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Prepare-se: Veja quais as melhores datas para vender no e-commerce

O sucesso do varejo está bastante relacionado com planejamento e estratégia. Sendo assim, com o ano chegando ao fim, é hora de começar a se preparar para este novo período. Para ajudar você nesta tarefa, separamos um calendário com as melhores datas para vender através do e-commerce e as que mais trazem receitas para que […]

Giovanna Torreão

31/12/2021

data

O sucesso do varejo está bastante relacionado com planejamento e estratégia. Sendo assim, com o ano chegando ao fim, é hora de começar a se preparar para este novo período. Para ajudar você nesta tarefa, separamos um calendário com as melhores datas para vender através do e-commerce e as que mais trazem receitas para que você comece já o planejamento.

Confira a seguir as datas comemorativas para vender no e-commerce:

07/01 – Dia do Leitor

26/01 – Dia da Gula

30/01 – Dia da Saudade

16/02 – Carnaval

08/03 – Dia da Mulher

15/03 – Dia do Consumidor

04/04 – Páscoa

23/04 – Dia Mundial do Livro

01/05 – Dia do Trabalho

08/05 – Dia das Mães

25/05 – Dia do Orgulho Nerd

12/06 – Dia dos Namorados

28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+

13/07 – Dia Mundial do Rock

26/07 – Dia dos Avós

30/07 – Dia do Amigo

14/08 – Dia dos Pais

15/08 – Dia dos Solteiros

21/08 – Dia Internacional da Moda

Início de Setembro – Semana do Brasil

15/09 – Dia do Cliente

04/10 – Dia dos Animais

12/10 – Dia das Crianças

31/10 – Halloween

02/11 – Dia de Finados

25/11 – Black Friday

28/11 – Cyber Monday

25/12 – Natal

31/12 – Réveillon

Qual as datas comemorativas que mais vendem no e-commerce?

Black Friday

Apesar de ter começado no Brasil apenas em 2010, a Black Friday já pode ser considerada uma data consolidada no varejo nacional. A data é uma tradição norte-americana de descontos na última sexta-feira de novembro e já virou uma oportunidade para lojistas e consumidores. O e-commerce faturou R$ 4,04 bilhões apenas na sexta-feira da Black Friday 2021, segundo relatório apresentado pela Social Miner em conjunto com All iN, Bornlogic, Delivery Direto, Neotrust, Octadesk, Vindi, Opinion Box e Lett. O número é 4,5% maior que o do ano passado. Já quando levamos em conta também as vendas feitas na quinta-feira, o faturamento sobe para R$ 5,41 bilhões, o que representa um aumento de 5,8% quando comparado com o ano passado.

Ainda conforme o relatório, foi após a segunda semana de novembro que os consumidores começaram a visitar sites de forma mais frequente, se preparando para o período de compras, que também inclui a Cyber Monday. Vale destacar que o mobile foi utilizado por 61,1% das pessoas, enquanto 38,8% preferiram o desktop.

No período da Black Friday, a forma de pagamento que ganha a preferência dos clientes é o cartão de crédito, sendo usado em 68,10% das compras. Em seguida surge o boleto bancário, com 31,60%. As razões para o uso do cartão de crédito, segundo informações do Social Miner, estão relacionados com os benefícios de descontos do pagamento “à vista”, frete grátis, cashbacks, programas de pontos e milhas. Já os pagamentos por meio do Pix ainda aparecem mais discretos, quando comparados com os outros meios de pagamento.

Natal

O Natal é uma das principais datas do calendário do comércio no mundo e que sempre se destaca entre as que mais trazem receita. Em 2021, as vendas do varejo no Natal cresceram 11,1% em relação a igual período do ano passado. O dado é do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), da empresa de meios de pagamento, e foi divulgado na última segunda-feira (27).

Ainda segundo a Cielo, o crescimento na data foi impulsionado pelo varejo online. Este aumentou 38,6%, enquanto as lojas físicas viram um avanço de 8,8%. O ICVA consulta 1,3 milhão de varejistas do Brasil distribuídos por 18 categorias e credenciados pela Cielo. A apuração das vendas de Natal foi do período entre 19 e 25 de dezembro.

O índice observou ainda quais os setores que tiveram maior movimentação nos lucros na data comemorativa. A categoria de Turismo e Transporte lidera o ICVA em grande vantagem, com um crescimento de 73% na receita. Com 15,9% de aumento nas vendas este Natal, em segundo lugar ficou o setor de Livrarias, Papelarias e Afins.

Também tiveram avanços consideráveis em vendas as áreas como vestuário, artigos de esportes e joalherias. Já o varejo alimentício especializado, como lojas de chocolates, bebidas e doces, viu suas vendas crescerem em apenas 1,9%, ficando com o menor índice deste Natal.

