Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Confira como vender mais pelo WhatsApp neste Natal e Ano Novo

O final de ano está chegando e com ele as oportunidades de vendas. Se a sua empresa ainda não usa o WhatsApp para fazer negócios, está perdendo grandes oportunidades. Instalado em 98% dos smartphones brasileiros, o aplicativo de mensagem não é mais tido como um canal de comunicação apenas para amigos e familiares. De acordo […]

Giovanna Torreão

17/12/2021

whatsapp

O final de ano está chegando e com ele as oportunidades de vendas. Se a sua empresa ainda não usa o WhatsApp para fazer negócios, está perdendo grandes oportunidades. Instalado em 98% dos smartphones brasileiros, o aplicativo de mensagem não é mais tido como um canal de comunicação apenas para amigos e familiares. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 76% dos usuários utilizam a plataforma na comunicação com marcas e empresas e 55% dos usuários já fizeram pelo menos uma compra pelo WhatsApp.

Os dados atestam como a tecnologia alterou o comportamento do consumidor, que passou a prezar pela praticidade na hora das compras. E, se isso é uma máxima em qualquer época do ano, nas vendas de Natal e Ano Novo, é essencial. Em um cenário de grande concorrência, as marcas precisam estar atentas e serem servidas a fim de garantir que vão conquistar a preferência dos clientes.

No post de hoje, vamos falar sobre como vender mais pelo WhatsApp neste Natal e Ano Novo e trazer dicas práticas para conquistar os clientes através desta plataforma. Não perca! 

6 dicas de como vender mais pelo WhatsApp neste Natal e Ano Novo:

1. Incentive a comunicação pelo WhatsApp

Após decidir pela inclusão do WhatsApp na estratégia de vendas da sua empresa, a primeira atitude que você deve tomar é a criação de canais que levem os seus clientes e potenciais clientes até o seu número de contato. Por meio do WhatsApp Business, é possível ter um link que possibilitará aos visitantes do seu site ou rede social que iniciem uma conversa diretamente com sua empresa. Isso, mesmo que ele não tenha seu número salvo.

Através da ferramenta “conversa em um clique”, pode-se encurtar o caminho para o contato, porque basta um clique para dar início ao bate-papo. Este recurso permite ainda que você inclua uma mensagem automática com uma frase previamente pensada. A mensagem pronta será exibida automaticamente no campo destinado ao texto em uma conversa. Dessa forma, o seu cliente será auxiliado sobre como iniciar o contato e sua equipe de atendimento saberá exatamente de onde veio aquele lead.

2. Planeje sua campanha

Agora que um canal direto de comunicação entre você e seus clientes e potenciais clientes já foi estabelecido, é o momento de iniciar o planejamento da sua estratégia de vendas pelo WhatsApp neste final de ano. Pense nas maneiras e mensagens que você deseja espalhar para os clientes com a sua campanha de marketing. Faça a segmentação dos dos clientes que você já conquistou, elabore a comunicação com eles da forma mais assertiva possível e estabeleça um calendário para que eles não esqueçam de você na hora das compras de Natal e Ano Novo.

3. Faça uso das listas de transmissão

A plataforma também conta com uma ferramenta chamada de lista de transmissão. Com ela, você consegue enviar mensagens e conteúdo de mídia para vários contatos ao mesmo tempo. No entanto, apesar de parecer com os conhecidos grupos do WhatsApp, ao enviar um conteúdo por meio da lista de transmissão, cada pessoa da lista vai receber a mensagem de forma privada e não poderá saber quais são as outras pessoas que estão na mesma lista de transmissão que ela.

Neste ponto, é importante destacar que as listas de transmissão, quando pensamos em estratégias de vendas, precisam ser bem pensadas. Você pode, por exemplo, criar uma lista de transmissão para cada fase do funil de vendas ou por interesse dos consumidores. O importante é mandar apenas mensagens que façam sentido para cada grupo de clientes. Afinal, você deseja ser assertivo.

4. Aposte na tecnologia dos chatbot e integre um em sua conta no WhatsApp

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de escalar o seu atendimento e sua estratégia de vendas pelo WhatsApp neste Natal e Ano Novo. Nesta época de grande demanda, pode ser difícil responder a todos os clientes e potenciais clientes em tempo hábil. Mas a integração com um chatbot consegue otimizar o trabalho da sua equipe e evitar a perda de uma venda pela demora na resposta.

