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Como preparar seu negócio para a Black Friday

Tradição norte-americana, a Black Friday já entrou em definitivo no calendário dos lojistas brasileiros. A oportunidade de garantir grandes vendas logo antes do Natal gera grande animação por parte dos clientes e também das empresas. A data oficial da Black Friday, cuja primeira edição no nosso País aconteceu em 2010, é a última sexta-feira do […]

Giovanna Torreão

25/10/2021

black friday

Tradição norte-americana, a Black Friday já entrou em definitivo no calendário dos lojistas brasileiros. A oportunidade de garantir grandes vendas logo antes do Natal gera grande animação por parte dos clientes e também das empresas. A data oficial da Black Friday, cuja primeira edição no nosso País aconteceu em 2010, é a última sexta-feira do mês de novembro, que neste ano cai no dia 26, mas costuma se estender por todo o fim de semana. 

Um levantamento realizado pela consultoria Neotrust/Compre&Confie, que monitora o comércio eletrônico, apontou que, no ano passado, mesmo no contexto da pandemia da covid-19, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 7,7 bilhões,  um crescimento de 21,9% em relação a 2019. Além disso, as compras feitas online na Black Friday 2020 representaram 4% de todos os pedidos feitos durante o ano todo. Para a edição 2021, a expectativa da Ebit|Nielsen é de que o Brasil tenha um faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões.

Apesar de um cenário de perspectivas positivas, é preciso estar totalmente preparado para atender ao aumento da demanda durante a Black Friday. Para envolver os clientes, ter sucesso nas vendas e se sobressair à concorrência, é importante reservar um tempo para pensar na preparação para o grande fim de semana e desenvolver uma estratégia que gere entusiasmo em torno das suas promoções. Pode parecer difícil, mas na postagem de hoje, vamos te ajudar nessa tarefa com um pequeno guia de como preparar seu negócio para a data e como preparar suas campanhas de marketing para a Black Friday.

Acompanhe!

1. Organize todas as suas vendas

Mesmo que sua meta de Black Friday seja vender o maior número possível de produtos, é necessário manter a organização para não perder o controle do seu estoque. Por isso, identifique quais produtos deseja colocar à venda e também determine quanto de desconto você pode oferecer em cada item.

Com organização, você se protege de possíveis erros de precificação e ainda vê se é preciso fazer a reposição de algum produto antes da Black Friday. Afinal de contas, você não quer deixar os clientes insatisfeitos porque seus itens se esgotaram em poucos minutos.

2. Pesquise e envolva seus clientes

De acordo com um levantamento da Méliuz, plataforma que disponibiliza cupons de descontos de lojas online, mais de 70% dos usuários pretendem realizar compras no período de Black Friday, 17,3% pretendem aproveitar a data para antecipar as compras de Natal e 6,3% desejam comprar presentes para outras datas comemorativas. Tendo tudo isso em mente, antes da Black Friday chegar, é necessário investir tempo para saber mais sobre seus clientes e de que forma vai conseguir atingi-los.

Cheque suas redes sociais e veja quem está interagindo com seu conteúdo, essas pessoas são essenciais para sua estratégia de marketing. Faça pesquisas com eles para saber exatamente quais produtos do seu catálogo despertam mais interesse e quais devem entrar em promoção.

Além disso, use essas plataformas para incentivar os clientes e potenciais clientes a visitarem sua loja e aproveitarem as ofertas. Caso tenha uma lista de contatos, comece divulgando para eles sobre sua campanha de Black Friday e crie expectativa em torno da campanha. Uma dica é oferecer recompensas especiais e descontos para clientes leais em determinados itens. Em qualquer caso, conhecendo seu público-alvo será muito mais fácil descobrir o que você pode oferecer a eles e em que eles estão mais interessados.

3. Teste sua loja

Se sua empresa conta com um site, é importante garantir que ele será capaz de lidar com o aumento do tráfego. Afinal, não podemos deixar que sua loja trave em plena Black Friday devido ao aumento do tráfego, isso pode resultar em vendas abaixo do esperado, além de frustração para o cliente. Também é importante, nesse caso, conferir se todas as informações sobre os produtos, fotos e processo de checkout estão funcionando perfeitamente.

