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O que é Rebranding: Descubra o Momento Certo Para Fazer

Introdução Você sabe o que é rebranding? Esse é um termo bastante em alta, principalmente por conta de marcas que estão mudando seu posicionamento no mercado. Mas como isso se diferencia do branding? Philip Kotler e Kevin Lane Keller explicam que branding é o processo de imbuir um produto ou serviço com o valor de […]

Giovanna Torreão

21/12/2023

rebranding o que é

Introdução

Você sabe o que é rebranding? Esse é um termo bastante em alta, principalmente por conta de marcas que estão mudando seu posicionamento no mercado. Mas como isso se diferencia do branding?

Philip Kotler e Kevin Lane Keller explicam que branding é o processo de imbuir um produto ou serviço com o valor de uma marca. No entanto, o que acontece quando os padrões mudam? E quando os bens e serviços se desenvolverem para acomodar novos dados demográficos? Aqui, um rebranding é definitivamente necessário.

Diante disso, você já pensou em o que é rebranding e se isso seria ou não benéfico para sua empresa? Apesar de complexo, se houver planejamento e testes envolvidos, o rebranding trará uma boa recompensa no final. Confira as nossas dicas!

O Que É Rebranding?

rebranding o que é conceito

Para entender melhor o que é rebranding, você pode pensar em quando uma empresa decide mudar de marca. Essa mudança geralmente acompanha uma nova identidade de marca, incluindo um novo logotipo, design e, às vezes, até um novo nome.

Nesse sentido, essa nova imagem visa dar um novo fôlego à marca, sinalizando o contato com o universo digital, por exemplo. No entanto, o posicionamento da marca pode ser alterado sem uma reformulação visual. Nesse caso, pode seguir apenas uma mudança no público ou produto. 

O rebranding de produtos ou serviços também pode ser realizado alterando a forma como eles são anunciados. A mudança aqui vem principalmente na comunicação, na forma de se conectar com os consumidores.

Devo Passar por um Rebranding?

Agora que você já sabe conceitualmente o que é rebranding, chegou o momento de entender quando passar ou não por essa fase.

O processo de estabelecer uma marca na mente dos consumidores é lento. Devido ao potencial de descarrilar o progresso feito ou a nova identidade simplesmente falhar em ressoar com o público, um esforço de rebranding não deve ser realizado às pressas ou sem um plano sólido.

Portanto, você nunca deve trocar a identidade da sua marca apenas porque está cansado do logotipo. Além disso, se você estiver insatisfeito com a visibilidade de sua marca, o rebranding não ajudará.

Rebranding Ativo x Rebranding Reativo

rebranding o que é diferença 

O rebranding, ou a redefinição da identidade de uma marca, pode acontecer de duas formas diferentes: por meio de uma abordagem ativa ou reativa. Essas estratégias representam contextos e motivações distintas, influenciando o rumo do desenvolvimento da marca.

Rebranding Ativo

O que é rebranding ativo? Essa é uma ação empreendida pela empresa, impulsionada por uma visão estratégica de fortalecimento no mercado. Motivado por considerações como reposicionamento, entrada em novos mercados ou a busca por uma imagem mais moderna, o rebranding ativo é um processo planejado. 

Ele envolve análises de mercado, pesquisa de concorrência e avaliação da percepção da marca. As mudanças resultantes podem incluir ajustes na identidade visual, mensagem de marca e posicionamento estratégico.

Rebranding Reativo

Por outro lado, o que é rebranding reativo? Ele ocorre em resposta a eventos inesperados ou crises que impactam negativamente a marca. Essa abordagem é motivada por situações como má publicidade, falhas de produtos, escândalos ou mudanças inesperadas na liderança. 

Ao contrário do rebranding ativo, o reativo é uma resposta urgente e muitas vezes emergencial para minimizar danos e restaurar a confiança dos consumidores. Nesse contexto, as mudanças podem abranger desde a comunicação e estratégia de marketing até a identidade visual ou até mesmo o nome da marca.

Métodos Para um Rebranding Eficaz

rebranding o que é eficaz

Agora que você já sabe o que é rebranding, que tal alguns conselhos para colocar essa virada de chave em prática no seu negócio? Confira o que deve ser feito para uma estratégia de rebranding assertiva.

Assistência Especializada

O primeiro conselho é: conte com assistência especializada. O processo de redefinição de identidade vai além da aparência. Portanto, é necessário montar uma equipe de especialistas de diversas áreas que conheçam o desenvolvimento da marca para colocar o que é rebranding em prática.

Mapeie seus Objetivos

Faça sua lição de casa e mapeie uma estratégia de onde você está agora para onde deseja chegar com sua marca. Nesta jornada, é importante ter em mente que o cliente é o único que dá algum significado à empresa. 

Por isso, antes de fechar o que é rebranding em seu plano, inclua alguns consumidores-alvo e eventuais colaboradores internos neste processo.

Dê uma Explicação

rebranding o que é explicação

Fazer uma mudança de rebranding exige cautela. Afinal, você não quer assustar seus consumidores mais fiéis. Dessa forma, os clientes e seguidores devem ser informados sobre a mudança e sua justificativa com antecedência para evitar qualquer rotatividade durante esse período.

Invista na Comunicação

Investir em comunicação é essencial para a construção de qualquer marca. Se você está no processo de divulgar a nova identidade, não será diferente. 

Por isso, invista na comunicação, seja confiável e constante em suas interações. Alguns clientes podem se sentir confusos com o processo de o que é rebranding, portanto, busque uma mensagem clara.

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O software de conversação do ChatGuru atua como o ponto de contato inicial, respondendo rapidamente às perguntas dos consumidores e conduzindo-os por todo o processo, permitindo assim, que sua empresa tenha diálogos em tempo real com os clientes a qualquer hora do dia ou da noite.

Além dos chatbots, o ChatGuru também conta com uma série de funções que vão otimizar o trabalho dos agentes. As ferramentas incluem respostas instantâneas, rotação de serviço, um funil inteligente automatizado e marketing adaptável.

O tempo economizado pode então ser melhor utilizado por sua equipe em áreas onde eles podem fornecer um retorno maior, como responder a consultas mais complexas, apresentar novas soluções e implementar estratégias bem pensadas. 

O resultado final é uma equipe de agentes mais eficiente e produtiva e consumidores mais felizes e receptivos.

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