Por meio dessa tecnologia, sua empresa consegue dar respostas instantâneas, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. E isso tudo levando em conta os melhores padrões de atendimento ao cliente, mas sem um grande investimento. 

A integração de um chatbot ao seu canal de comunicação do WhatsApp possibilita que você ofereça aos seus clientes uma experiência de comunicação fácil e imediata. Eles podem buscar informações sobre produtos e tirar dúvidas sem gastar horas pesquisando ou esperando enquanto um representante da equipe de vendas consiga respondê-los. Assim, você estará aumentando suas chances de conversão, bem como incentivando a fidelidade e satisfação dos consumidores.

5. Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é que o processo de desenvolvimento e publicação consistente de materiais relevantes para o público que você deseja alcançar neste Natal e Ano Novo. É preciso pensar naqueles conteúdos que eles estão interessados em consumir neste período para que, assim, sua marca seja capaz de envolver e, consequentemente, converter esses potenciais clientes em novos clientes.

Uma vez que o WhatsApp comporta diversos formatos de conteúdo e está sempre à mão dos seus clientes, ele representa uma excelente ferramenta na estratégia de vendas através do marketing de conteúdo. Através desta plataforma, você pode focar em responder as dúvidas e atender as necessidades dos seus consumidores, fazendo com que sua empresa construa relacionamentos e aumente a confiança da marca.

Se você deseja começar a produzir marketing de conteúdo através do WhatsApp, aposte no uso de infográficos, vídeos, e-books ou até áudios que tenham como tema artigos relacionados com a época ou até indicações de presentes. A sua criatividade, estratégia e do público é que devem ditar o caminho a ser seguido.

Se você deseja saber mais sobre o marketing de conteúdo e as formas como esta estratégia pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes, acesse o post: Marketing de conteúdo: o que é, vantagens e táticas mais eficientes.

6. Transforme os novos clientes em compradores o ano todo

Conquistou novos clientes durante a campanha de Natal e Ano Novo? Então, o momento é de agir para garantir que essa relação continue durante 2022. Dessa forma, pense em estratégias para nutrir seus novos contatos através do WhatsApp.

Uma forma interessante de manter contato e desenvolver uma relação é mandando uma mensagem para agradecer pela compra e oferecer um brinde ou um cupom para uma nova aquisição. Você também pode procurar saber o que o cliente achou do produto – ou a pessoa presenteada – e demonstrar que a empresa deseja que ele aproveite o item da melhor forma possível.

Também é possível tentar o cross-selling e upselling. Chamado de venda cruzada, o cross-selling consiste em oferecer um produto complementar àquele que o cliente já adquiriu. Ele comprou um notebook, por exemplo, e a empresa pode ofertar mouse ou um fone de ouvido. 

Enquanto isso, o upselling é a estratégia de apresentar uma versão melhorada do produto que havia sido adquirido anteriormente. O que pode acontecer, por exemplo, quando o cliente fechou um pacote com uma academia que dá direito a três aulas na semana, e você oferece um upgrade para aulas todos os dias da semana.

ChatGuru

Se você deseja oferecer facilidade e uma excelente experiência ao seu cliente, saiba mais sobre a tecnologia dos chatbots. Esse software pode ser integrado à conta comercial da sua empresa no WhatsApp, um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros e possibilita serviços interativos e familiaridade. Possível graças a uma Interface de Programação de Aplicação (Inglês Application Programming Interface, API), a tecnologia da ChatGuru permite o desenvolvimento e gestão de um chatbot personalizado conforme as suas necessidades e dos seus clientes. 

O nosso chatbot consegue identificar intenções e usa recursos existentes para responder e resolver as dúvidas dos clientes. Durante todo o processo de contato que é estabelecido, você vai conseguir entender o estágio em que o seu consumidor se encontra e, assim, pode estabelecer o tipo de comunicação que ele precisa receber para avançar no caminho de vendas, além de ter a possibilidade de concentrar mais atenção nos leads qualificados. 

Vale destacar que os bots da ChatGuru são capazes de abranger uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. A ideia é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.

Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!

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