Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Vendas Pelo Whatsapp - Como Fazer Para Vender Mais

Saber vender pelo Whatsapp é essencial nos dias de hoje em que a comunicação entre empresa e clientes requer máxima agilidade. Aprenda um pouco mais sobre as vendas pelo Whatsapp neste artigo.

Fernando Cavalcanti

Para compras de produtos do dia a dia, uma conversa ao vivo pode ajudar a reduzir a rotatividade de clientes e aumentar suas conversões.

Mas isso exige que seus clientes permaneçam online, o que não é prático para ciclos de vendas mais longos.

O Whatsapp, por outro lado, está mais alinhado com nosso estilo de vida moderno e aprender como fazer vendas pelo Whatsapp é essencial.

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Com mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo e taxas de abertura impressionantes de 98%, é o canal ideal para manter contato e responder a perguntas por um longo período de tempo.

Nesta postagem do blog, você aprenderá como envolver clientes existentes e clientes em potencial - prospects, aproveitando os benefícios de se vender com WhatsApp.

Vantagens das vendas pelo WhatsApp Business

Menos obstáculos: o WhatsApp Business permite que você se comunique com os clientes em um canal que eles já estão usando.

A maioria das pessoas verifica suas mensagens várias vezes ao dia, o que torna o WhatsApp a maneira mais fácil e conveniente de entrar em contato com empresas.

Seus clientes também não terão que verificar seus e-mails constantemente para obter uma atualização sobre seu pedido.

Alcance global: o WhatsApp é considerado o aplicativo de mensagens mais popular em 128 países, permitindo que você lance sua rede de forma mais ampla do que com outros canais.

Como fazer vendas pelo whatsapp
Como fazer vendas pelo Whatsapp - Clientes acessam o aplicativo e estão conectados 24h por dia

É uma escolha especialmente popular em países como Brasil, México e Malásia, onde impressionantes 60% da população usa o WhatsApp.

Velocidade: uma das maiores frustrações do cliente são as filas de espera intermináveis ​​e o atraso nas respostas.

As mensagens do WhatsApp são mais curtas e diretas do que o e-mail, o que significa que você pode reagir mais rapidamente às dúvidas e problemas dos clientes, reduzindo a probabilidade de rotatividade.

Percepção da marca: há algo de íntimo em fazer parte da lista de contatos telefônicos de seus clientes, ele mostra aos seus clientes que você está no nível deles e emite uma vibração mais relaxada do que telefone ou e-mail.

Privacidade: graças à criptografia de ponta a ponta e ao compromisso de proteger a privacidade do usuário, o WhatsApp é a escolha certa para clientes que desejam enviar mensagens para empresas.

Vejamos agora algumas das maneiras mais eficazes de como vender com WhatsApp e impulsionar suas vendas:

Visibilidade do seu produto

O recurso de catálogo no aplicativo WhatsApp Business serve como uma vitrine móvel para que as empresas exibam seus produtos, isso evita que as empresas tenham o trabalho de enviar fotos uma de cada vez e repetir as informações.

Para cada item em seu catálogo, uma empresa pode adicionar informações, incluindo preço, descrição, imagens, nome do produto e número.

Itens semelhantes podem ser agrupados em um catálogo, como alternativa, você pode criar um catálogo separado para cada item e fazer upload de variantes da mesma imagem.

Existem limitações quanto aos produtos que podem ser adicionados; alguns deles são óbvios (drogas e explosivos), outros nem tanto (lentes de contato e curativos).

Promoções

Vender com WhatsApp tem um potencial inexplorado - Você pode enviar a seus clientes conteúdo informativo ou promocional por meio do recurso “Broadcast” sem violar sua privacidade, pois funciona como o recurso BCC nos e-mails.

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E como você precisa do consentimento dos seus clientes para enviar mensagens do WhatsApp, você pode ter certeza de que estará direcionando apenas os leads interessados.

Com o recurso “Status”, você pode compartilhar informações sobre vendas e promoções relâmpago.

Como um status atualizado está disponível apenas por 24 horas para seus visualizadores, isso pode ser usado para explorar a mentalidade de escassez de seus clientes para aumentar as conversões.

Propaganda por QR Code

O WhatsApp oferece um recurso “inicie uma nova conversa” que permite que você inicie um bate-papo com alguém sem ter o número de telefone salvo.

