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O que é Cyber Monday? Qual a diferença entre Black Friday e Cyber Monday?

Aumentar as vendas, aproveitar a intenção de compra aquecida para o Natal e zerar o estoque. A Cyber Monday, ou Segunda Cibernética, é mais uma oportunidade para que sua empresa conquiste novos clientes – para além da já bem consolidada Black Friday.  Se sua empresa tem o costume de aderir à Black Friday, mas nunca […]

Giovanna Torreão

12/11/2021

cyber monday

Aumentar as vendas, aproveitar a intenção de compra aquecida para o Natal e zerar o estoque. A Cyber Monday, ou Segunda Cibernética, é mais uma oportunidade para que sua empresa conquiste novos clientes – para além da já bem consolidada Black Friday. 

Se sua empresa tem o costume de aderir à Black Friday, mas nunca se aventurou pela Cyber Monday, você vai entender aqui o que é esta segunda data e a diferença entre as duas. Além, claro, de saber como melhor tirar proveito da Segunda-feira Cibernética, que, este ano, acontece no dia 29 de novembro.

Dados da Cyber Monday

Assim como a Black Friday, a edição 2020 da Cyber Monday também trouxe números expressivos. De acordo com um levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a data somou R$702,7 milhões em vendas, o que representou um aumento de 41,8% em relação ao mesmo período do ano de 2019.

Ainda segundo a pesquisa, o crescimento está relacionado, especialmente, com a maior quantidade de pedidos realizados. O levantamento identificou 1,5 milhão de compras feitas na Cyber Monday de 2020, o que representa acréscimo de 37,6% em relação à mesma data de 2019. Já em relação ao tíquete médio das compras, foi revelado que o valor foi de R$462,13, um número 3% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Sudeste liderou o volume de compras online no País com R$420,2 milhões em faturamento. Em segundo lugar ficou o Nordeste, somando R$112,7 milhões, seguido do Sul com R$103,9 milhões, Centro-Oeste com R$46,4 milhões, e o Norte com R$19,6 milhões. 

O que é a Cyber ​​Monday?

Podemos dizer que a Cyber ​​Monday é a irmã mais nova da Black Friday. Criada em 2005 nos Estados Unidos, a data acontece tradicionalmente na segunda-feira seguinte à Black Friday. Já no Brasil, a Cyber Monday é adotada pelos lojistas desde 2012. 

Inicialmente, as campanhas eram bastante focadas em eletrônicos e no comércio online. De lá para cá, cada vez mais lojistas passaram a aderir à Segunda Cibernética, que deixou de se restringir a um nicho, se tornando uma última oportunidade de fazer vender produtos com descontos antes do Natal. Vale destacar que algumas empresas estendem as promoções durante toda a semana, e a campanha acaba virando a “Cyber Week”. 

Qual é a diferença entre a Black Friday e a Cyber ​​Monday?

No início, as vendas da Black Friday aconteciam tanto nas lojas físicas quanto no comércio online, enquanto a Cyber ​​Monday era exclusivamente dedicada aos descontos online. Esse cenário mudou um pouco, especialmente após a pandemia do novo coronavírus, quando a maior parte das empresas concentraram seus esforços nas plataformas digitais. Agora, com as lojas físicas abrindo suas portas, as diferenças entre a Black Friday e a Cyber ​​Monday podem diminuir ainda mais. O principal, entretanto, é oferecer bons descontos e fazer muitos negócios, aproveitando ambos os eventos de vendas.

Na hora de pensar em estratégias comerciais, é preciso pensar que alguns produtos vendem tão bem durante a Black Friday que se esgotam antes da Cyber ​​Monday. Por outro lado, a Segunda Cibernética serve pode ser uma oportunidade para oferecer um desconto extra e limpar o restante do estoque.

Como posso conquistar a Cyber ​​Monday de 2021?

1. Planejamento é fundamental

Para tirar o máximo proveito da Cyber ​​Monday 2021, é importante ter uma ideia do que você deseja vender e das suas metas. Com um planejamento bem feito, é muito mais fácil acertar as necessidades e desejos dos clientes.

Tendo isso em mente, estabeleça as ofertas que deseja fazer durante a Black Friday e até onde você pode ir nas suas ofertas de Cyber Monday. Não deixe para pensar na Segunda apenas após suas vendas do final de semana. O planejamento vai ajudar em toda a sua campanha de marketing.

