Presente na vida das pessoas diariamente, o marketing é uma estratégia que abrange processos maiores do que apenas o ato de vender um produto ou serviço.
Isso porque para conseguir chegar até o público-alvo e atrair a sua atenção, uma empresa tem que desenvolver um trabalho que envolve planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado.
Todo esse universo, somado à publicidade, é apresentado ao público por meio da série norte-americana Mad Men, que foi ar entre os anos de 2007 e 2015 e conta a história de Don Draper, o diretor de criação de uma agência publicitária.
Veja também: Desvende os mistérios do Marketing Digital com o podcast Marketing Digital do Zero
Lições de marketing aprendidas com Mad Men
Criada por Matthew Weiner, a série Mad Men: Inventando Verdades (título no Brasil), conta com 7 temporadas em que retrata o elegante e milionário mundo da publicidade dos anos 60 e acompanha a vida pessoal e profissional do protagonista, um dos mais brilhantes nomes da área.
Na trama, que mostra o dia a dia dos trabalhadores de agências publicitárias, é possível detectar algumas lições sobre marketing e publicidade que devem ser utilizadas pelas empresas até hoje. Conheça 3 delas:
1. Faça pesquisa de campo
Observar fatos e fenômenos que corroboram para o consumo de algum produto ou contrato de um serviço é importante para compreender melhor o comportamento de consumo do cliente. Para que isso ocorra, contar com uma pesquisa de campo é essencial.
Em Mad Men, Peggy – uma das personagens que possui mais destaque na série – aplicou a técnica entrevista semiestruturada para fazer uma pesquisa de campo com os clientes do Burguer Chef.
Leia mais: Aprenda a usar estratégias de venda na internet com o livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital
2. Converse com as pessoas
Conversar com as pessoas é essencial para que você possa entender o que as motivou a fazer a compra de um produto ou a contratar um serviço. Além disso, por meio da ação, também é possível entender o que elas desejam e utilizar essas informações para criar estratégias de marketing.
Já em sua primeira cena, a série mostra Don em um restaurante, onde ele começa a perguntar ao garçom que faz o seu atendimento, informações sobre o cigarro que ele fuma e por qual motivo opta por aquela marca.
3. Pense fora da caixa
Explorar ideias criativas e incomuns é de suma importância para se diferenciar dos seus concorrentes e atrair o olhar do público com soluções inovadoras.
Uma das campanhas de sucesso desenvolvidas em Mad Men é para a marca Kodak, na qual Don opta por explorar as boas memórias que podem ser resgatadas com a fotografia, usando, assim, a nostalgia a seu favor.
Onde assistir Mad Men?
Se você ficou interessado em assistir Mad Men, saiba que há duas formas de assistir uma das séries mais aclamadas pela crítica. Atualmente, a série está disponível no HBO Max e no Globo Play.
Gostou do conteúdo? Navegue mais pelo Blog Guru e encontre mais dicas de marketing e ferramentas!