A demanda por soluções tecnológicas, se já era grande, cresceu ainda mais nos últimos dois anos. A presença digital deixou de ser opcional. Para conquistar os clientes, é necessário estar onde eles estão. No Brasil, isso quer dizer WhatsApp. Mas como vender mais enquanto proporciona interações proativas e personalizadas? A resposta para isto está nos chatbots para WhatsApp da ChatGuru. Eles são uma ferramenta única para o aprimoramento da experiência do cliente, aumento de vendas e controle dos custos.
O que exatamente é um chatbot para WhatsApp da ChatGuru?
Em tradução literal, um chatbot é um “robô de bate-papo”. Ele é um software ou programa de computador que, através de interações por texto ou voz, simula conversas humanas, reproduzindo a forma como um humano se engaja e se comporta em um diálogo.
Os chatbots são bastante usados por empresas, seja no cenário B2B quanto B2C, para automatizar etapas da comunicação com os clientes. Assim, os softwares são configurados para compreender os chamados dos clientes e dar uma resposta precisa.
Como funcionam os chatbots para WhatsApp da ChatGuru?
O contato dos clientes e potenciais clientes com um chatbot para WhatsApp da ChatGuru acontece da mesma maneira que com um atendente humano. Uma vez que a consulta é feita, o software faz a interpretação das falas do consumidor, consulta um banco de dados e dá uma resposta que vá suprir o problema ou questionamento apontado pelo cliente.
A tecnologia da ChatGuru permite que os chatbots sejam utilizados em diversas etapas da comunicação, marketing e vendas de uma marca. Eles são capazes, por exemplo, de atuar na nutrição de contatos, gerenciamento de etapas do funil de vendas, captação e qualificação de leads, guiando pelo suporte no pós-venda e tirando dúvidas frequentes, entre outras tantas possibilidades.
A integração dos assistentes virtuais chatbots, além de reduzir custos, possibilita que o tempo da equipe de suporte seja otimizado e que as empresas forneçam assistência ao cliente mesmo quando os agentes humanos não estiverem disponíveis.
Como a ChatGuru e automação dos chatbots ajudam as empresas a venderem mais?
Os chatbots para WhatsApp de atendimento ao cliente podem reduzir custos e fazer com que a experiência do cliente seja muito mais impactante. Disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, os bots conseguem atender a uma infinidade de clientes ao mesmo tempo e de forma instantânea. Algo que um agente humano não conseguiria fazer.
Para você entender melhor os benefícios dos chatbots para WhatsApp da ChatGuru e como eles impactam as vendas, nós vamos detalhar algumas características da nossa tecnologia de automatização de processos. Confira!
1. Encurte o caminho de comunicação com seus clientes
Comodidade, praticidade e familiaridade. Uma das grandes vantagens do chatbots da ChatGuru está na integração da nossa tecnologia com o WhatsApp.
A plataforma de troca de mensagens é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, é o que eles mais abrem durante o dia e também o que aparece nas telas principais dos smartphones.
Ou seja, estar no WhatsApp é encurtar o caminho da comunicação entre o seu negócio e os seus clientes. Ao incorporar um chatbot da ChatGuru na conta comercial da sua empresa no WhatsApp, você tornará a comunicação mais ágil e simples, o que faz com que as vendas de oportunidade aconteçam mais. Afinal, nós sabemos bem que a dificuldade em entrar em contato com uma empresa pode fazer com que os clientes desistam de uma compra.
2. Respostas rápidas
Se a dificuldade em entrar em contato com uma empresa é um fator que desencoraja uma compra, a demora em obter resposta é algo tão frustrante quanto aos olhos dos clientes.
Mais conectados do que nunca e esperando muito da experiência do cliente, os consumidores não querem mais ter que esperar e demandam engajamento e respostas imediatas.
O nosso software é capaz de dar conta de uma infinidade de chamados de forma simultânea e instantânea.
Os bots da ChatGuru para WhatsApp conseguem identificar a intenção do consumidor, consultar seu banco de dados e dar a melhor resposta possível em segundos para guiar os clientes e incentivar mais compras.
3. Suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana
Os chatbots para WhatsApp da ChatGuru permitem que sua empresa esteja disponível para guiar seus clientes pela jornada de compra, tirando dúvidas e oferecendo suporte a qualquer hora do dia ou da noite.
Permanece ativo mesmo fora do horário de atendimento comercial é não se deixar restringir. Engajar com os clientes no horário de preferência e maior comodidade para eles influencia nos níveis de satisfação, confiança e fidelidade, gerando vendas 24 horas por dia nos sete dias da semana.
