Um levantamento realizado pela Offerwise por encomenda do Facebook identificou que o número de pessoas que pretendem fazer uma compra durante a Black Friday 2021 será 29% maior do que em 2020. Com a concorrência tão alta quanto as expectativas, é importante elaborar uma estratégia para conquistar esta, que é uma das datas mais movimentadas do ano.
O primeiro passo para desenvolver esse planejamento é saber o que os consumidores verdadeiramente desejam e, assim, saber no que sua empresa deve focar. Para isso, nada melhor que dados que possam embasar essa estratégia. Extraímos tudo de mais importante que foi revelado pelo estudo da Offerwise e trouxemos para você. Confira!
Plataformas digitais
Em um movimento que vem ganhando força nos últimos anos e foi potencializado pela pandemia do novo coronavírus, a pesquisa revela que as plataformas digitais vieram mesmo para ficar – e isso vale para a Black Friday 2021. A preferência dos consumidores pelo ambiente online cresceu, com apenas 41% dos entrevistados considerando as lojas físicas como o melhor canal de venda, contra 57% das respostas na pesquisa feita em 2020. Outro ponto interessante é que, dos 400 brasileiros ouvidos, 77% devem usar smartphones como principal canal de compra em 2021, um grande aumento se comparado com os 53% no ano passado.
Também no quesito digital, mais de 70% dos consumidores disseram que, na busca por novos produtos e marcas, fazem uso de aplicativos de rede social da empresa Facebook – que é dona do WhatsApp, Instagram, além da rede homônima. Nesse contexto, mais da metade (60%) admitiu que é influenciada durante o processo de compra por comentários e avaliações sobre produtos e serviços publicados no Facebook e Instagram. Enquanto isso, 89% dos entrevistados afirmaram que anúncios publicados no Facebook foram decisivos durante a compra de produtos na Black Friday 2020.
Agilidade
Apesar da preferência pelo online, os entrevistados afirmaram que prestam atenção em estratégias que levam em conta também as lojas físicas. Em busca de mais agilidade, cerca de 70% disseram que desejam comprar online e fazer a retirada do produto nas lojas. Os dados revelam ainda que 80% dos brasileiros farão buscas por ofertas personalizadas na Black Friday 2021.
“Com esta mudança de comportamento, acelerada pela pandemia, ajudar as pessoas a encontrarem marcas e produtos relevantes e a ter uma boa experiência na interação serão fatores essenciais para o sucesso da estratégia de marketing das empresas”, comentou o diretor geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister.
Sendo assim, usar diversos canais de contato para divulgação da sua campanha de Black Friday 2021, deixar as promoções mais personalizadas para cada consumidor e privilegiar – do início ao fim – a experiência de compra pode ser a chave para o sucesso de uma estratégia.
Fatores decisivos
Diante da grande concorrência da Black Friday 2021, alguns fatores podem ser decisivos no momento de escolha dos clientes. Nesse sentido, o levantamento identificou ainda que, para encher os olhos dos consumidores, os negócios podem usar de alguns artifícios. Para o público, os mais decisivos são:
- frete grátis – 54%
- preço do produto – 51%
- qualidade do produto – 48%
Elaborando uma estratégia
Agora que você já sentiu a importância de alguns pontos, vamos mais a fundo. Abordaremos agora alguns desses aspectos para que você consiga começar a planejar uma estratégia para a Black Friday 2021 e conquistar uma das datas mais movimentadas do ano.
1. Facilite a entrega
Como vimos anteriormente, as opções de entrega do produto podem ser um fator decisivo na hora das compras da Black Friday 2021. Por isso, revise as suas formas de envio e veja de que forma consegue tornar o processo mais ágil e satisfatório para o cliente. Lembre que o frete é um grande fator no abandono do carrinho de compras.
Se você não costuma oferecer frete grátis, dar essa opção durante a Black Friday 2021 pode ser uma estratégia de marketing bastante atraente. Pode ser o que faltava para aqueles potenciais clientes, que estavam em dúvida, realizarem a compra e passarem a conhecer seus produtos. Você pode disponibilizar o frete grátis no site todo ou com um valor mínimo, faça as contas e veja a melhor opção para a sua empresa.
Outra estratégia interessante para a Black Friday 2021 é disponibilizar um ponto de retirada do produto. Esta é uma forma de reduzir os custos para a empresa, ao mesmo tempo que agrada aos clientes. Se sua empresa não costuma fazer esse tipo de serviço, é importante lembrar que a coleta será um novo ponto de contato com o consumidor e, sendo assim, fará parte da experiência de compra. Por isso, esteja atento e garanta que o processo seja organizado e esteja de acordo com a experiência excepcional que você deseja oferecer aos clientes.