O faturamento do varejo neste Natal, segundo o Head de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi, teve comportamento superior ao observado em novembro durante a Black Friday. Para ele, o grande destaque do e-commerce ficou por conta das vendas do setor de Turismo e Transporte, que impulsionou a média geral. “Sem esse setor, o e-commerce teria um crescimento de 23,2%”, revela.

Dia das Mães

O Dia das Mães é bastante esperado pelo comércio pelo grande volume de vendas. Neste ano, o e-commerce teve um faturamento de R$6,4 bilhões entre os dias 26 de abril e 09 de maio de 2021. O valor representa um aumento de 14% com relação às vendas da data comemorativa em 2020.

Os dados são de relatório produzido pelo Grupo Locaweb, All iN & Social Miner, Etus e Tray em parceria com a Neotrust, Clearsale, Lett e Octadesk, com apoio da Yapay e Opinion Box. O período analisado foi de 12 de abril a 09 de maio de 2021.

Além do crescimento nas vendas, o relatório também identifica que houve um aumento do ticket médio. No Dia das Mães 2021, o valor médio de compra por cliente aumentou 21% quando comparado com o ano passado, chegando ao valor de R$476,90. 

As vendas, conforme o relatório, começaram a crescer de forma significativa a partir do dia 29 de abril, com um breve declínio durante o final de semana dos dias 1 e 2 de maio, como é comum no comércio eletrônico. No entanto, os clientes postergaram as compras – assim como em 2020 – e  o pico de vendas coincidiu com o pico de visitas aos sites, ficando no dia 6 de maio.

Nesta data, as compras pelo desktop ficaram à frente, sendo responsáveis por 61% dos presentes de Dia das Mães. No entanto, esta tecnologia vem perdendo espaço, mais precisamente 4 pontos percentuais, uma vez que em 2020 65% das compras da data foram feitas pelo computador.

Dia dos Namorados

O comércio também tem motivos para ansiar pelo Dia dos Namorados. A data comemorativa é responsável por um grande número de vendas. Em 2021, apenas as compras realizadas através do cartão de crédito foram responsáveis por mais de 3,3 bilhões em faturamento, um valor que corresponde a um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com um relatório de Dia dos Namorados da All In | Social Miner em parceria com a Clearsale e Octadesk, e apoio da Tray, Escola do E-commerce e Opinion Box.

Ainda de acordo com o levantamento, a preferência pelos dispositivos móveis também aumentou, tendo um crescimento de 55%, ultrapassando as compras realizadas através do desktop e ficando com o primeiro lugar.

Neste ponto, é importante destacar o WhatsApp. O aplicativo de mensagens se tornou o mais utilizado para atendimento dos consumidores nesta data, ficando à frente do e-mail e chats. Houve um crescimento de 129% no volume de tickets de atendimento abertos durante o evento de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o estudo.

Ao contrário do Dia das Mães, quando os consumidores adiaram ao máximo as compras, no Dia dos Namorados 2021, os apaixonados anteciparam a busca por ofertas em até um mês. Assim, foram registrados os maiores picos de visitas e cadastros entre os dias 16 a 29 de maio.

Entre as categorias mais buscadas e vendidas desta data comemorativa, permaneceram ‘moda e acessórios’ e ‘beleza’. No entanto, o setor de ‘farmácia e saúde’ obteve sucesso nas campanhas de cadastro, abocanhando 35% do resultado de cadastros. Isso representa uma chance de desenvolver estratégias em outras datas.

ChatGuru

Se você deseja vender mais e oferecer um atendimento assertivo para o seu público, a resposta está na tecnologia. Os chatbots de atendimento possibilitam uma comunicação estratégica e instantânea mesmo durante as datas comemorativas com mais demanda. 

Esse software de conversação funciona como uma primeira etapa de comunicação, sendo capaz de responder demandas dos clientes de maneira ágil, envolvendo e conduzindo-os pelo funil de vendas. Isso tudo sem que eles precisem ficar esperando em uma fila por uma resposta e 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Ao contar com um serviço como o da ChatGuru, você poderá desenvolver um chatbot personalizado para as necessidades da sua empresa e do seu público. Com ele, é possível nutrir, qualificar e segmentar seus contatos a fim de avançar de forma a desenvolver a melhor experiência do cliente possível. 

A nossa tecnologia permite ainda a extração de relatórios periódicos e totalmente customizáveis. É possível escolher se deseja receber os dados através de e-mail ou WhatsApp, além de definir a partir de quais os critérios, gerando praticidade para o seu acompanhamento. Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas. 

Aqui, vale destacar que o chatbot da ChatGuru é integrado à sua conta comercial para o WhatsApp, um dos aplicativos de mensagem mais populares entre os brasileiros. Assim, você oferece praticidade e familiaridade na sua comunicação. 

Além disso, a plataforma da ChatGuru pode ser conectada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. 

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