4. Ótima relação custo-benefício
Se aumentar o atendimento online com uma equipe humana é caro e inviável, o chatbot para WHatsApp da ChatGuru torna acessível escalar sua capacidade de atendimento.
Além disso, automatizando etapas-chave do seu atendimento ao cliente, sua empresa vai, ao mesmo tempo, tornar a comunicação mais ágil para os clientes e otimizar o trabalho da equipe humana.
Lidando com a maioria absoluta de chamados, tarefas de rotina e perguntas frequentes dos clientes, os chatbots para WhatsApp da ChatGuru são desenvolvidos para atuar de forma assertiva a fim de liberar o tempo dos seus atendentes humanos.
Dessa forma, suas equipes podem focar nas interações mais complexas, importantes e de maior valor agregado, o que possibilita a reestruturação do tempo de trabalho e realocação de recursos.
5. Captar e qualificar leads
Os chatbots para WhatsApp podem atuar em diversas frentes, desde o atendimento ao cliente até o suporte no pós-venda. Entretanto, podemos destacar as vantagens do nosso software para o trabalho de captação e qualificação de leads, um trabalho que demanda bastante tempo das equipes humanas.
Com a nossa plataforma, é possível configurar o chatbot para coletar, no WhatsApp, as informações necessárias dos leads, bem como o opt-in desses potenciais clientes (autorização dada por um indivíduo para receber conteúdo da sua empresa no futuro).
Além de tornar mais simples a captação dessas informações, os chatbots para WhatsApp da ChatGuru também são capazes de envolver seu cliente em potencial com uma comunicação personalizada e assertiva.
A ideia neste ponto é qualificar os leads, aumentar o reconhecimento da marca, promover seus produtos/serviços e guiar essas pessoas pelo funil de vendas.
6. Coletar dados
Dados são verdadeiras minas de ouro e, com a ChatGuru, todas as interações dos clientes com o chatbot no WhatsApp geram uma grande quantidade de dados valiosos.
Além das informações das interações, os nossos chatbots para WhatsApp também possibilitam o envio de pesquisas de satisfação e solicitações de feedbacks para que você consiga perguntar diretamente aos clientes o que eles acharam da experiência que tiveram.
Assim, na plataforma da ChatGuru, todas informações sobre consumo, comportamento e avaliações são coletadas e encaminhadas para um ambiente que possibilita a extração de relatórios.
Com todos esses dados em mãos de forma simples e acessível, sua empresa poderá ter uma série de insights importantes para melhorar a experiência do usuário e trabalhar para incentivar certos comportamentos do cliente, embasando estratégias eficientes. É possível, por exemplo, compreender os caminhos de navegação mais frequentes e as ações que fazem com que geram mais vendas pelo WhatsApp, assim como a identificação dos momentos de maior evasão.
7. Satisfação dos clientes
Na ChatGuru, os chatbots para WhatsApp permitem a implementação de um atendimento de comunicação híbrido. Ao utilizar os chatbots em conjunto com o atendimento humano, você fornecerá serviços notáveis para seus clientes no WhatsApp, a plataforma de troca de mensagens mais popular entre os brasileiros.
A estratégia neste ponto é que o seu time humano seja acionado e entre em ação apenas quando os chatbots para WhatsApp não conseguirem responder de forma satisfatória aos clientes. Com a ChatGuru, essa transição entre o chatbot e os atendentes humanos é realizada de uma maneira suave e sem ruídos a fim de que os clientes não enfrentem qualquer inconveniente.
Dessa forma, os seus clientes se sentirão ouvidos em suas necessidades, o que aumenta os níveis de satisfação, fidelidade e vendas, enquanto seus agentes podem se concentrar apenas nas tarefas mais complexas.
ChatGuru
A ChatGuru adota a automação e os chatbots no WhatsApp para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação, melhorar as vendas e alcançar um crescimento mais rápido.
Através da nossa plataforma, é possível implementar uma comunicação inovadora, eficiente e personalizada para o seu público e sua marca, levando em conta os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sem correr o risco de ser banido pela plataforma.
Além disso, a tecnologia da ChatGuru traz ainda mais eficiência para os processos da sua empresa a partir da integração com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução).
A ChatGuru ajuda a sua empresa a projetar e gerir um chatbot para WhatsApp na medida das necessidades da sua empresa e dos seus clientes para construir relacionamentos proativos e sólidos. Entre em contato com o nosso time de especialistas e veja como!
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