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Saiba como criar uma campanha de marketing de final de ano de sucesso

Giovanna Torreão

O final de ano está chegando e, junto com ele, um dos períodos de vendas mais importantes do comércio. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, cerca de R$68,4 bilhões deverão ser injetados na economia durante o Natal de 2021.

Para alcançar seus clientes e terminar o ano com um sucesso de vendas, é importante planejar uma boa campanha de final de ano. Se você ainda não começou a elaborar sua estratégia, aqui você encontra um passo a passo para colocar no ar uma campanha de marketing de fim de ano nesta temporada. 

Confira!

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1. Defina seus objetivos de campanha

Para obter ótimos resultados durante os dias de compras que se aproximam, é importante focar na estratégia e no planejamento. Dito isto, quando falamos em campanhas marketing de final de ano é importante pensar em um objetivo que irá englobar toda a sua criação de conteúdo, alinhando todos os pontos de contato com os clientes em torno de um mesmo propósito ou mensagem. Assim, a primeira definição a ser feita é daquilo que a sua empresa deseja alcançar, o resultado ideal da campanha de final de ano.

Com o foco definido, é hora de estabelecer pequenas metas que poderão ser utilizadas para medir o desempenho ao fim da campanha. Para isso, você pode lembrar dos objetivos SMART, cujo acrônimo, em tradução livre, significa: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e tangíveis. Por exemplo, você pode definir como objetivo converter uma determinada quantidade de leads focados em algum item em específico durante o período da campanha. 

2. Estabeleça seu público-alvo

O trabalho de desenvolver uma campanha de marketing assertiva é árduo, mas pode ficar muito mais fácil se você souber exatamente para quem está criando. Sendo assim, definidos os objetivos, agora, é o momento de estabelecer seu público-alvo. A ideia é embasar as tomadas de decisões em dados confiáveis para garantir o sucesso de uma empreitada. Para isso, reúna o máximo de informações sobre o público-alvo que você deseja impactar. 

Use suas redes sociais e cheque quem está interagindo com seu conteúdo, essas pessoas são essenciais para sua estratégia de marketing. Faça pesquisas com eles para saber exatamente quais produtos do seu catálogo despertam mais interesse e quais devem entrar em promoção.

Vale também criar uma buyer persona, que nada mais é que o cliente ideal de um negócio. Este perfil descreve quem é essa pessoa, quais são suas dores e necessidades diárias, comportamentos, experiências, além de tantos outros detalhes importantes que demonstram como ele toma decisões. O desenvolvimento de uma persona é essencial para que as empresas possam compreender mais profundamente seus clientes. Todas essas informações vão ajudá-lo a tomar decisões de marketing mais inteligentes nas próximas etapas do desenvolvimento da sua campanha de marketing de final de ano.

3. Crie uma oferta

Tendo o seu público em mente, crie uma oferta irresistível para eles. Este poderá ser o ponto central da campanha de final de ano. Se dentro dos seus objetivos você estabeleceu metas envolvendo redes sociais, uma boa estratégia é desenvolver uma oferta específica para o público dentro deste canal.

Segundo pesquisa feita pela Sprout Social, entre as ações que os consumidores realizam quando seguem marcas nas redes sociais, segundo a pesquisa, 91% visitam o site ou aplicativo da marca, 90% compram da marca e 86% escolhem essa marca em vez de um concorrente. Você pode aproveitar o poder das redes para conquistar seus seguidores e fazer com que eles realmente se convertam em clientes. Assim, você estará incentivando o engajamento do público, o aumento de seguidores e, com sorte, mais vendas em geral. Uma estratégia que pode resultar em benefícios para o ano todo. É possível, por exemplo, oferecer códigos de descontos ou facilidades para sua loja exclusivos nas redes sociais.  

Falando em facilidades, elas são uma alternativa aos cupons de desconto e agradam bastante o público. As opções de entrega do produto, por exemplo, podem ser um fator decisivo na hora das compras de final de ano. Por isso, durante o desenvolvimento da sua campanha de marketing, revise as suas formas de envio e veja de que forma consegue tornar o processo mais ágil e satisfatório para o cliente. Lembre que o frete é um grande fator no abandono do carrinho de compras e desistências.

