Entre os brasileiros, o WhatsApp é o aplicativo mais aberto ao longo do dia, liderando com folga (54%) o estudo “Panorama”, do site Mobile Time em parceria com a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. Assim, em um mercado competitivo, envolver seus clientes de forma rápida neste aplicativo de mensagens pode melhorar os níveis de satisfação e fidelidade da sua empresa. É aí que entra a mensagem automática.
Veja mais sobre como as empresas podem usar a mensagem automática e de que forma se engajar com os clientes no aplicativo do WhatsApp!
Como enviar mensagem automática no WhatsApp?
O tempo de resposta pode ser crucial para garantir a venda e conquistar um consumidor. Confira como enviar mensagem automática no WhatsApp para os seus clientes:
Ferramentas do WhatsApp Business
Se você deseja responder e engajar-se com o seu público de forma automática, existe uma maneira gratuita oferecida pelo próprio mensageiro. O WhatsApp Business, a versão para negócios do aplicativo, conta com uma série de recursos gratuitos pensados para facilitar a vida das empresas. Entre as ferramentas, está a mensagem automática de saudação e ausência. Veja como elas funcionam:
Mensagem automática de saudação
No WhatsApp Business, é possível criar uma mensagem automática de saudação. Por meio dessa configuração, os clientes que iniciarem uma conversa com sua empresa receberão uma comunicação. Com essa mensagem instantânea automatizada, é possível dar as boas-vindas e introduzir a empresa a um cliente ou cliente potencial.
Mensagem automática de ausência
Outra alternativa gratuita de mensagem automática que pode ser configurada no WhatsApp Business é a mensagem de ausência. Da mesma forma que a saudação automática, pode-se fazer o envio de uma mensagem personalizada para os clientes que estão tentando se conectar com a sua empresa após o horário de trabalho. Com esse recurso, você consegue elaborar uma mensagem personalizada explicando seu horário de atendimento e dando uma previsão de retorno. Esse recurso pode ser configurado para que sejam ativados nos intervalos escolhidos.
Mensagem automática e automatização da comunicação com os chatbots
Se sua empresa deseja ir além da mensagem automática, proporcionando interações realmente proativas e personalizadas, os chatbots são a solução. Esse “robô de bate-papo” é um software capaz de automatizar diversas etapas da comunicação com os clientes, aprimorando o atendimento e controlando os custos.
Simulando conversas humanas e emulando a forma como uma pessoa se envolve e se comporta em um diálogo, os chatbots conseguem atuar em várias etapas do processo de comunicação, marketing da empresa e funil de vendas. Eles são programados para compreender as consultas ou solicitações dos clientes e gerar a resposta mais precisa. Ou seja, ela envia uma mensagem automática a cada mensagem do cliente, com a melhor resposta possível.
Assim, pode-se, por exemplo, nutrir contatos, gerenciar etapas do funil de vendas, captar e qualificar leads, interagir com os clientes de forma rápida, para esclarecer dúvidas, enviar informações, entre tantas outras possibilidades de mensagem automática.
Quais são as vantagens dos chatbots e a relação com as mensagens automáticas?
“Os chatbots de atendimento ao cliente podem reduzir custos, mas as melhorias que eles fazem na experiência do cliente são muito mais impactantes”, considera a Harvard Business Review (HBR).
Hoje, vamos trazer algumas das vantagens de integrar um chatbot na sua conta comercial para enviar mensagem automática e envolver seu cliente com ajuda da tecnologia. Confira!
1. Suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana
Ao automatizar a comunicação e o envio de mensagens através dos chatbots, sua empresa estará disponível para os clientes sempre que eles precisarem, aumentando ainda mais os níveis de satisfação e fidelidade. Diferentemente do time humano de atendimento, os chatbots estão sempre prontos para engajar e envolver os clientes 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, mesmo fora do horário de atendimento comercial, enviando mensagem automática.
A sua empresa consegue garantir a melhor resposta disponível em seu banco de dados para o usuário a qualquer momento do dia ou da noite, no momento de melhor comodidade para o seu público, construindo relacionamentos e garantindo vendas. Por falar nisso, mais precisamente 64% dos clientes afirmam que a melhor característica dos chatbots é o serviço a qualquer hora do dia ou da noite, conforme estudo da Tidio, o que é possibilitado através da habilidade de mensagem automática dos chatbots.
Em outras palavras, com os bots, manter sua presença na internet de forma atualizada e ativa, promovendo uma experiência agradável para os clientes, economizando recursos ao mesmo tempo que aumenta a capacidade do atendimento.
2. Respostas rápidas
A questão da mensagem automática tem muita relação com a experiência do cliente. O público não quer esperar e reduzir o tempo de resposta pode fazer com que você consiga garantir mais vendas, melhorando os níveis de satisfação e fidelidade.
