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5 práticas pra deixar seu atendimento de vendas profissional

O que torna seu produto atraente aos olhos dos clientes em potencial? Para vender bem, é preciso possuir um certo conjunto de habilidades. De uma comunicação eficaz até o total conhecimento a respeito dos atributos mais importantes do produto, é fundamental manter suas habilidades atualizadas e relevantes à medida que o processo de vendas e […]

Giovanna Torreão

13/08/2022

VENDAS

O que torna seu produto atraente aos olhos dos clientes em potencial? Para vender bem, é preciso possuir um certo conjunto de habilidades. De uma comunicação eficaz até o total conhecimento a respeito dos atributos mais importantes do produto, é fundamental manter suas habilidades atualizadas e relevantes à medida que o processo de vendas e comportamento dos consumidores muda.

Na publicação de hoje, nós vamos trazer algumas habilidades de vendas importantes e práticas que vão ajudar a deixar o seu atendimento de vendas mais profissional e aumentar as suas chances de conversão. Não deixe de conferir!

Habilidades de vendas

1. Conhecer o produto e o cliente

O seu objetivo na hora das vendas deve ser, além da conversão propriamente, encontrar produtos que sejam uma boa combinação para aquele cliente em específico. Suprir as necessidades particulares dos consumidores fará com que eles estejam mais propensos a ficarem satisfeitos com a compra e voltem a fazer negócio com você.

Sendo assim, os vendedores devem conhecer os detalhes das coisas que estão vendendo. Conhecer todos os detalhes do produto lhes permite fornecer ajuda e recomendações mais precisas aos clientes em potencial. 

Em geral, o conhecimento abrangente do produto significa que você pode responder a qualquer pergunta que surja em seu caminho, apresentar soluções inovadoras para os problemas do cliente e fornecer consultas que levem a possibilidades de crescimento. Em outras palavras, ser um expert no produto pode ajudá-lo a explicar melhor sua proposta de venda exclusiva em um contexto em que os compradores se tornam cada vez mais aptos a fazer suas próprias pesquisas.

Além disso, para garantir o sucesso nas vendas, você deve ser capaz de se conectar com seus clientes e gerar confiança. Os representantes podem fazer isso gastando tempo conhecendo seu público e descobrindo como seu produto ou serviço pode aliviar seus problemas, bem como fazendo perguntas de descoberta perspicazes em seu primeiro contato.

2. Resolvedor de problemas

Embora tenhamos falado sobre isso no tópico anterior, esse é um ponto tão importante que vale a pena ter um espaço para falar sobre esse tópico. O fechamento da transação é uma parte importante do trabalho, mas é preciso ter em mente que o objetivo final deve ser resolver a dor do cliente. Como resultado, os representantes de vendas precisam ser hábeis em identificar os problemas dos consumidores e encontrar a solução perfeita.

Os vendedores também precisam ser capazes de prever e planejar problemas futuros que possam surgir e de que forma ajudar os consumidores a superar objeções às suas compras.

3. Comunicação eficiente

A comunicação eficiente tem um papel fundamental nas vendas. O time de representantes precisa ser capaz de se comunicar de forma simples e eficaz em uma variedade de canais. Eles devem melhorar constantemente suas habilidades de comunicação escrita e verbal para ter sucesso em sua posição.

Daí a necessidade de aprimoramento contínuo para os profissionais de vendas. Se você deseja manter seu negócio sempre avançando, tente incentivar o aprendizado dos seus talentos.

Ainda no quesito comunicação, os vendedores precisam ter excelentes habilidades de barganha. Melhores resultados são mais prováveis ​​de serem alcançados quando os representantes de vendas são capazes de negociar com compradores e tomadores de decisão de uma forma que beneficie ambas as partes.

4. Inteligência Emocional

Se você deseja construir um relacionamento de longo prazo e bem-sucedido com seus clientes, precisa trabalhar sua inteligência emocional. Apesar do fato de que a tecnologia e a automação tornaram as empresas menos dependentes de suas habilidades pessoais, muitas vezes um forte quociente emocional do seu time vai diferenciar a sua empresa dos concorrentes.

5. Perseverança

Quando se trata de acompanhar clientes em potencial, a perseverança é muito importante para o sucesso das vendas. Após o contato inicial, apenas 2% das vendas são feitas e 44% dos representantes abandonam o lead após a primeira tentativa, de acordo com levantamento da IRC Sales Solutions.

Você está colocando em risco suas chances de sucesso se não acompanhar os clientes em potencial. Por isso, certifique-se de melhorar suas habilidades de acompanhamento para maximizar suas chances de fechar um negócio.

Práticas para melhorar seu atendimento de vendas

1. Participe de treinamentos

Para ficar por dentro das últimas tendências em vendas, use os recursos educacionais disponíveis. A vantagem competitiva no jogo de vendas é obtida através do aprendizado contínuo. Apresentações de vendas, técnica de vendas, social selling e coaching de vendas são apenas alguns exemplos de especializações disponíveis em cursos e certificações. 

2. Se prepare

Uma ligação exploratória exige que você esteja pronto para qualquer pergunta, objeção ou situação que um cliente em potencial possa levantar. Além disso, é fundamental praticar o fluxo conversacional e desenvolver a capacidade de fazer perguntas genuínas em vez de interrogativas.

3. Pratique falar na frente de uma multidão

Até 75% das pessoas, de acordo com o estudo Glossophobia, têm medo de falar em público. Até mesmo o vendedor mais extrovertido pode ser afetado por isso. 

No entanto, como diz o ditado, a prática leva à perfeição. Sendo assim, você estará mais propenso a se acostumar e desenvolver suas habilidades de falar em público se praticar repetidamente.

É fundamental que os agentes de vendas sejam fortes comunicadores para simpatizar e vender para seus clientes. O processo de vendas exigirá que você faça apresentações de vendas, demonstrações e convença vários tomadores de decisão a comprar seus produtos. Para ser bem sucedido, você precisa ser capaz de se expressar claramente.

4. Revise suas vendas

Revisar suas conversas de vendas pode ensinar muito sobre o que funcionou e o que não funcionou. Voltar para a conversa e avaliar cada passo é uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades de vendas e aumentar suas chances de receita.

Outra forma interessante de avaliar sua performance é buscar um feedback. Há várias maneiras de buscar uma opinião de seus clientes, incluindo quão personalizada foi a ligação de vendas, com que eficiência você conseguiu identificar os pontos problemáticos do comprador, quão bem você estabeleceu a agenda e entende o produto.

Tudo isso vai ajudá-lo a manter o foco nos pontos principais que deseja destacar e nas etapas específicas que precisa aprimorar para chegar até a conversão

5. Esteja pronto para lidar com objeções

Objeções e dúvidas sobre seu produto ou serviço surgirão durante as conversas de vendas. Mesmo assim, é essencial estar bem preparado para tais questões e ter respostas com scripts já prontas.

Aproveite o tempo para aprender sobre sua persona de cliente e entender seus pontos problemáticos. Certifique-se de prestar atenção às preocupações com a dor do seu cliente em potencial.

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