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Cultura da Inovação: Saiba Como Implementar em seu Negócio

Introdução O mundo está em constante evolução, por isso, os negócios também passam por mudanças. Para garantir que as novas abordagens aconteçam de acordo com as necessidades dos clientes que vão surgindo, é crucial promover uma cultura da inovação dentro da empresa.  A McKinsey descobriu que 84% dos CEOs concordam que a inovação é importante […]

Giovanna Torreão

11/12/2023

cultura da inovação

Introdução

O mundo está em constante evolução, por isso, os negócios também passam por mudanças. Para garantir que as novas abordagens aconteçam de acordo com as necessidades dos clientes que vão surgindo, é crucial promover uma cultura da inovação dentro da empresa. 

A McKinsey descobriu que 84% dos CEOs concordam que a inovação é importante para o crescimento dos negócios. Afinal, é a sobrevivência no mercado que está em jogo. Segundo esses mesmos executivos, 8 em cada 10 modelos de empresas são vulneráveis à transformação radical ou à extinção.

Outra pesquisa, desta vez da Crowd Companies, revelou que incentivar o espírito de experimentação e novas ideias em uma empresa é a maior barreira à inovação. Com tudo isso em mente, nós elencamos tudo o que é necessário saber para lançar uma cultura da inovação no seu negócio.

Cultura da Inovação: Brasil é Referência na Inovação

cultura da inovação brasil

Quando o assunto é cultura da inovação, o Brasil é considerado referência. O Índice Global de Inovação de 2022 classificou o país como o segundo melhor desempenho na região da América Latina e Caribe, perdendo apenas para o Chile. 

Neste relatório, o Brasil avançou no quesito produtos de inovação, com um resultado superior ao esperado, considerando o seu nível de desenvolvimento econômico. Especialmente, em produtos criativos, como ativos intangíveis e criatividade online, assim como em registro de marcas e criação de aplicativos móveis.

Características de uma Empresa Inovadora

Na busca por compreender as abordagens e atributos de grandes negócios inovadores, a McKinsey descobriu que existe um conjunto de oito atributos essenciais que estão presentes, em parte ou totalmente, em toda grande empresa com uma alta cultura da inovação.

De acordo com a publicação, as práticas podem ser pensadas em dois grupos. Os quatro primeiros, de natureza estratégica e criativa, vão auxiliar na definição e priorização dos termos e condições sob os quais a inovação tem maior probabilidade de prosperar.

Enquanto isso, os quatro últimos fundamentos tratam de como entregar e organizar a inovação repetidamente ao longo do tempo e com valor suficiente para contribuir significativamente para o desempenho geral.

Teste da Cultura da Inovação

cultura da inovação teste

O teste de cultura da inovação consiste nas seguintes perguntas:

  1. Aspirar – Você considera o crescimento liderado pela inovação absolutamente crítico e tem metas em cascata que refletem essa convicção?
  2. Escolher – Você investe em um portfólio coerente e equilibrado de iniciativas com risco de tempo e recursos para o sucesso?
  3. Descobrir – Você tem insights de negócios, mercado e tecnologia acionáveis e diferenciados que podem gerar propostas de valor vencedoras?
  4. Evoluir – Você cria novos modelos de negócios que fornecem fontes de lucro defensáveis e escaláveis?
  5. Acelerar – Você vence a concorrência desenvolvendo e lançando inovações de forma rápida e eficaz?
  6. Escalar – Você lança inovações na medida certa nos mercados e segmentos relevantes?
  7. Estender – Você ganha criando e capitalizando em redes externas?
  8. Mobilizar – Seu pessoal está motivado, recompensado e organizado para inovar repetidamente?

Como Promover um Ambiente de Criatividade em sua Organização?

cultura da inovação organização

Para estabelecer uma cultura de criatividade, é preciso primeiro fazer progressos na transformação digital. Uma pesquisa realizada pelo MIT Sloan Management Review e pela Deloitte descobriu que as organizações digitalmente avançadas eram mais propensas a inovar do que as menos evoluídas.

No estudo, oito em cada dez pessoas que trabalham para empresas com alto nível de maturidade digital dizem que se orgulham da capacidade de inovação de sua empresa. Por outro lado, apenas uma em cada dez pessoas de sociedades com menos avanços tecnológicos compartilham dessa opinião.

Espalhe a Inovação por Todos os Setores

cultura da inovação setores

É impossível ter uma cultura da inovação se ela não acolher toda a empresa. Ao incentivar ideias dos funcionários, você pode dar à sua organização uma vantagem competitiva no mercado. E para atingir esse objetivo, é preciso contar com apoio de líderes mais abertos a contribuições.

No entanto, tenha em mente que o objetivo da inovação é beneficiar o negócio. É por isso que você deve se esforçar para incluir o cliente. A PwC observa que 35% das empresas consideram os clientes seus parceiros mais valiosos no processo de inovação.

Também vale a pena colaborar com outras organizações, como empresas, centros de inovação, instituições acadêmicas e órgãos governamentais. Conforme relatado pelo MIT Sloan Management Review e pela Deloitte, 80% das organizações digitalmente avançadas buscam ativamente alianças externas, enquanto apenas 30% das empresas menos desenvolvidas o fazem.

Por último, mas não menos importante, o Distrito sugere regulamentar os experimentos de inovação. Embora a sua empresa deva ser receptiva com as novas ideias, também deve implementar medidas para que seja capaz de identificar o valor e a possibilidade de execução.

Aposte na Automação

A cultura da inovação também pode ser cultivada em sua empresa através da automação de tarefas rotineiras. Até porque, a inovação consome tempo e muitas vezes é desviada para tarefas que não contribuem em nada para o resultado final. 

Disseminar a cultura da inovação na empresa requer não apenas ideias inovadoras, mas também ferramentas de interação para a equipe. E o ChatGuru é o parceiro ideal para criar uma experiência inovadora e envolvente para os seus clientes.

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O ChatGuru para WhatsApp é uma ferramenta de automação de comunicação adaptável e escalável, que pode ser usada para agilizar uma variedade de processos, incluindo marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Você pode pensar no ChatGuru como a primeira linha de atendimento ao cliente para sua empresa, pois ele responde às perguntas recebidas e as encaminha aos departamentos apropriados para obter mais assistência. 

Com isso, não haverá necessidade de travar as vendas enquanto os clientes esperam pelo atendimento. Em outras palavras, o nosso serviço permite que você tenha uma interação contínua, sem ruídos e em tempo real com sua clientela.

Conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma oferece ainda acesso a uma infinidade de outros recursos, como a capacidade de enviar respostas rápidas, agendamentos, rodízio automático de agentes, ativação de funis inteligentes automáticas e execução de campanhas personalizadas. 

Tudo isso otimiza o trabalho dos seus funcionários e deixa os clientes mais satisfeitos.

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