O comportamento do consumidor pode surpreender e aquilo que você acha que estava perfeito, pode não dar tão certo quando colocado no mercado. Por isso, é preciso embasar as tomadas de decisões em dados confiáveis para garantir o sucesso de uma empreitada. É aí que entram as personas, essas representações do cliente ideal da empresa são responsáveis por munir todos os setores do seu negócio de informações para agir de forma assertiva.
A fundadora e CEO do Buyer Persona Institute, Adele Revella, diz que “buyer personas são algo que todos pensam que precisam, mas muito poucas pessoas sabem como construí-las e usá-las de maneira eficaz”. Por isso, na publicação de hoje, vamos explicar o que é uma persona, a importância dela, de que forma ela se diferencia do público alvo, além de todo o processo de criação de uma persona. Confira!
O que é uma persona do usuário?
Uma buyer persona nada mais é que o cliente ideal de um negócio. É a criação de um perfil que descreve quem é essa pessoa, quais são suas dores e necessidades diárias, comportamentos, experiências, além de tantos outros detalhes importantes que demonstram como ele toma decisões. Para as empresas, o desenvolvimento de uma persona é essencial para que seja possível compreender mais profundamente seus clientes.
Vale destacar que essa persona do usuário é um personagem semi-fictício, que tem como base o seu cliente atual ou aquele que a empresa almeja. A criação das personas pode acontecer a partir de uma série de dados, desde entrevistas com usuários até a segmentação por dados demográficos e psicográficos. Tudo é importante para o aprimoramento do seu produto ou marca.
Um mesmo produto ou serviço pode atrair diferentes usuários. Com necessidades diferentes, eles são atraídos por aspectos diferentes do item. Por isso, é importante lembrar que uma empresa pode ter mais de uma persona. Cada uma delas vai representar um tipo diferente de usuário que pode usufruir da sua marca, serviço, produto ou site.
Por que precisamos de personas de usuário?
É muito mais fácil se comunicar e agradar as pessoas que você conhece. Então, nada de “achismos”. Se você quer que o seu negócio cresça, é importante recorrer às personas, pois elas vão trazer dados e informações para ajudar seu negócio a compreender que cada cliente ideal têm necessidades e expectativas diferentes, ajudando você a se identificar e conectar com esses usuários.
Tenha pesquisas e dados bem apurados para basear as personas do usuário. Isso vai facilitar a descoberta das diferentes maneiras pelas quais as pessoas pesquisam, compram e usam produtos. Assim, você conseguirá concentrar seus esforços no aprimoramento da experiência dos seus clientes reais e os casos de uso, atendendo aos requisitos dos compradores. O resultado é que será mais fácil gerar valor e atrair clientes.
Importante lembrar que as personas ajudam tanto no conteúdo, na comunicação, em campanhas de marketing e vendas, como no próprio design e desenvolvimento de produtos. Elas também vão guiar as plataformas digitais em que você precisa estar e na usabilidade do site. Ou seja, é preciso usar essas informações e refinar todos os aspectos de seu negócio, tendo o seu cliente ideal sempre em mente, em todas as etapas da jornada e pontos de contato. Ser uma empresa verdadeiramente centrada no cliente.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
Apesar de soar parecido em um primeiro momento, existem diferenças fundamentais. Com uma definição mais ampla, o público-alvo consiste em um grupo específico de consumidores que possuem características comuns e apresentam grande propensão a comprar determinado produto ou serviço. Já a persona, como dissemos anteriormente, é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, ele traz mais complexidade para o perfil, com dados de comportamento e personalidade.
Podemos dizer que o público-alvo é um grupo e a persona é alguém dentro desse grupo. Sendo assim, destacamos que a buyer persona não substitui totalmente o público alvo, mas podem e devem ser utilizadas de forma complementar.
Em que deve consistir uma persona de usuário?
Ao desenvolver buyer personas você deseja saber como sua empresa pode ajudar essa buyer persona a atingir seus objetivos, de que forma seu produto ou serviço resolve um problema que eles estão enfrentando, quais preocupações eles têm, como você pode fazer com que se sintam melhor e de que forma você consegue fazer com eles vejam o valor do seu produto.
Para responder todas essas questões, é importante fazer as perguntas certas, que vão ajudar sua empresa a identificar mais claramente as particularidades de cada persona. Isso irá lhe ajudar a pensar as estratégias e mensagens direcionadas que funcionam melhor para os diferentes perfis, além de compreender como resolver os problemas de seus clientes.
Quem é você?
Neste momento, você vai perguntar detalhes dessa pessoa, como onde trabalha, como é sua família, nível educacional, plataformas digitais preferidas, dores, necessidades, como é seu dia a dia e onde mora. Também é importante incluir interesses, valores e personalidade.