Se você não costuma oferecer frete grátis, dar essa opção durante a campanha de final de ano pode ser uma estratégia de marketing bastante atraente. Pode ser o que faltava para aqueles potenciais clientes, que estavam em dúvida, efetuarem a compra e passarem a conhecer seus produtos. Você pode disponibilizar o frete grátis no site todo ou com um valor mínimo, faça as contas e veja a melhor opção para a sua empresa.

Além disso, existe a possibilidade de disponibilizar um ponto de retirada do produto. Esta é uma alternativa de reduzir os custos para a empresa, ao mesmo tempo que agrada aos clientes. No entanto, se optar por essa estratégia, é importante destacar que a coleta será um novo ponto de contato com o consumidor e, sendo assim, fará parte da experiência de compra. Sendo assim, certifique-se que o processo seja organizado e esteja de acordo com a experiência excepcional que você deseja oferecer aos clientes.

4. Planeje sua campanha

A hora de colocar a mão na massa e planejar de que forma você vai espalhar todas as suas ideias de campanha de marketing para os clientes. Ainda levando em conta seus objetivos e quem é seu público-alvo, pense em todos os pontos de contato possível e os canais em que não deve faltar comunicação. 

Lance mão da sua agenda de contatos, onde eles mais estão? Qual o canal em que melhor respondem à sua comunicação? Faça a segmentação dos dos clientes que você já conquistou e elabore a comunicação com eles da forma mais assertiva possível - em forma e canal.

Nesta etapa, você pode pensar em e-mail marketing, posts em blog, diferentes redes sociais - como YouTube, WhatsApp, Instagram, Facebook e Twitter-, além de campanhas pagas. Vale elaborar um calendário de publicações da campanha em todas essas plataformas. E quanto antes você começar a publicar, melhor.

5. Não esqueça de acompanhar os dados da campanha

Quando sua campanha de marketing estiver rodando, é hora de acompanhar seu desempenho. Revisite seus objetivos de campanha, colete dados e faça uma avaliação. Se você for rápido, é possível, ainda durante a execução da campanha, fazer reformulações de rota a fim de garantir o sucesso no final e servirá de aprendizado para campanhas futuras..

6. Transforme os novos clientes em compradores o ano todo

Se a campanha de marketing de final de ano resultou em novos clientes, é necessário trabalhar para garantir que essa relação perdure o ano inteiro. Pense nisso e elabore estratégias para nutrir seus novos contatos. Por exemplo, entre em contato novamente com eles para agradecer pela compra e oferecer um brinde ou um cupom para uma nova aquisição. 

Outra possibilidade é apostar no cross-selling e upselling. Também chamado de venda cruzada, o primeiro acontece quando você apresenta um produto que seja complementar àquele que o cliente adquiriu. Por exemplo, ele comprou um celular, você pode oferecer um fone de ouvido ou um carregador portátil. 

Já o upselling consiste em uma estratégia de oferecer uma versão melhorada do produto que havia sido adquirido anteriormente. Assim, se o cliente fechou um pacote com uma academia que dá direito a três aulas na semana, é possível oferecer um upgrade para aulas todos os dias da semana.

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ChatGuru

A prestação de um ótimo atendimento para o seu cliente pode ficar mais fácil com a ChatGuru. Com a nossa tecnologia, você consegue desenvolver e gerir um chatbot na medida das suas necessidades, oferecendo um suporte personalizado e humanizado.

Além disso, o chatbot consegue fazer a coleta de informações a partir das interações com seus clientes e todos esses dados são levados para um sistema que possibilita a extração de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. É possível escolher receber os dados por e-mail ou WhatsApp, a partir dos critérios escolhidos, gerando praticidade para o seu acompanhamento.

Quando analisados, esses materiais podem levar até a identificação das chamadas mais frequentes e o que faz com que o lead converta mais, entre outros insights que vão levar ao aprimoramento da experiência do usuário. Assim, fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.

Vale lembrar que a tecnologia da ChatGuru também pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre a ChatGuru!

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