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Co-branding: O que é, 4 vantagem e como fazer

As empresas no mercado altamente competitivo de hoje estão explorando ativamente novas maneiras de se diferenciar e crescer. O co-branding é uma estratégia para atingir esse objetivo. As marcas podem expandir seu público, aumentar sua participação no mercado e se diferenciar da concorrência com o auxílio dessa tática promocional. 71% dos clientes são atraídos pelo […]

Giovanna Torreão

31/12/2022

co-branding

As empresas no mercado altamente competitivo de hoje estão explorando ativamente novas maneiras de se diferenciar e crescer. O co-branding é uma estratégia para atingir esse objetivo. As marcas podem expandir seu público, aumentar sua participação no mercado e se diferenciar da concorrência com o auxílio dessa tática promocional.

71% dos clientes são atraídos pelo co-branding e valorizam essa forma de relacionamento, de acordo com uma pesquisa da Visual Objects, uma vez que esses novos produtos podem resolver seus problemas e melhorar suas vidas, agregando valor.

No entanto, o plano deve ser devidamente elaborado para fornecer os resultados desejados. Para minimizar os aspectos desfavoráveis, as empresas devem garantir que seus princípios fundamentais e sua base de clientes estejam alinhados.

O que é co-branding?

Co-branding é um método de publicidade no qual duas empresas trabalham juntas para anunciar seus produtos ou serviços para um público compartilhado. Essa colaboração geralmente se manifesta na forma de desenvolvimento conjunto de produtos.

Para produzir um novo produto de beleza que se beneficie do conhecimento de ambas as empresas, um fabricante de cosméticos pode fazer parceria com um fabricante de maquiagem, por exemplo.

Essa tática tem o potencial de expandir a clientela de uma empresa, expandir sua participação no mercado e aumentar seu perfil entre os consumidores. Também tem o potencial de elevar o perfil das empresas associadas e fazê-las se sentirem mais especiais.

Porém, se não for bem feito, corre o risco de diluir a identidade da marca e confundir o consumidor.

Distinção entre co-branding e co-marketing

O co-branding refere-se ao processo de combinar duas marcas distintas em uma única oferta, enquanto o co-marketing envolve a combinação dos esforços de muitas empresas para aumentar seu impacto coletivo.

O principal objetivo do co-marketing é aumentar as vendas de itens já existentes por meio de esforços coordenados de publicidade. Especificamente, nenhum trabalho original é produzido pelo grupo como um todo.

Uma rede de hotéis pode fazer parceria com uma agência de aluguel de veículos para oferecer pacotes que economizem o dinheiro dos consumidores.

Por que o co-branding é benéfico, exatamente?

Como vimos, o co-branding é uma estratégia de marketing que reúne a popularidade de duas ou mais marcas para criar algo novo. As perspectivas de crescimento de participação de mercado, reconhecimento de marca e base de clientes, bem como originalidade, são aprimoradas. No entanto, para maximizar as sinergias e atrair os clientes desejados, é importante que ambas as empresas harmonizem suas crenças centrais, cultura da empresa e posicionamento da marca. 

Antes de embarcar em um relacionamento de co-branding, porém, é crucial encontrar o ajuste certo em termos de valores compartilhados e público. Além disso, a execução desses programas requer uma divisão de trabalho distinta entre os parceiros e esforços de comunicação eficientes.

O co-branding pode ser bastante eficaz se executado corretamente. Examine o seguinte para aprender os principais benefícios:

1. Conhecimento de marca expandido

Com o co-branding, as empresas têm o potencial de aumentar o reconhecimento da marca e a exposição a novos dados demográficos.

Se duas empresas que fornecem bens suplementares decidirem colaborar, elas podem, por exemplo, desenvolver uma oferta conjunta ou fazer promoção cruzada entre seus grupos separados de consumidores. Agir dessa forma permitirá que eles alcancem mais pessoas e gerem mais receita.

O co-branding também ajuda a promover a expansão do valor da marca. É mais provável que os clientes tenham uma impressão favorável de um produto ou serviço quando o veem associado a duas marcas conhecidas.

2. Aumento do financiamento para publicidade

Quando as empresas trabalham juntas para criar um novo produto, elas podem reunir seus recursos, o que, por sua vez, gera mais dinheiro para publicidade.

As empresas menores, que podem não ter os recursos de marketing das maiores, serão muito beneficiadas com a ação.

Ambas as partes podem se beneficiar de um plano bem executado.

