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Final de ano: Veja dicas para alavancar as suas vendas

Giovanna Torreão

Uma das melhores datas para o comércio, o Natal está chegando e as expectativas são positivas para as empresas. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a empresa especialista em pesquisa de mercado Offer Wise, a previsão é que o período de final de ano tenha um lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo em 2021. O estudo indica ainda que cerca de 123,7 milhões de consumidores vão às compras nessa época natalina.

Expectativas positivas para o comércio online neste final de ano

Já segundo um levantamento da Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, a internet vai ter um papel de destaque nas compras de final de ano. Em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, as compras online de Natal no mundo aumentaram quase 50% em relação ao ano anterior, saindo de 31% em 2019 para 46%. Agora, o consumidor médio planeja novamente realizar 46% de todas as suas compras de final de ano através da internet, apesar da reabertura de lojas e shoppings. 

Em relação ao Brasil, o estudo mostra que mais da metade dos brasileiros (53%) pretende fazer as compras de Natal online em 2021. Esta é uma tendência crescente no país: nos últimos anos, o resultado foi 30% em 2019 e 47% em 2020. Além disso, conforme 70% dos entrevistados, as compras vão começar mais cedo neste final de ano. Isso acontece por acreditarem que conseguem melhores preços com antecedência.

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 Veja dicas para alavancar as suas vendas neste final de ano

Com a proximidade do final de ano, é hora de começar a fazer um planejamento e elaborar uma estratégia para alavancar as vendas de Natal da sua empresa. Se ainda não está tão certo sobre qual a melhor força de desenvolver uma campanha de marketing, chegou ao local certo. Na publicação de hoje, vamos trazer as melhores dicas para você criar uma estratégia de sucesso e garantir as vendas de final de ano do seu negócio, conquistando novos clientes e fidelizando seu público já conquistado. Confira tudo abaixo!

1. Identifique os comportamentos que fazem seus clientes comprarem

Uma estratégia de vendas de final de ano de sucesso precisa ser embasada em dados. Por isso, na hora de planejar sua campanha de marketing, esteja atento ao comportamento dos seus consumidores. Avalie os números das suas campanhas anteriores, vale tanto analisar os dados dos Natais dos últimos anos, como suas campanhas mais recentes, como a Black Friday, por exemplo. 

Você deve estar atento para identificar quais comportamentos são os principais indicadores de crescimento de receita e envolvimento com sua marca. Vale também observar taxas de clique, duração de sessões, perguntas recebidas, entre outras métricas que sejam relevantes para a realidade da sua empresa. 

É importante ainda fazer uma avaliação também em relação aos feedbacks feitos pelos clientes a fim de saber a opinião dos compradores sobre a experiência de compra neste final de ano, atendimento, opinião sobre o produto ou serviço oferecido.

Todas essas informações vão lhe fazer entender exatamente de que forma você pode ajudar o cliente, aprimorando a sua compreensão das necessidades específicas deles para que você seja capaz de encontrar as melhores soluções para seus problemas ou uma melhor forma de comunicar essas soluções. Você terá diversos insights importantes sobre como os clientes se relacionam com sua marca e como eles vão interagir com ela no futuro. Busque então táticas para aumentar a frequência das ações que fazem com que os clientes comprem e aplique no restante do seu público.

2. Aposte no marketing de conteúdo

O final de ano vai chegando e as pessoas começam a buscar itens para presentear. Sabendo dessa predisposição, se adiante ao comportamento dos seus potenciais clientes e aposte no marketing de conteúdo, que nada mais é que o processo de criação e publicação consistente de conteúdos relevantes que o público que você deseja alcançar está interessado em consumir.

Através dessa estratégia, você consegue adicionar valor ao seu negócio, envolvendo e convertendo esses potenciais clientes em novos clientes. A ideia aqui é focar nos consumidores, responder suas dúvidas e atender suas necessidades, fazendo com que sua empresa construa relacionamentos e aumente a confiança da marca.

