É comum que muitos empreendedores usem, no início, as suas próprias redes para entrar em contato com os clientes. Isso é uma verdade especialmente quando falamos em WhatsApp. No entanto, é muito importante a hora de saber dar o próximo passo. Migrar para o WhatsApp Business é fundamental para que a comunicação se torne mais profissional.
Na publicação de hoje, nós veremos por que você deve mudar sua conta no aplicativo pessoal para o WhatsApp Business, bem como os recursos oferecidos pela versão para negócio que vão simplificar a conexão com os clientes.
Também ensinaremos como adquirir um número de telefone comercial gratuito para que você possa manter suas linhas pessoais e profissionais distintas, mesmo com um orçamento apertado.
Quais são os benefícios de uma conta do WhatsApp Business?
Na hora de interagir com os clientes, o WhatsApp tem dois grandes benefícios: a conveniência e o alcance.
Comprado pelo Facebook, atual Meta, em 2014 por US $22 bilhões, o app é um dos mensageiros mais usados no mundo.
Em 2020, o aplicativo alcançou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo. O avanço dele foi impressionante. A plataforma viu seu tamanho dobrar desde 2017, quando foi anunciado o primeiro bilhão de usuários.
Entre os brasileiros, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no Brasil. Uma pesquisa divulgada no início de 2022 revela que, além de ser o app mais aberto pelos brasileiros (54%) ao longo do dia, ele cresceu mais de 5% no tempo de utilização em apenas seis meses, totalizando 33% dos entrevistados.
O app é também o que mais aparece na tela inicial dos aparelhos brasileiros, estando presente em 54% dos telefones.
Ou seja, a realidade é que uma grande parte dos brasileiros têm um acesso fácil e está familiarizada com a plataforma.
Neste cenário, dar aos clientes a possibilidade de se conectar com a sua empresa através deste aplicativo pode aumentar as chances de negócios fechados e de satisfação para o seu público-alvo.
Por que você deve mudar para uma conta no WhatsApp Business?
Se você ainda está se perguntando a razão de mudar da versão tradicional do WhatsApp para uma conta no WhatsApp Business, saiba que alterar os tipos de conta desbloqueia recursos adicionais. Agora, falaremos sobre como essa ferramenta pode ajudá-lo a fornecer melhor suporte ao cliente e mensagens.
No WhatsApp Business, você pode, por exemplo:
1. Identificação da marca
As contas comerciais são identificadas como tal para os usuários. Assim, ao falar com a sua empresa pelo app de mensagem, ela saberá que se trata de uma empresa, o que dá uma aparência mais profissional para o contato.
Além disso, também é possível elaborar um perfil da sua empresa com todas as informações importantes da sua marca incluídas. Isso ajuda a estabelecer sua marca e facilita que os clientes encontrem dados como site da sua empresa, endereço da loja física, logomarca, horário de atendimento, entre outras informações.
2. Faça um catálogo para mostrar seus produtos e serviços
Você quer que eles saibam o que mais você tem a oferecer depois de conseguir que eles se comuniquem com você. Para isso, o WhatsApp Business oferece o recurso “Catálogo”.
Essa ferramenta permite que sua empresa exiba seus itens para que os consumidores possam localizar rapidamente o que estão procurando. Cada item do catálogo pode conter informações como preço, descrição e código do produto. Seu catálogo funciona como um showroom para seus produtos e serviços.
Você não precisará enviar cada item, preço e descrição para cada cliente individualmente com esta ferramenta. Agora tudo fica organizado de forma simples na sua página do WhatsApp, onde todos os clientes e futuros clientes podem visualizar.
Apenas algumas ações simples são necessárias para criar um catálogo usando o aplicativo WhatsApp Business. Clique AQUI e veja como.
3. Carrinho de compras
Se sua empresa utiliza o WhatsApp Business, ela poderá usar o carrinho de compras para facilitar a compra de seus consumidores através da plataforma.
Os clientes conseguirão usar o catálogo para verificar a disponibilidade de produtos e serviços e adicionar itens à sua cesta de compras. Com isso, não será mais necessário enviar mensagens separadas em resposta a cada item do catálogo.
A utilização é bem simples. Ao iniciar uma conversa, os clientes encontram um botão de compra ao lado do nome da sua empresa. Clicando neste botão, eles podem navegar no catálogo e adicionar itens ao carrinho imediatamente.
É possível alterar o número de itens adicionados e, uma vez que o cliente tenha adicionado todos os itens ao carrinho, ele poderá enviá-lo diretamente para a empresa por meio de uma mensagem no aplicativo.
4. Estatísticas sobre mensagens
O WhatsApp Business também fornece dados importantes. Estatísticas e estudos sobre alcance e engajamento da comunicação business-to-business são disponibilizadas no app.
Por exemplo, você pode ver quantas de suas mensagens foram entregues e lidas, bem como quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.
Essa ferramenta pode ser benéfica para medir o desempenho de uma campanha de marketing, bem como controlar o tráfego de discussões e avaliar técnicas de comunicação.
5. Crie um sistema de resposta automatizado
Nós sabemos sobre a importância que uma resposta rápida tem para a relação entre empresa e cliente. No entanto, sabemos também que às vezes pode ser difícil estar disponível para dar esse retorno.
