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Como vender na Black Friday com ajuda do ChatGuru

Com 50% dos brasileiros dizendo que planejam comprar algo na Black Friday 2022, esta é uma ótima chance para as empresas aumentarem seus resultados. No entanto, o planejamento é fundamental. De acordo com o Relatório Black Friday All in 2021, os compradores começam a se preparar com um mês de antecedência, com o tráfego atingindo […]

Giovanna Torreão

14/11/2022

black friday

Com 50% dos brasileiros dizendo que planejam comprar algo na Black Friday 2022, esta é uma ótima chance para as empresas aumentarem seus resultados. No entanto, o planejamento é fundamental.

De acordo com o Relatório Black Friday All in 2021, os compradores começam a se preparar com um mês de antecedência, com o tráfego atingindo o pico em meados de novembro e continuando durante o fim de semana da Black Friday.

A Black Friday é tradicionalmente no dia 25 de novembro, embora muitos varejistas e vendedores da Internet ofereçam promoções durante todo o mês em antecipação à data de compras. Lembre-se de que as semanas anteriores ao evento são cruciais para que as empresas se conectem e conquistem o público enquanto formulam sua abordagem.

Para aproveitar ao máximo a Black Friday, as empresas precisam ter um entendimento firme tanto dos hábitos de compra do público-alvo quanto das melhores práticas que podem ser aplicadas nas lojas online para garantir sua confiabilidade mesmo em períodos de alto tráfego.

Se quiser saber como aproveitar a Black Friday no Brasil para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, a ChatGuru preparou um guia especial. Confira!

No Brasil, quando surgiu a Black Friday pela primeira vez?

Originada nos Estados Unidos há mais de oito décadas, a Black Friday foi projetada para ajudar as lojas a vender o excesso de estoque do ano e reabastecer para a temporada de festas. As melhorias tecnológicas ao longo do tempo permitiram que as lojas online se juntassem à abordagem.

A Black Friday foi vista pela primeira vez online no Brasil em 2010. Importantes lições para os varejistas online podem ser extraídas do percurso da Black Friday por aqui. O termo “Black Fraude” é típico das primeiras iterações da ocorrência no País.

O nome se originou em uma situação em que alguns varejistas reduziram artificialmente os preços na Black Friday cobrando mais pelas coisas nas últimas semanas de novembro. A solução foi o desenvolvimento de ferramentas de comparação de preços, o que levou à divulgação de golpes nas redes sociais e a um público mais atento.

Apesar dos acontecimentos desagradáveis, a data se fortaleceu no Brasil, se tornando hoje uma das datas mais importantes do comércio por aqui.

 Vendas de lojas online na Black Friday em 2021

As vendas na Black Friday de 2021 foram de R$ 4,2 bilhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. A NielsenIQ|Ebit registrou 5,6 milhões de pedidos durante a edição passada. Já o preço médio do ticket subiu 16%, saltando para R$ 753.

Observando os dados do ticket médio, foi possível entender que as pessoas costumam comprar itens mais caros na Black Friday, a exemplo de celulares e gadgets.

Outro ponto importante da Black Friday de 2021 foi o aumento de 5% nas vendas. Um resultado interessante, uma vez que, em 2020, o resultado do e-commerce já havia sido positivo já que muitas lojas físicas fecharam devido ao isolamento social, o que levou a uma maior audiência no online.

Tendências nas compras online brasileiras e na Black Friday nos próximos anos

A 46ª edição do estudo Webshoppers, que é realizado anualmente desde 2001, incluiu dados do primeiro semestre de 2022, que esclarecem o comportamento do mercado brasileiro. Segundo o relatório, as vendas do varejo online aumentaram 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor chegou a R$ 118,6 bilhões, entre janeiro e julho.

A seguir, destacamos alguns pontos importantes do relatório que podem ajudar a sua estratégia de Black Friday. Confira!

Compras pelo celular

Em 2019, 55% de todas as compras foram feitas por meio de dispositivos móveis, marcando o início da rápida ascensão dessa tendência.

De acordo com a 46ª edição do Webshoppers, o celular caiu ligeiramente de 53,9% para 53,8% no primeiro semestre de 2022, mas ainda superou o desktop em termos de pedidos feitos e dinheiro gasto. Ao mesmo tempo, as compras no aplicativo atingiram 54%. 

Muitos clientes online são ativos em suas próprias redes sociais, por isso, investir no Social Commerce, além de otimizar a plataforma de forma flexível para desktop e mobile, pode fazer toda a diferença na receita do negócio.

