Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

5 tendências do varejo para os próximos anos

O comportamento dos consumidores se transformou com o passar do tempo. Para acompanhar as novas expectativas, os lojistas foram obrigados a adaptar suas estratégias para as vendas online e, como passo seguinte, desenvolver um atendimento individualizado e multicanal. Mas a grande pergunta que devemos nos fazer é: o que está por vir? Rohit Bhargava, especialista […]

Giovanna Torreão

12/12/2022

tendência

O comportamento dos consumidores se transformou com o passar do tempo. Para acompanhar as novas expectativas, os lojistas foram obrigados a adaptar suas estratégias para as vendas online e, como passo seguinte, desenvolver um atendimento individualizado e multicanal. Mas a grande pergunta que devemos nos fazer é: o que está por vir? Rohit Bhargava, especialista em inovação e fundador da Non-Obvious Agency, concedeu recentemente uma entrevista ao Mercado&Consumo em que previu cinco grandes tendências que vão avançar no varejo nos próximos anos.

Na publicação de hoje, nós vamos trazer os pontos destacados por Bhargava na entrevista, para que você consiga se preparar para os próximos anos. Confira a seguir!

5 tendências do varejo para os próximos anos

1. Conexão humana

Para começar, Bhargava fala sobre a tendência crescente que acredita que, à medida que nossas habilidades tecnológicas progridem, daremos maior importância às “conexão humana e de experiências autênticas de compras.” De acordo com ele, ser capaz de proporcionar este tipo de jornada é o que vai fazer a diferença na hora de manter seus consumidores por perto. 

2. Flex commerce

A segunda tendência trazida por Rohit é sobre o flex commerce, que se refere à ideia de que as empresas de varejo podem modelar suas operações e se inspirar a partir da experiência de outros setores. Ou seja, as linhas entre diferentes setores, como bancos, turismo, assistência médica e varejo, estão ficando mais tênues. Como resultado, não é difícil transferir ideias de uma área de negócios para outra.

Atualmente, os clientes costumam fazer uso de serviços financeiros em suas transações de varejo. Quando se trata de pagar pelos cuidados médicos, algo semelhante acontece. Assim, conforme Bhargava, se você quer ter sucesso, deve parar de se concentrar apenas no setor em que está trabalhando atualmente e começar a olhar para outras áreas.

A dica dele é participar de conferências voltadas para setores diferentes, ler revistas que não têm nada a ver com o trabalho que você realiza. “Isso amplia suas perspectivas e sua mentalidade”, considerou, na entrevista para o Mercado&Consumo.

3. Identidade ampliada

A identidade ampliada é a terceira tendência discutida pelo especialista. À medida que mais e mais pessoas passam grande parte da sua vida online, elas acabam se expressando de forma distintas nos diferentes canais. Isso tem o efeito de amplificar identidades. Se as marcas conseguirem ver isto, como Bhargava afirma, elas terão uma chance maior de se conectar com as pessoas para as quais estão tentando vender.

4. Varejo sem gênero

De acordo com a previsão de Bhargava, o número de pessoas que compram em lojas de gênero neutro continuará a aumentar nos próximos anos. Produtos e serviços que anteriormente eram voltados para um determinado subconjunto de clientes agora estão abertos ao público em geral.

A questão do gênero tem sido ligada a muitos itens, incluindo roupas íntimas. “Produtos e serviços que eram destinados a gêneros específicos, hoje são para todo mundo. Isso abarca desde passaportes, onde as pessoas podem declarar um terceiro gênero, até produtos que tinham a questão de gênero vinculada a eles sem necessidade real, como roupa íntima, por exemplo. Ninguém precisa de uma calcinha masculina ou feminina. As pessoas simplesmente compram calcinhas”, desenvolve o especialista para o Mercado&Consumo.

5. Tecnologias protetivas

Por fim, o crescimento da tecnologia defensiva é a sexta tendência que Bhargava observa no mercado do varejo. Isso inclui questões como empresas notificando seus clientes sobre transações fora do comum em cartões de crédito, além de vários tipos de softwares e tecnologias de segurança.

Bhargava afirma que a pandemia mudou o comportamento das pessoas de maneiras, como a popularização do teletrabalho e da educação online. Ele argumenta que essas mudanças continuarão afetando os negócios. As pessoas hoje em dia não se contentam em apenas ter a oportunidade de trabalhar em casa o tempo todo ou apenas no escritório. No ensino, a abordagem híbrida de aprendizagem se tornou extremamente comum, embora os alunos já tenham a opção de obter todas as aulas presenciais.

Como consequência direta disso, as pessoas estão buscando ter opções. “As pessoas estão querendo controlar mais suas rotinas, fazer coisas diferentes em dias diferentes. Quando pensamos nos consumidores, quanto mais controle eles tiverem, mais eles vão demandar e maior será sua expectativa em relação a produtos e serviços”, explica.

Melhore a experiência dos seus clientes com o ChatGuru

Se sua empresa deseja estar à frente da concorrência e fornecer aos usuários uma experiência conveniente, é hora de se familiarizar com o ChatGuru. Com o uso de nossa tecnologia, será possível aprimorar o atendimento ao cliente e o marketing, abrindo caminho para conexões significativas com os seus consumidores.

Com a assistência do ChatGuru, sua empresa poderá projetar e gerir um chatbot humanizado adaptado às necessidades e objetivos específicos de sua empresa e de seus clientes. É possível automatizar diversas operações de comunicação com o WhatsApp, inclusive aquelas ligadas a atendimento ao cliente, marketing e vendas.

Em vez de esperar na fila por assistência, o que pode desencorajar um consumidor em potencial de fazer uma compra, o software de conversação do ChatGuru serve como o primeiro ponto de contato, respondendo prontamente às perguntas feitas pelos clientes e orientando-os durante todo o processo de vendas. Diálogos instantâneos com os consumidores podem acontecer 24 horas por dia devido aos recursos do nosso software.

Você pode conectar sua conta comercial do WhatsApp à nossa plataforma para poder usar as ferramentas que o ChatGuru tem a oferecer. Esses recursos incluem, além dos chatbots, as respostas rápidas, rodízio de atendimento, funil inteligente automático e campanhas personalizáveis.

Os bots do ChatGuru são capazes de lidar com uma ampla variedade de tarefas e uma parte significativa das conversas rotineiras. Como resultado, sua equipe terá mais tempo para se concentrar em atividades que proporcionam um maior retorno sobre o investimento, como fornecer respostas detalhadas a perguntas específicas, desenvolver abordagens inovadoras e colocar os planos estratégicos em ação. O resultado é um time de agentes que se tornará mais eficiente e produtivo, e clientes satisfeitos com suas demandas atendidas com agilidade.

Outro diferencial da tecnologia ChatGuru é que todas as interações dos consumidores, sejam elas realizadas a partir dos bots ou agentes humanos, vão gerar uma infinidade de dados importantes que são coletados em nosso sistema, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Quando analisadas, essas informações são valiosas para o aprimoramento das estratégias da sua marca.

Se você tem interesse em automatizar suas mensagens de WhatsApp com o auxílio da plataforma ChatGuru, entre em contato com nosso grupo de especialistas e faça um orçamento agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.

Faça o que mais de 5.000 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.

Quero uma proposta do ChatGuru