Como fazer um funil de vendas no WhatsApp no estilo do Trello
Quando você pensa em criar um funil de vendas no WhatsApp, então é muito importante compreender bem o que é preciso para construí-lo de maneira a obter bons resultados, que sejam reais e positivos.
Um funil de vendas permitirá que você possa compreender todo o percurso que o seu cliente, no WhatsApp, fará desde o momento em que ele conhece a sua empresa até o momento de adquirir o seu produto ou serviço.
Assim, compreendendo a jornada de compra de cada cliente fica muito mais fácil que você consiga alcançar maiores conversões, já que poderá agir da forma certa com cada um deles de acordo com a etapa em que se encontra.
Isso porque é possível, com esse entendimento, criar estratégias que sejam eficazes para conduzir o lead a avançar ao fundo do funil, que é onde as compras ocorrem.
Para colocar tudo isso em prática, a primeira coisa que você precisa entender é que deve-se acabar com aquela ideia de que o funil de vendas funciona apenas pelo e-mail marketing.
Hoje o WhatsApp é uma das formas mais efetivas para comunicar-se diretamente com seu cliente e fazê-lo avançar dentro do funil de vendas.
Mas como fazer um funil de vendas no WhatsApp? Mais do que isso, como fazer um funil de vendas para ser trabalhado dentro do WhatsApp no estilo do Trello?
Isso é o que iremos mostrar, a partir de agora, para você nesse artigo completo sobre o tema.
Continue acompanhando esse texto até o final para entender tudo sobre o assunto!
O funil de vendas no WhatsApp
O funil de vendas, ou pipeline como também é conhecido, trata-se da representação do caminho que o cliente irá percorrer desde que faz o seu primeiro contato com a sua empresa até a realização da compra por ele.
Esse modelo estratégico ajuda a ilustrar cada passo que é dado pelo cliente durante a sua caminhada pela jornada de compra, até que efetue a aquisição daquilo que deseja.
No funil de vendas é essencial atrair a atenção do seu potencial cliente, mas mais do que isso, manter o interesse dele e criar o desejo que ele possui até levá-lo a tomar a decisão da compra.
Criar um funil de vendas dentro de uma ferramenta importante para o mundo dos negócios, como é o caso do WhatsApp hoje em dia, faz toda a diferença para que você possa obter melhores resultados.
O melhor de tudo é que é possível criar o seu funil de vendas para trabalhar com o WhatsApp no estilo do Trello, usando-se da criação de funis do tipo Kanban, que é um aplicativo de gerenciamento de projetos que pode ser utilizado para diversas finalidades.
A seguir, iremos mostrar essa que é uma novidade de automação incrível para facilitar o caminho das vendas do seu potencial clientes por meio de toda essa jornada e que facilita a visualização através de uma plataforma similar ao Trello.
Vantagens do funil de vendas
Ainda há muitos empreendedores que não conseguem observar a real importância do funil de vendas, o que pode trazer enormes problemas para quem não o aplica em suas estratégias de marketing digital.
Você saberia dizer quais são as vantagens verdadeiras que é possível se obter ao utilizar um funil de vendas por WhatsApp para a sua empresa?
A seguir iremos mostrar as principais e que irão lhe ajudar a colocar em prática essa importante ferramenta:
- Direcionamento preciso da força de vendas (que irá atuar apenas sobre aqueles contatos que já estão próximos do fundo do funil, ou seja, preparados para realizar a compra, o que aumenta as chances de êxitos)
- Possibilidade de analisar de maneira mais ágil as taxas de conversão da sua empresa (o que ajudará, inclusive, a melhorar as estratégias futuras para obter melhores resultados)
- Maior entendimento sobre a eficiência dos canais de vendas da sua empresa, de modo a sempre otimizá-los para as negociações futuras
- Maior previsibilidade dos resultados, o que não é possível de ser encontrado em outras ferramentas de marketing
- Visualização clara de cada uma das etapas da jornada de venda, o que permite que possam ser feitas melhorias em cada uma delas
- Aumento da eficiência e da produtividade da equipe de vendas
Por tudo isso é que vale a pena investir no funil de vendas via WhatsApp, mas maior importante ainda é optar pela funcionalidade existente no ChatGuru, que faz com que essa ferramenta atue no estilo do Trello.
É através dela que você poderá obter várias informações importantes, sabendo em qual etapa cada lead está e o momento certo de enviar as mensagens certas para cada um deles e da abordagem da equipe para realizar as vendas.