O link de pagamento é outra tática que pode impedir o abandono do carrinho e aumentar a conversão. Ele pode ser compartilhado através de uma variedade de canais, a exemplo de redes sociais, e-mail, mensagens de texto e aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp.

Pagamento pelo Pix

Em novembro, o Brasil estará usando o Pix por dois anos completos. Dado o seu uso generalizado no setor comercial – são cerca de 500 milhões de chaves registradas – ele tem conquistado um papel de destaque entre as formas de pagamento.

A solução funciona bem para todas as partes envolvidas. Os comerciantes não precisam esperar pelo pagamento e reduzem o problema de ter que lidar com pedidos cancelados por conta de boletos não pagos. Por outro lado, os clientes se beneficiam de uma compra mais rápida e do alívio de não ter que se preocupar em ultrapassar o limite do cartão de crédito.

Investir no processamento de pedidos mais rápido e incorporar o Pix pode reduzir o tempo de checkout e melhorar as vendas. Afinal, não é segredo que transações mais rápidas incentivam compras mais impulsivas.

Guia do ChatGuru para aumentar as vendas da Black Friday

Usar a plataforma ChatGuru para integrar suas comunicações vai deixar a sua empresa preparada para aproveitar a Black Friday ao máximo. Nossa tecnologia pode estar com seus clientes durante todo o processo de compra, criando um entendimento com eles e fortalecendo sua marca. Mesmo durante os momentos de maior pico da data!

Serviço baseado em aplicativo

Os aplicativos, como foi mostrado antes, estão aumentando rapidamente em popularidade e participação de mercado, tendo um papel de destaque durante a Black Friday.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Meta (anteriormente Facebook), 55% dos clientes que falaram com uma empresa por meio de mensagens tinham uma conexão emocional mais forte com a empresa. Já 76% dos brasileiros acham que entrar em contato com uma empresa por mensagem de texto aumenta sua confiança no produto ou serviço.

Isso é especialmente relevante, considerando que 78% dizem que a confiança é muito essencial ao escolher um acordo de Black Friday.

É por isso que usar o ChatGuru pode ajudá-lo a se destacar mais no WhatsApp sem mais trabalho de sua parte. Você pode melhorar a eficácia e a conveniência de suas interações com os consumidores integrando as diversas soluções de nossa plataforma, como chatbots e recursos de otimização.

Escalabilidade

É natural que haja mais demanda durante o período da Black Friday. Mas gerenciar todos os leads não será um problema com o ChatGuru, reduzindo a necessidade de mão de obra extra.

Todas as dúvidas de seus clientes podem ser respondidas simultaneamente pelo chatbot do ChatGuru. O chatbot do seu negócio fornecerá assistência da mais alta qualidade possível sempre que um usuário tiver uma consulta sobre suas ofertas, além de poder atuar no marketing e divulgação da sua campanha de Black Friday com ações personalizadas, levando em conta o Funil de Vendas.

Disponibilidade constante

O chatbot ChatGuru permite que as empresas tenham uma linha aberta de comunicação com seus clientes em todos os momentos. Mesmo que você não tenha nenhum vendedor humano acessível, sua organização ainda pode gerar dinheiro. Afinal, os compradores podem ter acesso constante às ofertas e informações da Black Friday na comodidade de suas casas com a ajuda de chatbots.

A facilidade com que os consumidores podem interagir no momento e local mais convenientes tem influência direta nas taxas de conversão. Esteja sua equipe de vendas ocupada ou de férias, o chatbot pode lidar com consultas básicas e orientar clientes em potencial durante o processo de compra. O plano perfeito para uma época movimentada do ano como a Black Friday.

Ganhos de eficiência no trato com os clientes

Além do auxílio tecnológico, agentes humanos são necessários durante a temporada de Black Friday. Como resultado, o ChatGuru inclui uma série de ferramentas que tornarão seus atendentes mais eficientes.

Começando com o rodízio de atendimento e terminando com o ciclo automatizado do funil inteligente, é tudo de alta tecnologia. A produtividade da sua equipe pode ser aumentada usando as várias ferramentas disponibilizadas pelo ChatGuru.

Conheça mais sobre o ChatGuru e as ferramentas que ele oferece que podem aumentar a eficiência da sua empresa nesta Black Friday!

Coletando dados

Todos concordamos que o valor dos dados é inestimável. Com o ChatGuru, todas as informações coletadas de suas conversas com os consumidores são enviadas para a plataforma, a partir da qual você pode gerar relatórios sob medida.

Com essas informações em mãos, seu time pode entender melhor sua clientela e se preparar para responder às suas necessidades individuais do seu público.

Sua empresa pode se tornar uma potência da Black Friday com a ajuda do ChatGuru!

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