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Data-driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

Giovanna Torreão

Os consumidores estão o tempo todo sendo alvo de uma infinidade de ações de publicidade. Sendo assim, conseguir capturar a atenção dele na hora e lugar corretos pode fazer toda a diferença. Neste contexto, as estratégias atuais mais assertivas têm como base o data-driven marketing.

Através da coleta e processamento de dados, as marcas conseguem atingir seus públicos-alvos em níveis sofisticados, aprimorando e personalizando a experiência do cliente. E, na publicação de hoje, vamos entender exatamente o que é marketing orientado a dados e como ele pode transformar sua estratégia de marketing.

Confira!

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O que é o data-driven marketing?

O data-driven marketing, ou marketing orientado a dados, em tradução livre, nada mais é que uma abordagem inovadora acerca da publicidade e comunicação das empresas. Essa estratégia de negócios se baseia em insights extraídos da análise de big data - um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados -, que são coletados por meio de interações e engajamentos e que formam previsões sobre comportamentos futuros dos clientes.

Dessa forma, o data-driven marketing diz respeito sobre identificar quais dados que você já possui, aqueles que pode-se obter e como organizar, analisar e usar esses dados para aprimorar seus esforços de marketing.

A ideia do data-driven marketing é fazer com que a marca se conecte com o público correto, no momento e lugar correto. Assim, o marketing baseado em dados também proporciona uma maior personalização da comunicação. 

Benefícios do marketing orientado a dados

1. Melhor alocação para otimização de gastos

Os algoritmos tornaram o processo de planejamento e compra de mídia mais fácil e otimizado. Servindo de ferramenta de análise, o data-driven marketing vem para ajudar suas equipes a identificar onde o orçamento de publicidade será melhor aproveitando, onde ele gera o maior impacto nas conversões e no reconhecimento da marca.

Através de modelos de atribuição, como a medição unificada de marketing (UMM), é feita uma avaliação da jornada do cliente e analisada a atribuição multitoque e a modelagem de mix de mídia para fornecer uma visão abrangente do caminho até a compra. Algo de extrema importância para determinar o que move clientes em potencial e clientes através do funil de vendas em uma jornada não linear e alocar a verba de acordo.

2. Segmente o público certo

O data-driven marketing possibilita que as ações de publicidade e comunicação tenham um direcionamento de público específico, podendo, inclusive, mirar indivíduos específicos em marketing personalizado levando em conta o perfil do cliente.

3. Crie conteúdo mais relevante

Conseguindo atingir exatamente o público que se deseja e na etapa da jornada do cliente que se deseja, a criação de conteúdo também torna-se mais relevante para este determinado grupo. O data-driven marketing fornece às equipes de criação informações sobre o consumidor, que pode ir até quais os tipos de criativos, visuais, textos e conteúdo com os quais seu público-alvo mais se envolve.

E, como sabemos, enviar a mensagem correta, que crie valor e leve em conta os interesses pessoais daquele grupo segmentado, no momento correto é uma grande chave para desenvolver uma conexão com os consumidores. O data-driven marketing tem essas premissas como base, levando a tomadas de decisões mais eficazes e melhor compreensão dos seus clientes.

A pesquisa 2020: Consumer Attitudes on Personalizes Ads, da Innovid, revelam algumas das preferências dos consumidores quando falamos sobre publicidade personalizada e esclarecem como os profissionais de marketing podem engajar o “consumidor atual”. 

  • 43% dos consumidores gostam de anúncios personalizados
  • 32% dos consumidores concordam que é importante que os anúncios sejam personalizados
  • 30% dos consumidores gostam mais de marcas quando personalizam anúncios
  • 40% dos consumidores fizeram uma compra em 2020 como resultado direto de um anúncio
  • 31% dos consumidores são mais fiéis a marcas que proporcionam uma experiência personalizada
  • 29% dos consumidores são mais propensos a comprar por meio de anúncios se o anúncio for personalizado

4. Ofereça uma melhor experiência do cliente

O data-driven marketing também vai permitir uma maior personalização e aprimoramento da experiência do cliente, que por sua vez, incentiva a maior conversão de leads. Segundo um levantamento da consultoria McKinsey, a personalização é capaz de multiplicar o ROI de marketing de 5 a 8 vezes, além de aumentar as vendas em 10% ou mais.

