreão

03/12/2021

chatbot

O cenário para os negócios está positivo neste final de ano e a resposta para o aumento na demanda pode estar na tecnologia – mais especificamente nos chatbots. Com o avanço da vacinação e a redução dos números da covid-19, as expectativas em torno do Natal de 2021 estão grandes, com projeções indicando que 77% dos consumidores devem comprar presentes neste ano e cerca de R$ 68,4 bilhões sejam injetados na economia, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas

Neste contexto, o esperado é que a demanda por atendimento cresça durante o mês de dezembro. Sendo assim, os chatbots podem ajudar a sua empresa a dar conta de todos os clientes sem deixar cair a qualidade da experiência. Esse software de comunicação consegue simular a fala humana e responder de forma rápida às dúvidas e necessidades dos clientes. Ficou interessado? Saiba mais sobre as vantagens de integrar um chatbot à sua estratégia de comunicação neste final de ano.

Confira!

1. Amplie sua capacidade de atendimento sem aumentar a equipe

A temporada das festas de final de ano, antes e depois do Natal e Ano Novo, costuma contar com um aumento de vendas e demanda. Os chatbots são capazes de ajudar a sua empresa a expandir sua capacidade de atendimento sem a necessidade de mais funcionários. 

Oferecendo otimização e agilidade, esse software de comunicação consegue responder imediatamente a todas as perguntas em seu canal de comunicação. Ao contrário de um atendente humano, que consegue dar apenas uma resposta por vez, o chatbot pode interagir com vários clientes ao mesmo tempo, dando respostas imediatas e agilizando a resolução dos chamados.

Caso o chatbot não consiga entender alguma questão ou não tenha os recursos necessários para responder de forma apropriada, um profissional humano será acionado, deixando sua equipe de atendimento concentrada em assuntos mais complexos e estratégicos. Algo de extrema valia, especialmente, durante o atendimento de final de ano.

2. Reduza seu tempo de resposta

A crescente demanda por atendimento não deve impactar negativamente a experiência do cliente. Para isso, os chatbots também são a solução. Ao automatizar etapas da comunicação e qualificação dos leads, a capacidade de atendimento ao cliente da sua empresa aumenta. Os bots executam tarefas simples com mais rapidez e eficiência do que a maioria das pessoas, o que significa que os clientes passarão menos tempo em espera e em filas.

Essa tecnologia é capaz de garantir a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário e no menor tempo de resposta. Você pode programar seu chatbot para reconhecer palavras-chave e frases e dar a resposta certa ao seu cliente. Ao combinar consultas com respostas pré definidas, um bot consegue ajudar os usuários a encontrar as informações de que precisam em pouco tempo. 

Estudos revelam que a redução no tempo de retorno é imprescindível para o aumento das chances de efetivação das compras. Uma pesquisa da Velocify revela que falar com um lead no primeiro minuto após o contato pode aumentar em quase 400% a chance de conversão.

Já um estudo da revista Harvard Business Review considerou que essa primeira hora de resposta seria a “hora de ouro”. Os números levantados pelo estudo indicam, no entanto, que muitas empresas não dão a devida importância à velocidade na hora de responder os leads. Com 24% das organizações demorando mais de 24h para retornar um lead, enquanto 23% nem mesmo respondem. Em outras palavras, se você deseja se diferenciar da concorrência e garantir a venda, o retorno rápido deve ser uma das suas principais prioridades.

3. Tenha um canal ininterrupto de comunicação com seus clientes durante as vendas de final de ano

Os chatbots também contam com a vantagem de ser um canal ininterrupto de relacionamento com o cliente, sem restrições de horário e nem tempo de espera. Isso vai lhe ajudar a manter sua presença na internet de forma atualizada e ativa, enquanto promovem uma experiência agradável para os clientes.

Com os chatbots, você dá suporte aos clientes 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e a vários clientes ao mesmo tempo sem a necessidade de grandes investimentos. Até mesmo quando a equipe de suporte não estiver disponível. Ser capaz de envolver os clientes no horário de preferência e conveniência deles aumenta a satisfação e a lealdade com a marca. Aliás, vale ressaltar que, para 64% dos clientes, a melhor característica dos chatbots é o serviço a qualquer hora do dia ou da noite, segundo pesquisa da Tidio.

4. Faça a qualificação dos seus leads

Se você deseja otimizar a experiência do cliente e impulsionar a geração de leads online enquanto qualificam esses contatos, a sua resposta também é chatbots. Comunicativos e de fácil adaptação, esses assistentes automatizados são capazes de atuar em variadas fases da jornada do cliente, mas são excelentes para a qualificação dos seus leads.

Eles conseguem oferecer informações detalhadas e pertinentes sobre o produto ou serviços ao mesmo tempo que aconselham os clientes na tomada de decisão. Assim, ele acelera o processo de resolução, descobrindo e entregando respostas no prazo. 

Através da tecnologia da ChatGuru, por exemplo, é possível fazer a organização dos seus contatos do WhatsApp levando em conta a etapa em que o cliente se encontra e criando estratégias personalizadas para o seu fluxo de atendimento. Assim, você consegue nutrir esses contatos, oferecendo um atendimento preciso e ajudando sua equipe de vendas na gestão desses leads.

5. Ofereça facilidade ao integração o chatbot a sua conta do WhatsApp Business

O WhatsApp, aplicativo de mensagem que está instalado em 98% dos smartphones brasileiros, se fortaleceu no contexto da pandemia como uma alternativa para as compras. De acordo com um levantamento da Opinion Box, 38% das empresas e 29% dos consumidores já utilizavam o APP para compras e vendas antes da pandemia, enquanto 19% das empresas e 22% dos consumidores adotaram a prática no ano passado. 

Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados disseram se comunicar com empresas através da ferramenta e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo. Em relação às preferências dos usuários, 75% dos entrevistados consideram que tirar dúvidas e/ou pedir informações são as finalidades mais adequadas para se comunicar com uma empresa via WhatsApp. Em seguida vem o suporte técnico, para 63%, e receber promoções via WhatsApp, sendo citado por 53%.

O estudo destaca a popularidade do aplicativo, que só fez crescer no último ano e passou a ser ainda mais utilizada, tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. Neste cenário, se mostra como a plataforma ideal para a comunicação com os clientes e, assim, integração com um chatbot, fortalecendo ainda mais a sua estratégia de comunicação e vendas para o final de ano.

O resultado dessa integração são consumidores que se envolvem em cada comunicação com a marca, ao conversarem naturalmente com um chatbot através do aplicativo de mensagem instantânea, assim como fazem com amigos. A combinação entre o WhatsApp e os chatbots é capaz de suscitar percepções positivas e, consequentemente, estimular a criação de um relacionamento cada vez mais duradouro com a empresa.

ChatGuru

A ChatGuru oferece uma tecnologia para transformar a comunicação da sua empresa. Através do WhatsApp API, os chatbots da ChatGuru são integrados à conta da sua empresa no aplicativo de mensagens. Tirando proveito da familiaridade dos usuários com a plataforma, os bots da ChatGuru oferecem aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

O nosso software abrange uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas e pode ser personalizado pensando também nas necessidades da sua empresa, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. 

A nossa tecnologia também é capaz de ajudar no aprimoramento do fluxo de trabalho dos times de vendas e atendimento, acarretando no crescimento das conversões e fidelização da marca. Tudo isso ao mesmo tempo em que acontece a coleta de dados importantes que poderão embasar a criação de estratégias. 

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido, na Black Friday e também no restante do ano. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato com a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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