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Como preparar meu negócio para a Cyber Monday? Veja 7 estratégias para garantir que sua empresa esteja pronta para a data

Giovanna Torreão

Ano a ano, a Cyber Monday vem crescendo e, em 2020, obteve recorde de vendas. Uma pesquisa realizada pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, revelou que a data obteve R$702,7 milhões em vendas, um volume 41,8% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

O levantamento mostrou que o crescimento do valor está relacionado, especialmente, com a maior quantidade de pedidos realizados. Foram 1,5 milhão de compras feitas na Cyber Monday de 2020, um acréscimo de 37,6% em relação à mesma data de 2019. Já em relação ao tíquete médio das compras, foi revelado que o valor foi de R$462,13, um número 3% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Como no ano passado, as expectativas para as vendas de Cyber Monday são positivas. Mas, para alcançar bons números, as empresas enfrentam a grande dificuldade de atrair e atender aos desejos dos clientes em meio a um cenário de grande concorrência. Assim, surgem muitas dúvidas de como preparar o negócio para a Cyber Monday. Pensando nisso, trouxemos aqui estratégias para garantir que sua empresa esteja pronta para a segunda-feira cibernética.

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Veja!

O que é a Cyber ​​Monday?

A Cyber ​​Monday é uma continuação das ofertas de Black Friday. A data foi criada em 2005 nos Estados Unidos e é realizada tradicionalmente na segunda-feira seguinte à Black Friday. Adotada pelos lojistas desde 2012, a Cyber Monday já se tornou uma data consolidada no nosso calendário. 

Apesar de inicialmente ter sido bastante focada em eletrônicos e no comércio online, a Segunda Cibernética conquistou vários nichos e mercados, não mais se restringindo a apenas um setor. Agora, a Cyber Monday representa a última oportunidade de fazer vender produtos com descontos antes do Natal.

Como preparar sua empresa para a Cyber ​​Monday?

Com o objetivo de aumentar o fluxo de clientes e converter mais leads, prepare sua campanha usando essas dicas:

1. Toda a equipe unida na campanha de Cyber Monday

Após determinar o que você deseja promover, os produtos que deseja apresentar e quais quer tirar das prateleiras, reúna-se com sua equipe e certifique-se de que todos tenham conhecimento sobre a campanha de Cyber Monday. Seus times de vendas e atendimentos são a alma do negócio e precisam estar por dentro para atender e vender aos clientes durante a data. 

2. Teste sua tecnologia

Crucial para a experiência do cliente durante todo o ano, o desempenho do seu site requer atenção especial durante a Black Friday e Cyber Monday, pois um aumento repentino no tráfego pode causar uma falha. Por isso, avalie sua tecnologia, melhore sua navegação e funcionalidade de pesquisa e simplifique sua página de checkout. Afinal, você deseja oferecer uma experiência tranquila, rápida e sem obstáculos.

Aproveite a oportunidade e deixe claras as suas opções de pagamento e envio, bem como se você oferece retirada. Essas informações são de extrema importância para os clientes e, em datas como essa, a facilidade com que eles encontram as informações podem ser o que define se a compra será realizada ou não.

3. Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste no processo de criação, publicação e promoção de conteúdos personalizados. Com esse método de marketing, você incentiva a fidelização do público através desse conteúdo relevante. Através dele, é possível educar os consumidores e fazer com que eles conheçam as soluções que a sua empresa oferece.

Para a sua estratégia de Cyber Monday, você pode criar vídeos para compartilhar todos os aspectos do seu produto em vídeos, formas de utilizá-lo, demonstrações e benefícios. Outra ideia é desenvolver guias de presentes, você vai ajudar os clientes que estão comprando algo para presentear alguém nas festas de fim de ano a encontrar as melhores opções com você. Entre tantas outras possibilidades.

4. Desenvolva um funil de vendas da Cyber ​​Monday

O funil de vendas é a representação dos estágios da jornada do cliente. Ele começa no momento em que o cliente em potencial sabe sobre sua marca até a efetivação da compra. Enquanto a parte superior do funil de vendas diz respeito ao "reconhecimento", que é a descoberta da marca pelo cliente em potencial, a parte inferior mostra a "decisão", o momento em que os clientes em potencial se convertem em clientes realmente. É importante lembrar que, a cada estágio que se passa, o número de clientes potenciais vai diminuindo, até a conversão final.

Ao desenvolver um funil de vendas específico para a Cyber Monday, você será capaz de criar uma estratégia de vendas de sucesso mais facilmente, vendo pontos onde precisa dar mais atenção. Para isso, primeiramente, pense nos quatro estágios do funil - Conscientização, Interesse, Decisão e Ação - e quais as abordagens que devem ser usadas em cada um deles.

Crie nas formas de atrair a atenção, como publicidade, posts nas redes sociais, e-mails. Depois, maneiras de fisgar o interesse dele, apresentando as vantagens do seu produto, por exemplo. Em seguida, ofereça algumas vantagens, como frete grátis, código de desconto ou um produto de bônus. Tudo isso para levar o cliente até a ação quando ele vai propriamente efetuar a compra.

5. Ofereça uma experiência VIP na Cyber Monday

Os seus clientes querem se sentir especiais e usufruir de uma experiência personalizada. Pensando nisso, ofereça negócios personalizados com base em compras anteriores aos seus consumidores fiéis. Você pode ainda utilizar um programa de fidelidade, marketing por e-mail e campanhas de mensagens pelo WhatsApp, por exemplo, para oferecer uma prévia dos anúncios da Cyber Monday, compras antecipadas, ofertas exclusivas ou envio prioritário, por exemplo.

6. Possibilite experiências de compra multicanal

Você não precisa - e nem deve - restringir suas vendas online ao seu site. Faça uso das redes sociais e aproveite as opções de vendas das plataformas Isso vai gerar praticidade e familiaridade para os clientes. 

Neste sentido, o WhatsApp é uma rede social que se destaca. Presente em 99% dos smartphones em operação no Brasil, segundo pesquisa da Opinion Box, o aplicativo conta com uma série de recursos especiais para empresas. Além disso, ele é visto como adequado para a comunicação entre empresa e cliente por 84%, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box.

7. Aposte na tecnologia dos chatbots

O período da Cyber Monday costuma gerar um aumento na demanda e, consequentemente, cresce a necessidade de otimizar processos para dar conta de atender tantos clientes. Para responder todos os clientes de forma rápida e profissional, os chatbots são a solução. Com esse software de comunicação, a sua empresa consegue estar disponível a qualquer dia e horário, com automatização de fases de atendimento, vendas e engajamento com os clientes. O diferencial dessa tecnologia está no fato de que ela auxilia os clientes enquanto gera valor também para as empresas. 

A tecnologia da ChatGuru permite que você se beneficie da automação ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos seus clientes, criando mais relacionamentos de conversação e alcançando um crescimento mais rápido. Através da nossa tecnologia, você consegue desenvolver e gerir um chatbot para WhatsApp personalizado, de acordo com as necessidades específicas da sua empresa e do seu público, além de explorar ao máximo as funcionalidades da ferramenta.

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O chatbot para WhatsApp da ChatGuru garante um atendimento ágil, de qualidade e humanizado mesmo que a demanda da sua empresa esteja crescendo. Além disso, o nosso software conta ainda com ferramentas analíticas integradas que permitem que você fique sempre de olho no seu chatbot e na sua audiência. Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

Quer conhecer mais sobre as vantagens e possibilidades da nossa tecnologia? Entre em contato com o time ChatGuru!

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