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Dicas para preparar sua empresa para uma Black Friday e Cyber Monday de sucesso

Giovanna Torreão

Aumentar o tráfego, atrair novos clientes e converter mais. Podemos dizer que esses são os maiores objetivos de qualquer empresa durante as campanhas de Black Friday e Cyber Monday. Mas também não é fácil alcançar os consumidores em meio à grande concorrência e lidar com esse aumento de demanda. Então, se você está planejando aproveitar a temporada de compras, é preciso pensar estrategicamente. Por isso, a ChatGuru trouxe hoje algumas dicas que vão garantir o sucesso da sua empresa nesta Black Friday e Cyber Monday.

Descubra 9 dicas para preparar sua empresa para uma Black Friday e Cyber Monday de sucesso: 

1. Planeje com antecedência

Não é novidade que planejar pode fazer a diferença nas vendas. Para obter ótimos resultados durante os dias de compras que se aproximam, é importante focar na estratégia de vendas da Black Friday e Cyber Monday. Comece a desenvolver uma campanha atraente e a pensar planos de vendas e de divulgação. Estrear a sua campanha de Black Friday e Cyber Monday nas redes sociais cedo pode fazer com que mais pessoas a vejam e, consequentemente, conquistar a atenção de mais gente para suas ofertas.

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2. Faça uma análise de dados

A dura tarefa de captar a atenção dos clientes em meio a tantas publicações de Black Friday e Cyber Monday nas redes sociais pode ser facilitada quando se compreende o seu mercado e nicho. Tendo isso em mente, faça uma análise de mercado e aprenda com os erros, seus e dos outros. 

Ainda no processo de elaboração da sua estratégia de marketing, veja quais foram os itens mais vendidos de sua loja na última Black Friday e Cyber Monday, os itens que mais saíram durante o restante do ano, quais foram os mais vendidos do mercado, as estratégias de marketing que parecem ter a eficácia comprovada, bem como os produtos que parecem interessar os clientes este ano. Ao se fazer essas perguntas, você estará mais perto de elaborar uma estratégia de marketing sólida.

3. Defina metas

Antes mesmo de começar a colocar em prática suas campanhas de Black Friday e Cyber Monday, é importante definir seus objetivos claramente. Qual a margem de lucro que você pretende alcançar? Existe algum novo produto ou serviço que você esteja querendo promover? Deseja alcançar um valor de tíquete médio específico ou de compartilhamentos e menções nas redes sociais? 

Estabeleça suas metas de Black Friday e Cyber Monday construa sua campanha em torno delas. Assim, ao final das campanhas, você será capaz de medir o quão bem sua empresa foi ou onde poderia ter melhorado. Essas informações serão importantes para a elaboração de estratégias para outras ações.

4. Prepare seu estoque

Agora que você já sabe os itens que deseja ofertar na Black Friday e Cyber Monday, é a hora de observar seu estoque. Certifique-se de que terá a quantidade certa de produtos para cobrir sua demanda de Black Friday e Cyber Monday e ter um bom lucro, sem deixar seus clientes não fiquem desapontados. Ao mesmo tempo, você também não quer ter muito de um produto que não vai vender, custando caro a longo prazo, em termos de estoque indesejado. Por isso, planeje bem essa organização.

5. Pense estratégias para causar entusiasmo nas redes sociais

As redes sociais são canais de comunicação diretos com seus clientes e potenciais clientes. Sendo assim, abuse delas para gerar todo o entusiasmo possível em torno das suas campanhas de Black Friday e Cyber Monday. Empregue diferentes estratégias para diferentes plataformas. Afinal de contas, diferentes clientes utilizam diferentes plataformas. E para conquistá-los, você precisa ter essa percepção do que funciona para cada rede e cada cliente. 

Os dados de levantamento realizado pela Offerwise por encomenda do Facebook revelam que 80% dos brasileiros farão buscas por ofertas personalizadas na Black Friday 2021. Então, tenha isso em mente na hora de pensar suas campanhas de Black Friday e Cyber Monday para as redes sociais.

Mas, no geral, dar pequenas prévias do que está por vir na Black Friday e Cyber Monday da sua empresa vai possibilitar que os clientes e potenciais clientes se preparem para as compras. Você também pode apostar em vídeos mostrando detalhes dos produtos que entraram em oferta ou formas de utilizá-los.