Um levantamento da empresa norte-americana Forrester revelou que 73% dos consumidores afirmam que ter o seu próprio tempo valorizado é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer para realmente entregar um atendimento de qualidade. Mais que isso, 53% dos consumidores tendem a desistir de uma compra quando não conseguem encontrar respostas rápidas para suas dúvidas.
Neste aspecto, também precisamos estar atentos ao tempo considerado aceitável pelos consumidores. O relatório CX Trends 2021 aponta que o número de consumidores que desejam ser atendidos dentro de 10 minutos subiu de 35% em 2020 para 53% em 2021, quando entram em contato por meio de aplicativos de mensagens. Aqueles que esperam até uma hora saíram de 33% em 2020 para 25%. No ano anterior, apenas 4% dos consumidores estavam dispostos a esperar até 24%.
Com os chatbots, é possível aumentar exponencialmente sua capacidade de resposta. Enquanto um atendente humano é capaz de responder uma pergunta por vez, o chatbot tira as dúvidas de todos os clientes de forma simultânea e instantânea. Atendendo às expectativas – cada vez mais altas – dos clientes por instantaneidade.
3. Fazendo chamadas de ação no momento certo
Com os chatbos, fica muito mais fácil passar a mensagem certa na hora certa. A tecnologia possibilita o desenvolvimento de estratégias para o envio de chamadas de ação em horários específicos através da antecipação das necessidades dos clientes, agilizando o atendimento.
Assim, o software de mensagens pode ser configurado para mandar lembretes e interagir com clientes que estão há muito tempo na página de finalização de compra ou que já abandonaram o carrinho alguma outra vez. As possibilidades são muitas, mas os bots podem, por exemplo, oferecer ajuda com a forma de pagamento, enviar informações sobre custos de envio ou até mesmo presentear o cliente com um cupom de desconto para incentivar a conversão.
4. Captação, qualificação e nutrição de leads
Os chatbots também podem ser programados para ajudar seu time no trabalho de captação e qualificação de leads. É possível configurar esse software para fazer a coleta de dados e o opt-in dos potenciais clientes. Opt-in é nada mais que a autorização dada por um cliente ou potencial para receber conteúdo da sua empresa no futuro.
Dessa forma, além facilitar a captação, os chatbots conseguem também envolver seus clientes em potencial por meio de uma comunicação personalizada e assertiva que visa aumentar o reconhecimento da marca, promover seus produtos/serviços e guiar essas pessoas pelo funil de vendas.
A segmentação é outra etapa da comunicação que é facilitada pelo chatbot. Eles levam em conta as informações colhidas durante a interação e categorizam seu público em grupos que compartilhem das mesmas propriedades ou características comportamentais. Assim, é possível direcionar seu conteúdo e táticas de personalização para comunicações de marketing de forma mais oportuna, relevante e eficaz.
ChatGuru
Se ficou interessado em enviar mensagem automática e automatizar a sua comunicação, a ChatGuru pode lhe ajudar. Nossa plataforma possibilita a implementação de uma comunicação inovadora, eficiente e personalizada para o seu público e sua marca, levando em conta os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os chatbots da ChatGuru podem ser integrados com a conta comercial da sua empresa no WhatsApp para fornecer suporte automatizado a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Tudo isso na comodidade de um aplicativo com o qual seus clientes já estão habituados e no horário de preferência e conveniência deles, oferecendo uma experiência do cliente otimizada e incentivando a satisfação e a lealdade com a marca.
Além de todas as vantagens citadas no post de hoje, as interações dos seus clientes e potenciais clientes com o chatbot vai resultar em uma grande quantidade de informações valiosas. Na ChatGuru, esses dados sobre consumo, comportamento e avaliações são coletados e encaminhados para um sistema que possibilita a extração de relatórios.
Além dos dados coletados a partir das interações, os nossos chatbots também suportam o envio de pesquisas de satisfação e solicitações de feedbacks a fim de saber diretamente dos clientes a opinião deles sobre a experiência que tiveram com a sua empresa em diferentes pontos de contato.
Leia também – Pesquisa de satisfação do cliente por WhatsApp: por que é o canal perfeito?
Quando analisadas, essas informações vão ajudar a sua empresa a compreender os caminhos de navegação mais frequentes e aquilo que faz com que seus consumidores convertam mais. Bem como o reconhecimento dos momentos de maior evasão. Com todos esses dados em mãos, é possível aprimorar a experiência do usuário e trabalhar para incentivar certos comportamentos do cliente, além de guiar os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas.
Com a ChatGuru, sua empresa irá construir relacionamentos proativos e sólidos com o cliente, ao mesmo tempo que se beneficia com as vantagens da automação. Saiba mais sobre a ChatGuru e ofereça uma experiência de excelência!
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