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O que é o Google Meu Negócio e como ele pode ajudar a sua empresa

O Google é o site mais visitado do mundo, somando mais de 92% da quota de mercado dos motores de busca. Uma etapa essencial para atrair novos clientes por meio da pesquisa do buscador e do Maps é configurar um perfil comercial no Google Meu Negócio. Se você está procurando melhorar sua presença na Internet, […]

Giovanna Torreão

27/09/2022

google meu negócio

O Google é o site mais visitado do mundo, somando mais de 92% da quota de mercado dos motores de busca. Uma etapa essencial para atrair novos clientes por meio da pesquisa do buscador e do Maps é configurar um perfil comercial no Google Meu Negócio.

Se você está procurando melhorar sua presença na Internet, é hora de conhecer esta ferramenta. Descubra aqui como criar o perfil da sua empresa para que mais pessoas do seu público-alvo possam encontrá-lo, impulsionando seu negócio!

O que exatamente é um perfil comercial do Google Meu Negócio?

Se você possui uma empresa, pode criar um perfil gratuito no Google. Nele, você tem espaço para texto e imagens descrevendo seu estabelecimento e suas ofertas.

Criar este perfil ajudará você a se destacar mais no vasto ecossistema do Google. Os dados do seu perfil comercial podem ser exibidos nos serviços do Google, como Pesquisa, Maps e Shopping.

Apenas negócios que têm contato com o público podem desenvolver este tipo de perfil na plataforma. Estão incluídos aqueles que possuem um endereço físico, como lojas e restaurantes, bem como aqueles que oferecem serviços encontrando os clientes em algum local, como consultores ou encanadores. A ideia por trás desta ferramenta é utilizar dados de negócios para atender melhor aos usuários de seus serviços locais (Mapas e Pesquisa) em sua área.

Na prática, se você administra uma clínica de estética e listou sua localização e horário de funcionamento online, clientes em potencial que procuram “clínicas de estética próximas” ou “abertas agora” podem encontrar sua empresa.  Em resumo, o perfil da empresa é útil se você possui uma empresa que presta serviços a consumidores em uma região geográfica específica.

Por outro lado, empresas sem interação direta com o consumidor não estão qualificadas para um perfil comercial do Google. Caso seu negócio seja apenas online, você deve buscar alternativas como o Google Ads e o Google Analytics.

Registre sua empresa no Google Meu Negócio

Sem custo adicional, um perfil comercial no Google Meu Negócio permite que sua empresa esteja mais visível para consumidores em potencial e oferece a você controle sobre as informações de sua empresa na plataforma.

Como o uso do Google Meu Negócio pode beneficiar sua empresa

O perfil de sua empresa no Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para gerenciar resultados locais nos diversos produtos de pesquisa e mapeamento do Google. Duas vezes mais pessoas estão inclinadas a confiar em uma empresa se o Google a validou.

Além disso, através deste recurso, você pode controlar como sua empresa local é exibida nos serviços do Google, como o Maps e a Pesquisa. 

Você pode realizar o seguinte com um perfil no Google Meu Negócio:

Manutenção de dados atualizados da empresa online

  • Publique o endereço, o número de telefone e o horário de funcionamento da sua empresa no Google 
  • Fique por dentro de sua pegada digital com o Google Maps e a Pesquisa, acessíveis de qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo

Comunique-se com os clientes

  • Compartilhe imagens de sua empresa e seus produtos
  • Obtenha feedback dos clientes e aproveite seus comentários

Conquiste novos clientes e domine o mercado

  • Para atrair mais clientes, você deve trabalhar para melhorar a presença da sua empresa na Internet
  • Incentive as pessoas a visitarem o seu site

Quando estiver pronto, você poderá expandir ainda mais o alcance do seu público combinando anúncios baseados em localização com campanhas inteligentes no Google Ads.

Como o Google apresenta os dados comerciais da sua empresa

Os perfis do Google (incluindo os Perfis de empresas) são exibidos na Pesquisa e no Maps, bem como em sites e aplicativos de terceiros, utilizando APIs como as acessíveis na Plataforma do Google Maps, para fornecer aos consumidores as informações mais abrangentes e atualizadas sobre locais possíveis. O buscador usa dados de perfil para fornecer insights e leads para seus clientes comerciais.

O que está no perfil da sua organização no Google Meu Negócio

Se você é dono de um restaurante e digita seu horário e endereço, por exemplo, os consumidores que procuram seu estabelecimento verão essa informação. Além disso, eles poderão conferir mais dados cruciais, como links para o cardápio e imagens de suas refeições enviadas pelos usuários.

Os clientes poderão determinar melhor se desejam visitar sua empresa depois de considerar todas essas informações. Além disso, os usuários podem ver sugestões e correspondências personalizadas apenas para eles.

Como o Google consegue informações comerciais

Os perfis do Google Meu Negócio incluem informações coletadas de vários lugares:

  • Os dados no site oficial de uma empresa, por exemplo, são um tipo de informação publicamente acessível que pode ser rastreada
  • Informações licenciadas de outras fontes
  • Usuários que enviam dados (como endereços e números de telefone) e material (como imagens e avaliações), incluindo proprietários de empresas que reivindicam perfis no Perfil da empresa do Google
  • Interações do Google com um lugar ou empresa local

É possível solicitar a modificação ou eliminação de um perfil se você achar que ele é errôneo ou desnecessário. 