6. Não se esqueça das hashtags

Ainda na seara das redes sociais, você deseja atingir o maior número possível de interessados. Por isso, faça uso das hashtags de Black Friday e Cyber Monday para aumentar o tráfego para suas páginas sociais e lojas online. Sem exageros, hashtags relevantes, bem como a localização, podem fazer essa tarefa de atrair o público. 

7. Aumente sua capacidade de atendimento

O aumento no volume de tráfego já é esperado durante a Black Friday e Cyber ​​Monday, por isso, não há desculpas, esteja pronto e planeje o aumento da sua capacidade de atendimento. Você precisa estar preparado para efetivar muitas compras simultâneamente, ao mesmo tempo que deseja responder as dúvidas daqueles clientes que estão pesquisando suas opções. Tudo isso enquanto encanta os consumidores para que sigam com você não apenas nessas datas, mas durante o ano inteiro.

Esse parece ser um dos maiores desafios da Black Friday e Cyber Monday, mas a solução se encontra na tecnologia. A implementação de um chatbot é uma maneira de oferecer autosserviço e demonstrar que sua empresa se importa com o atendimento dos clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados e fidelizados, e com que você se destaque da concorrência.

Esse software dá conta, simultaneamente, da maioria das dúvidas dos usuários sem a ajuda de um agente humano. Com isso, sua equipe só precisa atender os casos que precisam de atendimento especial. Assim, além de tornar o atendimento mais ágil para o cliente, é possível otimizar o tempo de trabalho dos humanos, algo essencial em dias de grande demanda, como a Black Friday e Cyber Monday. 

Com uma base sólida e atualizada de conhecimento, esse software atua muito bem como ponto de entrada das interações com os clientes, agregando relevância e aprimorando a experiência oferecida. Vale lembrar que o trabalho da sua equipe humana também é facilitado pelo chatbot. Além de possibilitar a automatização de tarefas simples e repetitivas, o software de atendimento ao cliente coleta dados durante as interações e os salva em um local acessível para que os atendentes possam recuperar facilmente as informações úteis e fazer o encaminhamento para o departamento mais adequado e responder às questões. 

8. Otimize seu site e processo de check-out

Uma das piores coisas que podem acontecer em dias de grandes vendas, como a Black Friday e Cyber Monday, é a queda do site pois pode gerar uma grande frustração nos clientes e a desistência de compras. Por isso, otimize seu site.

Faça com que sua plataforma esteja preparada para receber vários compradores, confira o tempo de carregamento, garanta a funcionalidade de seus códigos de cupom e se assegure de que sua usabilidade está de acordo. Outro aspecto importante é o check out. Certifique-se que o caminho para a finalização da compra seja intuitivo, rápido e sem obstáculos. Você não deve arriscar que seu site falhe nestas datas tão importantes.

9. Elabore planos de contingência

Quando se trata de Black Friday e Cyber ​​Monday, é importante estar preparado para o pior que pode acontecer. Pense em alternativas para se seu fornecedor atrasar ou se a transportadora tiver problemas, por exemplo. Ao criar planos de contingência, você terá mais facilidade em solucionar eventuais problemas para que não efetem suas vendas.

ChatGuru

Os chatbots, como vimos anteriormente, podem ser uma poderosa ferramenta pois são capazes de oferecer um atendimento de acordo com a conveniência do cliente e da empresa. Para te ajudar nessa tarefa de automatização de mensagens, conte com a tecnologia da ChatGuru. Através dela, você consegue desenvolver e gerir um chatbot personalizado, oferecendo um atendimento humanizado e de excelência, não apenas em dias como a Black Friday e Cyber Monday, mas em qualquer momento.

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Disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, os bots da ChatGuru se integram com sua conta comercial de WhatsApp para oferecer praticidade e familiaridade aos seus clientes. Ou seja, com a ChatGuru, você será capaz de fomentar a satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da equipe de atendimento.

Além disso, na ChatGuru, todas as informações colhidas através das interações com os clientes são levadas para um sistema que possibilita a extração de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. Quando analisados, esses dados podem levar a insights para o aprimoramento da experiência do usuário e facilitando o planejamento dos próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

Importante lembrar também que a tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Se você deseja saber mais sobre as vantagens e possibilidades do chatbot da ChatGuru, entre em contato com o time ChatGuru!

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