2. Estabeleça metas

Quando as metas são estabelecidas de forma clara fica mais fácil acompanhar a evolução dos números e, se necessário, mudar a rota. Após as vendas de Black Friday, você pode consultar os seus objetivos definidos e saber se precisa de mais algum esforço em um ponto durante as vendas da Cyber Monday.

Além disso, passada a Black Friday, ouça o que os seus clientes estão dizendo, você pode precisar fazer ajustes nos processos e as ofertas da sua loja para as vendas da Cyber Monday.

3. Facilite a compra de presentes

O final de ano é a temporada das compras de presentes. E as promoções de Black Friday e Cyber Monday são especialmente atraentes para quem está buscando presentear amigos, familiares e colegas de trabalho.

Assim, você pode tornar essa tarefa mais fácil para seus clientes ou potenciais clientes. Gerar a confiança de que um produto adquirido durante a campanha consegue ser trocado pode ser o que faltava para o consumidor efetivar aquela compra. Então, se não deixou claro no final de semana, aproveite a Cyber Monday para anunciar benefícios de facilidade de troca. 

Aqui, vale destacar que a comunicação, especialmente nas vendas online, é muito importante, reduzindo a probabilidade de devoluções e frustração dos clientes com a compra. Por isso, durante a Cyber Monday disponibilize muitas imagens e inclua detalhes claros do produto.

Nesse sentido de compras de presentes, um pequeno agrado que faz a diferença na experiência dos clientes é o serviço de embalagem e cartões especiais. Vai fazer com que o presente agrade ainda mais.

4. Promova suas vendas

É preciso investir tempo para fazer com que os consumidores saibam sobre as vendas da Cyber ​​Monday da sua empresa. Por isso, faça uso de publicações nas redes sociais, e-mails, publicidade, e qualquer outro artifício para divulgar sua campanha. 

Crie designs exclusivos para a Cyber ​​Monday e pense em maneiras únicas e cativantes de chamar a atenção de seus clientes. Você pode criar publicações para engajar, concursos que resultem em prêmios e cupons de descontos ou mesmo vídeos mostrando mais sobre os produtos.

5. Crie descontos exclusivos em mídias sociais

De acordo com uma pesquisa feita pela Sprout Social, entre as ações que os consumidores realizam quando seguem marcas nas redes sociais, 91% visitam o site ou aplicativo da marca, 90% compram da marca e 86% escolhem essa marca em vez de um concorrente.

Os dados revelam a importância dessas plataformas e o poder de engajamento com esses seguidores. As redes sociais são um importante meio para se comunicar com o público-alvo hoje em dia e devem ser levadas em conta durante a estratégia de Cyber Monday.

Uma forma de conquistar seus seguidores e convencê-los para que realmente se convertam em clientes é oferecer códigos de desconto para sua loja exclusivos para o público das redes sociais durante a Cyber Monday. Quando você disponibiliza cupons promocionais em seu conteúdo para as redes sociais, você estará incentivando o engajamento do público, o aumento de seguidores e, com sorte, mais vendas em geral. Uma estratégia que pode resultar em benefícios para o ano todo. 

ChatGuru

Seja na Black Friday ou na Cyber Monday, a ChatGuru oferece a solução para sua empresa garantir as informações que os clientes precisam, na hora que eles precisam e na plataforma de maior comodidade. Os nossos chatbots se integram à conta comercial da sua empresa no WhatsApp para automatizar e aprimorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. 

Bastante valioso para a automatização de processos de uma empresa, esse software pode ser utilizado em estratégias para atrair mais clientes e gerar mais valor. Eles são versáteis e conseguem atuar em diferentes etapas do processo de comunicação e marketing da empresa, como na captação e qualificação de leads e no gerenciamento das etapas do funil de vendas.

Ao integrar a tecnologia da ChatGuru ao seu sistema, você consegue ainda processar e analisar grandes quantidades de dados e coletar insights. Com esses dados, é possível analisar as ações do cliente, descobrir seus interesses e usar essas informações para conduzir campanhas de marketing direcionadas e bem-sucedidas, além de aprimorar a experiência do usuário em todos os pontos de contato. Ou seja, com a ChatGuru fica mais fácil mapear os próximos passos da sua estratégia de marketing e vendas. 

Importante lembrar que a tecnologia da ChatGuru pode ser integrada com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), trazendo ainda mais eficiência para os processos da sua empresa. Interessado em saber mais sobre Chatbots e como eles podem te ajudar nesse processo? Acesse nossa página de recursos e veja como é fácil e primordial implementar um serviço de inteligência artificial como a ChatGuru na sua empresa.

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