5. Possibilite uma experiência multicanal

Os clientes estão em vários canais e é importante que as marcas consigam marcar presença também nestas diferentes redes. Através da tecnologia, é possível estender a personalização da experiência para várias plataformas, tornando o contato e a jornada do cliente mais fluida e contínua, onde quer que ele esteja. 

O data-driven marketing torna acessível uma distribuição de anúncios e comunicações consistente, alinhada e que alcance cada destinatário no local e no momento corretos.

6. Melhores decisões

Já falamos sobre vários benefícios do data-driven marketing, mas podemos resumir tudo neste último tópico: o data-driven marketing é uma ferramenta para guiar a tomada de melhores decisões. Nada de achismo! Por meio dessa ferramenta, as equipes de marketing e comunicação vão ter as informações necessárias para embasar os próximos passos da empresa. 

Como implementar uma estratégia orientada a dados

Se você está pensando em começar uma estratégia de data-driven marketing na sua empresa, aqui estão seis etapas para a implementação. Veja:

1. Analise

Primeiro, é preciso definir os objetivos por trás da sua estratégia de data-driven marketing e, assim, será possível determinar quais os dados necessários, bem como os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir seu desempenho.

Além disso, desenvolva buyers personas. Esse perfil semi-ficcional de cliente individual vai lhe ajudar a entender melhor a jornada do cliente, quais são suas dores e necessidades diárias, comportamentos, experiências, além de tantos outros detalhes importantes que demonstram como ele toma decisões. Para saber como criar uma buyer persona em passos, acesse AQUI

2. Automatize

Aproveite as possibilidades de automação para colocar em prática seu data-driven marketing, isso facilitará o trabalho.

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3. Colabore

A estratégia de data-driven não pode se restringir ao departamento de marketing, o sucesso da empresa depende também do compartilhamento das informações entre equipes e departamentos. Todos precisam estar na mesma página.

4. Observe

Conforme a tecnologia avança, novas ferramentas de data-driven marketing são lançadas. Sendo assim, esteja atento às tendências e naquilo que a concorrência está investindo.

5. Meça

É importante manter a atenção nos seus indicadores-chave, eles podem lhe redirecionar e mostrar a necessidade de ajuste nas estratégias para que as metas sejam atingidas.

ChatGuru

Se o objetivo da sua empresa é entregar experiências inovadoras, envolver o público através da tecnologia e tomar decisões baseadas em dados, nada melhor que a ChatGuru. Nós ajudamos negócios a desenvolver e gerir um chatbot personalizado de acordo com as necessidades da cada empresa e dos seus clientes.

Possível graças a uma Interface de Programação de Aplicação (Inglês Application Programming Interface, API), o chatbot de atendimento ao cliente da ChatGuru pode ser integrado a conta comercial da sua empresa no WhatsApp, possibilitando serviços interativos em um canal com o qual seu público já está familiarizado. Essa solução tecnológica consegue aliar otimização de processos com personalização da comunicação. 

Os chatbots da ChatGuru possibilitam que a sua empresa forneça suporte automatizado a qualquer hora do dia ou da noite, a centenas de bate-papos ao mesmo tempo. Tudo isso na comodidade de um aplicativo com o qual seus clientes já estão habituados e no horário de preferência e conveniência deles, oferecendo uma experiência do cliente aprimorada e incentivando a satisfação e a lealdade com a marca. 

É importante destacar ainda que os chatbots podem atuar em várias estratégias e abrangem uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. Com a ChatGuru, sua empresa irá construir relacionamentos proativos e sólidos com o cliente, ao mesmo tempo que se beneficia com as vantagens da automação.

Através da tecnologia ChatGuru, seu chatbot conseguirá identificar intenções e usar recursos existentes para responder e resolver as dúvidas dos clientes. Durante todo o processo de contato que é estabelecido, o bot vai conseguir entender o estágio em que o seu consumidor se encontra e, assim, pode estabelecer o tipo de comunicação que ele precisa receber para avançar no funil de vendas. Assim, você conseguirá concentrar mais atenção nos leads qualificados. 

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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