Qual é o seu objetivo principal?
Aqui, vamos tentar compreender de que forma seu produto ou serviço se encaixa na vida desse cliente ideal, saber por que eles estão comprando ou usando, qual o problema que eles querem resolver com seu item e como eles o usam.
Quais são as barreiras que os impedem de atingir seus objetivos?
Agora, é hora tentar saber o que impede esses clientes de comprarem seu produto ou de fazer uso com mais frequência. Esta pergunta também visa identificar se existe algum tipo de problema na usabilidade e o que poderia melhorar.
Como criar uma persona: 4 etapas
Agora que você já sabe o que é uma persona, a sua importância, como ela se difere do público alvo e o sua persona deve responder, confira a seguir um processo simples de quatro etapas de como criar uma persona.
1ª etapa: Escreva suposições e aquilo que você deseja saber
Neste primeiro momento, vamos passar para o papel todas as informações que você sabe que você já sabe sobre seus usuários – ou acha que sabe. É necessário ainda elencar quais dados são importantes para se ter conhecimento.
2ª etapa: Faça uma pesquisa com seus usuários
Este é o momento de colocar as suposições à prova. Use como base nas informações que você está tentando reunir e elabore as perguntas que serão realizadas. Na hora de fazer a pesquisa, você pode optar tanto por perguntas abertas quanto de múltipla escolha, e que abordem informações qualitativas e quantitativas. Lembre de elaborar questões em nível pessoal, bem como perguntas que abordem seu produto e os concorrentes. A pesquisa pode ser realizada de forma pessoal, mas também enviada por e-mail, pelo WhatsApp ou até mesmo ser feita através de uma campanha nas redes sociais, como você preferir e tiver mais relação com seus consumidores.
3ª etapa: Analise os dados
Agora é o momento de fazer a análise das informações coletadas durante a pesquisa. Em um primeiro momento, você pode ter a impressão de que são muitos dados, mas a segmentação pode ser iniciada de forma simples, através de grupos demográficos, por exemplo. Inicie o processo dividindo seus consumidores por grupos demográficos ou mesmo comportamentais e faça uma análise das particularidades para que seja possível chegar até uma imagem mais assertiva de quem são verdadeiramente seus usuários.
4ª etapa: Crie suas personas
Você usará então todas esses dados para criar suas personas. Vale também colocar foto e nomear cada uma delas. A ideia é realmente que a persona tenha personalidade. Então, compartilhe esses perfis com todas as áreas do seu negócio a fim de aprimorar a experiência dos seus clientes.
ChatGuru
A ChatGuru ajuda a sua empresa a desenvolver e gerir um chatbot personalizados conforme as suas necessidades e dos clientes. Possível graças a uma Interface de Programação de Aplicação (Inglês Application Programming Interface, API), o nosso chatbot de atendimento ao cliente está integrado ao WhatsApp, um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros e possibilita serviços interativos e familiaridade.
Com a nossa tecnologia, você consegue identificar intenções e usa recursos existentes para responder e resolver as dúvidas dos clientes. Para uma empresa de hotelaria, por exemplo, ele poderia ajudar pessoas que desejam informações sobre como fazer uma reserva de um quarto ou mesmo sobre valores dos apartamentos. Vale destacar que essa tecnologia reconhece várias formas da mesma pergunta.
Para garantir o sucesso da comunicação, o desenvolvimento dos chatbots da ChatGuru levam em conta seu funil de vendas. Durante todo o processo de contato que é estabelecido, seu time será capaz de compreender o estágio em que cada cliente se encontra e, assim, pode estabelecer o tipo de comunicação que ele deve receber seguir no funil de vendas, além de ter a possibilidade de concentrar mais atenção nos leads qualificados.
Vale destacar que os chatbots abrangem uma grande variedade de casos de uso, desde atendimento ao cliente até estratégias de vendas, mas sempre com características relacionadas à instantaneidade e disponibilidade. A intenção é oferecer aos seus clientes um espaço eficiente e confiável, a fim de melhorar a experiência, aumentar o engajamento do cliente e impulsionar os negócios.
Na ChatGuru, adotamos a automação e os chatbots para ajudar empresas a melhorar a experiência dos seus clientes, criar mais relacionamentos de conversação e alcançar um crescimento mais rápido. Aqui você conferiu algumas maneiras de como os nossos bots de atendimento ao cliente podem melhorar seu suporte de conversação e aumentar a eficiência de sua equipe, te diferenciando da concorrência. Para começar, entre em contato a gente para obter mais informações sobre a tecnologia ChatGuru!
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Muito bom este conteúdo, me ajudou bastante.
Muito boa a matéria
Parabéns… bem esclarecedora