O marketing de conteúdo trabalha incentivando a conscientização e educando os consumidores a respeito das soluções que a sua marca oferece para as necessidades dele. Quando bem utilizado, o marketing de conteúdo vai fazer com que os clientes em potenciais encontrem a sua empresa e, reconhecendo o valor e vantagens, entrem em contato em um estágio mais avançado no funil de vendas, fortalecendo um vínculo de confiança antes mesmo da primeira conversa. Para saber mais sobre as vantagens do marketing de conteúdo, bem como as melhores maneiras de colocá-lo em prática, acesse o post: Marketing de conteúdo: o que é, vantagens e táticas mais eficientes.

3. Promova uma experiência de compras de final de ano personalizada

Oferecer um atendimento personalizado é adequar seus esforços - da comunicação ao suporte ao cliente - para suprir as necessidades e expectativas individuais de cada cliente. E os clientes estão, cada vez mais, buscando experiências personalizadas

Proporcionar aos clientes experiências únicas e sob medida para o que eles desejam pode ser a forma de fazer com que seu negócio se destaque, gerando uma diferenciação da concorrência. 

Para isso, uma outra prática de atendimento personalizado que vale a pena investir neste final de ano são as comunicação sob medida para o cliente. Seu público se sentirá valorizado ao perceber que sua empresa sabe o tipo de item que ele consome e está oferecendo uma comunicação voltada especialmente para ele. É importante lembrar que todos os detalhes são importantes para gerar a satisfação e memória de uma boa experiência de compra.

Se você quiser ir além, pode, por exemplo, entrar em contato com seus clientes mais leais e oferecer uma oferta exclusiva. Isso será um incentivo a mais para eles comprarem com a sua empresa, que eles já conhecem e confiam. Aposte na personalização das mensagens, escreva o nome de cada um deles e ofereça um cupom especial de clientes fiéis, junto a um agradecimento por eles fazerem parte desse time. 

É possível ainda investir em negócios personalizados que tenham como base as compras anteriores desses seus consumidores costumeiros ou também utilizar um programa de fidelidade, marketing por e-mail ou até campanhas para oferecer envio prioritário, por exemplo. Assim, você trabalha a fidelização desse público e garante que eles se mantenham com você, ao mesmo tempo em que trabalha pelo o sucesso das suas vendas de final de ano. Para saber mais sobre experiências personalizadas, acesse o post: Atendimento personalizado: entenda o que é e veja 5 técnicas para colocar em prática na sua empresa.

4. Ofereça um atendimento rápido a qualquer hora do dia ou da noite

Seja nas vendas de final de ano ou em qualquer outro mês, a tecnologia pode ser uma aliada da sua estratégia. Com a ChatGuru, sua empresa garante as informações que os clientes precisam, na hora que eles precisam e na plataforma de maior comodidade. Os nossos chatbots se integram à conta comercial da sua empresa no WhatsApp, automatizando e aprimorando a experiência dos seus clientes, criando mais relacionamentos de conversação e alcançando um crescimento mais rápido. 

Esse software é uma valiosa e estratégica ferramenta para atrair mais clientes e gerar mais valor. Eles são versáteis e conseguem atuar em diferentes etapas do processo de comunicação e marketing da empresa, como na captação e qualificação de leads e no gerenciamento das etapas do funil de vendas.

Ao integrar a tecnologia da ChatGuru ao seu sistema, você consegue ainda processar e analisar grandes quantidades de dados e coletar insights. Com esses dados, é possível analisar as ações do cliente, descobrir seus interesses e usar essas informações para conduzir campanhas de marketing direcionadas e bem-sucedidas, além de aprimorar a experiência do usuário em todos os pontos de contato. Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas. 

É importante ressaltar também que a tecnologia da ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Interessado em saber mais sobre Chatbots e como eles podem te ajudar nesse processo? Acesse nossa página de recursos e veja como é fácil e primordial implementar um serviço de inteligência artificial como a ChatGuru na sua empresa.

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