A seguir, daremos algumas dicas essenciais sobre como criar um funil de vendas para WhatsApp ao estilo da plataforma Trello.
Criando seu funil de vendas no WhatsApp no estilo Trello
Para criar o seu quadro de funil de vendas estilo Trello, dentro do ChatGuru, é preciso compreender qual é o caminho que o lead irá tomar desde o momento em que entra em contato com a sua empresa até a finalização da jornada, que termina com a compra de um produto ou serviço.
Por exemplo, você pode criar uma ação ou um gatilho a partir do qual o lead, ao realizá-lo, irá entrar no seu funil de vendas do WhatsApp dentro do estilo Trello (mais à frente irei mostrar como isso é possível).
O chatbot, aliás, faz uma grande diferença pois ajuda a colocar, de maneira automatizada, aquela pessoa interessada que entrou em contato por meio do Zap no quadro do seu funil de vendas, na primeira ação.
A ideia por trás da criação desse funil no WhatsApp no estilo do Trello é que o lead vá deslocando-se, etapa por etapa da esquerda para a direita, até aproximar-se da conclusão da ação ou da venda.
Desenhando o seu quadro do funil de vendas
A primeira coisa a se fazer para colocar em prática a criação do seu funil de vendas é fazer o desenho dele no estilo Trello.
Mas como fazer isso?
O ChatGuru tem uma funcionalidade que permite, atualmente, a você criar funis do tipo Kaban, que são similares aos do Trello.
A primeira coisa a ser feita para desenhar o seu quadro do funil de vendas é clicar em “criar novo funil”, a partir do qual você vai nomear o seu funil e irá definir quais serão as etapas dele.
Cada etapa será uma lista onde você vai inserir os cartões de cada lead, por isso mesmo é importante pensar bem em quais nomes serão dados a cada um deles.
Criar listas como “novos chats”, “lead em atendimento”, “proposta enviada” e “fechado e ganho” são dicas importantes de como você poderá observar, à medida que o lead vai evoluindo no funil de vendas, como está o andamento da sua ferramenta.
Lembre-se que essas listas vão ser as etapas do seu pipeline e que é preciso que elas reflitam exatamente as particularidades do seu processo de vendas.
Algumas outras dicas de nomes que você pode colocar para suas listas são:
- Acompanhamento (Follow-Up)
- Proposta a ser enviada
- Inclusão de tomador de decisão
- Conclusão (fechado, postergado ou perdido)
Isso irá permitir que você sabia, inclusive, até mesmo o número de êxitos que alcançou e o número de perdas que sua estratégia teve, pois isso irá ajudar a melhorar ela, posteriormente, para assim conseguir melhores resultados.
Essa nova funcionalidade do ChatGuru, que tem permitido aos empreendedores digitais criarem um funil de vendas do WhatsApp no estilo do Trello tem proporcionado resultados muito mais claros.
Afinal, com um serviço automatizado e bem distribuído por meio de quadros, listas e cartões, fica muito mais fácil compreender como tudo está sendo colocado em prática e se os objetivos estão sendo alcançados.
Cartões dentro de cada lista do seu quadro
Agora que você viu como é essencial criar as listas no quadro do seu funil de vendas, é hora de entender mais sobre os cartões.
Os cartões que estarão dentro de cada uma das listas existentes no seu quadro irão representar um chat existente no seu WhatsApp.
Ou seja, cada cartão deve estar diretamente relacionado com um lead através do qual você tem o contato no WhatsApp do seu negócio.
Por isso é que esses cartões irão mover-se ao longo de todo o quadro, da esquerda para a direita, desde o momento em que entram no seu funil de vendas até a realização da ação de compra ou não.
Então, o objetivo é que você consiga ir levando seus leads através da jornada de compra até a execução da ação desejada (compra), avançando assim cada cartão através das listas do quadro.
Por exemplo, se você cria a primeira lista com o nome de “novos chats” ou “novos contatos”, então dentro dela estarão os cartões relacionados aquelas pessoas que acabaram de entrar em contato com a sua empresa.
A partir daí você irá colocar em prática as suas estratégias dentro do WhatsApp para que seja possível definir quais daqueles novos contatos irão realmente tornar-se leads e os que irão acabar não prosseguindo no funil de vendas.
Nesse momento é que você deve separar os novos contatos que são qualificados e colocar os cartões referentes a eles em uma nova lista, ao mesmo tempo em que exclui aqueles relacionados com os contatos que não foram qualificados.