Promova a confiança usando classificações e comentários no Google Meu Negócio

As avaliações são uma parte essencial da prova social e um meio poderoso de estabelecer confiabilidade.

Os clientes podem ser tão abrangentes ou breves quanto desejarem em suas avaliações, graças à classificação por estrelas e ao espaço de texto do Google. Todas essas informações são úteis para clientes em potencial na hora da decisão de compra.

Apesar de você não poder escolher quais avaliações serão exibidas no Google Meu Negócio, o perfil da sua empresa pode reagir a qualquer revisão. Além disso, o próprio Google descobriu que uma mistura de avaliações boas e negativas é mais confiável do que uma longa lista apenas com elogios.

Criando um perfil do Google Meu Negócio

1. Crie uma conta

Primeiro, você deve acessar o Business Profile Manager do Google criando uma conta. O Google Business Profile Manager oferece acesso instantâneo se você já estiver conectado a uma conta do Google. Caso contrário, faça login com suas credenciais existentes do Google ou inicie uma nova conta.

2. Envie os detalhes da sua empresa

Em seguida, basta digitar o nome da sua empresa. Se ainda não estiver destacado, escolha “Adicionar sua empresa ao Google” na opção exibida. Depois de escolher a categoria de negócios mais adequada, clique em “Avançar”.

3. Forneça sua localização geográfica precisa

Neste passo da criação do seu perfil no Google Meu Negócio, você deve fornecer o endereço da sua loja física. Se você atender fornecer serviços ou entregas presenciais, poderá optar por especificar as regiões geográficas que atende. Quando estiver pronto, escolha o botão Avançar.

4. Forneça detalhes de contato

Facilite o contato dos clientes com você fornecendo as informações de contato da sua empresa, incluindo um número de telefone e um site. Divulgar um número de telefone é opcional se você não quiser ser contatado dessa maneira.

Quando terminar de preencher o formulário, use o botão Avançar.

5. Autentique sua empresa

Forneça seu endereço real – não o de uma caixa postal. Esses dados não são postados em seu perfil de empresa do Google ou compartilhados com o público em geral de forma alguma, ele é usado apenas com a finalidade de verificar sua empresa.

Especifique os detalhes do seu endereço e prossiga. Diferentes métodos de validação de sua conta serão mostrados a você assim que estiverem disponíveis. Um cartão postal será enviado para empresas físicas para verificar seu endereço. No caso de serviços que atendem no endereço dos clientes, é possível fazer a verificação por e-mail.

Depois de receber seu código de cinco dígitos, insira na página seguinte ou acesse https://business.google.com/ e clique em verificar.

Após a verificação bem-sucedida, você receberá uma página de confirmação. Haverá um botão “Next” nessa tela.

6. Edite seu perfil ao seu gosto

Coloque no Google Meu Negócio seu horário de funcionamento, métodos de contato preferidos, uma descrição de sua empresa e algumas fotos. Selecione Continuar quando estiver pronto para seguir em frente. Ao acessar o Business Profile Manager, você será direcionado ao painel de administração.

Crie anúncios do Google, mantenha o perfil da sua empresa, obtenha insights, responda a avaliações e comunique-se com os clientes em um local conveniente.

Importância de ter um perfil completo no Google Meu Negócio

Ao completar seu perfil:

  • Os clientes têm 2,7 vezes mais chances de considerar uma empresa respeitável se encontrarem um Perfil da empresa completo na Pesquisa Google e no Maps.
  • Os clientes são 70% mais propensos a visitar e 50% mais propensos a considerar comprar de empresas com um perfil comercial completo.

Aprenda mais sobre métodos de publicidade online

Existem várias opções para controlar como sua empresa é representada online. Ao falar sobre como os resultados aparecem em um mecanismo de pesquisa como o Google, o termo “otimização de mecanismo de pesquisa” (SEO) é frequentemente usado.

Os resultados de pesquisas orgânicas são o que você está procurando neste caso. Você não pode comprar o controle sobre como ou onde as coisas aparecem nos resultados de pesquisa orgânica. Várias variáveis, incluindo a proximidade com a consulta inicial, decidem isso. Descubra como fazer o SEO trabalhar para você.

A publicidade de pesquisa paga, geralmente conhecida como SEM, é aquela estrategicamente colocada perto de resultados de pesquisa relevantes. O Google Ads é um serviço que facilita a compra de anúncios na Rede do Google. Use o Google Ads para veicular campanhas publicitárias que trarão resultados para sua empresa.

ChatGuru

Se a sua empresa está buscando aumentar a presença digital, o ChatGuru pode ser seu aliado. A nossa plataforma de atendimento ao cliente conta com os recursos necessários para escalar a capacidade de comunicação ao mesmo tempo em que aprimora a experiência para seus clientes.

Dos chatbots para automação aos múltiplos atendentes, as possibilidades da plataforma ChatGuru são muitas. Conheça mais sobre as nossas soluções e como elas podem tornar seu atendimento ao cliente mais eficiente!

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