Nestes casos, é possível criar um sistema de respostas automatizado com o WhatsApp Business. A versão para as empresas suporta a automação de mensagens de saudação e de ausência.
No primeiro caso, sua empresa pode elaborar uma mensagem de boas-vindas que será enviada para os clientes assim que eles iniciarem um bate-papo com sua empresa ou após 14 dias de inatividade no WhatsApp Business.
Você pode dizer “Oi” e apresentar sua organização a um possível novo cliente sem atrasos ou tempo de espera usando uma mensagem instantânea automática.
Já no caso das mensagens de ausência, é possível personalizar a comunicação enviada aos clientes que tentarem entrar em contato com sua organização fora do horário comercial.
É possível usar esta ferramenta para enviar uma saudação personalizada ou para indicar seu horário de atendimento. Tudo configurado para ser acionado nos horários predeterminados por você.
6. Configure respostas rápidas
O WhatsApp Business possibilita a configuração de respostas rápidas. Esta ferramenta foi desenvolvida para ajudar as empresas a responder a consultas frequentes.
Você pode armazenar e reutilizar as mensagens enviadas com respostas curtas para responder rapidamente às perguntas mais frequentes. Basta pressionar a tecla “/” no teclado, escolher uma resposta rápida e enviar.
7. Contatos rotulados
Pode ser difícil para as empresas se manterem organizadas com tantos leads, mas o WhatsApp Business permite dividir seus contatos e categorizá-los usando rótulos para facilitar a consulta.
Isso permite que você organize e agrupe seus clientes, facilitando muito a pesquisa e a formulação de planos de marketing e comunicação.
- Se você deseja saber mais sobre os recursos e possibilidades do WhatsApp Business, acesse AQUI.
Como passar do WhatsApp para o WhatsApp Business?
O processo para converter sua conta do WhatsApp tradicional em uma conta do WhatsApp Business é bem simples e deve levar apenas 10 minutos se você já tiver um número configurado.
Antes de começar, entretanto, é necessário lembrar que, depois de mudar para o WhatsApp Business, você não poderá voltar ao WhatsApp Messenger. Ou seja, é importante estar certo de que deseja fazer a troca. Vale destacar que é possível utilizar seu número de telefone existente na sua conta do WhatsApp Business.
Abaixo, você encontra as etapas a serem seguidas para passar do WhatsApp tradicional para o Business:
1. Atualize o seu WhatsApp Messenger
O primeiro passo é fazer a atualização do aplicativo WhatsApp Messenger.
2. Crie um backup
Em seguida, você pode fazer o backup de seus contatos e mensagens para garantir que nada será perdido.
3. Faça o download e instale o aplicativo WhatsApp Business
O WhatsApp Business está disponível para Android ou iOS, e pode ser baixado na App Store da Apple ou no Google Play.
Inicie o processo de instalação. Quando finalizado, você verá que um novo aplicativo surgirá, atente para a logo diferente.
4. Abra o WhatsApp Business
Agora, abra o aplicativo do WhatsApp Business. É importante manter o WhatsApp Business aberto e o aparelho ligado até que o processo de transferência da conta seja concluído.
5. Aceite os termos e condições
Faça a leitura dos Termos de Serviço do WhatsApp Business e clique em “CONCORDAR E CONTINUAR” para aceitar os termos.
6. Escolha um número de telefone
O próximo passo é decidir o número de telefone que você usará.
O WhatsApp Business identifica imediatamente o seu número de telefone do WhatsApp Messenger que você já tem. Selecione a opção com seu número de telefone comercial para prosseguir.
7. Número diferente
Se você não quiser utilizar o número exibido, escolha a opção “USAR OUTRO NÚMERO” e continue com o procedimento de confirmação normalmente.
8. Importando o histórico
Para fornecer ao WhatsApp Business acesso ao seu histórico de bate-papo e arquivos de mídia, selecione “CONTINUAR” > “PERMITIR”.
9. Código de verificação
Em seguida, um código de verificação será enviado e você deve digitar os 6 dígitos para verificar seu número de telefone.
10. Crie um perfil para sua empresa
Faça a criação de um perfil para a sua empresa, incluindo o nome, categoria e fotografia de perfil, site, endereço físico, entre outras informações importantes.
Clique em “AVANÇAR” depois de concluir seu perfil profissional.
Você pode alterar seu perfil comercial desde que sua conta do WhatsApp Business esteja ativa.
ChatGuru
A API do WhatsApp Business (Interface de Programação de Aplicativos) permite combinar sua conta do WhatsApp empresarial com um chatbot. É a tecnologia como solução para as empresas que estão se expandindo e buscando novos métodos para otimizar procedimentos.
A plataforma da ChatGuru permite a automatização das operações e melhoram a capacidade de uma empresa de responder aos consumidores de forma rápida e eficaz.
Por meio da automação das atividades de suporte ao cliente, vendas e engajamento, o chatbot permite que as organizações estejam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, respondendo a incontáveis chamados de forma instantânea e simultânea.
Como consequência, suas equipes podem estar mais livres para se concentrar em atividades que precisam de preparação e estratégia.
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