Conheça a melhor ferramenta de automação para WhatsApp e chatbots

Compra pelo WhatsApp: Entenda Como Utilizar a Ferramenta

Introdução O Banco Central do Brasil divulgou que as transações de compra pelo WhatsApp agora podem ser feitas com cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard. Com a modificação, os clientes poderão usar o aplicativo de mensagens para efetuar pagamentos a diferentes empresas.  O BC também concluiu que o início das […]

Giovanna Torreão

11/12/2023

compra pelo whatsapp

Introdução

O Banco Central do Brasil divulgou que as transações de compra pelo WhatsApp agora podem ser feitas com cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard. Com a modificação, os clientes poderão usar o aplicativo de mensagens para efetuar pagamentos a diferentes empresas. 

O BC também concluiu que o início das operações de pagamento realizadas por meio do aplicativo WhatsApp “deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”. Ou seja, a novidade ainda não está disponível.

A suspensão das medidas coercitivas aplicadas a Mastercard e a Visa, que tinham interrompido este meio de pagamento no país, levou ao lançamento do serviço. O BC já havia dado um aval preliminar para as duas empresas, no fim de 2022, embora ainda não tivesse dado permissão para o funcionamento da ferramenta.

Compra pelo WhatsApp: Repercussão 

compra pelo whatsapp recurso

Esse tipo específico de transação do Facebook Pay, que é o sistema de pagamento que pode ser acessado pelo aplicativo de mensagens, teve autorização do Banco Central. Mark Zuckerberg, diretor-presidente da Meta, dona do WhatsApp, expressou sua satisfação com a publicação do relatório do BC:

“O Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”, comentou, na época, Mark em seu perfil do Instagram, rede social que também é propriedade da Meta.

Ferramenta de Grande Impacto

compra pelo whatsapp app

Já Guilherme Horn, que é responsável pelas operações do WhatsApp na América Latina, explicou o que a novidade representa para o aplicativo:

“Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários,  ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem as suas vendas.”

Em meados de 2020, a Meta, que na época ainda era conhecida como Facebook, lançou no Brasil um serviço que permitia que as pessoas enviassem dinheiro umas às outras pelo WhatsApp, mas o produto foi retirado do mercado em pouco tempo pelo BC. 

A autarquia só liberou a operação em março de 2021, e demorou até maio daquele ano para que o serviço voltasse a funcionar.

Compra pelo WhatsApp: Como Funciona?

compra pelo whatsapp como funciona

Os usuários serão obrigados a registrar um cartão com o recurso Facebook Pay para enviar e receber transações financeiras pelo WhatsApp. Veja como vai funcionar:

  • Dentro do mesmo menu que permite a transmissão de fotografias, haverá uma funcionalidade que se designa simplesmente por “Pagamento”. 
  • Assim que o usuário clicar na opção, o programa solicitará que ele insira um valor antes de direcioná-lo para a tela de criação de conta.
  • O usuário será solicitado a gerar uma senha numérica de 6 dígitos e concordar com os termos de serviço da plataforma antes de usar o recurso. 
  • Logo depois, o usuário deverá informar nome, número do CPF e um cartão emitido por um dos bancos participantes.
  • Em seguida, o cliente precisará validar o cartão com o banco, e o banco fornecerá a verificação na forma de um código que o usuário poderá obter por mensagem de texto, e-mail ou aplicativo do próprio banco. 
  • Esse código cumpre o propósito de dar mais segurança para as transações, impedindo, por exemplo, o registro de cartões roubados.
  • Ao enviar dinheiro, o usuário deverá, de acordo com o WhatsApp, fazer uso da sua senha (ou usar os recursos de identificação biométrica de seu dispositivo móvel). As informações armazenadas dos cartões são criptografadas.

Adesão ao Recurso

compra pelo whatsapp plataforma

O Banco Central também deixou claro que ainda está disponível a adesão para novas instituições (emissores de pagamento ou credenciadoras) interessadas em participar do Facebook Pay.

Os novos participantes da ferramenta vão precisar aguardar um mês para poder começar a realizar transações no WhatsApp depois de autorizados. Segundo o BC, o prazo é fundamental para manter níveis saudáveis de competição no mercado de diversos meios de pagamento.

Compra Pelo WhatsApp: Utilize o ChatGuru

Se sua empresa quer ser inovadora na comunicação com o consumidor e proporcionar experiências únicas, não pode se dar ao luxo de ignorar o poder da compra pelo WhatsApp. Pode ser um grande desafio conciliar várias chamadas da plataforma ao mesmo tempo. Se você não quer ter dor de cabeça, basta recorrer ao ChatGuru.

compra pelo whatsapp chatguru

Atualmente, o WhatsApp é o aplicativo mais popular no Brasil. Por isso, a missão do ChatGuru é tornar mais fácil para as empresas terem uma comunicação significativa com seus clientes dentro da plataforma. Isso é feito para que seu negócio possa aumentar a produção e aprimorar o atendimento aos clientes.

Além disso, o software de bate-papo do ChatGuru pode ser utilizado como o ponto inicial de interação entre uma empresa e sua clientela. Ele fornece soluções instantâneas para dúvidas dos consumidores e os orienta em cada etapa da jornada de compra pelo WhatsApp.

Com a ferramenta, sua clientela não terá que esperar em longas filas para atendimento ou enfrentar problemas que possam surgir ao longo de uma transação. Devido ao nosso conhecimento tecnológico de ponta, podemos dar uma mãozinha sempre que você precisar, para melhor atender seus consumidores.

Ao conectar sua conta comercial do WhatsApp ao nosso sistema, sua empresa terá acesso a um conjunto de ferramentas inovadoras criadas pelo ChatGuru. Esse grupo inclui recursos como: 

  • Chatbots.
  • Respostas instantâneas.
  • Atendimento rotativo ao cliente.
  • Recursos inteligentes automatizados.
  • Publicidade direcionada.

Sua empresa também pode optar por obter relatórios mensais em qualquer formato que seja mais conveniente. Ou seja, o ChatGuru pode ajudar sua empresa a otimizar a eficiência de suas iniciativas de marketing e ajudar os clientes na compra pelo WhatsApp.

Solicite um orçamento do ChatGuru agora mesmo, através do nosso formulário online!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venda mais e atenda melhor. Comece hoje.

Faça o que mais de 3.000 clientes já fizeram. Clique no botão abaixo e receba uma proposta sob medida de acordo com a necessidade da sua empresa.

Quero uma proposta do ChatGuru