Além disso, seu time de vendas também precisa estar pronto para continuar atendendo bem, com agilidade e oferecendo uma experiência de excelência mesmo com uma quantidade maior de contatos. Aqui, a ideia é vender e gerar uma boa impressão para que aquelas pessoas que estão comprando na sua loja continuem com você, e que aqueles clientes leais consigam perceber uma experiência consistente em qualquer situação – até mesmo na Black Friday.

4. Aumente o entusiasmo com uma semana de antecedência

Conforme a data da Black Friday for chegando, aposte ainda mais nas campanhas de marketing. Use suas redes sociais, e-mail, SMS e qualquer outra forma de contato com seus clientes e potenciais, e busque aumentar o entusiasmo para as vendas durante a preparação para a Black Friday. Seja criativo e crie expectativa! 

Você pode, por exemplo, compartilhar teasers do que virá, divulgar conteúdos relacionados, fazer reviews sobre seus produtos. Abuse de um storytelling que gere fidelidade, confiança, presença de sua marca e novas vendas, incentivando sempre os clientes a acompanharem suas publicações.

5. Crie descontos exclusivos em mídias sociais

Como mencionamos anteriormente, as redes sociais são um importante meio para se comunicar com o público-alvo hoje em dia. Uma pesquisa feita pela Sprout Social destaca a importância das redes sociais. Entre as ações que os consumidores realizam quando seguem marcas nas redes sociais, segundo a pesquisa, 91% visitam o site ou aplicativo da marca, 90% compram da marca e 86% escolhem essa marca em vez de um concorrente.

Tendo isso em mente, uma boa estratégia para conquistar seus seguidores e fazer com que eles realmente se convertam em clientes é oferecer códigos de desconto para sua loja exclusivos para o público das redes sociais. 

Ao disponibilizar cupons promocionais em seu conteúdo para as redes sociais, você estará incentivando o engajamento do público, o aumento de seguidores e, com sorte, mais vendas em geral. Uma estratégia que pode resultar em benefícios para o ano todo.

6. Faça concursos e brindes

Curtidas, comentários e compartilhamentos. Chamar mais atenção para sua marca e as vendas que você está realizando é uma estratégia muito importante no ano inteiro, mas casa bem com a Black Friday.

Além das dicas trazidas no item anterior, uma outra tática de engajamento nas redes sociais são os concursos e brindes. Fazer sorteios ou oferecer itens grátis você estará incentivando a participação ativa dos clientes, aumentando seu alcance para potenciais clientes enquanto gera benefícios.

7. Oferecer vendas de última chance

A Black Friday pode ter passado, mas existe a Cyber ​​Monday. As ofertas e descontos não precisam terminar no final de semana. A segunda-feira cibernética é um termo de marketing para a segunda-feira após a Black Friday e pode atrair também seus clientes.

Com um final de semana cheio, alguns dos seus consumidores podem ter perdido suas ofertas. Para evitar que alguém tenha ficado para trás, aposte na Cyber ​​Monday. Aposte em listas de transmissão, redes sociais, e-mails e alerte a todos sobre uma última chance de aproveitar as ofertas. Certifique-se de criar o senso de urgência, os clientes precisam saber que esta é realmente a última chance. Ofereça descontos adicionais e tente o seu melhor para converter o maior número possível de clientes antes do Natal. 

8. Aposte na tecnologia dos chatbots

A sua estratégia de Black Friday pode ficar mais poderosa e robusta com ajuda dos chatbots. Personalizável, esse software é capaz de oferecer um atendimento de acordo com a conveniência do cliente e da empresa. Disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, os bots para WhatsApp da ChatGuru são sistemas de conversação automatizados movidos por inteligência artificial, que garantem a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário e no menor tempo. 

A tecnologia ChatGuru consegue automatizar diferentes etapas da comunicação de uma empresa. Os nossos chatbots podem atuar na captação e qualificação de leads, nutrição de contatos, gerenciamento de etapas do funil de vendas e interação com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre outras tantas possibilidades.

Com a gente, a sua implantação traz eficiência para empresas que atendem a um grande volume de solicitações de chamadas de clientes. A tecnologia da ChatGuru te ajuda a desenvolver e gerir um chatbot personalizado, gerando satisfação e fidelização do seu público, enquanto aumenta a produtividade da sua equipe de atendimento.

Além disso, a nossa plataforma também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), o que traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Ficou interessado? Para conhecer mais sobre as vantagens e possibilidades do chatbot da ChatGuru, entre em contato com o time ChatGuru!

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