2. Ofereça uma oferta atraente
Primeiramente, neste ponto, é necessário olhar seu estoque e analisar suas vendas para definir quais itens devem entrar em promoção. Além disso, é importante conhecer bem seu público e identificar as ofertas que eles esperam que a sua Black Friday 2021 tenha. Para isso, vale fazer uma pesquisa com seus clientes e potenciais clientes, bem como observar as redes sociais.
Após identificar o produto, é hora de definir o percentual de desconto da Black Friday 2021. Aqui, vale lembrar que não tem oferta mais atraente do que aquela que o cliente não tem dúvidas de que é real. Afinal de contas, os seus consumidores leais e até mesmo aqueles que ainda não efetivaram uma compra, mas que visitam seu negócio e desejam algum item, costumam saber os valores dos produtos. Sendo assim, nada de falsas promoções, recorrer a esse tipo de artifício pode gerar comentários negativos nas redes sociais e sair muito caro para a reputação da sua marca.
Além de satisfazer os clientes que estavam torcendo para que aquele item entrasse na Black Friday 2021, ao fazer a oferta de um produto muito desejado ele pode servir de isca para outras vendas. Uma vez que os clientes já estão comprando esse item irresistível, as chances deles levarem outros produtos cresce, aumentando assim o tíquete médio dos consumidores.
3. Experimente anúncios pagos
Não quer que ninguém deixe de conferir sua campanha da Black Friday 2021? Os anúncios pagos nas redes sociais podem ser a saída. Em 2020, 82% dos lojistas da plataforma planejavam anunciar no Facebook e Instagram para a Black Friday ou Cyber Monday. Como vimos, eles são decisivos para a compra.
Ou seja, a publicidade nas redes sociais é uma excelente forma de aumentar o alcance da sua marca e conquistar mais clientes na Black Friday 2021. Pense no orçamento e considere experimentar sua publicidade Pay Per Click (PPC).
Segundo a Hanapin Marketing (2019), 79% dos profissionais de marketing afirmam que o PPC é extremamente benéfico para seus negócios. Diante das muitas opções de personalização, você pode facilmente exibir segmentar seus anúncios pagos conforme seu público-alvo e fazer com que eles tenham “a cara” desses consumidores.
4. Utilize as redes sociais para venda
Na era das redes sociais, não tem como escapar, essas plataformas precisam ser o centro da sua estratégia para conquistar a Black Friday 2021. Além de serem um canal direto com seus consumidores e admiradores, devem ser utilizadas como um meio de vender. Ao conectar sua loja online com as plataformas de mídia social, você vai oferecer a agilidade tão solicitada pelo cliente.
Instalado em 98% dos smartphones do Brasil e é visto como adequado para a comunicação entre empresa e cliente por 84%, conforme um estudo realizado pela Opinion Box. Dessa forma, o WhatsApp pode ser uma plataforma especialmente estratégica. Repleto de recursos, a rede pode servir para a realização de vendas, como também para o suporte ao cliente.
5. Utilize a tecnologia para estar preparado para o aumento da demanda
Se toda a sua estratégia der certo, sua empresa verá um grande aumento na demanda durante a Black Friday 2021. Lembre disso e se prepare para atender todos esses clientes. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento. Disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, os chatbots são softwares personalizáveis capazes de tornar o atendimento ao cliente mais robusto.
Quando juntamos os chatbots e o WhatsApp, o suporte da empresa se torna ainda mais poderoso, ao oferecer conveniência, praticidade e familiaridade aos consumidores. Os bots para WhatsApp da ChatGuru conseguem automatizar diferentes etapas da comunicação. Os nossos chatbots podem atuar na captação e qualificação de leads, nutrição de contatos, gerenciamento de etapas do funil de vendas e interação com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre outras tantas possibilidades.
Com a tecnologia da ChatGuru, as empresas que atendem a um grande volume de solicitações de chamadas de clientes vão ser beneficiadas por uma grande eficiência. A tecnologia da ChatGuru te ajuda a desenvolver e gerir um chatbot personalizado, gerando satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da sua equipe de atendimento.
Além disso, a nossa plataforma também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Conheça mais sobre as vantagens e possibilidades do chatbot da ChatGuru, entre em contato com o time ChatGuru!
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