Visualizando cada cartão ou “chat”
Quando você cria um novo cartão no seu quadro de funil de vendas (ou quando ele é criado de forma automática), então é possível editar esse cartão com informações importantes.
Essas informações devem ser referentes aqueles leads que entraram em contato com o seu negócio através do WhatsApp.
Primeiramente, como dito, eles devem entrar uma lista de “novos chats” ou “novos contatos”, a partir da qual eles poderão ou não, desde que sejam qualificados, continuar no quadro e irem avançando dentro dele.
Algumas informações essenciais sobre cada contato ou chat que deve ter no cartão relacionado a ele são:
- Nome
- Número de telefone
- Tags (essas tags serão criadas por você e podem estar relacionadas a ações daquele determinado lead, como “faz parte da campanha promocional”, “fechado e ganho”, etc.)
- Data de cadastro
- Chatbot ligado
- Etapa do funil de atendimento ou de vendas
Essa última informação é importante e você já saberá pela própria lista em que o cartão estará, mas é importante também avaliar se ele está no local adequado, para evitar assim possíveis erros.
Há a opção de trocar essa pessoa de lista arrastando o cartão dela no seu quadro ou mesmo dentro do cartão clicando na opção de lista/etapa em que ele se encontra.
O melhor é que através dessa funcionalidade do ChatGuru você pode utilizar todos os chats ou contatos existentes na sua lista do WhatsApp para criar os cartões deles no seu quadro e mover nas etapas de acordo com a que cada um está.
Criando ações dentro da opção diálogos
Uma outra opção excelente no momento de fazer o seu funil de vendas do WhatsApp pelo estilo do Trello é criando ações dentro da opção “diálogos”.
Uma das formas de ação dentro dessa aba é a chamada “funil”. E qual é a importância dela?
É simples, a partir do momento em que você cria essa ação, deve-se escolher um gatilho a qual o lead, ao dizê-la, irá ser direcionado para uma etapa ou lista determinada no funil.
O indicado é que você sempre direcione aquele novo lead para a opção de “novos chats” ou “novos contatos”, pois isso vai permitir começar do zero com ele e ir definindo se o mesmo é qualificado ou não.
Assim, sempre que o diálogo definido como gatilho (como é o caso da saudação “olá” ou “oi”, por exemplo) for acionado por meios manuais ou através do chatbot, então esse novo contato vai ser inserido no seu funil de vendas automaticamente.
Múltiplos usuários na sua conta do funil de vendas do ChatGuru
Uma última coisa que precisa ser fala diz respeito ao caso de você possuir múltiplos usuários dentro da sua conta.
Caso esses outros usuários não tenham a permissão para ver aqueles todos que fazem parte da sua conta, e apenas você tenha essa permissão, então eles apenas poderão ver dentro do seu funil o chat ou cartão que estão diretamente atribuídos a eles.
Essa é uma forma, inclusive, de deixar tudo mais organizado no seu funil de vendas, evitando que pessoas que não deviam ver ou mexer em cartões e listas específicas cometam erros que pode colocar em risco a sua estratégia.
ChatGuru: O melhor para a sua empresa
O ChatGuru é uma suite de ferramentas que são aplicadas no seu WhatsApp, através da qual utilizamos Chatbot, inteligência Artificial em diversas automações e recursos para tornar sua comunicação mais eficiente e escalável.
Por meio dele, você poderá organizar os seus contatos em diversas etapas, criando assim o seu funil de vendas similar ao Trello.
A criação das etapas personalizadas para o seu fluxo de atendimento irá permitir que você possa organizar todos os contatos do seu WhatsApp, levando em consideração o processo da sua empresa e tendo uma visão geral do seu atendimento.
Nas suas listas de contatos, você poderá fazer anotações dentro de cada chat ou cartão que sejam visíveis para os membros da sua equipe.
Além disso, você ainda pode organizar seus contatos por status, o que irá permitir que não haja mais confusão no atendimento de cada um deles.
Isso porque com o módulo de status você poderá manter o foco naqueles contatos que estão sendo atendidos naquele determinado momento.
Isso irá permitir, inclusive, que você possa estar avaliando o atendimento da sua equipe, já que será possível saber por quanto tempo cada chat ficou em cada status, ou seja, ainda ajuda a otimizar o trabalho e a produtividade.
Tudo isso deixa claro o porquê de valer a pena você contratar os serviços da ChatGuru, através da qual é possível fazer um funil de vendas no WhatsApp com qualidade.
