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Infoprodutos: o que são e quais os mais vendidos

Descobrir o que é um infoproduto pode ajudar empresas e indivíduos a monetizar suas habilidades em um determinado campo. A possibilidade de lucro substancial provocou uma onda de interesse nesta indústria. A Values Reports prevê que, até 2027, a receita anual de serviços de infoprodutos digitais chegaria a US$ 241 bilhões. Além disso, houve um […]

Giovanna Torreão

26/12/2022

infoproduto

Descobrir o que é um infoproduto pode ajudar empresas e indivíduos a monetizar suas habilidades em um determinado campo. A possibilidade de lucro substancial provocou uma onda de interesse nesta indústria. A Values Reports prevê que, até 2027, a receita anual de serviços de infoprodutos digitais chegaria a US$ 241 bilhões. Além disso, houve um aumento no interesse por cursos online por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Udemy descobriu que a quantidade de pessoas que se inscrevem em sua plataforma, que é um dos principais impulsionadores das vendas de produtos digitais, aumentou 425% após o isolamento social. A taxa de crescimento foi de 95% só no Brasil.

Afinal, o que é um infoproduto?

O infoproduto é um produto totalmente online, principalmente instrucional, que se baseia na experiência do autor em algum campo. Uma variedade de formulários está disponível para esta categoria de mercadorias, incluindo:

  • Livros em formato digital
  • Guias e tutoriais
  • Webinars
  • Podcasts
  • Programas de TV transmitidos online
  • Assessoria de relacionamento
  • Educação online

O CEO de uma agência digital pode, por exemplo, ensinar outras pessoas sobre liderança e gerenciamento iniciando um curso online ou programa de mentoria. Como alternativa, uma clínica dermatológica afiliada à beleza limpa pode publicar um e-book instruindo seus leitores sobre como decifrar os rótulos dos cosméticos e, assim, se proteger de substâncias potencialmente perigosas.

Esses recursos geralmente são oferecidos para venda online, como downloads ou por meio de plataformas para cursos como Udemy e Hotmart.

Por que as pessoas se beneficiam dos infoprodutos?

Muitos fatores motivam as empresas a estudar infoprodutos para criar seus próprios itens informacionais. Os custos de produção são um fator importante. Em muitos casos, os custos de produção de conteúdo digital são mais baixos do que os de produtos físicos comparáveis.

Outro ponto é que, quando o produto é lançado, as vendas não são restritas. Ou seja, a empresa pode aproveitar um potencial de expansão exponencial.

Além disso, pelo formato digital em que são distribuídos, os clientes economizam no frete e têm acesso instantâneo. Em resumo, devido à conveniência da distribuição online, as empresas podem alcançar clientes em todo o mundo.

Para manter seu apelo, o conteúdo ainda pode ser atualizado com frequência para fornecer aos usuários as informações mais recentes.

Por último, mas não menos importante, a venda de um produto digital de alta qualidade pode ajudar uma empresa ou indivíduo a se estabelecer como líder do setor, resultando em mais retenção de clientes, mais receita e mais respeito pela marca em questão.

Infoprodutos e suas variedades

Como vimos, podcasts, livros eletrônicos e cursos online são apenas alguns exemplos dos muitos infoprodutos disponíveis hoje. Conheça os estilos de apresentação mais comuns:

E-books

Um livro eletrônico, ou “e-book”, é um arquivo que pode ser baixado em um computador, smartphone, e-reader ou outro dispositivo eletrônico para ser lido a qualquer momento.

Esta é uma das formas mais comuns dos infoprodutos serem apresentados ao público. Além de sua óbvia importância como isca digital, os e-books também podem servir como porta de entrada para a venda de produtos mais caros, como cursos online.

Os e-books têm os benefícios adicionais de serem baratos, leves e portáteis, além de poderem ser lidos imediatamente após o download. Devido a todos esses benefícios, é uma escolha popular entre aqueles que valorizam conveniência e rapidez na coleta de informações.

Podcasts

Os podcasts, que podem ser baixados, ouvidos online ou mesmo por meio de um serviço de streaming, estão ganhando popularidade rapidamente no Brasil.