3. Maior credibilidade no mercado

Os consumidores em potencial estarão mais propensos a comprar seu produto ou serviço se você estiver associado a um parceiro conhecido.

Construir confiança com os clientes ajuda você a ganhar sua lealdade e estabelece sua empresa como confiável, ambos os quais são necessários para o sucesso.

Isso acontece porque o cliente passará a associar a confiabilidade da outra empresa à marca do parceiro antes desconhecida.

Casos de co-branding

Várias empresas juntam seus recursos para desenvolver novos produtos inovadores e entrar em áreas inexploradas. Alguns casos reais são mostrados abaixo:

1. Doritos e Taco Bell

Doritos Locos Tacos foi lançado em 2014 como uma parceria entre a Taco Bell e a PepsiCo, empresa responsável pela comercialização do lanche Doritos. O Business Insider relata que, após três anos de operação, a combinação resultou em 1 bilhão em vendas de produtos.

2. Adidas e FARM

Um bom exemplo de parceria na indústria da moda seria entre a Adidas e a FARM. A quarta compilação colaborativa das duas gravadoras foi lançada em 2022.

Como parte da colaboração, a FARM criou padrões exclusivos para uma variedade de roupas da Adidas, incluindo blusas, camisas, tops, shorts e jaquetas.

O foco dos projetos nas mulheres é um esforço para fortalecer os relacionamentos com as bases de clientes existentes de ambas as empresas. Além disso, lembre-se de que no ano de 2020, a publicidade de novos itens foi feita por meio de um assistente virtual. A Lu do Magazine Luiza foi a cara do anúncio.

3. Vivara e Kopenhagen

Em 2022, a joalheria Vivara  e a fabricante de chocolates Kopenhagen colaboraram para produzir um ovo de Páscoa especial.

Um pingente de prata Life by Vivara, folheado a ouro, acompanhava o ovo de chocolate de assinatura de Kopenhagen. O chocolate língua de gato inspirou a forma da jóia.

4. Louis Vuitton e BMW

A estratégia de co-branding é igualmente viável para empresas de luxo como Louis Vuitton e BMW.

Luxo, qualidade superior e disponibilidade limitada são termos usados para descrever ambas as marcas. Esses recursos compartilhados inspiraram a casa de alta costura a projetar e produzir uma coleção de bolsas de edição limitada em 2014 que se encaixa perfeitamente no i8 da BMW.

Como podemos colaborar melhor para o co-branding?

As empresas que desejam ter sucesso no co-branding devem procurar um parceiro que compartilhe suas crenças centrais e o espírito da empresa. Caso contrário, há um bom risco de que o esforço falhe.

Além disso, as empresas devem ter uma base de clientes unificada. Não pode haver chance de má reputação ou falha na cooperação se as respectivas bases de clientes das marcas forem incompatíveis.

Determinar se a mensagem pretendida é ou não congruente com o posicionamento de marca de ambas as empresas é outra consideração durante o processo de criação da estratégia de co-branding.

Você também deve garantir que as tarefas sejam claramente delegadas e que cada parceiro contribua com algo novo para a abordagem geral. Isso permite maior agilidade no processo, essencial para que o conceito se concretize totalmente no papel.

Também é crucial traçar um plano para o futuro da parceria, completo com metas e objetivos específicos, bem como um sistema para acompanhar o progresso.

Por último, mas não menos importante, as empresas devem estar dispostas a investir o esforço e o dinheiro necessários para implementar o plano com sucesso.

Métodos para o co-branding bem-sucedido de uma organização

Se você deseja que seu plano de co-branding seja bem-sucedido, há várias considerações que você deve fazer.

O primeiro passo é certificar-se de que as duas marcas são compatíveis e compartilham certas características. Quando duas culturas são tão drasticamente diferentes, é fácil que as representações da marca entrem em conflito e deixem o cliente confuso.

O parceiro de negócios ideal compartilharia não apenas os mesmos valores, cultura e identidade de marca, mas também a mesma estrutura organizacional.

Isso aumenta a probabilidade de ambas as empresas conseguirem acompanhar a produção e o crescimento. Afinal, a demanda de produtos pode aumentar e ambas as empresas precisam estar prontas para acompanhar.

A próxima etapa é desenvolver um esforço de marketing eficaz para divulgar as novas ofertas. A capacidade da campanha de despertar o interesse de seus consumidores-alvo é outra maneira de impulsionar as vendas.

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