Acompanhe este vídeo que fizemos da funcionalidade de funil estilo Trello que temos no ChatGuru:
Transcrição do vídeo:
“Olá, nesse vídeo nós vamos demonstrar uma nova funcionalidade do ZapGuru que são os funis.
Neste caso aqui a gente criou um funil de atendimento onde a gente criou nossas etapas aqui, cada coluna dessa é uma etapa e cada item é um chat que está dentro de WhatsApp.
Então, por exemplo, posso pegar aqui o meu chat posso ligar, colocar ele em outras etapas para facilitar a visualização, após criar várias etapas e aqui eu posso correr ela aqui de lado é semelhante ao trello, posso também alterar as etapas de ordem de acordo com o teu negócio, com o teu processo muito simples.
E dentro da visualização do chat eu posso ver aqui o funil que essa pessoa está, então não posso, por aqui mesmo já trocar ele de etapa aqui dentro do meu funil.
Para criar um novo funil é muito simples, aqui a gente tem um exemplo de um atendimento, vamos criar um aqui rapidamente chamado funil produção que é para organizar, seria para organizar os chats de acordo com a etapa de produção que ele se encontra.
Campanha finalizada pronto, vou clicar aqui em cadastrar funil, ele já vai me mostrar aqui as etapas do meu funil, agora não tenho nenhum chat.
Uma a opção seria clicar aqui em adicionar chats e aqui eu posso filtrar vários chats para adicionar todos de uma vez.
Então se eu quiser selecionar por exemplo, todos os chats que estão na minha conta, eu só clico aqui em filtrar, eu tenho duzentos e três chats, clico aqui em adicionar e ele vai fazer, ele vai adicionar que todos os chats que estão na minha conta dentro desse funil.
O que é interessante a gente observar, por exemplo, aqui eu posso pesquisar aqui meu nome Iaron clicar aqui em ver chat e aqui eu tenho o funil de produção e tenho o funil de atendimento.
Posso ter vários funis diferentes né, um funil para produção, um funil de atendimento, depende de como você quer organizar dentro do teu negócio.
Então posso mover aqui para campanha finalizada, quando eu abrir aqui novamente o funil de produção, ele já vai estar aqui também.
Se a pessoa quiser adicionar uma nova etapa, basta clicar aqui em nova etapa, etapa final, adicionar, pronto.
Ele já vai adicionar aqui no começo, mas eu posso vir aqui e puxar aqui pro final ela.
Pronto, posso jogar os chats de acordo como eu quiser.
Isso aí você vai ter uma visão, consegue ter uma visão geral no sistema, de onde estão os teus chats, em que etapa se estão dentro de atendimento ou da tua da produção e outra coisa interessante também é que os diálogos, por exemplo.
Dentro dos diálogos eu posso criar uma ação chamada funil, ou seja, quando o cliente disse olá eu quero que ele entre no funil de atendimento na etapa novos chats, quando esse diálogo aqui for acionado tanto manualmente, como através de chat bot, ele vai ser, o chat ele vai ser inserido nesse funil automaticamente.
Então de acordo com que o cliente fala e interage com o seu sistema o chat bot ele pode também já inserir ou mover aquele chat para uma para uma etapa do funil outra.
E uma coisa também é porque vale ressaltar o seguinte se o teu chat, se você tem múltiplos usuários na sua conta e eu tenho os usuários não têm permissão para ver é todos os usuários, eles só vão ver dentro do funil aquele chat que estão atribuídos à ele.
Então é isso que espero que tenham gostado, qualquer dúvida ou sugestão é só falar conosco um abraço, até mais.“
Conclusão
Como você viu, ter a ferramenta do funil de vendas do WhatsApp é extremamente importante para qualquer empresa, afinal, essa é uma rede social cada vez mais essencial dentro do mundo dos negócios.
Neste texto, mostramos a você os benefícios que criar um funil de vendas irá proporcionar para organizar melhor os seus leads, poder acompanhá-los ao longo da jornada de compras e fazer modificações que sejam necessárias.
Além disso, ainda demos dicas extremamente importantes a respeito de como fazer o seu funil de vendas na plataforma da ChatGuru, por meio de uma funcionalidade muito similar ao Trello.
Criando seu funil de vendas no estilo Trello, então ficará muito mais fácil obter resultados reais e positivos com essa estratégia, aumentando as chances de conversões.
Gostou do artigo de hoje sobre como fazer funil de vendas no WhatsApp no estilo do trello?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.