As gravações de áudio podem abranger diversos nichos, desde uma simples palestra até uma entrevista completa. Na maioria dos casos, os assinantes recebem o episódio mais recente automaticamente.

A conveniência de uso é uma grande vantagem. As informações podem ser ouvidas em segundo plano enquanto as pessoas realizam suas vidas diárias, como ao dirigir para o trabalho ou enquanto se exercitam.

Na verdade, está rapidamente se tornando um dos formatos mais populares em todo o mundo. Mais precisamente 40% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da Statista, disseram que consomem podcasts regularmente.

Audiolivros

Um audiolivro é um livro gravado que pode ser ouvido como uma transmissão de rádio ou um podcast. Este tipo de infoproduto permite que o texto seja lido em voz alta para o usuário, agilizando o processo de captação de dados. Assim como os podcasts, ele pode ser ouvido durante as atividades normais de uma pessoa.

Uma grande vantagem dos audiolivros é a praticidade da produção. Você pode gravar áudio com som profissional em qualquer configuração, desde que tenha um roteiro sólido, um microfone de alta qualidade e um local silencioso para gravar.

Tutoriais

Um vídeo instrutivo, também conhecido como “screencast”, é um tipo de material digital que mostra aos espectadores como realizar uma determinada tarefa.

Os tipos mais comuns de tutoriais são aqueles que demonstram como usar um software de computador, um site ou um hardware.

Normalmente, eles são disponibilizados em plataformas de cursos online. Os tutoriais costumam vir no formato de um arquivo para download (como um MP4) ou como um vídeo que é transmitido e assistido dentro de um site.

Além de economizar tempo e esforço durante a produção, o público também se beneficia, pois pode levar seu tempo acompanhando o material em seu próprio ritmo.

Se um espectador tiver a necessidade de um tempo maior para absorver o material, ele pode interromper o vídeo e reproduzi-lo novamente posteriormente.

Ensino à distância

Um curso digital online é uma espécie de ensino à distância. Palestras em vídeo são a norma, com recursos complementares, incluindo planilhas, questionários e textos de apoio.

A grande maioria dos cursos online é individualizada, portanto, os alunos podem seguir seu próprio ritmo nas lições. Alguns cursos são ministrados em tempo real, com novas aulas sendo disponibilizadas em intervalos regulares.

Os cursos digitais oferecem aos indivíduos uma opção de aprendizado conveniente e adaptável, pois podem ser realizados em qualquer local e no ritmo do aluno.

O formato também vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos. O número de alunos matriculados em cursos online no Censo da Educação Superior de 2020 foi maior do que o número de alunos matriculados em programas tradicionais presenciais.

Quais infoprodutos têm mais compradores?

Os produtos digitais mais vendidos, apurados pela análise realizada pela Hotmart, plataforma de educação a distância, são:

  1. E-books
  2. Cursos online/ EAD/ Consultorias
  3. Clubes de assinatura
  4. Audiobooks/ produtos em áudio
  5. Infográficos e planilhas

Como é o mercado de infoprodutos?

É um equívoco comum pensar que simplesmente não há mais espaço no mercado para bens digitais.  Como resultado do aumento da atividade digital e do comércio eletrônico, bem como da mudança de comportamento dos consumidores após o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o negócio de infoprodutos está crescendo.

A pesquisa do Values Reports não é a única que sugere isto, outros estudos também apontam para taxas crescentes de adesão. A Forrester prevê que em menos de 10 anos todas as empresas do mundo vão participar desse mercado. Isso é um bom presságio para o crescimento e sucesso contínuos da indústria nos anos que estão por vir.

Mesmo que já exista muita concorrência nesse setor, sempre há lugar para um novo infoproduto, principalmente, se ele for de boa qualidade. Também é importante notar que os clientes estão mais propensos a comprar produtos digitais de marcas com as quais já se identificam, o que geralmente ocorre no setor de varejo como um todo.

Consequentemente, o sucesso da marca dependerá do tamanho de sua base de fãs dedicada e da profundidade de sua experiência em seu segmento de mercado.

Mas se você deseja entrar nesse setor, primeiro deve se tornar um especialista em um nicho. As marcas devem, portanto, gastar recursos para construir sua legitimidade, renome e reputação antes de lançar uma oferta digital.

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