Isso é conveniente para clientes que não desejam armazenar o número de todas as empresas com as quais interagem, com base nisso, você pode usar a ferramenta para criar um link que pode ser convertido em um código QR.

Como alternativa, você pode simplesmente exibir seu código QR em outdoors ou propagandas e, se despertar o interesse do cliente, ele pode iniciar uma conversa digitalizando o código QR com seu smartphone.

WhatsApp no Facebook

Um anúncio “clique para acessar o WhatsApp” pode ajudá-lo a atrair clientes por meio de seu aplicativo de mensagens preferido.

Para direcioná-los ao WhatsApp, você pode criar um anúncio no Facebook com um botão “Enviar mensagem” que abrirá uma conversa no WhatsApp quando alguém clicar nele.

Permitir que os clientes entrem em contato com você com o link de um botão acelera o processo de compra, o que significa mais conversões - Você também pode incluir uma mensagem padrão que os clientes podem editar para iniciar a conversa.

Demonstração de produtos

Uma demonstração de produto ajuda a deixar seus clientes entusiasmados com seu produto e é também uma maneira eficaz de abordar questões relacionadas ao produto.

Em uma iniciativa para inspirar novos usos para o produto, a Hellman's lançou demonstrações de culinária ao vivo via WhatsApp para os clientes brasileiros.

Depois que os clientes se cadastraram online, eles foram solicitados a enviar fotos do conteúdo de sua geladeira via WhatsApp para que os chefs ao vivo pudessem fornecer dicas e recomendações personalizadas.

Esse desafio não apenas resolveu os dilemas da culinária, mas também aumentou o engajamento do cliente, é um passo e tanto quando se trata de vendas pel0 WhatsApp.

Atualizações de pedido e entrega

As confirmações automáticas por e-mail correm o risco de se perder na confusão de centenas de e-mails com os quais seus clientes provavelmente são bombardeados todos os dias.

Eles podem até mesmo parar nas pastas de spam de seus clientes.

As altas taxas de abertura no WhatsApp garantem que os clientes não perderão confirmações de pedidos cruciais e atualizações de status.

Para incentivar os clientes a optar por receber mensagens, algumas empresas de voo permitem que eles recebam confirmações de reserva, informações de voos e cartões de embarque, tudo no WhatsApp.

Suporte pós-venda

O relacionamento com o cliente não termina depois que eles fazem uma compra pelo WhatsApp e, em algum momento, todo mundo comprará um produto que não atende às suas necessidades ou que não sabe como usar.

Se um cliente tiver que passar por cima de obstáculos para buscar um reembolso ou buscar assistência para o produto, ele não hesitará em criticá-lo.

O WhatsApp é uma maneira fácil de fornecer suporte pós-venda aos seus clientes sem que eles sofram a frustração de longas filas de espera ou informações repetidas.

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Para produtos que não requerem conhecimento técnico, você pode oferecer suporte tutorial em vídeo - Os pedidos de reembolso também podem ser processados ​​rapidamente, sem a troca de e-mails.

Relacionamento com o cliente

Criar ótimos relacionamentos com os clientes é o Santo Graal para a maioria das empresas.

O apelo de vendas com o WhatsApp é que você esteja se conectando com seus clientes em um canal que eles usam para se comunicar com seus amigos e familiares.

Juntamente com um serviço mais rápido, direto e personalizado, o WhatsApp pode aproximá-lo de seus clientes e, em última análise, obter maiores conversões.

Aprenda a fazer mais vendas pelo Whatsapp

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação poderosa, e se tornou muito popular devido à sua simplicidade.

Além de usá-lo para comunicação pessoal, você pode usar o WhatsApp para o seu negócio de várias maneiras, é econômico e você pode começar rapidamente.

Várias empresas usam o recurso de pagamento online como sua principal opção de pagamento.

Tudo que você precisa fazer é compartilhar o link de pagamento no WhatsApp e permitir que eles paguem por qualquer modo, incluindo Cartões de Débito, Cartões de Crédito, Netbanking e até boletos.

Você está usando o WhatsApp para vender ou divulgar seu negócio? Compartilhe sua história na seção de comentários abaixo. Vamos adorar saber!

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