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Quais são as 7 ferramentas da qualidade e como elas podem deixar sua empresa ainda melhor?

Qualquer profissional cujo trabalho ou interesse seja a garantia ou a melhoria de processos dentro de uma empresa deve ter a capacidade de detectar e lidar de forma rápida e eficaz com as preocupações relacionadas à qualidade. As 7 ferramentas da qualidade podem ser usadas em qualquer setor e melhoram muito a gestão da qualidade de um […]

Giovanna Torreão

20/09/2022

ferramenta

Qualquer profissional cujo trabalho ou interesse seja a garantia ou a melhoria de processos dentro de uma empresa deve ter a capacidade de detectar e lidar de forma rápida e eficaz com as preocupações relacionadas à qualidade. As 7 ferramentas da qualidade podem ser usadas em qualquer setor e melhoram muito a gestão da qualidade de um produto ou processo.

Kaoru Ishikawa, professor de engenharia de uma universidade no Japão, criou as 7 Ferramentas da Qualidade. Eles foram implementados no pós-guerra como parte do foco do programa de treinamento industrial do Japão no controle de qualidade usando análise estatística. O objetivo era implantar ferramentas simples e diretas que especialistas com vários níveis de especialização pudessem pegar e usar sem grandes dificuldades.

Essas ferramentas de gerenciamento de qualidade continuam sendo o padrão do setor para lidar com uma ampla gama de desafios de qualidade. Seis Sigma, Gestão da Qualidade Total, métodos de melhoria contínua e gestão Lean são algumas das abordagens de melhoria de processos mais comuns utilizadas hoje.

Pensando nisso, vamos abordar na publicação de hoje as 7 ferramentas da qualidade, como aplicá-las e de que forma elas podem deixar sua empresa ainda melhor. Confira agora!

Conheça as 7 ferramentas da qualidade e como usá-las

1. Fluxogramas

Os fluxogramas nada mais são que um recurso usado para descrever hierarquias organizacionais e fluxos de processos, tornando-os perfeitos para encontrar ineficiências.

Usando um mapa de processo atual, você pode determinar mais facilmente quais tarefas são realizadas, quando são concluídas, por quem, como são transferidas de um departamento ou trabalho para outro e quais etapas podem ser removidas para tornar o processo mais eficaz.

2. Histograma

Para gerenciar a qualidade, é prática comum que especialistas em qualidade analisem e avaliem o comportamento de vários conjuntos de dados. O histograma e outras ferramentas de gerenciamento de qualidade são úteis neste ponto.

O histograma consiste em uma ferramenta útil para representar a distribuição de frequência dos dados entre os grupos em uma amostra para que os problemas possam ser identificados com relativa facilidade. O histograma é disposto de forma semelhante a um gráfico de barras, com cada barra representando uma categoria e a altura das barras mostrando com que frequência essa categoria aparece nos dados.

Se seus dados puderem ser representados como uma sequência de datas ou números, um histograma poderá permitir que você veja facilmente a distribuição de seus dados nessas categorias.

3. Folha de verificação (planilha de contabilização)

Informações quantitativas e qualitativas podem ser coletadas usando folhas de verificação. Também chamadas de planilhas de contabilidade, esta ferramenta é usada para acompanhar a frequência com que certos valores foram registrados. Defeitos em um processo ou produto, padrões de defeitos e causas-raiz de defeitos podem ser prontamente identificados usando este método

Os dados preliminares de distribuição de frequência podem ser facilmente registrados usando folhas de verificação devido ao seu design simples e visual compreensível. Histogramas, gráficos de barras e outras ferramentas de qualidade podem se beneficiar do uso desse gráfico como ponto de partida para sua própria coleta de dados.

4. Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, desenvolvido por Kaoru Ishikawa, é uma ferramenta para dividir problemas complexos em suas partes componentes para melhor entendê-los e abordá-los. Ele também pode ser chamado de diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe.

Um problema de qualidade é definido no lado direito da figura e suas muitas causas e efeitos são mostrados à esquerda, com mais causas e efeitos se ramificando de cada causa raiz.

Medições, materiais, pessoal, ambiente, procedimentos e máquinas são as seis categorias básicas nas quais as causas e causas secundárias de um diagrama de Ishikawa são frequentemente classificadas. Esses grupos servem a dois propósitos: ajudam você a encontrar a raiz do problema e tornam seu diagrama limpo e organizado.

5. Diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto é uma ferramenta de gestão da qualidade baseada na regra 80-20. Basicamente, ela afirma que os 20% dos componentes mais importantes em qualquer processo ou sistema são responsáveis por 80% dos problemas. Já 80% dos fatores menos importantes são causadores dos outros 20% dos problemas.

O gráfico de Pareto combina um gráfico de barras com um gráfico de linhas para mostrar o total acumulado e os valores individuais. O objetivo do diagrama de Pareto é chamar a atenção para os parâmetros que têm maior influência em um subconjunto de um processo ou sistema.

6. Diagrama de dispersão

O diagrama de dispersão é a representação mais eficaz da conexão entre duas variáveis entre as sete ferramentas da qualidade. Especialistas em gestão da qualidade podem usá-lo para entender melhor quais fatores contribuem para quais resultados.

Os valores que dependem do eixo Y da figura são aqueles que dependem do eixo X e vice-versa. Cada ponto corresponde a um ponto de intersecção comum. Ao conectá-los, podemos ver como esses fatores estão relacionados entre si. Sua associação entre variáveis é maior se a correlação em seu diagrama for alta.

O uso de gráficos de dispersão para definir associações entre defeitos de qualidade e causas potenciais, como ambiente, atividade e equipe, é uma ferramenta de qualidade útil. Uma vez estabelecido o vínculo entre uma falha específica e sua causa raiz, soluções direcionadas podem ser implementadas, potencialmente gerando melhores resultados.

7. Diagrama de Shewhart

Essa ferramenta de melhoria de qualidade, batizada em homenagem a Walter A. Shewhart, pode ser usada por profissionais de garantia de qualidade para determinar se um processo é estável e previsível. Também conhecida como diagrama de controle, esta ferramenta torna muito mais simples a identificação das causas de quaisquer discrepâncias ou falhas.

Em um diagrama de controle, a linha do meio representa a média, enquanto as linhas externas, que são baseadas em dados anteriores, indicam os limites de controle. Para determinar se o processo atual está sob controle ou sendo afetado por certas variações, pode-se comparar os dados históricos com os dados atualmente coletados.

Uma organização pode economizar tempo e dinheiro usando um diagrama de controle para antecipar melhor o desempenho do processo, especialmente no que diz respeito ao atendimento das expectativas do cliente ou da organização para o produto final.

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